sábado, julho 30, 2005

Danos colaterais.

"Um leão da Brigada de Mártires da Al-Qaeda no Iraque levou a cabo a heróica operação em Rabea usando um cinturão explosivo" lê-se no comunicado.

A Organização da Al-Qaeda na Mesopotâmia, grupo dirigido pelo terrorista jordano Abu Mussab al-Zarqawi, reivindicou num comunicado difundido pela internet o atentado que hoje causou a morte de pelo menos 25 pessoas, no norte do Iraque. O atentado, que fez mais de 35 feridos, teve como alvo um centro de recrutamento militar na localidade de Rabea, a 120 quilómetros a norte de Mossul
."


Os soldados americanos passaram a ser danos colaterais. "Felizmente" que a esquerda, na sua obstinada cegueira antiamericana e ambiguidade imperdoável, continua a apoiar estes actos bárbaros indiscriminados que já só atingem civis inocentes.

Recados.

"O ex-primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, afirma que os dois candidatos (anunciados) a Presidência da República são «um problema». Em entrevista ao semanário Expresso, Santana diz ainda que Marcelo Rebelo de Sousa seria uma melhor solução para Belém porque «é mais deste tempo». Numa entrevista em que fala abertamente das suas aventuras e desventuras, dos rumores sobre dívidas e vícios, das alegadas festas em Monsanto e S. Bento, da zanga com Durão Barroso, Santana não resistiu a falar de política. E faz um apelo: «Deixem-me em paz». «Fui gravemente ferido em combate, mas não morri», garante e acalenta uma esperança: «voltar a ser primeiro-ministro».. "

O recado está dado. E convém não esquecer que as distritais do PSD ainda estão dominadas pelos “amigos” de Santana.


Nota-se que ele ainda acalenta a esperança de ser primeiro-ministro (entre outras). Também nós acalentamos uma esperança. Será que ele ainda não descobriu?

Perfeitamente normal.

"O ‘João’ tem onze anos, mas não traz no rosto a alegria das crianças e há muito deixou de brincar com carrinhos. O faz-de-conta já não parece seduzi-lo. Na passada quarta-feira foi visto a conduzir um automóvel a sério em plena auto-estrada de Cascais. Tinha fugido de um centro de acolhimento, em Lisboa. Ia a caminho da casa da avó, no bairro da Outurela, em Linda-a-Velha, Oeiras, onde o automóvel foi posteriormente encontrado pela PSP. O ‘João’ é uma criança pacífica. Os agentes da PSP, que o conhecem bem, confirmam-no. “Não é um miúdo violento; quando sabemos que anda fugido vamos buscá-lo e ele vem connosco”, afirma um dos agentes, adiantando que o petiz, percebendo que tinha sido detectado, abandonou o Nissan, furtado, em Linda-a-Velha. Foi encontrado na casa da avó e, no dia seguinte, de manhã, conduzido ao centro de acolhimento, onde vive em regime aberto.

O miúdo recusa ter conduzido um automóvel na auto-estrada de Cascais. “Isso não é
verdade. Eu não sei guiar um carro.” Diz que apanhou o Metro, depois o comboio e mais tarde um autocarro para chegar à casa da avó. Estava “farto” do centro de acolhimento. Mas a PSP garante tratar-se de um ‘especialista’ em pequenos furtos. “Está num colégio em regime aberto. De vez em quando foge e furta um carro para ir para casa
.”

CM


De vez em quando furta um carro para ir a casa da avó. Tudo perfeitamente normal para um miúdo de onze anos.

Apoio e tolerância.

"A prisão preventiva para dois homens de 24 anos e apresentações diárias para outro de 17 foi a decisão do Tribunal de Cascais, tomada ontem, para com três suspeitos de sequestro, agressão e roubo a um reformado de 58 anos. Os suspeitos, dois negros e um branco, foram detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Oeiras da Guarda Nacional Republicana, na última quinta-feira, após uma aturada investigação.

O sequestro do homem ocorreu há cerca de um mês, quando este saía de um bar perto do Bairro Novo, Alcoitão, nas imediações do Autódromo do Estoril. Os assaltantes têm antecedentes criminais nas áreas do roubo e do tráfico de droga. O que teve a medida de coacção mais leve pode sofrer o agravamento desta no futuro
."

Há que continuar a dar o nosso apoio e tolerância para que eles continuem a aliviar os cidadãos.

Fim

"A Capital» e «O Comércio do Porto» despedem-se hoje dos leitores"

À atenção de "alguns".

"A morte de nenhum homem pode ser a solução para qualquer reivindicação e não pode fazer dos assassinos, parceiros do diálogo e da paz"

Bento XVI

O berço do terrorismo.

"O Governo do Paquistão decidiu interditar as escolas corânicas (madrassas) do país a estudantes estrangeiros, expulsando os que actualmente as frequentam e impedindo a inscrição de novos alunos, anunciou hoje o Presidente, Pervez Musharraf. "

Facilidade.

"O quarto suspeito dos atentados de 21 de Julho, em Londres, foi detido esta sexta-feira em Roma, anunciou o ministro do Interior italiano, Giuseppe Pisanu. Osman Hussain, cidadão somali, é considerado responsável pela explosão na estação e metro de Shepherd’s Bush e foi preso no âmbito de uma operação anti-terrorista que ainda decorre."
Como é fácil circular dentro da UE.

sexta-feira, julho 29, 2005

Até amanhã.


Gib mir deine Hand undspiel mit mir ein Spiel.

Tristeza.

"Zapatero defendeu, por sua vez, que todos os países estão sob a ameaça do terrorismo extremista islâmico, independentemente do seu envolvimento militar ou não no Iraque. O chefe de Governo de Madrid lembrou que Espanha esteve em alerta máximo para possíveis atentados, apesar de ter ordenado a retirada das suas tropas do território iraquiano. “Para além da posição que cada país adoptou sobre o Iraque, devo dizer que o risco é global, como vimos nos atentados no Egipto”, continuou Zapatero."

Público
Depois de fugir com o rabo entre as pernas, “descobriu” que o risco é global e que não depende da posição que cada país adoptou sobre o Iraque. O Blair anda a perder tempo.

Co Adriaanse.

"Co Adriaanse não deu troco às alfinetadas do seu compatriota Ronald Koeman, que respondeu ao alegado jogo defensivo de que foi acusado pelo seu homólogo do FC Porto. Na altura, o técnico do Benfica recordou que tem mais títulos conquistados que Co Adriaanse, apesar de não ter tantos anos de treinador. “É verdade. Ele foi campeão pelo Ajax e isso é um facto. Está a dizer a verdade e nada mais do que a verdade”, disse o técnico"

Pinto da Costa contratou um treinador ao seu estilo. Esperamos que também perceba de futebol.

Todos são inimigos.

"Os apóstatas e hipócritas de todo o mundo sentiram-se irritados com o cumprimento da sentença do tribunal islâmico contra os representantes do regime ímpio" e acrescenta que "acolhemos com satisfação a aplicação do veredicto divino pelos leões da União na Mesopotâmia". Na Argélia, a notícia da morte dos diplomatas, Ali Belaroussi e Azzedin Belkadi, foi recebida com pesar pelas autoridades e pela população."

O que interessa é espalhar o terror e o medo pelo mundo. E todos servem. Até mesmo os irmãos islâmicos.

Devido tratamento.

"O chefe de Estado da Líbia, Muamar Khadafi, cancelou um encontro que quinta-feira em Sirte com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Miguel Angel Moratinos, depois de o deixar à espera durante 10 horas, noticia esta sexta-feira a imprensa espanhola."

Este governo de Zapatero é sempre uma delíciosa notícia. Os seus amigo árabes é que sabem dar-lhes a merecida atenção.

Tristeza.

"Um mês antes dos atentados do dia 7, Londres rejeitou um pedido dos EUA para deter Harron Rashid Aswat, que se crê estar envolvido nos ataques. "

"Foi detido na Zâmbia um cidadão britânico suspeito de ter sido um dos "cérebros" dos atentados em Londres. As autoridades suspeitam que Haroon Rashid Aswat, de 31 anos, terá mantido contactos directos com os quatro bombistas suicidas nos dias que antecederam os ataques de 7 de Julho na capital britânica. O jornal "Daily Mail" avança hoje que Aswat fez 20 chamadas do seu telemóvel para dois dos quatro bombistas suicidas, nos finais de Junho, e que terá visitado Leeds, onde três dos quatro terroristas viviam.
."
Fizeram muito bem. Assim o rapaz (cidadão britânico) teve oportunidade de planear os atentados sossegadamente.

Boas notícias.

"O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, anunciou esta sexta-feira que uma dezena de islamitas radicais vai ser expulsa de França até ao final de Agosto e que um argelino terá o mesmo destino esta semana."
Como será de prever, vêm todos para cá viver à nossa conta.

A tal justiça do Santo Ofício.

"A cadeia é o destino mais improvável para quem incendeia uma floresta em Portugal. Os números fornecidos pelo Ministério da Justiça mostram que entre 1998 e 2003 não houve um único incendiário condenado a uma pena de prisão efectiva por este crime. A polícia diz que a investigação destes casos é extremamente difícil. Em 2003, ano recorde de incêndios em Portugal – 425 mil hectares ardidos – e último com estatísticas disponíveis no Ministério, apenas cinco arguidos acabaram
condenados por incêndio florestal. E a maioria (quatro), viram a pena de prisão substituída por multa. Aliás, nenhum dos condenados por esse crime, tal como nos cinco anos anteriores, cumpriu uma pena de prisão efectiva.

Ao todo, entre 1998 e 2003 houve 72 condenados por fogo florestal. Entre 1994 e 1997, tinham sido condenados 209 indivíduos por este crime. Aliás, desde o meio da década passada que estes números não param de descer, atingindo o número mínimo de sete condenados em 2002 e cinco em 2003. Se olharmos com mais atenção para os dados de 1998 a 2003 vemos, no entanto, que nenhum dos condenados neste período acabou atrás «das grades»: 27 viram a prisão substituída por multa; e 29 viram esta suspensa por alguma outra razão
."
A Capital


Curiosamente no ano record de incêndios (2003) só houve cinco incendiários condenados. Foi o número mais baixo de sempre e isso diz tudo.

Férias.

"Após três anos de julgamento, os nove engenheiros da Lusoponte e Novaponte acusados de violar as normas de segurança na construção da Ponte Vasco da Gama, que causou a morte de duas crianças, ouvem esta sexta-feira à tarde a sentença no Tribunal da Boa-Hora."

