quarta-feira, novembro 30, 2005

Até amanhã.

De mestre.

"Cavaco Silva desafiou hoje os restantes candidatos a Presidente da República a explicarem aos portugueses «como vão exercer a magistratura» em Belém se forem eleitos. "

PD

Esta foi de mestre. Habituados como estão só a denegrir a imagem de Cavaco, os “outros” podem engasgar-se.

AACS, ERC e blogues.

"A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) continua em funções, enquanto não toma posse a ERC. Numa das suas mais recentes deliberações (de 23 de Novembro), a AACS apreciou uma queixa apresentada contra um blogue, no qual seriam, alegadamente, expressas opiniões de índole fascista, racista e xenófoba. Independentemente da análise factual e jurídico-substancial da questão (algo rebuscada, de acordo com o sumário da deliberação), a AACS entendeu o seguinte:

«Tendo em atenção que o artigo 6º al. e) do Estatuto aprovado pela Lei 53/2005, de 8 de Novembro [Lei de Criação da ERC], parece excluir do âmbito das atribuições do novo órgão regulador da comunicação social criado por esta Lei a competência para intervir quando as comunicações electrónicas não sejam objecto de tratamento editorial e não constituam um todo coerente, e sendo essa Lei de aplicação imediata nos aspectos substantivos, considera esta Alta Autoridade que se acha hoje impedida de tomar qualquer medida no âmbito descrito no presente processo, cuja denuncia, no entanto, considera procedente e provada.» (aqui, ponto 8. Estranhamente, é uma das poucas deliberações cujo texto integral não está disponível on-line.)

Trata-se, segundo creio, da primeira decisão oficial sobre a qualificação jurídica dos blogues, pelo menos no que respeita à sua sujeição (ou não) à jurisdição do organismo regulador da comunicação social. Aguardemos então pelo evoluir da jurisprudência."


Do Blafésmias.

Discriminação.

"Um porta-voz da equipa de defesa de Saddam Hussein adiantou esta quarta-feira que todos os advogados do grupo receberam vários pedidos de iraquianos para que o antigo ditador volte candidatar-se às eleições iraquianas. "

E deve voltar. Eis uma luta que o Bloco de Esquerda deve empenhar-se a bem do fim da discriminação.

Momento de pura "amizade".


Dedicadas aqueles moços que a actual lei penal impede-nos de lhes exprimir os nossos sentimentos.

Difamação.

"Dois elementos do Bloco de Esquerda (BE) de Castelo Branco começaram hoje a ser julgados, acusados de difamação agravada pelo ex-presidente da distrital do PSD, num caso de um alegado negócio envolvendo uma clínica privada e o hospital local. "As pessoas que denunciam crimes vão parar ao banco dos réus e os denunciados passam a vítimas" afirmou hoje à Agência Lusa António Marinho, advogado de Paula Nogueira (BE), arguida no processo. "
Um assunto a companhar se a comunicação social permitir.

Criminalidade.

"Um segurança que prestava serviço na Interset-Entreposto Internacional de Setúbal, SA, em Águas de Moura, foi morto a tiro, na madrugada de ontem, durante uma tentativa de assalto à empresa levada a cabo por um grupo de indivíduos, em que ficou ainda ferido um outro segurança que aí se encontrava."

JN
A criminalidade continua a decrescer.

Caixote do lixo europeu.

"O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje perante a Assembleia Nacional uma reforma da política de imigração em França para que o país deixe de acolher «aqueles que mais ninguém quer no mundo». Sarkozy considerou «perigosas» as regularizações de centenas de milhares de imigrantes clandestinos pelos governos italiano e espanhol, «porque representam um incentivo considerável em toda a Europa».

«Nós queremos escolher aqueles que vão ser acolhidos no território da República para os poder integrar (. . .) Nós queremos mais estudantes, mais investigadores, mais solidariedade (. . .) mas não queremos mais aqueles que mais ninguém quer no mundo», disse o ministro da direita na Assembleia.
"

PD
Isto significa que o caixote do lixo da Europa vai passar a ser Portugal.

Provocação.

"No próximo dia 8 de Dezembro, milhares de ateus oprimidos terão de gozar à força um feriado religioso imposto pelo Estado. "

Da Elise.

terça-feira, novembro 29, 2005

Laicismo, república, sociedades secretas e canibalismo



Os humanos, contra o que Rousseau dizia, são os únicos que praticam o canibalismo, e portanto não há o bom selvagem. Dizia o enciclopedista que a agressão e os conflitos sociais e culturais eram um problema de educação. Depois deste, vieram todos os que criaram em fundo de sangue a sociedade chamada de igualitária, fraterna e jacobina que persiste mais que nunca, em muitos sítios. Que Deus, ( seja ele qual for), nos livre de tais irmãos.

A conversa, vem a propósito da descoberta de fósseis humanos consumidos por outros humanos, como o primeiro exemplo de canibalismo conhecido, e das conclusões de um brilhante investigador, Juan Luís Arsuaga da Universidade Complutense de Madrid. Sabemos também, que os humanos, são a única espécie, que persegue a vítima sua semelhante, até a matar e só por matar, o que nas outras espécies, acontecerá apenas por acidente, num ritual de exibição ou para marcar território.

Nós as toupeiras, ficamos horrorizadas, cada vez mais, com esta espécie decerto em extinção, principalmente neste sítio a que chamam de Europa e ainda mais neste minúsculo sítio onde habito e onde cada vez existem mais velhos e menos crias de humanos a que chamam de crianças, como se estas fossem pragas, havendo até previsões para daqui a 30 anos, em que ter filhos será um acto de heroicidade e quiçá proibido, sendo obrigatório que os velhos trabalhem até aos 100 anos. Esta previsão parece-me uma idiotice e no mínimo obra para vesgo ver, sem ofensa para o zarolho que manda agora nestas coisas, que espero seja apenas zarolho do olho, que não vesgo de cérebro.

Pegando em tema relacionado, como república, estado laico e símbolos pruriginosos para alguns, no caso crucifixos, não percebo muito bem a razão que leva à retirada desses símbolos e porque razão se exibem nesta altura, estrelas iluminadas, presépios e outras coisas, desde que sirvam para consumo ou para alimentar o mesmo, retirando daqui, que haverá um deus que não se importa, desde que dê lucro e outro que incomoda, não vão algumas almas se sentir ofendidas.

Assim não faltam os secularistas evangélicos de que destaco um que se baba de tanto ódio e que queria decerto ser padre e não deixaram, tal as homílias de seminarista mal acabado. Outro que é poeta de profissão, outro geronte e artista, e outro ainda que tem baba no canto da boca e que agora fala manso em fundo vermelho Gulag.

Penso que deveriam retirar os crucifixos, mas deveriam por decreto, divulgar os nomes e pseudónimos de todos os que pertencem às lojas regulares e irregulares da maçonaria, ou das sociedades chamadas de república e laicismo, inscritos nos últimos 50 anos pelo menos, atendendo a que são inconstitucionais as sociedades secretas, só para ver até onde irá o canibalismo deste sítio tal mal frequentado...

Até amanhã.

Ditadura das minorias.

"O Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje esclarecimentos do Ministério da Educação sobre a Escola Secundária António Sérgio, em Gaia, que proíbe beijos entre alunos e na qual considera ter havido discriminação de duas alunas homossexuais. "

PD
O que está em causa aqui em causa é o habitual exibicionismo sexual das comunidades gays, uma simples falta de boas maneiras no comportamento e não uma questão de orientação sexual.

Como diz Miguel Sousa Tavares “esta teoria do primado absoluto do "direito à orientação sexual" está-se a tornar uma espécie de ditadura bem-pensante, que funciona por um método "terrorista" de silenciamento dos discordantes: quem não reconhece este sagrado direito constitucional, com todas as suas consequências, só pode ser uma abecerragem”.

Mas compreende-se a posição do Bloco de Esquerda. Na sua necessidade de mediatismo tudo serve: desde a falta de educação cívicas nas escolas até aos voos fantasmas da CIA tudo serve.

Felizmente não abordam os verdadeiros problemas do país. É por isso que gostamos do Bloco e da sua forma divertida de afastar o cinzentismo dos portugueses.

Fundamentalismo ateu.

"Somos um Estado laico, não confessional. No ensino público português é tão surpreendente que haja um crucifixo como um símbolo islâmico"

Francisco Louçã

Não será o fundamentalismo ateu e hipócrita dos laicos desta 3ª Republica que vai acabar com os valores ancestrais de Portugal. Sendo Portugal é um país maioritariamente católico, esta atitude reflecte mais um golpe da ditadura dos supra-sumo esquerdistas impondo mais uma vontade da minoria à esmagadora maioria de católicos do país.

Portugal é um Estado laico? Se a identidade cultural de mais da maioria é católica e essa maioria faz o Estado, como se pode afirmar que Portugal é laico?

Também achamos que há símbolos que ficam melhor nas escolas, quer nas paredes, nas portas de casas de banho, em qualquer lado: desenhos de pénis, cruzes suásticas, preservativos, seringas, a imposição da homosexualidade, etc. Há quem os considere os novos símbolos da República.

Uma pergunta: se Portugal é laico porque desfruta os FERIADOS CATÓLICOS como o Natal?

Noticiário.

"Um avião alegadamente ao serviço da CIA estava às 21:20 estacionado na base militar norte-americana das Lajes, (Açores), noticiou esta segunda-feira a rádio TSF. "

Ontem

"O avião alegadamente ao serviço dos serviços de inteligência norte-americanos (CIA) que estava estacionado na base das Lajes, na ilha Terceira (Açores), desde segunda-feira, levantou voo hoje às 09:15 locais (10:15 de Lisboa)."