Sentença (acórdão) hoje? Então os juízes não estão de férias?


Sobre as férias dos juízes, ler mais aqui.

quinta-feira, julho 28, 2005

Pensar um pouco

O meu avô toupeira e outros velhos da nossa comunidade, adquiriram o conhecimento através de outros animais, das melhores ou das piores maneiras, que não são chamadas para o caso, e nós as toupeiras mais jovens, aproveitamos as discussões e as ideias transmitidas.

Por vezes, é citado um humano, que no seu tempo sempre falou sozinho, lutou sozinho, sofreu sozinho, faleceu louco segundo dizem, mas mesmo nesse estado escreveu páginas que nos devem fazer meditar, porque a loucura é um estado transitório, pelo qual todos nós passamos, nem que seja por instantes, refiro-me a Friedrich Nietszche.

Este texto de "Das Philosophenbuch", é interessante e deve dar que pensar:

" É preciso mostrar como a vida inteira de um povo reflecte, de uma forma impura e confusa, a imagem que os seus maiores génios apresentam: estes não são os produtos da massa, mas a massa mostra a sua repercussão. Ou melhor: qual é a relação?

Há uma fonte invisível que liga os génios - eis a verdadeira história objectiva de um povo; qualquer outra não passa de variação inumerável e fantástica a partir de uma matéria inferior, de cópia realizada por mãos inábeis.
São igualmente as forças éticas de uma nação que se manifestam nos seus génios."

Sim, deve dar que pensar aos humanos deste sítio que ainda usam o cérebro para pensar, reflectir e decidir dos seus destinos, em vez de entregar os seus destinos aos vendilhões do templo desta nação desbaratada por todo o tipo de traidores, sem medo de usar o termo pátria, por estar em desuso e ser politicamente incorrecta, principalmente pelos secularistas evangélicos, sem matriz e sem raízes.

Cartaz de luxo.

"O Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, começa hoje, com a estreia em Portugal de dois grupos de rock pesado com influência sinfónica e gótica, os finlandeses Nightwish e os holandeses Within Temptation.

Estas duas bandas com mulheres vocalistas, na linha dos Evanescence, The Gathering e Lacuna Coil, são as últimas do alinhamento do primeiro dia do "Woodstock" português, que contará também com os britânicos Anathema e Johnny Panic e os portugueses Oratory
."

Nightwish, Within Temptation, Oratory ... Cartaz de luxo num só dia. Nem o Rock in Rio conseguiu melhor.

P.S: Nightwish e Within Temptation não são da linha dos Evanescence por uma simples razão. O primeiro disco dos Nightwish foi publicado em 1997 e o dos Within Temptation é de 2000. Os Evanescence editaram o seu primeiro disco em 2003. Logo será o contrário.

Quanto aos Lacuna Coil fica a dúvida.

Interesses...

"A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) apurou, só no primeiro semestre deste ano, cerca de três milhões de euros de salários por pagar e mais de um milhão de euros de dívidas à Segurança Social.

A acção da IGT recaiu, sobretudo, sobre o trabalho irregular e não declarado. Neste domínio, o organismo procedeu a 6567 visitas inspectivas, tendo autuado 1505 empresas incumpridoras. Do mesmo modo, aplicou 2 867 notificações e autos de advertência, no sentido dos empresários corrigirem as situações irregulares detectadas.
A maioria destas acções decorreram na área da construção civil."

Como diz o Jardim, há por aí muita gentinha que gosta de viver à conta da exploração dos imigrantes dizendo defender os seus direitos. São esses que nos chamam de racistas e isso dá um gozo enorme aqui à malta. Malta que "só tem" brio profissional na defesa dos imigrantes.

Responsabilização.

"O candidato apoiado pelo Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Lisboa (CML) foi ontem o principal protagonista da reunião do executivo municipal, marcada pelo que tem sido dito na pre-campanha para as autárquicas. Santana Lopes anunciou que a autarquia vai avançar com uma queixa-crime contra o advogado por difamação. Em causa estão as suspeitas de corrupção e de ilegalidades levantadas por Sá Fernandes no negócio do Parque Mayer e da Feira Popular, que apelidou de "ruinoso". Está calculada "entre três a quatro milhões de euros" a indemnização a pagar ao empreiteiro da obra do túnel do Marquês, pela suspensão dos trabalhos durante oito meses. Santana Lopes anunciou ontem que tenciona responsabilizar Sá Fernandes pelos "prejuízos causados ao município".
Qualquer contribuinte que se preze deve exigir que Sá Fernandes pague a sua ambição pessoal à custa da delapidação do município de Lisboa.

Sociedade.

"A Polícia deteve, anteontem, cerca das 8 horas, na Rua de João Corregedor da Fonseca, no Porto, três homens, que seguiam num Fiat Uno, de cor vermelha, que havia sido roubado. Trata-se de um padeiro e dois desempregados, de 30, 29 e 24 anos, residentes em Ermesinde (Valongo), que se tornaram suspeitos quando abandonaram o carro com as luzes ligadas e as portas abertas.

Como o padeiro já se encontrava referenciado por furto de viaturas, agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP interceptaram o trio. O padeiro, que conduzia o Fiat Uno, não possuía carta de condução. A um dos desempregados foram apreendidos duas varetas de óleo (vulgo gazuas), um canivete e um martelo
."

O padeiro já estava referenciado por furto de viaturas e vai continuar até tirar o mestrado e voltar para a padaria. Uma boa maneira de o chatear era oferecer-lhe a carta de condução e um carro para distribuir o pão.

Obrigado, doutor Soares.

"Ele queria o socialismo, mas meteu-o na gaveta e perdeu a chave.

Ele prometeu que nunca se aliaria à direita e depois foi o que se viu.

Ele contesta a interferência cada vez maior dos EUA no mundo, mas entregou um Globo de Ouro a Carlucci, ex-embaixador e ex-CIA, pelos alegados bons serviços prestados pelos EUA a Portugal após o 25 de Abril.

Ele é anti-Bush, mas já foi pró-Kissinger e pró-Rumsfeld.

Ele nunca quis ser Presidente da República, mas depois mudou de ideias.

Ele derrotou Freitas com o voto de toda a esquerda e nunca agradeceu.

Ele disse que se ia afastar da política, mas nunca deixou de dar opiniões nos jornais e de ter programas de televisão.

Ele disse que nunca mais se candidataria a nada e foi candidato ao Parlamento Europeu onde, aliás, quase nunca o ouvimos.

Ele quis ser presidente do Parlamento Europeu, mas não conseguiu.

Ele não queria voltar a ser Presidente da República e, pelos vistos, vai ser candidato, nem que, para isso, um velho amigo seja atropelado pelo caminho.

Também nisso, a história repete-se: ontem Zenha, hoje Alegre.

Enfim... Mário Soares nunca quis ser nada e acabou por ser tudo. É por isso que a incoerência é o que ele tem de mais coerente.

Há vinte anos, eu não tinha idade para votar. Hoje, posso agradecer a Soares a oportunidade que me dará de, não votando nele, ajustar umas contas com a memória.

E isto sem precisar de votar Cavaco. Posso nunca ter engolido sapos, mas sei a que sabem
."
Miguel Carvalho

Foi para isto?

Foi para isto que nós (Bloco De Esquerda) destronámos o PSD do governo? O que nos vale é o povo português ter má memória. Diriamos mais: muito má memória.

Governo de "artistas".

"O Governo defendeu esta quinta-feira no Parlamento o congelamento das carreiras na Administração Pública, justificando a medida com a situação das contas públicas e adiantando que esta vai permitir poupar 140 milhões de euros num ano. Perante as críticas do PSD, PCP e Bloco de Esquerda (BE) e «Os Verdes» ao congelamento das carreiras, o Governo e o PS salientaram que «estão salvaguardadas as promoções por mérito e a possibilidade de haver actualizações salariais».


Trabalhar para aquecer. É isto que o governo impõe aos funcionários públicos. Então essa das promoções por mérito, dada a sua subjectividade, é um espectáculo. São uns artistas. Já agora: combater e diminuir a despesa não? Muita areia para a camioneta?

Quem compreende?

"A principal arguida do conhecido "caso Recife" foi condenada, ontem, pelo Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão a cinco anos e seis meses de prisão efectiva pelos crimes de lenocínio (exploração de prostituição) de forma continuada e auxílio à emigração ilegal. "
Não se compreende. Se for auxílio à emigração ilegal para prostituição há condenações, se for para introduzir mais ociosos para roubar o cidadão não há condenação. Triste país.

Juiz por um dia.

"O ministro da Justiça considera que os juízes poderão ser substituídos por outros licenciados em Direito para que os tribunais funcionem mesmo com a redução das férias judiciais para 53 dias.

Numa entrevista ao jornal Correio da Manhã, Alberto Costa refere que a «lei prevê mecanismos de substituição para os casos em que não há juiz, que incluem ou outros juízes ou pessoas idóneas licenciadas em direito, designadas pelo Conselho Superior
de Magistratura».

Em resposta à pergunta sobre se os tribunais correm o risco de nos meses de Verão estarem a trabalhar sem pessoas lá dentro, o ministro afirma que o «sistema está equipado para dar resposta» às situações de falta de juízes
."


Eis uma boa ideia para empregar licenciados em Direito temporariamente. Já dá para mascarar as estastísticas do desemprego e botar discurso tranquilizador.

O que ainda não vimos ninguém explicar é quantos dias tem na totalidade cada juiz: se os vinte e tal, se os 53. E isso era importante para o cidadão compreender se a ideia do governo resolve mesmo ou é pura demagogia. De qualquer forma, a substituição de profissionais por curiosos demonstra que o ministro sabe o que está a fazer.


Curiosidade: alguém se lembra quando o ex-minstro da Justiça António Costa colocou licenciados em direito nos tribunais a despachar processos?

Tem a sua piada.

"A Assembleia da República encerra hoje os trabalhos parlamentares, um pouco mais tarde do que o habitual, e com muitos diplomas para votar antes das férias. Se, habitualmente, o Parlamento vê os deputados partirem para férias na segunda semana de Julho, este ano as eleições antecipadas de Fevereiro e a mudança de Governo obrigaram a sucessivos prolongamentos da sessão legislativa.

Hoje, último plenário até 14 de Setembro, os trabalhos, começam logo pela manhã, às 10:00, com a discussão de dois diplomas polémicos do Governo: a redução das férias judiciais de dois para um mês e o congelamento da progressão automática das carreiras na função pública."

Não deixa de ter a sua piada a Assembleia da República iniciar os seus 3 (três) meses de férias a discutir a redução das férias judiciais de dois para um mês.

Carrilho.

"Manuel Maria Carrilho acompanhou ontem à noite os trabalhadores da recolha do lixo em Lisboa. Por razões de segurança, o candidato foi impedido de viajar num camião."
Não havia táxis àquela hora?

Portugal dos tubarões.

"O soldado da Brigada de Trânsito da GNR de Abrantes que multou um superior hierárquico por este ter parado a viatura na A-23 foi punido com uma repreensão escrita agravada, apurou o Correio da Manhã. O militar autuou um tenente-coronel da GNR e este levantou-lhe um processo disciplinar, alegando que o soldado não lhe fez a devida continência. O soldado foi condenado mas recorreu da sentença e continua disposto a prosseguir com o processo até onde puder."


A GNR vai abrir um curso especial para aperfeiçoar a continência.
Nota: não confundir com abstenção sexual, situação que neste momento deve estar a provocar uma violenta azia no soldado em relação ao oficial.

quarta-feira, julho 27, 2005

Até amanhã.



Bestrafe mich.

Transparência.

"Depois de ter declarado nula a adjudicação do contrato de construção do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) feita pelo Governo de Santana Lopes, o ministro da Administração Interna decidiu dar uma nova oportunidade ao consórcio escolhido pelo anterior Executivo e renegociar os termos do contrato. O despacho foi publicado ontem em Diário da República e determina que “o processo negocial e decisório deve estar concluído até 15 de Outubro”, para efeitos do Orçamento de Estado. António Costa tinha decidido anular a decisão do anterior Governo, por ter sido tomada já em fase de gestão. Santana tinha adjudicado o contrato a um consórcio a que o seu ministro da Administração Interna tinha estado ligado antes de entrar no Executivo."

Dizem as más línguas que o compadrio e o financiamento partidário inquina os Contratos e Concursos das Obras Publicas. Principal razão porque geralmente são concluídas com o dobro ou mesmo triplo do orçamentado inicialmente. Muitas são de necessidade duvidosa. Depois temos ainda o beneplácito da morosidade da Justiça. Que tal alterar a Lei da Financiamento Partidário em nome da transparência?

Só que ...

"O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, pediu hoje a rápida retirada das tropas norte-americanas do Iraque. O responsável máximo pelas tropas estacionadas no Iraque, o general George Casey, já avançou que a retirada norte-americana poderá iniciar-se na Primavera do próximo ano, se os movimentos rebeldes não avançarem. "
Com a retirada dos americanos do Iraque é mais um argumento que caduca aos terroristas. Não vai ser fácil.

Férias judiciais.

"O ministro da Justiça insiste que a redução das férias judiciais vai aumentar a eficácia nos tribunais. Alberto Costa voltou a defender a medida numa entrevista ao jornal Público de hoje. Contrário à redução das férias. O bastonário dos Advogados contesta o ministro. "Gostaríamos que a proposta tivesse sido revista, distinguido o que são férias dos operadores judiciais - juizes, procuradores e funcionários judiciais - do que são férias judiciais, que significam suspensão de prazos», salienta Rogério Alves. "As férias judiciais para os advogados, por um lado, significavam férias, mas por outro lado também era o período em que se preparavam as acções judiciais mais complicadas, que não se conseguem preparar no dia-a-dia infernal que os advogados têm, porque ao contrário das outras pessoas os advogados têm de cumprir prazos», explica."

Fantasias.

"Porque a situação é séria e o País não pode, sem pesados custos, embarcar em mais experiências fantasistas, importa dizer, de forma muito clara, que essa ideia é errada e a sua eventual concretização poderá ser desastrosa para o País. O investimento público pode ter virtudes e pode ser um importante elemento estimulador do desenvolvimento. Mas não é, nas presentes circunstâncias da economia e das finanças públicas, o caso do investimento físico, sobretudo se dirigido a obras cujo mérito não tenha sequer sido devidamente demonstrado por estudos publicamente divulgados, credíveis e contraditáveis.

Primeiro, porque, numa situação de excesso de despesa, mais investimento em obras públicas irá favorecer sobretudo as economias de onde importamos, sem efeito sensível na capacidade produtiva da economia portuguesa, agravando o défice externo (pois só há financiamento parcial de fundos comunitários). Segundo, porque o tipo de emprego mobilizado pela construção pouco efeito terá na absorção do desemprego fabril gerado pela perda de competitividade da nossa indústria e mobilizará sobretudo a imigração. Terceiro, porque tais investimentos irão agravar ainda mais o desequilíbrio das contas públicas, seja pela despesa directa, seja pelos custos de exploração futura, seja, como aconteceu nas SCUTS, pelas inevitáveis garantias para assegurar a mobilização do sector privado. Pelo menos! Por fim, porque os portugueses não poderão compreender que lhes estejam a ser pedidos sacrifícios com impacto no seu nível de vida, quando o Estado se dispõe a gastar dinheiro em projectos sem comprovada rendibilidade económica e social
."

DN

A criminalidade diminui.

"O funcionário de uma bomba de gasolina na Rua D. Sancho I, no centro de Famalicão, foi baleado no pescoço durante uma tentativa de assalto ocorrida cerca das 20h00 de segunda-feira. O assaltante fugiu num Volvo preto e fez mais duas tentativas de assalto em duas gasolineiras nos arredores da cidade, acabando por ser detido por volta das 23h00, na zona de Ribeirão."

CM

Protestamos. Deixem o homem assaltar uma bomba de gasolina se faz favor. Ele bem se esforça. Se os outros podem, porque é que ele não? Injustiça.
""Cinco encapuzados assaltaram, ontem de madrugada, uma ourivesaria em Baltar e semearam o pânico na Avenida dos Bombeiros Voluntários. O mesmo grupo, que se supõe ter entre os 15 e 20 anos, é ainda suspeito de na mesma noite ter assaltado uma bomba de gasolina em Lever, Gaia, e furtado valores a seis turistas holandeses e alemães, nas imediações do Parque de Campismo de Fão, Esposende."

CM

Por mais que tentem, não conseguem branquear a insegurança que assola o país.

"Uma estudante de 20 anos foi anteontem abordada por um rapaz, de 17, que a arrastou até um descampado em Porto Salvo, Oeiras, e a violou. Após a violação, que a deixou em estado de choque, ainda lhe roubou o telemóvel, um leitor MP3 e um relógio. Depois fugiu para o Bairro dos Navegadores. O agressor, um rapaz de 17 anos já referenciado por pequenos delitos, foi detido em plena rua. Em casa, tinha o produto do roubo. Presente a tribunal, recolheu em prisão preventiva. "

CM

Para variar, o menor já estava referenciado.

"Uma violenta rixa entre gangs rivais de dois bairros sociais de Ovar causou anteontem à noite dois feridos graves, vítimas de esfaqueamento, e quatro ligeiros. Um dos jovens, com cerca de 20 anos, corre perigo de vida no Hospital de Gaia."

CM

A tolerância intolerável destes governos está a transformar este país num farwest. Até os terroristam evitam cá entrar. De qualquer trata-se de mais uma tarefa para a jornalista/candidata Andringa: provar que não houve rixa, não era gangs e que ninguém foi ferido. Trata-se de mais um engano policial a ser desmentido brevemente.

"Quatro homens encapuzados entraram ontem na loja Cash Converters em Carnaxide, concelho de Oeiras, e sob ameaça de arma de fogo roubaram ouro, computadores portáteis e telemóveis."
De certeza que os computadores vão facilitar a logística dos assaltos. Bem pensado.

"Um relatório da PSP revela que nos primeiros cinco meses deste ano a criminalidade desceu 10 por cento, em relação ao mesmo período do ano passado. Os assaltos a lojas e a motoristas de transportes públicos continuam no entanto a aumentar."

RTP

Desde que agressões, furto e roubos passaram a ter o estatuto de incivilidade, ainda haver crimes é uma situação que, no mínimo, causa alguma estranheza.

terça-feira, julho 26, 2005

O que não se diz.

"Há muitas coisas no Banco de Portugal que só nos dizem à boca pequena, como sucede agora com as envergonhadas notícias sem comentários que nos dão conta de que, nesta semana que passou, o nosso banco central vendeu mais 35 toneladas das nossas reservas em ouro. Lá se foi mais uma grossa fatia da pesada herança, delapidada ao longo de 30 anos de democracia...

O drama é que perante o ar grave com que tanta ligeireza e impunidade é embrulhada em Portugal, ficamos sem perceber se foi o ouro bem vendido, se desta vez fizeram bem as contas, se este era o momento certo, se ninguém se enganou ou se trata de mais um pequeno erro sem importância que deixa ainda mais pobre este país falido à beira da miséria.

Li o que Freitas do Amaral, com a sua autoridade, pensa da corrupção em Portugal e também saboreei o artigo do HERALD TRIBUNE que pergunta em que bolsos andam os milhões comunitários que cá entraram. Não gostaria de vir a perceber que Salazar tinha outras razões para meter os democratas na cadeia".

JOAQUIM LETRIA in 24HORAS (25JULHO2005)

ISTO É ESCRITO POR UM DOS MAIS DESTACADOS JORNALISTAS DA NOSSA "PRAÇA",

INJUSTAMENTE POSTO DE LADO POR QUEM DOMINA OS NOSSOS "MEDIA". DÁ PARA PENSAR...

Obrigado Joaquim Letria

Do amigo Manolo Saavedra no QUOUSQUE TANDEM

Brilhante solução.

"O ex-comissário europeu António Vitorino manifestou esta segunda-feira o seu apoio inequívoco à recandidatura de Mário Soares à Presidência da República e considerou que as eleições presidenciais de 2006 ficarão decididas «à primeira volta»."

A candidatura de Soares reflecte a forma como o PS pretende resolver o problema da segurança social: obrigando o cidadão a trabalhar até à morte e, claro, descontando ao mesmo tempo.

Maravilha.


"It emerged one of the would-be suicide bombers had been handed thousands of pounds in taxpayers' money. Yasin Hassan Omar, 24, was given £75 a week in housing benefit to pay for the one-bedroom flat where he has been the registered tenant since February 1999. His housing benefit stopped in May but he may have been given up to £24,000 over the last five years. "

Daily Mail

"THE tower block base of two of the failed London bombers was dramatically stormed by armed police yesterday. Using explosive charges, up to 20 officers wearing full body armour blasted open the front door of the men's ninth-floor flat after evacuating residents. The home was let by Yasin Hassan Omar, 24, named as the Warren Street Tube bomber, who had been living there on benefits since 1999. "

Daily Mail


Até beneficiam dos impostos pagos pelos ingleses que eles pretendem assassinar.