Hoje

O avião da CIA que estava estacionado na base das Lajes já aterrou algures. O Bloco de Esquerda já alugou um satélite ao FBI para encontrar o paradeiro do avião. O PCP, por seu turno, solicitou ao Human Rights Watch mais matrículas de aviões, barcos, automóveis, motos e bicicletas que estejam alegadamente ao serviço dos serviços de inteligência norte-americanos (CIA).

Amanhã

Ainda não se sabe nada do avião da CIA que estava estacionado na base das Lajes.

Depois de amanhã

Continua-se a não saber nada do avião da CIA que estava estacionado na base das Lajes.

Daqui a 3 dias.

A habitual política grande.

"Francisco Louçã criticou hoje a «arrogância» de Cavaco Silva por «andar a gabar-se» por todo o país que já ganhou as eleições presidenciais, quando «tem apenas um voto, que é o seu, se não se enganar».

DD

É isto que apreciamos no Louçã. A elegância com que ele nos faz retroceder aos tempos da primária. Esses bons tempos em que a inocência permitia quase tudo. È bom ver que o tempo não passou pelo Anacleto e, melhor ainda, verificar que ele, tal como afirma, procura fazer uma política grande.

Quanto aos votos, amigo Anacleto está equivocado. Tem dois. E pode ter a certeza que vamos levar os óculos para não nos enganarmos.

E os seus? Sabemos que tem pelo menos dois votos certos: o do seu amigo Rosas e o da Joana (mandatária de Soares).

Comentadores esclarecidos.

"No longo braço de ferro entre o Procurador e o Partido Socialista, que relação têm a revelação de certas transcrições com o seu timing político? Mais: quem investiga o Ministério Público e quem tem sobre ele a última autoridade? Até que ponto as escutas e a sua prática e utilização indiscriminadas são inconstitucionais?

José Sócrates disse, a propósito da ilibação definitiva de Paulo Pedroso, e do erro clamoroso da Procuradoria e do Ministério Público que ela implica, que tinha uma opinião pessoal que não queria revelar. E, como primeiro-ministro, não comentava decisões judiciais. Mas, se um primeiro-ministro não manda na administração da Justiça em Portugal, através do ministro da Justiça, quem manda? Tornou-se um poder presidencial? O problema das escutas atingiu os limites do teste à democracia. Como cidadãos, estamos todos nas mãos de uma nomenclatura oculta, sem nome, que escuta e intimida por escutar. Era bom que alguém prestasse atenção a isto
. "

Clara Ferreira Alves

Felizmente que em Portugal os "comentadores" podem falar do que não sabem impunemente. É o caso de Clara Alves, cujo monumental ego só encontra eco na monumental ignorância que patenteia. Ignorância ou desonestidade intelectual.

Algumas breves notas sobre a separação de poderes:

"A independência do poder judicial não se configura como um privilégio corporativo dos juízes, mas antes, como uma garantia dos cidadãos. E esta não se consubstancia nem se adquire através de discursos fáceis e bem arquitectados, mas através das leis e, sobretudo, de uma prática honesta, coerente e constante da parte do poder político que reconheça e integre este princípio nos valores essenciais e mais nobres do Estado de Direito Democrático."

Rui Rangel

"Sociedade democrática e poder judicial são realidades (entidades) indissociáveis: não é concebível sociedade democrática sem poder judicial digno desse nome, e a democracia política é condição sine qua non da existência e do eficaz funcionamento de um verdadeiro poder judicial.

Não há sociedade democrática sem poder judicial: este é o garante de um efectivo controlo da constitucionalidade das leis, como da legalidade dos actos da administração, constituindo mesmo a base da indispensável separação dos poderes no Estado de direito contemporâneo (o controlo jurisdicional é a única verdadeira garantia dessa essencial separação que resta quando o executivo é suportado por um partido que detém a maioria no parlamento: não há então garantias de efectivo controlo político); cabe-lhe igualmente assegurar a defesa dos direitos e liberdades dos cidadãos.

Sem democracia política, não há verdadeiro poder judicial. Toda a ditadura, cada autocracia ou oligarquia, tende a subjugar o "poder judicial", através da funcionalização, mais ou menos visível, dos juízes, ou da sua neutralização (pelo acesso -propiciado- a lugares mais cobiçados, de elite, ou definindo a progressão na carreira com base em critérios de mérito estabelecidos pelo poder político).
Nas sociedades ditas democráticas, algumas delas apontadas até como paradigmas de democracia -trata-se quantas vezes de democracia apenas formal, de mera democracia política-, o poder político, e isso é tanto mais assim quanto mais longe tal modelo de democracia estiver da realização da democracia económica e social, tem sempre ao seu alcance meios de limitar a independência dos tribunais, na medida do interesse das classes que o suportam e às quais, naturalmente, serve: modo de recrutamento dos juízes (nomeação por representante, mais ou menos directo, desse mesmo poder; eleição, processo geralmente sugerido quando os magistrados se tornam incómodos para a classe política e há que pôr em causa a sua legitimação); fraccionamento da magistratura judicial (em vez de um corpo único, embora com a necessária especialização de jurisdições, várias magistraturas, distribuídas por outras tantas ordens de tribunais); agravamento das condições de trabalho (aumento incomportável do número de processos por juiz, insuficiência de meios de apoio materiais e humanos); limitação da independência económica dos magistrados
."

José Gonçalves da Costa
Juiz do Supremo Tribunal de Justiça

Cachorros do Ronaldinho.

Ladrão fantasma.

"O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Santa Comba Dão deteve um homem de 52 anos, cadastrado, suspeito de ter assaltado 30 residências e ainda cafés e associações recreativas daquele concelho, entre os meses de Março e Novembro deste ano. Segundo fonte da GNR, o suspeito tinha como hábito dormir de dia e furtar durante a noite. Em alguns casos, entrava nas habitações, comia, bebia, lavava a loiça, tomava banho, furtava o que via e fugia sem deixar rasto. Para a GNR e populares era o ‘ladrão fantasma’."

CM

É um ladrão português com certeza. Até lavava a loiça aos donos e, como era muito asseadinho, tomava banho. Em situação normal seria digno de figurar no Guiness. Mas como não é violento nem filho de imigrante, não tem sorte nenhuma.

Porque será?

"Leonor Cipriano, condenada em Setembro a uma pena de 20 anos de prisão pela morte da sua filha Joana, no Algarve, não conseguiu ontem identificar com segurança os inspectores da Direcção Central de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa que acusa de a terem agredido, em Outubro do ano passado, na sede da Judiciária de Faro, durante a investigação do crime. O advogado dos inspectores da PJ que Leonor Cipriano acusa de agressão disse, ontem, no final da diligência, que a “Polícia Judiciária não pode ser permenentemente enxovalhada e responsabilizada por tudo o que de mal acontece no País”. Segundo António Colaço, nos últimos tempos “os inspectores responsáveis pela investigação do caso da morte de Joana têm sido constantemente enxovalhados”.

CM

Não conseguiu identificar os seus "agressores"? Porque será? Está na hora de ser responsabilizado quem anda a enxovalhar a PJ.

Novas dos combatentes da liberdade.

"Um bombista suicida explodiu o seu carro à porta de um hospital no sul de Bagdad, enquanto tropas norte-americanas distribuiam doces e comida a um grupo de crianças. Morreram 30 pessoas e 40 ficaram feridas" (Ler aqui).

E assim a insurgência vai construindo o futuro do Iraque. "


Da Elise.

Facilitar.


"O candidato presidencial Manuel Alegre defendeu hoje a concessão automática da nacionalidade portuguesa aos descendentes de imigrantes nascidos em Portugal, mas escusou-se a comentar a possibilidade de um processo de legalização extraordinário de imigrantes."

PD

A ideia de Alegre é imitar o procedimento francês. Não nos importamos nada desde que as companhias de seguros assinem um compromisso em como não podem recusar-se a indemnizar os proprietários dos carros incendiados.

Carro da BIA.

"De acordo com aquela estação de rádio, o aparelho faz parte de uma lista elaborada pelo grupo de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch como um dos meios de transporte utilizados pela agência norte-americana CIA para o transporte secreto de alegados terroristas."

TSF

Também em frente do nosso prédio parou o carro pertencente à BIA. Alertados pelos nossos vizinhos, fomos obrigados a revistar quatro loiras divinais em nome da defesa dos direitos humanos e de tudo o mais que queiram. Ao princípio resistiram, o que nos obrigou a recorrer ao nosso armamento pesado. Mas após uma breve aferição extasiaste do referido, aceitaram alegremente entrar na nossa casa, perdão, no nosso estabelecimento de defesa dos direitos humanos, aonde teve lugar uma verificação geral ao material, perdão, às passageiras que seguiam a bordo do veículo suspeito. Verificação feita sem escalas e gritos. E dores. Muitas dores que a idade não perdoa. C´os diabos.

Teria a sua piada.

"Os magistrados do Ministério Público vão pedir explicações ao Governo sobre o sistema informático dos tribunais. Há suspeitas de que os processos em segredo de Justiça não estão a ser bem protegidos. "

SIC

Dos fracos ..

"O ministério da Defesa britânico abriu ontem um inquérito depois da difusão de um vídeo que mostra vários recrutas dos fuzileiros navais aparentemente obrigados a combater nus e sem protecção antes de um deles ter sido agredido com violência por um superior."
Como nos conta António Machado:

Havia um artº. no RDM que não permitia o acesso às Forças Armadas de homossexuais para evitar que se chocassem com estas imagens. Por tanto deixem-nos brincar aos homens, porque dos outros não reza a história, embora se esforcem para que constem nela.”

Parabéns Ronaldinho.


O brasileiro Ronaldinho, do Barcelona, venceu esta segunda-feira o troféu «Bola de Ouro» da revista francesa France Football.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Pelos bastidores.