"O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu ontem às autoridades britânicas que evitem fundamentar-se nas características raciais ou étnicas no quadro dos inquéritos sobre os autores dos atentados falhados nos transportes londrinos. «Penso que o governo do Reino Unido é muito aberto, muito indulgente nas suas leis de asilo e acolhe muitas pessoas do mundo inteiro», afirmou. Segundo a Amnistia Internacional, desde os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos EUA, os polícias apoiaram-se mais nos critérios raciais ou étnicos, interessando-se mais pelas pessoas cuja aparência está ligada ao Médio Oriente, ao sudeste asiático e aos muçulmanos ou sikhs."
Kofi tem toda a razão. Dificilmente os bombistas terão alguma coisa a ver com o Médio Oriente ou o sudeste asiático. Muito menos serão muçulmanos ou terão alguma coisa a ver com o Islão. Uma decisão acertada seria procurar os bombistas nos países nórdicos e, especialmente, na Antártida.

Curiosamente ao enunciar o que pensa ser uma virtude, enunciou a raiz do problema. Mais. Esperamos que a sua actuação, à semelhança da que manteve para com o Iraque, não levante suspeitas...

Preocupações.

"Um padre defensor de um grupo de vítimas de excessos policiais foi abatido, com cinco tiros, na região metropolitana do Rio de Janeiro."

Para quem se preocupa com os excessos policiais ingleses, não deixa de ter piada o simples facto de se terem esquecido desta notícia.

Pois.


1: Witnesses report seeing up to 20 plain clothes police officers chase a man into Stockwell Tube station from the street

2: One person says the man vaulted the automatic ticket barriers as he made his way to the platforms

3: The most direct route is via this escalator or the staircase that sits alongside it

4: Police challenge the man but he apparently refuses to obey instructions and after running onto a northbound Northern line train, he is shot dead


"De acordo com a estação pública britânica, que cita fontes da Scotland Yard, o visto de residência atribuído pelas autoridades a Menezes estava caducado há muito empo, e só lhe reconhecia o estatuto de estudante, ou seja, nunca lhe serviria para trabalhar no país legalmente, o que agora se aponta como o motivo pelo qual tentara fugir à polícia. O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jack Straw, declarou hoje que o brasileiro morto pela polícia na passada sexta-feira estava no Reino Unido em situação legal. Straw, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo brasileiro, Celso Amorim, explicou que o seu Governo tentará compensar a família do electricista «de forma compreensiva e rápida», acrescentando que o corpo do brasileiro de 27 anos será repatriado tão rápido quanto possível.

Celso Amorim disse que «algum tipo de compensação seria importante, porque a família (do falecido) é humilde
».

Portugal Diário

O visto tinha caducado mas ele estava em situação legal???!!!! Era electricista com visto de estudante, que não lhe permitia trabalhar legalmente? A história continua mal contada.

Aquilo que o governo brasileiro nunca fez aos familiares dos milhares de assassinados por ano no Brasil é aquilo que exige dos ingleses.

Inovação.

"O ministro da Justiça, Alberto Costa, prometeu ontem que no próximo ano os recursos judiciais já não serão entregues em papel, antes circularão de tribunal para tribunal em suporte informático. A "desmaterialização" de todos os processos judiciais, um dos objectivos do Governo, estará generalizada em 2009, depois de uma adaptação dos sistemas informáticos dos tribunais.Alberto Costa apresentou ontem o programa de desmaterialização, eliminação e simplificação de actos e processos na justiça, considerado um investimento prioritário, que vai alterar completamente o relacionamento com os tribunais.
Os advogados poderão enviar as suas peças processuais, alegações e requerimentos, através das novas tecnologias. Os tribunais poderão notificar arguidos e testemunhas através do mesmo método e o processo, seu estado e andamento, poderá ser consultado on-line. Os magistrados passam a escrever os seus despachos no computador e os processos passam a circular informaticamente entre a secretaria e os magistrados, sem necessidade de serem transportados por um oficial de justiça. "

JN

E assim fica resolvida a questão do segredo de justiça.

Texas.

"Um agente da PSP foi agredido, ontem, por diversos indivíduos, cerca das 1.15 horas, na Rua de Cândido dos Reis, em Gaia, após ter tentado identificar o condutor de um automóvel. "

É disto que a minha gente gosta: agredir polícias. Fossem as penas pesadas e nada disto sucedia

Manif

"Uma centena de pessoas desfilou hoje à noite em Londres em protesto contra o engano policial de sexta-feira que custou a vida a um jovem brasileiro. "


Uma centena de àrabes e brasileiros. Mesmo assim foram poucos.

"The angry crowd shouted: "Justice for Jean" and "No shoot-to-kill, we want to stay alive".

Basta manterem-se longe da polícia e viajarem de Metro ou autocarro para se manterem vivos. É simples.

Trabalho em vão.

"A Polícia Judiciária abriu este ano cerca de 800 inquéritos a incêndios florestais e urbanos, onde se suspeita do crime de fogo posto, tendo sido constituídos 416 arguidos e detidas 62 pessoas"
Tanto trabalho para nada. Não vão ser condenados.

Portagens.

"O grupo parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) entregou ontem na Assembleia da República um projecto-lei que visa a isenção do pagamento de portagens nas auto-estradas que estão a ser alvo de obras de reparação"
Agora que as obras na A5 e na A1 estão a terminar.

segunda-feira, julho 25, 2005

O triunfo das ratazanas ou um conto mal contado

Os humanos que estudam as espécies animais, dividiram as mesmas, em ordens, famílias, tribos e espécies, sendo a família dos muridae a mais numerosa do reino animal, sendo a ratazana cinzenta (rattus norvegicus), a melhor sucedida, por viver num sistema social altamente estruturado e hierarquizado, vivendo em colónias bastante numerosas, interagindo esporadicamente com outras, quando conveniente.

Nós as toupeiras,sabemos que esta espécie animal, tem colónias que vivem por todos os cantos do mundo, evitando conflitos, porque são mais poderosas que nós e como predadores são parecidas aos humanos, perseguindo a presa até ao fim, com o intuito de a eliminarem, mas sempre medindo antecipadamente se a incursão vale a pena, sempre em grupo, como as turbas humanas previamente condicionadas.

Há tempos, um grande grupo de ratazanas, perdão, humanos deste sítio, previamente condicionados e decerto unidos pelo cheiro, como as ratazanas, festejava um humano; que a avaliar pelos escritos e falas passadas, pelos cachorros adestrados e que comem à mão da comunicação social; pode ser definido como geronte, no sentido clássico do termo.

Como já tenho ouvido da parte de alguns humanos, não há jantares de graça, tendo de lá saído um aviso, a um grupo, que usando calças castanhas e imitando Napoleão, da pior das formas, que usava camisa encarnada em campanha, para, no caso de ser ferido, tal não ser notado pelos seus homens no calor da luta, como dizia, este grupo das calças castanhas, tratou de chamar o povinho a escolher novo subchefe oficial, o que veio a acontecer de feição, conforme previsto.

Com a estratégia há muito delineada, o grupo dos que comem à grande mesa, e que querem continuar a comer, nem que sejam migalhas, decidiram apostar no indivíduo que eu chamei de geronte e com uma cajadada mataram vários inimigos, uns em fim de festa, outros que queriam festa.

O que quero dizer com isto, é que as duas faces da mesma moeda servem para o mesmo fim, ou seja, de um lado o geronte, do outro um indeciso, que não se sabe bem o que quer, se é que quer e que quando subchefe aproveitou bem, a quem o rodeou, tendo tido como chefe do sítio o que agora quer voltar, para manter a oligarquia instalada, mas com mais segurança, formando assim uma geronto oligarquia de nepotes.

" Lá dentro decorria uma luta violenta. Estavam a gritar, a dar pancadas na mesa, a trocar olhares desconfiados entre si, a proferir negações furiosas. A origem do problema parecia estar no facto de tanto Napoleão como o sr Pilkington terem descartado, simultaneamente, o às de espadas. In " O triunfo dos porcos" de George Orwell.

O branqueamento continua.

"Os crimes contra as pessoas, contra o património e contra a sociedade registados pela PSP, entre Janeiro e Maio de 2005, desceram dez por cento. As quedas mais significativas estão nos crimes de homicídio, roubo com arma de fogo e nos furtos em carros e de carros. Os dados a que o Portugal Diário teve acesso dão conta da avaliação feita pela PSP em relação à criminalidade registada até Maio e é com base nesta apreciação que os agentes estão a actuar na operação Verão Seguro. «As políticas seguidas, nomeadamente nas opções de reforço de patrulhamento são feitas tendo em conta os dados mais recentes», explicou o comissário Moura da Direcção Nacional da PSP, ao nosso jornal. "

Não temos dúvidas que desceu. Se em Carcavelos 30 a 40 pessoas agridem, assaltam banhistas e não houve nada, é claro que a criminalidade baixou. Mais: como é que ainda existe criminalidade?

Oásis do ministro Costa.

"Dois casais jovens foram assaltados, na madrugada de anteontem, na praia de Zebreiros, em Gondomar. Os quatro amigos foram surpreendidos, cerca da meia-noite, por um quarteto armado com duas pistolas e uma navalha. Uma das vítimas foi esfaqueada numa perna e recebeu tratamento hospitalar. Dois ladrões empunhavam pistolas e o assaltante mais velho tinha uma navalha. À frente do grupo de amigos, prepararam as armas para disparar e, num acto intimidatório, o homem moreno mais velho exigiu que uma das vítimas (um dos rapazes) se ajoelhasse e esfaqueou-o numa perna. O jovem recebeu assistência no Hospital de S. João, no Porto."

JN

O “Oásis” do Ministro Costa está cada vez melhor. Até esfaqueiam por prazer. Nem no Brasil são tão poucos exigentes.

As habituais falácias.

"Uma manhã como só as sociedades ricas se podem oferecer: num átrio, jogos de água saltavam do chão. Ontem, no centro de Londres, todos os pais que o quisessem podiam levar os seus miúdos até à Somerset House, um palacete do séc. XVIII com uma esplanada que domina o Tamisa e a ponte de Waterloo. Os londrinos souberam que um bombista, podendo escolher outra coisa qualquer, escolheu estar ao lado de uma mulher grávida para se explodir. Os londrinos souberam, mais uma vez, que estão a lidar com o demónio. Não é demasiado pensar-se que os fanáticos islâmicos podem escolher uma festa de crianças para a destruir. Não faz sentido, mas é assim. Por isso, a festa de Somerset House, ontem, aberta a todos, foi só para os mais corajosos."