Jorge Sampaio no seu livro "Portugueses IX" desabafa que teria renunciado ao cargo de "Presidente da República" se as eleições de 20 de Fevereiro tivessem dado a vitória à anterior maioria parlamentar. Mas a dissolução do Parlamento não foi um gesto arriscado. O desgaste do governo de Santana Lopes, diariamente fustigado por uma comunicação social "guerrilheira", e as sondagens indicavam claramente a vitória de Sócrates.

Só por curiosidade, recordemos alguns episódios deste governo:

A/ Demissão do Ministro das Finanças;

B/ Contradições entre ministros e o primeiro-ministro;

C/ Erros nas contas do orçamento;

D/ Erros na argumentação justificativa.

Ora, sendo de longe mais graves que os episódios do governo de Santana Lopes, não mereceram grande destaque na comunicação social ou dos habituais comentadores políticos.

Assim sendo, este testamento político de Sampaio tem como finalidade condicionar a actuação do futuro presidente da República. Comprovando o exposto, temos Mário Soares que, aproveitando a deixa, veio defender que se um presidente "se engana numa dissolução da Assembleia da República, se for uma pessoa honesta, tem de se demitir". Logo foi secundado pelo constitucionalista Vital Moreira através de um artigo publicado no jornal "Público" a defender a tese da renúncia.

Como é facilmente verificável, as declarações de Soares e Vital mais não são, tal como afirma Blanco de Morais, "uma sofisticada estratégia política e discursiva, destinada a limitar, à margem da Constituição, a futura liberdade política inerente ao poder de dissolução do Presidente da República que venha a ser eleito":

Ou seja, pretende condicionar Cavaco Silva numa eventual tentação de fazer cair o governo de Sócrates.

28 de Novembro de 1969.

Os Rolling Stones lançam o álbum Let It Bleed. Tido como o segundo de quatro obras-primas lançadas seguidamente pela banda entre 1968 e 1972 (Beggar's Banquet, Let It Bleed, Sticky Fingers e Exile On Main Street), este disco representa uma fase de transição da banda, onde ocorre uma mudança, Mick Taylor substituindo Brian Jones no papel de quinto integrante. Jones deixaria o grupo buscando outras realizações musicais, acabaria falecendo inesperadamente cinco meses antes deste álbum ser finalmente lançado. O álbum original inclui um pôster gigante da banda destacando o novo integrante. Todavia, Mick Taylor participa em apenas duas faixas, assim como Brian Jones. Apesar de contar também com a participação de Ry Cooder, o destaque na guitarra é o amadurecimento de Keith Richards como instrumentista. Se no álbum anterior, ele se viu obrigado a cuidar de todas as guitarras sozinho, dado a um período conturbado na vida pessoal de seu colega Brian Jones, neste trabalho, Richards trabalha seguro e à vontade com suas responsabilidades.

Até amanhã.

Casa Pia e responsabilidade.

"Da famosa teoria da cabala, passou-se agora à tentativa de responsabilizar os acusadores e o próprio Procurador-Geral da República que tinha avocado o processo. É certo que os juízes desembargadores são bastante críticos e deveriam evitar expressões como “reino da pura fantasia”, num texto que teria grande divulgação pública. Mas a decisão foi unânime e tem a vantagem de resolver em definitivo uma questão que se arrastava há demasiado tempo.

Uma das poucas virtudes do processo Casa Pia foi mostrar que ninguém estaria acima da lei; mesmo os poderosos da política e da televisão poderiam ser presos. Mas se o único condenado se chamar Carlos Silvino essa ideia vai desaparecer, aumentando o sentimento de insegurança e de impunidade. Esta questão coloca na ordem do dia o tema da responsabilidade do Estado e dos seus agentes no exercício de funções públicas
(texto completo aqui)."

Paulo Lopes Marcelo

Antes de mais, é necessário ter em conta o desmentido publicado no Expresso de 18 de Novembro, efectuado por António Rodrigues Simões, um dos juízes-desembargadores do TRL que proferiu o Acórdão:

Os seguintes comentários “o Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa… acusa o Ministério Público de “tentativa de manipulação grosseira…” e “a Relação qualifica de falsas, inventadas, contraditórias e delirantes as declarações…” não correspondem à verdade. Com efeito, as expressões referidas não são dos juízes do TRL, mas sim uma transcrição das posições assumidas no processo pelos advogados que representam os arguidos”.

Significa isto que as expressões críticas contundentes em relação ao MP são da autoria dos advogados e noticiadas erroneamente como sendo dos juízes. E isso quer dizer alguma coisa.

Soares perde fulgor

"O candidato presidencial Mário Soares defendeu hoje a importância dos partidos políticos no regime democrático, criticando os «ataques reaccionários» de alguns sectores da sociedade portuguesa. «A política tem andado a ser muito combatida porque se espalha a ideia que os políticos não são pessoas dedicadas ao bem público. Trata-se de uma visão que é profundamente reaccionária e anti-democrática e que não corresponde à realidade». «Não há profissão mais nobre do que a política, quando é cumprida com ética e moralidade". Falando para uma plateia com poucos estudantes, o candidato dirigiu o seu discurso aos mais jovens, exortando-os a participar nos actos eleitorais. "
Aonde foi Soares buscar essa ideia? Porventura existe algum português que não goste de políticos ou que duvide da sua extrema dedicação ao bem público?

Pois é. Desde que acabou com os ataques pessoais a Cavaco e se dedica a comentar os problemas do país, Soares perde fulgor. Por este andar, o comício de encerramento será uma sesta geral.

Política grande.

"O candidato presidencial Francisco Louçã acusou hoje Mário Soares e Manuel Alegre de estarem envolvidos numa "política muito rasteira", cheia de perseguições e intrigas, relacionada com o processo de escolha do candidato apoiado pelo PS. Todo esse episódio é lamentável, é uma forma de fazer política muito rasteira, com perseguições e intrigas. Eu procuro fazer uma política grande. Eu falo sempre dos problemas da economia, da violência doméstica sobre a mulher e sobre os idosos, do trabalho precário, da qualificação e da tecnologia. Estou a olhar para o futuro, não estou preocupado com as intrigas de um partido."

SIC

É isso que apreciamos em Louça. Tal como afirma procura fazer uma política grande sem perseguições e intrigas.

Eis alguns exemplos: “O candidato presidencial Francisco Louçã afirmou, este sábado, que Cavaco Silva defende que o país precisa de se «livrar dos funcionários públicos» e «deixá-los morrer», lembrando afirmações feitas pelo seu adversário em 2002 (ler aqui).

«Não vou fazer comentários, pois trata-se de um comunicado anónimo, que não está assinado por alguém do gabinete da ministra ou da assessoria de imprensa. Apenas tem o timbre do Ministério da Educação (ler aqui

Francisco Louçã, líder do BE, acusa a actual vereação autárquica de Lisboa de alterar o Plano Director Municipal (PDM) para favorecer o negócio entre o presidente do Benfica e a Galp (ler aqui)".

"O dirigente e candidato presidencial do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, acusou o ex-ministro do PSD Dias Loureiro de beneficiar com os fogos florestais, através do aluguer ao Estado de equipamentos aéreos de combate aos incêndios (ler aqui). "

"Os Jovens do Bloco, movimento juvenil associado ao Bloco de Esquerda (BE), ensinam “técnicas de desobediência civil”, num ‘workshop’, no âmbito de um acampamento que decorre entre 27 a 31 de Julho em S. Gião, na Serra da Estrela (ler aqui). "

"No capítulo da segurança, defendeu um «policiamento de proximidade» ao invés das «operações montadas como se fossem uma operação de comandos». Esse tipo de actuação, em que «por vezes os moradores são tratados de maneira violenta» gera por sua vez «a reacção violenta» dos habitantes do bairro, justificou por seu turno Francisco Louçã, que integrou a comitiva que percorreu as ruas do bairro (Cova da Moura) e visitou a Associação Moinho da Juventude (ler aqui). "

"Diana Andringa diz-se "surpreendida" com a reacção do comandante da PSP de Lisboa, que, ontem, em declarações ao "Expresso", considerou "inqualificável o aproveitamento político" dado à entrevista que concedera à jornalista sobre o "arrastão" ocorrido a 10 de Junho, em Carcavelos (ler aqui). "

Para meditar.

"Nove em cada dez crianças vítimas de abusos sexuais nunca conseguirão que o agressor seja condenado devido à falta de provas, mesmo quando são evidentes os sinais da violência, denunciou ontem Jorge Costa Santos, presidente do Instituto de Medicina legal de Lisboa."

DN

Para memória futura.





Desabafo para memória futura.

Alternativas?

"O avião português onde foi localizada cocaína, na Venezuela, tinha um excesso de carga de quase meia tonelada, situação que poderia por em risco a viagem, afirmou ontem, em Tribunal, o vice-presidente da Associação Ibero-Americana de Pilotos (AIAP), Mello Correia.

Numa situação de carga excessiva, qualquer tripulação séria, se soubesse da existência das malas que foram carregadas ilicitamente, sabia que estava tecnicamente impossibilitada de efectuar um procedimento que poria em risco a sua própria vida"

JN
Significa isto que, à tripulação, só restava a alternativa de denúnciar a carga às autoridades?

Escutas telefónicas.

"O procurador-geral da República, Souto Moura, deu orientações à directora do DCIAP, Cândida Almeida, para retirar do processo Portucale escutas telefónicas que não tenham directamente a ver com a investigação. Em causa, neste processo, no qual são arguidos os ex-dirigentes do CDS Luís Nobre Guedes e Abel Pinheiro, estão alegadas práticas de tráfico de influências na aprovação de um empreendimento turístico do Grupo Espírito Santo, em Benavente.

Em resposta a um pedido de esclarecimento do DN, o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República confirmou que esta semana Souto Moura e Cândida Almeida tiveram uma reunião. No entanto, a PGR rejeita que a mesma tivesse sido "motivada pela notícia do Expresso", do último sábado, que revelava a existência de escutas telefónicas no processo
."