CM


1/ Ao ler estes comentários fica-se a pensar que a culpa dos atentados é nossa. Somos uma sociedade rica logo a culpa e nossa. A verdade é que as sociedades islâmicas do Médio Oriente são na sua generalidade mais ricas (que as ocidentais) graças ao petróleo. Se parte da população não têm uma vida condigna, isso deve-se aos seus governantes. Agora estar sempre a insistir que a culpa é nossa, além de ser mentira, já mete nojo.

Mais: muitos dos ocidentais que criticam sentados nos sofás são contra a intervenção ocidental nesses países. Ora como se pode querer que se façam alguma coisa sem poder interferir no estilo de vida deles?

2/ Os Londrinos descobriram que estão a lidar com assassinos que matam por prazer (ir para o paraíso ter com as virgens) e o alvo pode ser um qualquer desde que espalhem o terror. Melhor: um qualquer não. Quanto mais fácil (grávidas, crianças) melhor. Como é natural, só a quinta coluna os defende.

Farwest.

"Um homem armado de caçadeira, dois empunhando pistolas, e um quarto elemento assegurando a fuga num automóvel estacionado à porta, assaltaram ao fim da tarde de sexta-feira uma papelaria em Custóias, Matosinhos."

Parece um filme do Jesse James e, "felizmente", em exibição numa papelaria perto de si. Ainda bem que a criminalidade diminuiu.

Não é arrastão não senhor.

"Um grupo de cerca de 20 indivíduos, armado de revólveres e bastões, entrou, ontem à tarde, nas piscinas municipais de S. João da Madeira, agredindo e roubando, de forma indiscriminada, quem ali se encontrava (400 utentes). Dois jovens tiveram de ser assistidos no hospital."

JN

Estamos em condições de noticiarmos em primeira-mão que não se trata de um arrastão. Apesar de serem cerca de vinte, encontraram-se por acaso ali quando fugiam de cargas polícias em diferentes pontos do país. Sem querer os cerca de 20 indivíduos armados destruíram a rede de protecção da zona ajardinada da piscina, começaram a roubar mochilas e telemóveis, ao mesmo tempo que agrediam os proprietários, mesmo os que não ofereciam resistência. Dois dos agredidos tiveram a “felicidade” de receberem tratamento hospitalar.

Vários juristas contactados pelo Carvalhadas negaram mesmo a possibilidade de os factos consubstanciarem a prática de qualquer crime previsto no Código Penal. Trata-se apenas de uma mera incivilidade e, mesmo essa, será eventualmente questionada pela pressurosa Andringa.

O dinheiro não é tudo.

Pois.

"O presidente paquistanês apela à união internacional contra o terrorismo e lamenta que os extremistas tenham gozado, até agora, de «total impunidade» no Reino Unido, onde as autoridades ainda têm muito que fazer."

"A polícia egípcia está à procura de seis paquistaneses suspeitos de serem os autores dos atentados na estância balnear de Charm el Cheikh, Egipto, que fizeram pelo menos 88 mortos, anunciou a polícia, que difundiu as suas fotografias. "


É verdade o que Musharraf diz. Esqueceu-se foi das suas próprias escolas corânicas (madrassas) aonde se fomenta o terrorismo mundial. Esqueceu-se também de um simples pormenor: o facto de paquistaneses estarem implicados na última onda de atentados Londres, Egipto).

Felizmente há paquistaneses por todo o lado. Até em Portugal.

Desespero.

"Os talibans estão a recrutar crianças, à força, no Afeganistão, acusa o major-general Jason Kamiya da força dos Estados Unidos naquele país, segundo a CNN, no dia em que um soldado norte-americano morreu e outro ficou ferido, em Helmand.

Kamiya diz que os talibans foram forçados a fazer esse recrutamento à força para tentar evitar a sua extinção, dado que têm sido fortemente atacados na sua estrutura directiva - desde Março já morreram cerca de 500 dos seus líderes. "Os talibans e a al-Qaeda admitem que assim podem continuar a evitar que o Afeganistão progrida e seja uma nação", comenta Jason Kamiya.

"Como estão a sentir muita dificuldade em conseguir novos recrutas adultos, estão a exigir, às famílias, jovens de 14,15 e 16 anos para os transformar em guerrilheiros", diz Kamiya
."


A mão-de-obra vai rareando.

Atenção redobrada.

"Entre os acontecimentos de Londres, a 7 de Julho, e os atentados terroristas em Sharm el-Sheik pode não existir qualquer ligação logística, mas há de certeza uma fortíssima relação ideológica. A lógica de terror da Al-Qaeda, e dos inúmeros grupúsculos que nela se inspiram, sempre teve dois alvos preferenciais as sociedades liberais do Ocidente e os regimes dos países muçulmanos apoiados pelo Ocidente. Para os fanáticos islâmicos, as primeiras são infiéis, os segundos apóstatas. Logo, ambos são inimigos a abater.Desde os atentados de 11 de Setembro contra as Torres Gémeas e o Pentágono, apenas por duas vezes a Al-Qaeda conseguiu sucesso nas suas acções no Ocidente. E é provável que os serviços secretos americanos e dos países europeus tenham evitado vários ataques terroristas similares ao de 11 de Março de 2004 em Madrid e ao de 7 de Julho último em Londres.

O reforço dos recursos disponibilizados para a luta antiterrorista teve certamente resultados, e esses dois atentados bem sucedidos da Al-Qaeda tiveram que partir de células do interior, imigrantes marroquinos em Espanha, filhos de imigrantes paquistaneses no caso inglês. Por opção estratégica, ou impossibilidade técnica, a Al-Qaeda não conseguiu infiltrar na Europa comandos vindos directamente do mundo muçulmano, como tinha acontecido no caso dos aviões desviados nos Estados Unidos. O que,
sendo um êxito para as secretas ocidentais, obriga agora a uma atenção redobrada às comunidades islâmicas que proliferam na Europa."

Ler mais aqui.

Ciganos.

"As lágrimas de Rosa Vicente tolhem-lhe a voz. Passaram poucas horas desde que viu o marido ser morto, por um grupo de ciganos, à paulada e à facada, no centro da Baixa da Banheira, Moita. E tudo por causa de uma discussão de trânsito. “Ele foi assassinado por tentar proteger a família”, recorda a viúva de Artur Vicente, a vítima do crime."

CM

Por certo a ONU está ao corrente destas situações xenófobas contra os ciganos. Há que encontrar uma solução para integrar esta raça “pacífica” na nossa sociedade. Uma ideia seria enviá-los em missões de paz para o Iraque. Seria uma óptima maneira de aproveitar as suas “qualidades”.

Apoiantes.

"Cem mil muçulmanos britânicos, seis por cento de toda a comunidade, consideram que os atentados terroristas em Londres foram “completamente justitificados”, revela uma sondagem ontem publicada pelo jornal ‘Daily Telegraph’. Apesar da esmagadora maioria da comunidade muçulmana britância (1,6 milhões de pessoas) considerar que os ataques “não têm qualquer justificação”, como responderam 77 por cento dos entrevistados, a verdade é que 24 por cento admitiram sentir alguma “simpatia” para com os suicidas. A sondagem (ler aqui), que segundo o jornal revela alguma tendências alarmantes, foi elaborada a partir de 526 entrevistas a muçulmanos.

Mais de metade dos inquiridos, 56 por cento, considera que, simpatizando ou não com os bombistas suicidas, consegue compreender que algumas pessoas possam cometer atentados semelhantes.E quando questionados sobre as declarações do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que classificou a ideologia dos bombistas “perversa e venenosa”, a maioria (58 por cento) concordou. Mas 26 por cento dos inquiridos pensam o contrário
."

1/ Só mesmo um sistema democrático decadente dá guarida aos seus inimigos. Pior. Permite a livre manifestação de actos antidemocráticos e criminosos como sendo tudo perfeitamente normal e impossível de comabater. Este tipo de democracia está condenado à extinção.

2/ Não há sondagens feitas em Portugal, mas de certeza que por cá os apoiantes do terrorismo serão em maior número que nos países islâmicos. É a chamada quinta coluna, responsável, entre outras, pela vitória nazi da Blitzkrieg e pela queda do Império Romano. Convinha meditar sobre essa gente que procura a todo custo branquear actos criminosos e a justificar o que não tem justificação.

Casal gay.

domingo, julho 24, 2005

"We're Witnessing a Civil War in Islam"

SPIEGEL: But isn't the West providing the best advertisement for terrorist recruiters by being in Iraq and killing Islamic civilians, torturing Muslim prisoners a la Abu Ghraib and spreading pictures of the deeds around the world?

MCEWAN: I don't think terror needs a breeding ground. I don't buy the arguments in the Iraq war. What keeps getting forgotten here is that the people committing massacres in Iraq right now belong to al-Qaida. We're witnessing a civil war that's taking place in Islam. The most breathtaking statement was the one of al-Qaida claiming responsibility for the London bombings saying it was in return for the massacre in Iraq. But the massacres in Iraq now are being conducted by al-Qaida against Muslims. I also think it's extraordinary the way in which we get morally selective in our outrages. When there was a rumor that someone at Guantanamo Bay had flushed a Koran down the lavatory, the pages in The Guardian almost caught fire with outrage, but only months before the Taliban had set fire to a mosque and destroyed 300 ancient Korans. "

A entrevista completa a Ian McEwan aqui.

Retirado da Elise

A aliada do terrorismo.

"11 de Setembro de 2001 (Nova Iorque e Washinton, EUA), 12 de Outubro de 2002 (Bali, Indonésia), 16 de Maio de 2003 (Casablanca, Marrocos), 11 de Março de 2004 (Madrid, Espanha), 7 de Julho de 2005 (Londres, Inglaterra). Desde 2001 que o Mundo se depara com, pelo menos, um grande atentado terrorista por ano em que os alvos são meros cidadãos a trabalhar, a caminho de mais um dia de trabalho ou até em plenas férias. Desde há quatro anos que eles (terroristas) se riem de nós, pelo menos uma vez por ano, e tendo uma grande aliada: a indiferença.

As autoridades britânicas têm gerido a informação dos atentados de forma inteligente. Nada de muitos pormenores; imagens, só as suficientes para mostrar ao Mundo como existem mentes tão sujas a ponto de planearem a morte de inocentes que têm mãe, pai, irmãos, filhos, vidas.

Houve pessoas que desceram as escadas do metro com o intuito de matar. Houve alguém que subiu para um autocarro e que até deixou transparecer o nervosismo (segundo relato de uma testemunha). Depois, foi o que se sabe e tudo isto deixa-me a pensar.

Alguém comprou explosivos (a polícia diz que não eram de fabrico artesanal), se calhar alguém alugou uma casa nos arredores de Londres, há pouco tempo, e por pouco tempo. Se calhar alguém deixou escapar alguma palavra em algum momento.

E se tivesse existido alguém mais atento e sem receio de dar um alerta? E se alguém sem medo de poder estar enganado, sem medo de comentar com os vizinhos e parecer ridículo, sem medo de ouvir um qualquer piropo do estilo "tens estado a ver muitos filmes" tivesse alertado as autoridades? Se esse alguém existiu em qualquer uma das fases de planeamento de mais um macabro atentado, será que tudo isto não podia ter sido evitado?

É que os terroristas conhecem as nossas fraquezas. Sabem que a segurança no metro, nos comboios ou nos autocarros deixa muito a desejar. Sabem, como disse o presidente da Comissão Europeia, que não é possível ter um polícia em cada carruagem, em cada autocarro.

Mas sabem também que vivemos com indiferença em relação aos outros. Não falamos com os vizinhos, não queremos saber quem são ou o que fazem. Muitas vezes não reclamamos. Não denunciamos. Não agimos. Não gritamos. Não queremos saber.

Se a pequena Tilly Smith, com a inocência de uma criança, não tivesse dado o alerta de tsunami naquela manhã de 26 de Dezembro, não teria salvo a família e outras cem pessoas que estavam na praia de Maikhao, em Phuket, na Tailândia.

De nada lhe tinha servido a aula de geografia que tinha tido duas semanas antes da tragédia se não tivesse a coragem de avisar. Não teve medo da reacção das pessoas. Não teve receio que se rissem dela. Não foi indiferente. E salvou vidas.

O mesmo não se pode dizer, por exemplo, das imagens que a SIC passou há tempos, de assaltos a utentes dos comboios da linha de Sintra (e é apenas um entre tantos outros exemplos). Perante algumas das situações, as pessoas viravam a cara. Não queriam saber. Pois se, por sorte, não lhes tinha calhado o assalto, então o melhor era pensar que era uma brincadeira, fingir que nada se passava ou até mudar de carruagem. Mas, se calhar, um berro de alguém teria sido o suficiente para desencorajar o assaltante. Só que a vítima era outra pessoa, que até nem se conhecia. Para quê arriscar?

Os assaltantes sabem disso e até se devem rir por estarem "tão à-vontade". Os terroristas sabem disso e, nem que seja uma vez por ano, riem-se de nós (pelo menos os que cá ficam).

Se todos pensássemos sobre isto, se uma reflexão servisse para "mover consciências", se todos fizéssemos um esforço para estarmos mais vigilantes, será que adiantava alguma coisa? Não sei. Mas algo tem de ser feito para que, um dia, a notícia de abertura dos "telejornais" não seja um 11 de Setembro, um 12 de Outubro, um 16 de Maio, um 11 de Março, um 7 de Julho."

Marisa Caetano Antunes
Jornalista

Ota: o que eles dizem.

"Nunca vi um estudo a justificar a Ota. Nem eu, nem ninguém na Associação Portuguesa de Transportadoras Aérea (Aportar)", disse ao DN Fernando Pinto, administrador-delegado da TAP, que considera ainda que a Ota "é longe". Em entrevista a publicar na íntegra, amanhã no DN Negócios, Fernando Pinto, diz não ter dúvidas de que "um dia a área de Lisboa vai precisar de um novo aeroporto, se é a Ota, ou outro local, não sei". O gestor salienta, no entanto, que face à dimensão de Portugal a nova infra-estrutura "não deve ficar longe da sua cidade principal". E considera mesmo que a Portela é a melhor localização."

Idade Média no século XXI

"A Al-Qaida no Iraque divulgou hoje pela Internet um vídeo em que o encarregado de negócios egípcio em Bagdad, executado há duas semanas, revela a presença de israelitas em Charm el- Cheikh, onde na última noite morreram 88 pessoas em atentados. Um comunicado que acompanha o vídeo, atribuído ao chefe da Al- Qaida no Iraque, o terrorista jordano Abu Mussab al-Zarqawi, exorta "quantos tenham necessidade de provas da profanação do solo muçulmano pelos judeus a escutarem atentamente as palavras do diplomata egípcio".

"Graças a Deus, os judeus e os cruzados foram mortos em solo muçulmano", diz o documento
."

Então é isso. Os ocidentais (cruzados) estão proibidos de pisar o “solo muçulmano”. O Islão parou na Idade Média. Curiosamente ainda não tinha sido descoberta a América nem o Bush. Mas deve haver uma explicação científica a atribuir a culpa ao ocidente.

Só não se percebe a complacência da Europa perante os discursos de extremistas efectuados nas mesquitas durante estes últimos anos. A tolerância tem limites. Ou não?

Já agora. Se o diplomata “serviu” a Al-Qaeda porque tiveram o cuidado de o executar?

Depois não digam que...

"Os 112 turistas portugueses que estão na região de Charm el Cheik, onde ocorreram atentados bombistas na sexta-feira à noite, estão bem e não desejam antecipar o regresso, indicou Pinto Lopes, dirigente da APAVT."
Esperamos que, se acontecer alguma coisa, não venham dizer que a culpa é do Ministérios dos Negócios Estrangeiros que não os avisou que o Egipto era perigoso.

Brasileiro?????

"O homem morto sexta-feira por engano pela polícia britânica na estação de metropolitano de Stockwell, sul de Londres, era o brasileiro João Carlos de Menezes. Imigrante legal, residente há três anos na capital britânica, João Carlos de Menezes deslocava-se de casa para o trabalho quando foi interpelado e baleado ao tentar fugir por agentes da Scotland Yard."

Porque fugiu da polícia?

sábado, julho 23, 2005

O ESTADO DA NAÇÃO.

"Cavaco Silva disse hoje que se sentia mais seguro com Campos e Cunha como ministro das Finanças, considerando que o seu abandono do Executivo “não é bom para o país”. "Parece-me que a economia portuguesa talvez não beneficie da saída dele. Sentia-me mais seguro, tal como foi referido pelos mais variados economistas, se ele continuasse na pasta das Finanças", disse Cavaco Silva aos jornalistas em Ponte de Lima, onde se deslocou para assistir a um festival de ópera."

Público

Há quem diga que os projectos da OTA e do TGV interessam mais a alguns cidadãos que ao país.

Quem explica?

"Um grupo terrorista ligado à Al-Qaida, designado "Brigadas do Mártir Abdula Azam", reivindicou hoje a autoria dos atentados de Charm El-Cheikh, que causaram, pelo menos, 75 mortos, incluindo vários estrangeiros."

Assim vai a justiça.

"Um homem acusado de duplo homicídio vai ser hoje libertado da cadeia de Angra do Heroísmo por se ter esgotado o prazo da prisão preventiva. O arguido vai assim aguardar o novo julgamento em liberdade. "

SIC

Ouvir quem sabe.

"Os líderes islâmicos no Reino Unido instaram hoje o primeiro-ministro a «ouvir quem sabe» e a mudar a política externa para o Médio Oriente, para evitar que o país seja alvo do terrorismo internacional.

Depois de participar num debate em Birmingham (centro de Inglaterra) organizado pela cadeia televisiva Sky News, um conjunto de dirigentes muçulmanos foi unânime em declarar que Tony Blair tem de «deixar de se enganar a si mesmo» e assumir que a actual vaga de terrorismo é consequência das suas
decisões
."

Portugal Diário


Eles ainda estão em condição de fazer exigências?

E nós?

"O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou, na sexta-feira, a aprovação pelo Governo transalpino de um pacote de medidas de combate ao terrorismo, do qual faz parte, entre outras, a possibilidade de realização de testes de DNA a suspeitos ou imigrantes."

E nós? Nada???

sexta-feira, julho 22, 2005

Até amanhã

Utilidades.

"O ministro da Administração Interna, António Costa, sobrevoou de helicóptero e visitou ontem alguns locais onde lavram incêndios no Centro do País, elogiando o trabalho dos bombeiros e defendendo maior rigor da reestruturação florestal das áreas ardidas."

Era mais útil o helicóptero despejar água no fogo que o Costa. Enfim.

Pois.

"As Nações Unidas avisam que o Níger atravessa uma das mais graves crises de fome dos últimos anos. Os apelos para donativos, feitos em Maio do ano passado, não obtiveram retorno. Cento e cinquenta mil crianças enfrentam a morte."

Não há americanos envolvidos ninguém quer saber. Que tal fazer desembarcar 1 (um) Marine com a CNN a filmar em directo?

"God Save the Queen."

"A polícia britânica abateu a tiro, esta sexta-feira, um alegado terrorista que se encontrava na estação de metro de Stocwell, no sul de Londres. A Scotland Yard confirmou a morte do suspeito, que foi atingido quando tentava entrar num comboio da linha norte. "

CM


Ao contrário dos espanhóis, os britânicos dão luta aos terroristas. Uma verdadeira lição. Imaginem se fosse em Portugal aonde a polícia está impedidade de combater a vulgar deliquência.

AS 3 GARÇAS

..
..

SACARINA, SACARANA E SACARONA, as 3 GARÇAS

A crónica das irmãs Garças, confunde-se com a história-tipo duma família cristã ocidental conservadora do norte do país, duma região muito arreigada a tradições de séculos. estufadas numa moral de fachada, fundada na legitimação da Família, Autoridade, Estado, nos direitos reais, na propriedade plena, no usucapião, no confisco, no terço em familia, na esmola, no paternalismo, no sacrificio, na oração, no Movimento Nacional Femenino, na virgindade, no voto de castidade, na remissão dos pecados, nas promessas, na assexualidade da Agustina Bessa Luis, na abstinência, na xenofobia e nos dogmas da Santa Madre Igreja.

Sobreviventes duma irmandade de catorze partos com dôr e drama, para não falar nos "desmanchos" nunca assumidos (que é pecado mortal) e não contabilizados.

As três nasceram com defeito
A Sacarona, irmã mais velha, com frigidez.
A Sacarana, com avidez.
A Sacarina, a caçula, com mudança de ramo.