DN

Há notícias que nos custa a acreditar. Esta é uma delas. Da sua leitura mais parece resultar uma preparação da opinião pública para a sua extinção.

Afirma-se que o “arguido terá sido confrontado com um extenso rol de escutas telefónicas, algumas das quais sem relevância directa para o objecto do processo. Será? O que é um facto é que as escutas têm-se revelado más para a saúde de muita gente bem posicionada.

O problema não está nas escutas telefónicas mas sim na violação do segredo de justiça. Mas como a solução (mais fácil) encontrada para combater a violação do segredo de justiça é acabar com ele, o novo funcionamento da justiça promete.

Já agora: é preciso não esquecer que as escutas telefónicas têm sido essenciais para a descoberta de certos crimes e que um Estado de Direito exige que a criminalidade seja punida.

Guetto.

"São quatro, todos filhos de famílias com posses, e no princípio da madrugada de sábado resolveram divertir-se, assaltando dois transeuntes nas imediações de uma discoteca na Cruz de Pau, Seixal. Depois de várias agressões físicas, roubaram parte das roupas e os telemóveis às vítimas. A GNR deteve-os, duas horas depois, quando comiam hambúrgueres junto a uma rulote."

A história está mal contada. Sempre ouvimos o Bloco de Esquerda dizer que só se rouba por necessidade. Esses jovens devem fazer parte dos marginalizados /guettizados da Quinta da Marinha. O problema resolve-se facilmente com a atribuição de uma habitação social aos seus pais.

Xenofobia.

"Sete feridos, um deles em estado considerado grave, foi o resultado de uma cena de pancadaria e facadas, ocorrida na madrugada de ontem, num estabelecimento de restauração junto à estação de caminhos-de-ferro, na freguesia de Calendário, em Vila Nova de Famalicão. Segundo o Jornal de Notícias conseguiu apurar junto de fonte policial, um grupo de indivíduos de etnia cigana ter-se-á envolvido em desacatos com o proprietário do estabelecimento de restauração e, também, com alguns funcionários, cerca das duas da madrugada de ontem.

O JN conseguiu saber que, no local onde ocorreram os desacatos, a Polícia terá encontrado, também, uma arma de fogo com munições, que terá sido deixada cair pelos indivíduos que se puseram em fuga
. "

Mais uma tentativa de integração falhada. A xenofobia que domina este país não perdoa os pobres ciganos.

P.S. Não se esqueçam de devolver o pistolão ao moço. É que ele precisa dele para defender-se dos violentos assaltos efectuados pelos cidadãos comuns aos ciganos.

Saudades do Trapattoni.

"Mais noventa minutos e a mesma impressão. O Benfica precisa de um relógio a meio-campo, que marque o ritmo do jogo, decida quando o passe deve ser largo ou curto, quando o momento é de tentar a direita ou de virar tudo à esquerda. Se isso se consegue com um número 10 ou com um trinco de outras características é difícil responder, porque não há ninguém no actual plantel com essas qualidades.

Neste momento, os encarnados, por muito bom onze que possam apresentar, formam um corpo sem coração. Há alturas em que têm o jogo na mão e precisam da bola, de alguém que saiba como organizar os movimentos que se seguem e deixam-na à mercê do adversário. Esse ou decide ir para cima da baliza contrária ou recolhe-a e olha para o passar do tempo, acomoda-se ao 0-0 como aconteceu hoje com o Belenenses. Estar a cinco minutos do final e ver o outro lado a jogar, quando três pontos são tão importantes, é um sintoma dessa irregularidade
."

MF

Não se compreende como há jogadores que jogam ainda aleijados, agravando as suas lesões. Um facto ninguém consegue negar: este Benfica sem Simão é uma vulgaridade. E gerir vulgaridades não é para qualquer um. Caso para dizer-se: saudades do Trapattoni. Mas ele era um defensor defensivo ...

Força de bloqueio.

"Vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa defendeu paragem da construção até que sejam realizadas as obras no túnel do Metro recomendadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil"

PD

Uma verdadeira força de bloqueio que se diverte às custas do dinheiro dos contribuintes. Felizmente os voos fantasmas da CIA são mais importantes.

sábado, novembro 26, 2005

Só para lembrar.

"O aumento da taxa de IVA na Região Autónoma da Madeira, de 13% para 15%, em resultado da subida da taxa no Continente levou três grandes gigantes norte-americanas a desistirem de colocar as suas plataformas europeias na Madeira, preferindo o Luxemburgo.

O Governo português estava avisado das negociações e do perigo do aumento do IVA. Depois da Yahoo, foi a vez da AOL e da Apple desistirem da Madeira
."

Jornal de Negócios.

"As medidas inconsistententemente sustentadas resultam na sua derradeira contradição. Aqui defendi fortes reservas relativamente à aplicação generalizada de uma taxa cuja curva de utilidade, nos níveis propostos, quer pela evasão subsequente (o risco de não detecção da fuga continua elevado) quer pelos efeitos multiplicadores na economia (diminuição de consumo, diminuição de IDE), determinará uma Utilidade Total penalizadora para os cofres do Estado, para as economias regionais e para o contribuinte cumpridor. O Governo continua a não sustentar de forma séria e precisa as implicações das suas medidas macro-económicas. "

João Kuchembuck

"A reforma islâmica virá da Europa"

"Na América, é-se americano desde que se lá entra. Na Europa, a maioria dos imigrantes quer sempre regressar à sua terra natal. Em consequência, são sempre acolhidos como meros «visitantes» nas suas novas sociedades. Se uma pessoa não se defende sozinha na América, se não ganha o seu dinheiro, está literalmente morto e fracassará. Na Europa, o estado social distribuiu dinheiro generosamente, deixando os imigrantes num estado de espírito passivo. O seu «modo de ser diferente» é encorajado pelos sacerdotes islâmicos importados, que lhes dizem que não têm nada de comum com os infiéis.

Chegou a altura de tratarmos os imigrantes como cidadãos genuínos. O governo tem de agir mais claramente, por vezes com maior dureza, e tem de exigir mais. Veja os crimes de honra contra as mulheres turcas, que são um problema aqui na Holanda. Não apenas o homicida tem de ser punido, mas também toda a família, até a mulher que serve o chá enquanto o conselho de família se reúne para preparar este acto sangrento. Precisamos de enviar um sinal: não é permitido fazer estas coisas. Nos casos de excisão do clítoris precisamos também de um sistema de controlo. Na Holanda, temos esse sistema, mas ainda funciona numa base de voluntariado. Contudo, já é um começo
."

Ayaan Hirsi Ali no EXPRESSO Online (ler entrevista completa aqui).

Uii.

Os donos da verdade.

"A intelectualidade de direita está na moda, nos blogues, nos jornais, na capa das revistas. Metaforicamente, também chegou ao poder. Polémicos, irreverentes, aparentemente indomáveis, são os novos gurus. Não querem sequer fazer justiça. Só dizer mal dela nas horas de tédio. E falar de filosofia entre biquinis. Para isso e por isso, dizem as coisas originais de sempre, aprendidas com a velha guarda da direita escrivona: Portugal não presta, os portugueses são uma tribo inqualificável, os governantes deviam estar todos presos, as guerras lá longe são todas justas... e vamos jantar que se faz tarde, que isto de chocar e pasmar dá muito trabalho e apetite.

A direita portuguesa já tinha governantes, gestores e jovens empreendedores. Agora, pelos vistos, descobriu-se que também sabe escrever. Não é novidade, mas agradece-se o lembrete. O que eu pergunto é se essa direita terá memória. E vergonha. Dava jeito
."

Texto completo aqui.

Sabe-se que escrever é um privilégio exclusivo da esquerda. Tal como ter memória. Memória do passado e do presente. Não há duvidas. Os intelectuais esquerdistas são os únicos paladinos da moral e da inteligência. Os únicos intelectualmente honestos.

Já agora, Gulag (ler aqui) diz alguma coisa? E Cuba?

"O Miguel Rolha"

"Se há político que nos últimos anos tem sabido gerir como ninguém a sua imagem pública e uma insólita reputação de competência técnica e profissional, ele é Miguel Cadilhe. Há muito que Cadilhe sabe que para dar nas vistas não há nada melhor do que, num primeiro momento, fazer-se associar a um partido político, para logo depois o criticar em ocasiões cuidadosamente estudadas.

Isso, Miguel Cadilhe sabe-o bem, tem uma tripla vantagem:
- Desde logo, e do ponto de vista pessoal, cola-lhe uma reputação de independência intelectual, e de que põe os princípios à frente dos meros interesses político-partidários;
- Depois, fica bem visto no seu próprio partido, que assim pode exibir em público um militante de destaque que é intelectualmente independente e que, quando um dia resolver elogiar o partido, poderá fazê-lo sob essa reputação;
- Finalmente, fica bem visto nos restantes partidos, principalmente se algum deles estiver no Governo, que assim se pode aproveitar politicamente de uma crítica aos oponentes, e que desde logo goza de uma presunção de seriedade e acerto. Pois não vem ela do interior do próprio adversário?
Ganha sempre e sai sempre bem visto perante todos!

Mas o que melhor Cadilhe sabe fazer é, sem dúvida, escolher o momento certo para «atacar».

Por exemplo, lembro-me que em Dezembro passado e, já após a dissolução da Assembleia da República, quando as sondagens indicavam unanimemente uma larga vantagem do PS nas eleições que se aproximavam, Cadilhe veio a público manifestar-se «insatisfeito com o país que tem para apresentar aos investidores» e tecer duras críticas ao Governo cessante. E, numa altura em que se adivinhava já que o Primeiro-ministro que sairia das eleições de Fevereiro seria José Sócrates, Miguel Cadilhe deu-se mesmo ao luxo de vir elogiar... a co-incineração...

Escassos dois meses depois, Cadilhe não se coibiu de se insinuar a Santana Lopes, fazendo-o cair infantilmente na esparrela de vir a público indicar o seu nome como seu próximo ministro das Finanças, se viesse a ganhar as eleições que toda a gente sabia que iria perder. Uma vez mais uma fabulosa gestão de Cadilhe da sua imagem política, agora com um compromisso de lealdade partidária que sabia que não ia ter de cumprir, mas que acabou por fazer com que o seu nome fosse novamente sinónimo de «trunfo político».

Há poucas semanas, Miguel Cadilhe declarou numa conferência que a solução para o problema do défice seria o Governo vender... as reservas de ouro.
Claro que Cadilhe bem sabe que nem a venda das reservas de ouro significaria a resolução do défice, nem o Governo iria levar a cabo uma medida tão suicidária quanto inútil. Mas uma vez mais os seus objectivos foram cumpridos: falou-se dele nos jornais e nos telejornais e novamente como alguém «que não tem papas na língua» (o que é sempre alguma coisa que o grande público aprecia), mesmo que seja só para dizer barbaridades.

Mas a última de Miguel Cadilhe é, de facto, a mais notável:
Num texto que, como seria de esperar, mereceu honras de primeira página do «Expresso», Miguel Cadilhe veio agora «informar» o país que afinal é o próprio Cavaco Silva quem é «o pai do monstro», esquecendo-se de que foi seu ministro das Finanças e acusando-o de ser o responsável pelo actual Sistema Retributivo da Função Pública, que representa hoje 15% do PIB.

Cá temos a táctica do costume, num «timing» que não poderia ser mais apropriado:
- Cavaco lidera todas as sondagens para as eleições presidenciais;
- A esquerda parece não encontrar ninguém que consiga contrariar essa tendência;
- E Cadilhe está a escassos meses de acabar o seu mandato como presidente do Conselho de Administração da A.P.I. (Agência Portuguesa para o Investimento)...

E assim Miguel Cadilhe vem vindo flutuando ao longo dos anos na política portuguesa, vogando calmamente ao sabor dos ventos que vão soprando em cada momento.

E, por incrível que pareça, essa mesma imagem de independência política e de enorme competência técnica tem-no mesmo acompanhado ao longo da sua presidência da A.P.I., por muito insólito, e até absurdo, que achem todos os que com ele lidam de perto.

Mas talvez só enquanto não houver quem finalmente investigue o que a A.P.I. tem, afinal, significado verdadeiramente para o investimento em Portugal, ou enquanto não houver alguém que se disponha a revelar que a maior percentagem da actividade que essa Agência de Investimentos desenvolveu nos últimos anos resulta de investimentos... nela própria...
"

Luis Grave Rodrigues no Random Precision.

Competências.

"Do Público de hoje:

" IGAI investiga corrupção na GNR do Carregado".

Do site da IGAI


[A IGAI]"Não tem competência para a investigação criminal, devendo participar de imediato à Procuradoria-Geral da República as situações que detecte e que possam constituir crime, devendo colaborar com os órgãos da investigação criminal na obtenção das provas, sempre que tal for solicitado.

"Das duas, uma: Ou a IGAI anda a cometer ilegalidades graves, ao investigar crimes para os quais não tem competência; ou a incompetência do Público, já começa a ser demasiado incómoda, para não ter nenhuma consequência..."

Publicado por José na Grande Loja.

sexta-feira, novembro 25, 2005

25 de Novembro de 1975


Em Portugal, forças democráticas impedem uma revolução de extrema-esquerda, impondo a democracia como rumo para o país, e terminando o PREC.

Leia aqui a versão de "Álvaro Cunhal" publicada no Capítulo 8 do livro "A verdade e a mentira na Revolução de Abril: A contra-revolução confessa-se", Edições Avante!, Lisboa, Setembro de 1999

25 de Novembro de 1845.

Nasce Eça de Queiroz ou Eça de Queirós, que é por muitos considerado o maior escritor português do século XIX. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de Os Maias.

Nasceu a 25 de Novembro de 1845 na Póvoa de Varzim. Com 16 anos foi para Coimbra estudar direito. Seus primeiros trabalhos, publicados como um folhetão na revista "Gazeta de Portugal", apareceram como colecção, publicada depois da sua morte sob o título "Prosas Bárbaras". Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou ao Egipto e visitou o canal do Suez que estava sendo construído, o que inspirou diversos de seus trabalhos, o mais notável dos quais o "Mistério da Estrada de Sintra", de 1870 e "A Relíquia", apenas publicado em 1887. Quando foi despachado mais tarde para Leiria para trabalhar como um administrador municipal, escreveu sua primeira novela realista da vida portuguesa, "O crime do Padre Amaro", que apareceu em 1875. Aparentemente, Eça de Queirós passou os anos mais produtivos de sua vida em Inglaterra, como cônsul de Portugal em Newcastle e em Bristol. Escreveu então alguns dos seus trabalhos mais importantes, incluindo "A tragédia da Rua das Flores" e "A capital", escrito numa prosa hábil, plena de realismo. Suas obras mais conhecidas, "Os Maias" e "O Mandarim", foram escritas em Inglaterra também.

O seu último livro foi "A Ilustre Casa de Ramires", sobre um fidalgo do séc XIX com problemas para se reconciliar com a grandeza de sua linhagem. É um romance imaginativo, entremeado com capítulos de uma aventura de vingança bárbara ambientada no século XII, escrita por Gonçalo Mendes Ramires, o protagonista. Trata-se de uma novela chamada "A Torre de D. Ramires"", em que antepassados de Gonçalo são retratados como torres de honra sanguínea, que contrastam com a lassidão moral e intelectual do rapaz.

Morreu em 1900. Seus trabalhos foram traduzidos em aproximadamente 20 línguas.

Wikipédia.

Até amanhã.

Sondagens.

"Duas sondagens relativas às presidenciais divulgadas esta quinta-feira apresentam resultados diferentes quanto ao cenário eleitoral. Enquanto o estudo da Universidade Católica coloca o antigo primeiro-ministro Cavaco Silva a ganhar à primeira volta (57 por cento dos votos), os resultados do barómetro Marktest mostram, pelo contrário, que o candidato da direita está a perder terreno (44 por cento) e só venceria à segunda volta. "

PD

A esquerda criou o mito do silêncio do Cavaco Silva. Argumentam que Cavaco não tem opinião sobre nada, nem sabe argumentar e, por esse facto, evita falar para não perder popularidade. Para alimentar isso, a “Orquestra Vermelha” bombardeia o país com críticas aos pretenso silêncio e insultos a Cavaco no intuito de o obrigar a falar. E sempre que Cavaco fala, é publicada uma sondagem aonde invariavelmente a sua popularidade desce, alimentado o referido mito. Mas tal, aos olhos do cidadão, não passa despercebido. A pouco e pouco a "quinta coluna esquerdista" vai denunciando-se em artigos manhosos na comunicação social.

A verdade é que Cavaco tem usado as palavras que quer e quando quer, palavras certeiras que contrastam com os ataques pessoais que os outros candidatos lhe movem encarniçadamente. Efectivamente, Cavaco é simples na linguagem, persuasivo na justificação da candidatura e fala do que um candidato deve falar: da situação do país, do contexto internacional e do que está no âmbito das funções presidenciais. E, principalmente, não desce à crítica. Ou seja, Cavaco vai acumulando pontuação contra a frente unida dos adversários.

Razão porque aceitamos com mais facilidade a sondagem que dá a vitória a Cavaco.

Mas como já o mencionámos aqui, o apoio não deve afrouxar por se pensar que já está ganho.

Circo chegou à cidade.

"O Gulfstream IV que aterrou a 15 de Maio no aeródromo de Tires (Cascais) não estava ao serviço da CIA, pois transportava membros de uma equipa americana de basebol que estiveram, no dia 16, na cerimónia dos Óscares do Desporto (Laureus).O autor da fotografia do aparelho com matrícula "N227SV" (que é alugado com frequência pela CIA), Luís Alexandre Pontes, garantiu ao DN que a foto apenas está publicada no site airliners.net e frisou que "o avião trazia pessoas ligadas aos Red Sox", além de que "estava parqueado entre outros jactos privados que também estavam presentes para o Laureus"."

DN

"O ministro dos Negócios Estrangeiros romeno declarou hoje que a Roménia "não tem tempo a perder com investigações" sobre alegações de que terá autorizado prisões secretas da CIA, classificando-as como "pura especulação". "Por que haveria um inquérito se não existe nenhuma prova sobre isso. Quem tiver tempo a perder para investigar esse assunto será bem-vindo à Roménia", declarou Razvan Ungureanu."
O PCP e o BE trouxeram o circo à cidade. Só num país como Portugal, uma suspeita leviana consegue levantar tanta onda sem que os causadores sejam punidos. Evidentemente que os aviões em causa são alugados a várias entidades. Por exemplo o avião que esteve em Tires, cujo dono é o vice-presidente dos Boston Red Sox, Phillip Morse, afirmou que o aluga frequentemente à CIA mas que, evidentemente, não está sempre ao serviço dela. Sendo assim, o mais certo é que, por razões de segurança, essas escalas públicas nada tenham a ver com a CIA. Razão tem o ministro dos Negócios Estrangeiros romeno.

Engraçado a forma como os habituais pretensos defensores da liberdade atacam sempre os americanos. Até mesmo quando tudo não passa de mera suspeita. Agora nos habituais casos confirmados de violação dos direitos humanos reina o habitual silêncio.

É verdade. Não deixa de ser irónico ver os saudosos do muro e os seus irmãos dissidentes trotskistas, apoiantes do ex-regime soviético, tão incomodados se temos aviões da CIA.

A habitual desonestidade.

"Jornalistas e funcionários da cadeia por satélite do Qatar Al-Jazira protestaram hoje contra um plano atribuído ao presidente norte-americano de bombardear em 2004 esta televisão árabe, criticada por Washington pela sua cobertura da guerra no Iraque."