Comecemos, então, pela mais nova, a que nasceu varão, mas, mais tarde, para vergonha da Familia. mudou a hortaliça, tornou-se menina. De Sacarino, nome de pia, transmutou-se em Sacarina, nome de escolha, ou de deboche no dizer ds bocas sujas lá da terra. Considerad"o" "o" ex-libris da Família, a jóia da Coroa, pela argúcia do raciocinio desde o berço, pela condição de único varão sobrevivo, a sua decisão da troca de hortaliça, de tomates e pepino para grelo, lançou a perturbação e o opróbio na Família dos Garças. Desde cedo revelou grande aptidão para a safadeza, quer para a política, quer para a alcova .

Centenas de raparigos passaram-lhe pelo Forte da Barra e outros sítios aconchegados. Especializou-se em submarinos com motor à ré (ou de empurrão).mas também nos afectos pela ruralidade , vidé , a tara por pastorinhos, especialmente os que lançaram aquele programa -IT de turismo rural, aos dias 13 de cada mês. A sua fase urbana, a dos beijos em tudo que é peixeira, é para esquecer, pelos péssimos resultados que daí advieram ..

A Sacarana, a irmã do meio, a tal do defeito da avidez, nasceu com um apetite sexual desmesurado, não respeitando , nem sexo, nem estado civil, nem côr,nem promessas, quer eleitorais quer de foro íntimo. Consta que terá até, num dado momento de falta, acometido um "de cujus", que no momento do passamento estava de mastro pronto para zarpar...

A Sacarana sempre foi leviana, nunca conseguindo se fixar em pessoa ou coisa nenhuma, nunca concluindo nem namoros, nem casamentos, nem cargos menores, nem presidências de qualquer tipo. Sempre saltitou de creche para creche, de escola para escola, de poleiro para poleiro, de cólo para cólo,. Diz-se que nunca chegou a saber nem os nomes dos namorados e maridos, e dos cargos ,teve sempre e só uma vaga ideia da substancia dos problemas e das tarefas. A Sacarona, a mais velha, a da frigidez, a do líbido recalcado, desde o penico considerava o sexo como uma coisa feia e asquerosa, mesmo quando se resumia a uma enorme cagada (fase anal).

Muito seca não tinha vícios públicos, não fumava , não ia ao cinema, não bebia, não dizia nomes feios, não tinha amigos nem amantes. Passava o dia a resar,e a inventar truques contabilisticos para equilibrar o orçamento lá da casa, o que só conseguia, vendendo ao desbarato a própria mobilia do casarão da Família. Desde a estante "Queen Anne" da Sala do Terço, passando pelo psiché de veludo castanho aquirido aos Campanellas, até ào bidé em marmore de Carrara , tudo desbaratou. De castigo ficou ainda mais feia que a sua amiguinha dos tempos da catequese, a Manelinha feiosa.

LENDO OS JORNAIS: PORQUE É QUE É INÚTIL ENTREVISTAR ASSIM LOUÇÃ.

(Transcrito do Público de hoje. Perguntas a bold, respostas de Louçã em itálico, comentários meus entre parêntesis rectos)

Pelo que diz concluo que já não é trotskista.

O Trotsky teve um papel fundamental na luta contra o estalinismo, contra a estalinização, contra o que veio a ser o modelo soviético. Não só ele mas muitos outros.

[Não respondeu, o que dá a resposta.]

Ainda se define como trotskista?

Eu nunca me defini como trotskista. Defini-me sempre como marxista.

[Langue de bois. Os maoistas também não diziam que eram maoistas e os estalinistas idem.]

Integrou uma organização trotskista...

[Não “integrou”, dirigiu e não se sabe bem se dirige. Não se percebe porque razão a organização, o PSR, não é nomeada.]

Mas foi uma organização que nunca se definiu como tal, embora, e eu assumo isso por inteiro, o contributo do Trotsky tenha sido fundamental para pensar o socialismo de hoje. Como foi o de outros, como Rosa Luxemburgo ou Gramsci e alguns outros marxistas. A nossa herança é exactamente essa e vivia sempre da mesma forma.

[Langue de bois.]

Entre o Trotsky e a Rosa Luxemburgo há diferenças substanciais...

[Pergunta irrelevante. Seria bom que o leitor soubesse a que diferenças se está a pergunta a referir.]

Com certeza. Mas eu creio que o socialismo aprendeu com essas diferenças.

[Resposta inútil. O que era decisivo nesta conversa fica sempre vago e não nomeado. Trotsky e Rosa Luxemburgo defendiam a violência revolucionária e a versão da Internacional Comunista da revolução e da ditadura do proletariado. Aqui não há diferenças.]

No BE ainda há marxistas-leninistas?

Depende do que quer dizer com o conceito marxista-leninista.

[Esta frase traduzida significa sim.] Há leninistas certamente, há leninistas que são marxistas. Agora o marxismo-leninismo foi entendido muitas vezes como uma representação do estalinismo e isso não há. Como há não marxistas.

Mas o BE como movimento identifica-se com o leninismo?

Não, o BE não tem que se identificar com o leninismo.

[Resposta ambígua, este "não tem que" é mais que dúbio.]

Portanto, não há ideologia única?

Não há nem vai haver. Como sabe, aliás, o BE nasceu e só podia ter nascido assim não por uma fusão ideológica que reinterpretasse o passado, mas por uma definição da agenda política e do programa. O programa constrói-se na luta social, nas alternativas políticas para o país, para a Europa. E foi isso que nos permitiu aprender um nível de política completamente distinto do que a esquerda radical tinha feito em Portugal durante 30 anos. Nós mudámos completamente a capacidade de actuação política e social, tornando-nos uma força política influente

[Fuga em frente, nada é concreto. Um novo conceito aqui se aplica: enguiismo ideológico.]


Do Abrupto.

Ainda o arrastão.

"Cerca das 14h00, de acordo com o relatório policial, começaram os desacatos na praia apinhada de gente: “Gerou-se um ambiente de pouca tranquilidade provocado por distúrbios entre indivíduos de origem africana e outros de nacionalidade brasileira e ainda indivíduos de Leste”. O grupo que a Polícia estima em “400 indivíduos”, e ocupava a parte central da praia, envolveu-se em “inúmeras incivilidades generalizadas” – como “correrias, danças ao som de música alta, jogos com bola, linguagem grosseira, assédio a outras pessoas, desafios verbais e atitudes intimidatórias”. Ainda segundo a PSP, praticaram furtos e roubos. As “incivilidades” foram confirmadas por “elementos policiais que patrulhavam a zona” e “chamaram reforços para o local”. Cerca de vinte minutos após o alerta, os reforços da PSP começam a chegar à praia. Neste momento, segundo o relatório da PSP, um grupo de “cerca de 30 indivíduos” começou a “correr pela praia” a “tentar apoderar-se de alguns objectos deixados por alguns banhistas”. O superintendente Oliveira Pereira admite no relatório que “terão ocorrido agressões, furtos e roubos bem como alguma acção conjugada por parte de cerca de “30 indivíduos”."

CM

Resumindo: houve alguma acção conjugada por parte de cerca de 30 indivíduos que resultou em agressões, furtos e roubos mas que não pode ser apelidado de "arrastão" mas sim de "incivilidades generalizadas".

Nunca disse que havia centenas de assaltantes. Disse, e continuo a dizer, que aconteceram todos os assaltos e agressões praticados por um grupo de dezenas de pessoas. Quem falou em centenas foi a polícia.”

As pessoas preferem pôr a cabeça na areia e fingir que não aconteceu. Mas aconteceu. Se não fosse nada, como dizem, por que razão vieram reforços policiais e da Polícia Marítima? Por que razão houve centenas de chamadas para a esquadra da polícia? Nós não fomos os únicos a telefonar.” Carla não esconde a “tristeza” com as notícias dos últimos dias. “O meu irmão deu entrevistas e agora tudo o que ele disse está a ser posto em causa. Sem razão nenhuma”, lamenta."

Houve confusão, houve assaltos e não foi a primeira vez. Não há queixas? As pessoas não acreditam. As coisas nunca vão aparecer... No ano passado, no mesmo dia, já tinha acontecido uma coisa assim. E, infelizmente, o tempo vai demonstrar a verdade."

"Tem trinta e um anos este brasileiro da Baía. “Grupos a roubar na praia não é ‘arrastão’? As pessoas fugiram do areal e houve alguns bares que fecharam a porta. O pior é que a polícia não pode fazer nada. No Brasil, quem participa num ‘arrastão’ não volta a fazê-lo.”


Quem lá estava sabe o que viu. E não é a primeira vez. Mais. Enquanto no Brasil quem participa num arrastão é punido, em Portugal recebe a visita do presidente da República.

"Sabe-se hoje que não foram 400 jovens, mas, sim, 30 a 50. Mas a questão aqui é a de uso político que Diana Andringa faz sem cumprir as regras do jornalismo, embora ela diga que sim, que usou técnicas jornalísticas. A verdade é que não me ouviu e também não ouviu ninguém na RTP. E essa, sim, é uma regra básica do jornalismo”, refere José Carlos Castro, jornalista da TVI, que admite mover um processo judicial a Diana Andringa".

Quando nos lembramos do cartaz do BE "Eles mentem, eles perdem"...

"António Costa, ministro da Administração Interna, e António Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, reuniram-se de urgência a 11 de Junho, sábado, poucas horas depois dos incidentes ocorridos na praia de Carcavelos. O autarca queria ouvir da boca do ministro que seria reforçado o policiamento nas praias. E conseguiu. “A dimensão do fenómeno de sexta-feira não podia ser prevenida”, disse António Costa, ao anunciar o reforço de polícias e a instalação de câmaras de videovigilância fixas e móveis. "

CM

Apesar de "nada" ter acontecido, António Costa reuniu-se de emergência com o presidente da Câmara de Cascais e adimitiu que houve um fenómeno e que era necessário evitar a repetição deste fenómeno.

"A agência de notícias Lusa, através do subdirector de informação, António Bilrero, rejeita a acusação de ter existido pressão sobre a Polícia de Segurança Pública durante o processo de recolha de informação sobre os assaltos verificados no dia 10 de Junho."


Quando se souber a verdade ... Mas o que nos dá mais gozo é haver ainda quem acredite que não houve arrastão e alinhe neste paternalismo racista.


Pergunta: o que fazem aquelas dezenas largas de polícias em prevenção e de serviço às estações?

Incivilidades.