RTP

A história baseia-se numa brincadeira de Bush com Blair (ler aqui). Como se pode efectuar um ataque militar contra a cadeia de televisão do Qatar? Um país soberano ao qual não existe justificação alguma que possa permitir uma acção bélica. A falsidade da notícia e as verdadeiras intenções estão bem patentes. Ainda mais que a falsa histórias do Corão atirado para a sanita. Só mesmo a impunidade que o excesso de liberdade democrático concede à comunicação social permite que esta atice o ódio através da publicação de tamanhas falsidades.

Agora também não é a primeira vez que jornalistas da Al Jazeera são presos por pertencerem à Al-qaeda (ler aqui). Mas isso não conta para a garbosa comunicação social. Nem a mortandade resultante das notícias falsas.

A ferro e fogo.

"Mário Soares disse ontem, em entrevista à Rádio Renascença, que Manuel Alegre "está de má consciência", porque não teve o apoio do PS, não aceitando que o fundador do PS avançasse primeiro. "Vive num quadrado confuso, não sabe quem é o adversário ou para onde quer ir, o que poeticamente pode ser muito interessante, mas politicamente não tem defesa. É patético.

Num registo muito duro para Alegre, Soares considera ainda que “não tem pés nem cabeça que um homem que perdeu as eleições dentro do partido com 14% seja apoiado por esse mesmo partido para candidato à Assembleia da República.
"
Mário Soares em entrevista à Rádio Renascença.

Como diz José:

"Mário Soares fala dos 16,5% (e não 14% como erradamente refere; lembremo-nos que os números nunca foram o seu forte...)de Manuel Alegre nas eleições internas do PS. Será que se esquece dos míseros 03% (três por cento) do clã Soares? Estavam lá todos - o João, o Alfredo, o Mário, a Maria, a Isabel... nem assim. Está acabado no PS e não deu conta disso! "

Esquerda baixa.

"Louçã cai seis pontos, ficando com um crédito de 7%, enquanto Jerónimo desce dez pontos, conseguindo agora um saldo de 8% favorável."
Já aqui tínhamos alertado Jerónimo. O tipo de campanha empregue nas autárquicas não serve para as presidenciais. Compreende-se sendo ele uma muleta de Soares mas descura o flanco. A sorte dele é Louçã estar embriagado com o excesso de mediatismo que está a auferir.

O outro lado da justiça.

"Ninguém que conheça a vida forense ignora que apreciável segmento das férias judiciais constitui, na 1.ª instância, e sem esquecer os turnos, um tempo de recuperação de atrasos de despachos de maior complexidade ou de decisões com maior fólego. A maioria das vezes (os atrasos) são causados pelas disfunções de um sistema por cujo figurino não são os juízes responsáveis.

O presidente da República compreende que a opção por uma crescente uniformização dos regimes de segurança social não exige, na sua fundamentação, que seja qualificado como injustificado privilégio um regime que tinha fundadas razões para ser instituído e mantido, enquanto fosse financeiramente viável conferir um tratamento específico a quem muito dá à comunidade
".

Sampaio na sessão de abertur a do congresso dos juízes portugueses.

"O actual poder executivo passou a dizer que os tribunais fecham três meses por ano, o que não é verdade; passou a declarar que os juízes precisam de trabalhar mais para ter a justiça em dia, o que é inverdade; passou a afirmar que os juízes querem estar acima de tudo e de todos, o que não é verdade. Talvez outros o queiram".

Nunes da Cruz presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)

CIA em Portugal.

"Há 34 voos suspeitos, que passaram por Portugal entre Junho de 2002 e Julho de 2004, e que poderão ter sido utilizado nas operações clandestinas da CIA, envolvendo rapto, sequestro e transporte de alegados terroristas.

Como qualquer companhia aérea, a Richmor Aviation, que está sediada em Houston, no estado do Texas, presta serviços a quem a contrata, razão pela qual um outro avião da empresa - o Gulfstream IV com a matrícula N227SV - foi avistado em Tires, em Maio deste ano."

DN

Se procurarem melhor, conseguem encontrar mais voos. Já agora. O nosso vizinho da frente tem uma bandeira americana pendurada na parede do quarto. Achamos que ele é um espião da CIA. Várias vezes o vimos de binóculos a espreitar a vizinha que mora na esquina. Além de ser uma gaja muita boa, presumimos que ela é um alto quadro do nosso governo embora digam que ela é russa e trabalha num clube de Strip.

O nosso Portugal.

"Cinco indivíduos roubaram, ontem de madrugada, uma caixa automática de Multibanco, do interior do posto de abastecimento de combustível da Galp, localizado junto à EN125, em Pera, concelho de Silves. As autoridades suspeitam que se trata de um gang proveniente de Espanha, responsável por vários assaltos praticados nas últimas semanas na região algarvia."
Também nós já pensámos nisso. Mesmo muito. Mas a idade e estas costas não o permitem. Vamos ter de continuar a bulir e a ser espoliados pelo Estado.

"Há meses que os moradores do Bairro do Zambujal, concelho de Loures, se queixavam à GNR que um homem de 31 anos, ali residente, os ameaçava frequentemente com uma arma de fogo. Anteontem, as autoridades acabaram com este sentimento de insegurança e apanharam o suspeito. Durante a operação, os militares apanharam uma mulher de 24 anos em flagrante. Na mão trazia um cão rotweiller, posteriormente apreendido."

CM

Devia ser um rotweiller anão para ser transportado na mão. Resultado: a GNR meteu-o no bolso.

"Uma cena de pancadaria entre 15 vendedores de etnia cigana, todos familiares, cortou ontem durante meia hora o trânsito na Estrada Nacional 378 (EN378), que liga o Fogueteiro a Sesimbra. Um homem ficou ferido com gravidade, depois de ter sido agredido pelo irmão."

CM

Trata-de de mais uma falhada tentativa de integração de ciganos na sociedade. Neste caso, integração na própria família. Só mesmo a xenofobia consegue explicar estas situações. Já agora. Esperamos que tenham cobrado bilhetes à maralha que assistia.

quinta-feira, novembro 24, 2005

Até amanhã.

Promete.

"O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que decidiu recandidatar-se ao cargo porque o secretário-geral do PS, José Sócrates, o convidou, dizendo-lhe que era o candidato certo e que não apoiava Manuel Alegre."

DD

Estamos conversados.

"A presidente da Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, foi esta quinta-feira constituída arguida em mais dois processos, um ligado às relações com o clube de futebol local e outro por difamação, disse à Lusa fonte judicial."
Tendo em conta que:

"Fátima Felgueiras vai concentrar sobre si os mais importantes pelouros da Câmara Municipal de Felgueiras. A autarquia aprovou, em 31 de Outubro, por quatro votos a favor e dois contra (dos vereadores do PSD) a respectiva delegação de competências que lhe atribuiu, entre outros, a recolha dos resíduos sólidos urbanos - uma matéria que está no centro do processo do "saco azul" em que é arguida. Ao todo, foram-lhe delegadas 31 competências nas mais variadas áreas.

Além daquela pasta, Fátima Felgueiras ficou ainda com competências no urbanismo e nas questões "relativas ao licenciamento de operações urbanísticas", assim como no serviço de abastecimento de água ao concelho. Foram ainda delegadas em Fátima Felgueiras "todas as competências" para a realização de despesas públicas da autarquia até ao limite máximo de 748.196 mil euros
."

DN

Estamos conversados.

Panem et circenses.

"O candidato a Presidente da República Francisco Louçã reiterou hoje o pedido de demissão do secretário de Estado da Educação, considerando que Valter Lemos "não tem condições nenhumas para se manter no cargo".
O candidato a Presidente da República Louça está a gastar o dinheiro dos contribuintes para fazer política partidária. E de baixo nível como nos habituou. O tempo de antena serve para expor as ideias que ele (devia) ter para a sua presidência. Mas como o Portugal Profundo está rendido ao circo, há que fomentar a continuação do espectáculo.

Comparticipação nos medicamentos.

"Portugal é o país da Europa com a mais baixa taxa de comparticipação no uso de Opióides, medicamentos narcóticos eficazes no combate à dor crónica como a causada por doenças como o cancro, segundo um estudo hoje divulgado´. O documento indica que existem áreas às quais o Estado português tem de prestar atenção, de modo a garantir que os doentes possam usufruir de tratamentos ao nível dos melhores da Europa nomeadamente no que respeita aos regulamentos e aos meios económicos."

DD

Cavaco e Soares.

"Estou convencido de que ainda nem foram feitos todos os estudos sobre os benefícios tangíveis e intangíveis, directos e indirectos, ou sobre os efeitos tributivos" do novo aeroporto, afirmou Cavaco Silva, à margem de uma conferência do American Club, proferida no hotel Sheraton, em Lisboa.

"Tem de se saber se os custos sociais são inferiores aos benefícios sociais e eu não tenho condições para me pronunciar. Nem acredito que alguém tenha todos os elementos para poder afirmar com segurança que os benefícios sociais são superiores
"

Cavaco Silva
Verificamos que Cavaco Silva continua sem falar e sem emitir opiniões sobre a situação do país. Soares deve estar alegre com a situação.

"Mário Soares escusou hoje pronunciar-se sobre a necessidade de um inquérito à alegada utilização de aeroportos portugueses por aviões da CIA para transporte clandestino de presos, aconselhando prudência até se "saber se há provas" daquela prática. "

PD

Soares, esse sim, continua a revelar as suas posições sobre os problemas de Portugal. Exceptua-se quando é para elogiar:

"O candidato presidencial Mário Soares considera que as qualidades técnicas de Cavaco Silva "são um mito" e que este "nunca foi posto à prova quando as circunstâncias mudaram", afirmou numa entrevista hoje ao Correio da Manhã. "

Se Cavaco é um mito e sendo os mitos irreais e inofensivos, qual a razão da existência de quatro candidatos de esquerda para combater exclusivamente o mito?