"Uma rapariga de 18 anos foi ontem violada nas arrecadações de um prédio do Cacém, Sintra, para onde terá sido levada por dois homens. A Polícia Judiciária está a investigar a autoria do crime. Segundo o Correio da Manhã apurou junto de fonte policial, a mulher, natural de São Tomé e Príncipe, terá sido abordada na estação da CP do Cacém."

Ninguém escapa às "incivilidades" desta rapaziada. Nem mesmo os "irmãos".


Freitas.

"Nos últimos oito meses, Freitas do Amaral passou de apoiante de Cavaco Silva a abstencionista e, agora, adversário duma eventual candidatura presidencial."

DN

Se calhar sempre foi candidato. Se calhar ...

Novo regulamento.

"A Ordem dos Advogados (OA) aprovou um novo regulamento de estágio para acesso à profissão de advogado, que introduz duas provas finais obrigatórias, uma escrita e outra oral, e torna o estágio mais exigente científica e pedagogicamente. Entre as alterações estruturais, passam a ser obrigatórias (sem possibilidade de dispensa) duas provas finais, uma escrita e outra oral, e o acento tónico da aprendizagem é colocado na actividade prática no escritório do patrono. No sentido de desburocratizar as tarefas administrativas do estágio, a OA eliminou a obrigatoriedade (até agora vigente) de apresentação do «vasto conjunto de relatórios por parte dos estagiários e dos patronos»."

Diário Digital

Combate a sério.

"A polícia de Nova Iorque vai começar a fazer revistas aleatórias em sacos, mochilas e malas, na rede de metropolitano da Big Apple, anunciou esta quinta-feira o mayor Michael Bloomberg. A medida é uma consequência dos atentados no metro de Londres, a 7 de Julho e já hoje."

A América não facilita.
"O Reino Unido está a elaborar uma lista de muçulmanos com comportamentos considerados "inaceitáveis" e que apelem "indirectamente" ao terrorismo, para os expulsar para os seus países de origem. Esta é a grande consequência legislativa contra o terrorismo dos atentados de Londres do passado dia 7, que provocou 56 mortos e 700 feridos."

O Reino Unido também não. E nós?

quinta-feira, julho 21, 2005

Novo Ministro.

"Não sei se alguém já o apontou, a memória é sempre curta, mas o novo Ministro das Finanças tem no seu curriculum o facto pouco abonatório de ter sido secretário de estado do governo mais despesista e que mais contribuiu para o afundanço do país e incremento do déficit dos últimos anos, isto se levarmos a sério o... Relatório Constâncio."

Da Grande Loja.

Os necrófagos e os menores que eles deste sítio

Os predadores humanos deste sítio ou melhor, os animais necrófagos, voltaram a ganhar a aposta, com a desculpa de que o humano que toma conta dos restos putrefactos do estado da III república, se encontrava cansado e por certo estaria, porque estes animais assustaram o pobre homem, de tal maneira, que não teve outra saída.

O chefe eleito pela imensa mole humana, devidamente condicionada pelos políticos que governam este sítio há 30 anos, e que brevemente não terá subsídios para se alimentar, ou para alimentar os hábitos, de que é possível tudo ser de graça, que é possível ganhar sem trabalhar, que os cuidados de saúde devem ser universais e gratuitos e outras coisas, que os ursos e camelos, que pagam impostos neste sítio, continuam a alimentar; dizia eu, que o chefe eleito deste sítio, designa novo homem para tratar das contas, mas ressalvando logo, conforme encomendado, que a Ota e o TGV, eram para avançar, a mando dos babecos e hienas que, mostraram os dentes amarelos, afiados e infectos, provocando tiques mais ou menos maneiristas no chefe já referido, que deverá já usar fraldas para incontinência, tal não é o susto.

Portanto a Pátria não existe, o presidente não existe, em contradição com o que fazia há uns meses atrás, cumprindo assim a ética de grupo, que me inibo de comentar e adjectivar.

Quanto ao resto, tudo continua na mesma, não precisamos de terrorrismo para nos entocar, os fogos vão destruindo o que resta das fábricas de oxigénio na natureza, mas o negócio da indústria dos fogos continua, prevendo que, acabando a época decretada este ano, para o ano não haverá matéria prima para a alimentar.

De facto, orgulho-me de pertencer a uma classe animal, considerada inferior por estes humanos, mas a população de vegetação e de animais ditos selvagens também é devorada pela loucura demoníaca que tomou conta deste sítio.

Afinal o demónio existe, e não me escuso de citar, mais uma vez Ratzinger, acerca do demónio e escatologia: " O Demónio é o inimigo número um, é o tentador por excelência. Sabemos assim que esse ser obscuro e perturbador existe realmente e continua agindo, é o sofista insidiador do equilíbrio moral do homem, o pérfido encantador que sabe insinuar-se em nós por meio dos sentidos, da fantasia, da concupiscência, da lógica utópica ou dos desordenados contactos sociais, para introduzir desvios..."

Portanto, aos humanos mais ou menos decentes deste sítio, pouco resta, senão esperar que a III república caia de pôdre, ou que seja destruída por ventos e muita água, ou por outro tipo de cataclismo, que afastem todos os maus elementos que se perpetuam no poder, e que conspurcam tudo onde tocam, porque o deus deles é um deus menor, mas poderoso, um deus caído, que enlouquece e vai destruindo tudo o que de de bom existia neste sítio, através da oligarquia instalada e descendente genética dos homúnculos da I república.

Este é o monstro, com muitas cabeças, mas com um só corpo, que será o chamado estado e se Tibério existisse, chamar-lhe-ia um figo.

Daqui de onde me encontro a devastação é grande e os bens vão escasseando, não fora o que se guardou do inverno que pouco ajudou, mas os tempos não são de escolhas, como diz o meu avô toupeira, porque não as há...

Gente de palavra.

"A rede terrorista Al-Qaeda lançou um ultimato aos países europeus que ainda têm tropas no Iraque: se não retirarem os seus militares até ao dia 15 de Agosto, cometerá mais atentados na Europa."

Público

Já se sabia que os terroristas eram homens de palavra. Hoje é 15 de Agosto em Londres. Tal como diz Soares, tem de se dialogar com esta gente de palavra.

"we shall never surrender"

"... I have, myself, full confidence that if all do their duty, if nothing is neglected, and if the best arrangements are made, as they are being made, we shall prove ourselves once again able to defend our Island home, to ride out the storm of war, and to outlive the menace of tyranny, if necessary for years, if necessary alone.

We shall go on to the end, we shall fight in France, we shall fight on the seas and oceans, we shall fight with growing confidence and growing strength in the air, we shall defend our Island, whatever the cost may be, we shall fight on the beaches, we shall fight on the landing grounds, we shall fight in the fields and in the streets, we shall fight in the hills; we shall never surrender
."

Sir Winston Churchill

Até Amanhã.

Hoje não há gaja aqui. Se quiserem ver vão ao Pé de Meia.

Ainda Carcavelos.

"A PSP entregou anteontem à Comissão de Assuntos Constitucionais, Liberdade e Garantias da Assembleia da República um documento onde nega a existência de um ‘arrastão’, no passado dia 10 de Junho. Segundo o relatório, os incidentes registados na praia de Carcavelos resumiram-se a actos e ‘incivilidades’ cometidos por 40 indivíduos. Segundo o relatório, “momentos antes da intervenção policial (...) há um ajuntamento grande de indivíduos”. “Alguns (...) agrediram um cidadão brasileiro e um de leste com o intuito de os roubar”.

Circunstâncias que, segundo o relato, terão sido aproveitadas de “forma inopinada mas agregada”, por um grupo de cerca de 30 homens que começou a “correr pela praia e a tentar apoderar-se de alguns objectos deixados pelos banhistas”. Atitude que a Polícia considera não tratar-se de ‘arrastão’, já que não terá sido uma acção planeada. A polícia resume estes comportamentos a um conjunto de ‘incivilidades’, que alarmaram os banhistas e os fizeram abandonar “apressadamente a praia
”. "

CM

Incivilidades não é crime. Agredir estrangeiros para os roubar também não é crime. Os jovens negros limitaram-se a "apoderar-se de alguns objectos deixados pelos banhistas". Trata-se de uma exemplar acção cívica exemplar levada a cabo por estes moços que merecia melhor tratamento por parte da comunicação social e, quiçá, condecoração no próximo 10 de Junho. É verdade. Então os rapazes guardam os objectos esquecidos pelos banhistas e são acusados de furto? Não se faz.

Também não se compreende como um conjunto de ‘incivilidades’ (roubos e agressões) conseguem alarmar tanto os banhistas e, inclusivamente, os fazeram abandonar “apressadamente a praia”.

Curiosidade: incivilidade significa, entre outras coisas, indelicadeza. Roubar e agredir não passa de uma mera indelicadeza. Mais um mês e estão a pedir desculpas aos moços. Se é que não o pediram já (visita de Sampaio à Cova da Moura).

Demissão.

"Cansaço, motivos pessoais e familiares foram as razões invocados por Luís Campos e Cunha para se demitir de ministro de Estado e das Finanças. Esta foi a versão oficial ontem avançada para a primeira remodelação cirúgica ‘forçada’ no Executivo de José Sócrates, com apenas quatro meses de vida. "

CM

"A demissão do Ministro de Estado e das Finanças mostra que há profundas divergências no seio do Governo sobre as políticas que estão a ser adoptadas, o que, desde logo, suscita fortes dúvidas sobre a inevitabilidade dos sacrifícios que estão a ser impostos aos portugueses."

Organizem-se.

"Freitas irrita PS.

O PS não quer que Freitas do Amaral seja o candidato presidencial apoiado pelo partido. O ministro dos Negócios Estrangeiros deixou em aberto essa possibilidade, na entrevista que o DN publicou ontem, mas esse não é um cenário que agrade à direcção do partido. Segundo o DN apurou, essa é uma hipótese que foi considerada, há quem a defenda na direcção do PS, mas está colocada de lado. "Seria um péssimo candidato, porque não representa a esquerda e perde em todas as frentes", afirmou ao DN um dirigente socialista muito próximo de José Sócrates."

DN

"PS vê Freitas do Amaral como «um bom candidato»

«Não faz qualquer sentido que Freitas do Amaral seja o candidato apoiado pelo PS nas próximas eleições para a Presidência da República», diz Manuel Alegre. A possibilidade de Freitas do Amaral poder vir a protagonizar, na área da esquerda, uma candidatura à presidência da República é uma hipótese que agrada a alguns socialistas, que vêem Freitas como «um bom candidato»."
Capital

Assim anda a nossa comunicação social.

Divulgue o seu blog!