Além disso, convém não esquecer que:

"Eu reduzi duas vezes os défices, aconselhei duas vezes os portugueses a apertar o cinto e até a perderem o 13º mês. Não estávamos ainda na União Europeia, tínhamos um défice terrível"

Programa dos candidatos a PR.

1/ "O candidato presidencial Mário Soares considera que as qualidades técnicas de Cavaco Silva "são um mito". Criticou também o silêncio de Cavaco Silva sobre várias matérias e refere que este "só fala por frases feitas, por slogans e que não diz nada sobre nada". "O que ele quer é um cheque em branco! Ora os portugueses vão perceber isso"

2/ "Não me esqueço que (Cavaco Silva) é um homem naturalmente crispado e que tende a criar tensões na política. Foi ele quem criou a teoria das forças de bloqueio", diz Manuel Alegre, depois de afirmar que o seu adversário tem um perfil de "integridade pessoal, com uma certa austeridade que vem de uma origem social humilde e que se fez a si próprio".

3/ «Um outro candidato, meu amigo, agora rival, disse que dormiria descansado com Cavaco em Belém. A seguir, veio outro candidato, Jerónimo de Sousa, que disse que ele e os trabalhadores não dormiriam descansados porque se lembram do que aconteceu no passado» afirmou Soares.

4/ "O candidato presidencial Manuel Alegre criticou hoje o desempenho de Cavaco Silva enquanto primeiro-ministro e insinuou que o candidato apoiado pelo Partido Social-Democrata não tem perfil para o cargo de Presidente da República."

5/ “Deixarei os portugueses julgar as afirmações de cada um (...) Os portugueses têm o bom senso de distinguir o que é retórica”, reagiu Cavaco às críticas de Mário Soares, que ontem qualificou o ex-primeiro-ministro de “candidato esfinge”, durante a apresentação dos seus mandatários de campanha, em Lisboa."

6/ "O candidato presidencial Jerónimo de Sousa assumiu-se ontem defensor da Constituição Portuguesa e declarou que não dormirá descansado caso Cavaco Silva ganhe as eleições presidenciais, referindo-se a declarações de Manuel Alegre."

7/ "Cavaco Silva, o outro economista desta refrega eleitoral, foi mencionado até à exaustão no comício de Louçã, ontem, no Seixal. Com direito a regressos ao passado e a palavras do ex-primeiro-ministro que o dirigente bloquista desenterrou nos arquivos dos jornais.
"

Gatinho tão fofinho...



O humano que não sabe, não quer saber ou a tecnica da avestruz


Nós as toupeiras vivemos debaixo do solo porque assim é a nossa natureza, o nosso Deus que pode muito bem ser o Deus de Espinosa assim nos fez, e assim o desejou, decerto porque fazemos parte de uma engrenagem ou de um elo de uma longa cadeia.Um humano que quer ser o chefe supremo do sítio, detesta ser confrontado com o passado, fica irritado e gagueja quando tal lhe acontece. Voltou a acontecer, quando confrontado com um seu ex colaborador, humano muito mal tratado há anos, pelos cachorros adestrados a que se convencionou chamar de jornalistas e pouco protegido por quem devia.

A revolta e a ira deste humano, de nome Cadilhe, tem toda a razão de ser, porque não se pode, não se deve dizer e fazer que se vai empatar uma norma que se aprovou e elaborou, neste caso a propósito da regionalização. Até os termos confundem! E aqui não há volta a dar, porque está publicado em livro escrito por este humano que foge do passado e que detesta ser confrontado com o que quer que seja e que se chama Cavaco. Não há erro de semântica, há é falta de postura e coluna vertebral, para quem é apelidado de sério e considerado o melhor dos últimos 30 anos, coisa que não se refuta, dentro do miserabilismo e da mediocridade, numa tabela de 0 a 20.

Que não lhe doa a garganta mestre Cadilhe!

Padeiro ladrão.

"A Guarda Republicana de Santo Tirso deteve anteontem à tarde um homem, padeiro de profissão, de 39 anos, que andava a roubar madeira num pinhal, a quem apreendeu 13 toneladas de madeira, um tractor com reboque e uma motosserra."

É do conhecimento público a falta de lenha existente no mercado. O padeiro precisava dela para aquecer o forno para fazer pão. Trata-se de verdadeira utilidade pública. Achamos que o Estado devia atribuir um subsídio ao homem. É que roubar é uma profissão de risco e lá ficamos nós sem padeiro.

Curiosidades.

"Na última edição da revista Domingo, o CM divulgou o nome do maior dono dos terrenos da Ota: António Varela, um engenheiro civil de 55 anos, que é dono da Tiner e proprietário do avião Citation X que se encontra apreendido na Venezuela por alegado tráfico de droga."

CM

Acórdão.

"O acórdão do Tribunal da Relação (TRL) de Lisboa que confirmou a não ida a julgamento de Paulo Pedroso, Herman José (crimes de abuso sexual) e Francisco Alves (lenocínio – favorecimento da prostituição), pode ser anulado, disseram ontem ao CM vários juristas."
Há "coisas" que são pura perda de tempo.

Ah grande Texas.

"Terça-feira, 21h00. Estrada das Neves, em Alcabideche, Cascais. Cinco jovens negros obrigam uma mulher, sob ameaça de um revólver, a entregar-lhe o Volkswagen Golf que conduzia. Nas duas horas que se seguiram, esta viatura foi usada em quatro assaltos a restaurantes. O gang conseguiu furar a primeira barreira policial, montada na Avenida do Rio de Janeiro, em Oeiras, chegando mesmo a arremessar uma das caixas registadoras contra a PSP. Já na A5, no sentido Cascais-Lisboa, o gang abalroou duas viaturas civis e escapou em direcção a Linda-a-Velha. Aqui, uma segunda barreira policial consegue, finalmente, travar a viatura em fuga. Os suspeitos saíram do carro. Há tiros de intimidação disparados por agentes da PSP e militares da GNR – e eles renderam-se.

Há meses que os cinco elementos deste gang andavam com as autoridades policiais atrás. E não eram só a PSP e a GNR que os tinham referenciados. Ao que apurou o CM, a Direcção Central de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária andava a reunir provas contra o gang, suspeito da prática de outros assaltos à mão armada, nas comarcas de Lisboa, Cascais e Sintra. Oriundos do Bairro do Pombal, em Oeiras, de São Marcos, no Cacém, e do Bairro 6 de Maio, na Venda Nova, Amadora,
os cinco jovens começaram, ainda crianças, no mundo do crime. Apesar de ainda não terem cumprido penas de prisão efectivas, todos passaram já por colégios de reinserção social. "

CM
Todas as teorias de integração estão falidas. Pior. O Bairro do Pombal foi erguido com o dinheiro dos contribuintes para realojamento. Os colégios de reinserção social não funcionam. Quanto aos jovens, desde crianças que lutam contra o desemprego, a exclusão social, o racismo e todos os outros chavões que queiram aplicar aqui. No "país deles" chamam-lhes criminosos, não "jovens"...

Como?

"O director dos serviços secretos franceses (DST), Pierre de Bousquet de Florian, afirmou hoje haver redes terroristas activas em França que estão a trabalhar no planeamento de ataques. A ameaça terrorista em França é "infelizmente, uma verdadeira preocupação", disse Bousquet de Florian, numa entrevista à rádio privada RTL.

"Por um lado, porque um determinado número de organizações nos apontaram como inimigo e, por outro, porque as nossas investigações nos mostram, todos os dias, que redes já constituídas estão a trabalhar em projectos hostis ao nosso país", acrescentou
."

A França amiga dos árabes, a França contrária à invasão do Iraque alvo de atentados? Não nos lembrámos de ver Chirac nas Lajes.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Até amanhã.

Sequestro .

"O problema central é que, a pretexto de um qualquer sobreiro, o poder político está a ser escutado, intimidado, condicionado. Nem sequer é a ligeireza com que se escuta e com que se faz constar o que se escuta. O problema são as próprias escutas, a vigilância totalitária do poder político democrático travestida de investigação judicial a pretexto de um qualquer sobreiro."

Mais aqui.


Quem leia este comentário é levado a pensar que não houve caso algum com os sobreiros mas antes uma "vigilância totalitária do poder político democrático travestida de investigação judicial" a pretexto de um crime. Para mais a pretensa intimação e condicionamento do poder político mais não é do que precisamente o contrário: O poder político a ameaçar o poder judicial, neste caso conspirando contra a figura do Procurador Geral da República.

Efectivamente a opinião pública está a ser preparada para a saída brevemente de legislação que vai impossibilitar escutar os políticos. Obviamente será nos moldes da já existente que garante imunidade aos políticos como Felgueiras. A dúvida que reside é a reacção do nosso Portugal Profundo a mais uma fraude intelectual.

Robinoquilândia.

"A primeira conversa que tive com Manuel Alegre foi para comunicar a minha decisão de apoiar Mário Soares porque o considerava o melhor candidato para servir os portugueses e Portugal. Só depois desta conversa é que Manuel Alegre mostrou disponibilidade"

Sócrates.
E assim vai a Robinoquilândia na sua lura contra o "monstro" Cavaco …

Por curiosidade:

"José Sócrates garante que só falou com Manuel Alegre sobre presidenciais para lhe comunicar que o PS ia apoiar Mário Soares, num contacto telefónico que aconteceu mesmo antes da divulgação pública, a 24 de Julho, do apoio do secretário- -geral socialista ao fundador do partido - versão que já tinha contado aos dirigentes federativos do PS a 11 de Outubro. Mas o facto é que pelo menos desde Abril que existiam contactos entre "emissários" de Sócrates e o poeta, no sentido de o lançar como candidato a Belém. Tal como o DN noticiou a 10 de Maio, sem Guterres nem Vitorino, Sócrates via Alegre como a hipótese mais forte para o PS. Mais tarde, o próprio Sócrates falou do assunto com Alegre pelo menos uma vez, num almoço em Faro, a 18 de Junho. À mesa também estavam, entre outros, Luís Patrão, chefe de gabinete de Sócrates, e "alegristas" como Alberto Martins e Osvaldo Castro. Segundo participantes, "ficou claro" que Alegre seria o candidato do PS.

A conversa definitiva ficou para depois do encerramento do ano parlamentar, em finais de Julho ou princípio de Agosto - conforme o DN noticiou a 16 de Julho. É nessa altura que tudo se precipita. Freitas do Amaral dá uma entrevista em que deixa aberta a porta a uma candidatura (entrevista por sinal elogiada por Sócrates), parte do PS reage mal a essa possibilidade, o Governo vê-se mergulhado na crise da demissão de Campos e Cunha e Sócrates decide "fugir para a frente", lançando o nome de Soares, com quem vinha mantendo contactos. Quando Alegre se apercebe de que vai ficar para trás, declara ao Público a sua disponibilidade. Era tarde
."

DN

Fogo de vista.

"O Governo vai ser hoje autorizado a reforçar em cinco milhões de euros, por transferência do orçamento do PIDDAC, os orçamentos de organismos dedicados ao combate ao crime económico e financeiro, corrupção, branqueamento de capitais e evasão e fraude fiscal."

DN
Parece uma boa medida mas não é. Como é sabido, o combate ao crime económico e financeiro, dado o calibre dos involvidos, tem tido resultados praticamente nulos. E, à semelhança do caso das escutas dos Sobreiros / Procurador Geral da República, está longe de mudar. Antes pelo contrário.

Novela.

"O presidente da Câmara Municipal de Penamacor em 1993 negou que o actual secretário de Estado da Educação tenha perdido o mandato que tinha como vereador devido a excesso de faltas, avança esta quarta-feira a TSF.

Em declarações à rádio, Francisco Ribeiro afirmou que foi Valter Lemos quem abandonou o lugar «devido aos afazeres que tinha no Instituto Politécnico de Castelo Branco»
. "

PD
O único interesse público desta notícia é averiguar-se quem mente: Louçã ou Valter Lemos. Trata-se, no entanto, de mero exercício académico visto que não trará qualquer castigo aos implicados.

One for the ladies.



Com muito custo, c´os diabos. Mesmo muito.

DR. Maminhas.

"Eu ia lá queixar-me da coluna. Ele mandava-me logo tirar as calças e mexia-me no pénis. Houve uma vez em que pediu para eu lhe fazer o mesmo”, referiu ‘Jorge’, frisando que o consultório do médico se situava na Rua do Alecrim, em Lisboa."

CM

Conhecemos um médico do género. Quando as senhoras aparecem por lá queixosas, ele manda sempre tirar o soutien. Independentemente da localização da dor. Como é educado, até se oferece para ajudar a tirar o dito. Segundo ele, ao contrário do que se pensa, o centro nevrálgico situa-se ali e não no cérebro.

Alarvemente, as almas mais invejosas colocaram-lhe a imerecida alcunha de Dr. Maminhas.

Alguém que informe o Louçã.

"Os advogados de Ponte de Lima anunciaram que, a partir de 5 de Dezembro, farão greve às nomeações oficiosas e às escalas de urgência dos tribunais se até lá não lhes forem pagos os honorários em atraso. "

Não é só em Ponte Lima. Sucede por todo o país. Um pequeno pormenor que Louçã esqueceu-se de mencionar qunado andou a falar mal dos advogados (ler aqui).

Modelo de segurança interna.

"As autoridades portuguesas têm acompanhado e adoptado as medidas adequadas face às ameaças de grupos terroristas que apontam Portugal como alvo de atentados, afirmou ontem o ministro da Administração Interna, António Costa."

DN

"O actual modelo de segurança interna, que data de 1987, está condenado. O Ministério da Administração Interna assinou ontem, em Lisboa, um protocolo com o Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova destinado a produzir o novo modelo, que nas palavras do ministro António Costa deve estar pronto dentro de um ano, sendo que o relatório final deverá ser apresentado já em Maio próximo. O rosto do projecto será Nuno Severiano Teixeira, ex-ministro desta área com António Guterres, professor universitário e actual porta-voz da candidatura de Mário Soares à Presidência da República. O estudo para a reforma da segurança interna irá custar ao MAI 72 500 euros. O estudo, que irá servir de base à legislação futura sobre a matéria, foi descrito como uma necessidade por António Costa, visto que o actual está ultrapassado "pela dinâmica do tempo". Costa falou em "novo paradigma" da segurança interna, depois de fenómenos como o 11 de Setembro ou os recentes acontecimentos de vandalismo urbano em França. "Uma reflexão perante as novas ameaças, já que as fronteiras entre a segurança interna e externa estão cada vez mais diluídas", afirmou Costa."

DN

O actual modelo datado de 1987, que está ultrapassado "pela dinâmica do tempo" mas que "tem acompanhado e adoptado as medidas adequadas face às ameaças de grupos terroristas", revela-se condenado. Logo há que acautelar a segurança dos cidadãos que é um direito fundamental pagando 72 500 euros por um projecto a cargo de Nuno Severiano Teixeira, professor universitário e actual porta-voz da candidatura de Mário Soares à Presidência da República para produzir o novo modelo.

Discriminação.

"Mulheres que amamentam reduzem risco de contrair diabetes"

PD

Mais uma situação de pura discriminação que as associações de defesas dos homossexuais deviam resolver na sua luta pela igualdade de direitos. E que a única solução possível aos machos, segundo a edição de ontem do Destak, pode provocar cancro da boca.

Proibição.

"Um documento tornado público pelo Vaticano informa que a Igreja recusa a admissão nos seminários e no sacerdócio a quem praticar a homossexualidade, apresentar tendências homossexuais profundas ou apoiar a chamada ‘cultura gay’."

Já usam saias, não podem gostar de mulheres porque é pecado. Meio caminho está andado pelo que não se percebe a proibição.

Benfica.

"O futebol tem razões que a razão desconhece, apesar de todas as tentativas de cientificação. Mas a situação por que passa o Benfica não tem precendentes na memória. Ondas de lesões assolam por vezes as mais insuspeitas equipas, quase sempre com razões que radicam no treino. Mas tentar lançar em jogo tantas vezes, tantos jogadores, sem ainda estarem recuperados, é uma leviandade que se paga sempre muito cara. Podem os boletins clínicos dizerem o que lhes aprouver: a lesão de Simão é nova, a de Miccoli há-de ter também uma explicação criativa, mas o facto que todos vêem é o sofrimento de jogadores que não podem dar o que querem e, mesmo assim, baixam à enfermaria."

CM

Não é leviandade. É maldade. Além de agravar as lesões, não traz resultados práticos. Esperamos que essa nova técnica não seja uma forma de certos dirigentes encarnados salvarem a sua pele. Especialmente depois de tantas promessas ...

Gang bom garfo.

"Todos quietos e deitem-se no chão.” Em apenas uma semana esta frase repetiu-se cinco vezes, tantas quanto o número de assaltos, que ocorreram na zona Norte, feitos por um gang que tem espalhado o terror em cafés, restaurantes e clubes de vídeo, composto por quatro ou cinco elementos, armados com caçadeira que não hesitam em usar."

CM

Só não se compreende os clubes de vídeo. Talvez eles passem o tempo livre a ver filmes.


Voluntários cegos.

"O chefe do executivo britânico disse que nunca negou que os extremistas tenham usado o Iraque como desculpa para recrutar seguidores e justificar as "atrocidades" terroristas, mas precisou que tal não significa que a guerra tenha actuado como um factor determinante na decisão de perpetrar os atentados. "Qual é a conclusão que tiramos? Que afinal são eles que determinam a nossa política externa?", perguntou. Para Blair, é "absurdo" sugerir que o assassínio de inocentes em Londres possa ser justificado pelo que está a ocorrer no Iraque ou nos territórios palestinianos.

"Eles utilizam o Afeganistão, Caxemira, a Palestina e, se não for suficiente, utilizam Israel", sustentou. "Mesmo se se eliminar o Iraque, o Afeganistão, a Palestina, a Tchetchénia, Caxemira e tudo o resto, eles agarrar-se-ão ao nosso modo de vida e ao modo de vida que querem impor noutros países árabes e muçulmanos", acrescentou


Quando vi o vídeo de um dos suicidas de 07 de Julho, falando acerca do que tinha passado, disse: Aqui está alguém criado neste país, que gozou de todas as liberdades de crescer aqui e de um bom nível de vida por crescer aqui", observou. "
“Felizmente” que os terroristas contam com a 5ª coluna na Europa para minar o combate ao terrorismo. E é uma 5ª coluna curiosa. No alto da sua pretensa superioridade intelectual e moral nem reparam que “trabalham” para os terroristas.

terça-feira, novembro 22, 2005

Até amanhã.

Isenção jornalistica.

"O presidente dos EUA, George W. Bush, cogitou a hipótese de bombardear a cadeia de televisão do Qatar Al Jazeera em 2004, revela esta terça-feira o jornal britânico The Daily Mirror, que cita um documento classificado do nº 10 da Downing Street, a residência do primeiro-ministro Tony Blair. Segundo um funcionário do governo britânico, que pediu para não ser identificado, o ataque foi citado por Bush em «tom de brincadeira»."

DD

São notícias como esta que fomentam o aumento da actividade terrorista e o ódio ao ocidente. Foi graças a essa comunicação social que o nosso comando morreu em Cabul. Lembram-se:
"Several protesters have been killed and several dozen injured in Afghanistan because of anti-American protests that have flared up following a story in Newsweek magazine that said American personnel at Guantanamo Bay detention facilities had desecrated the Koran. Robert Siegel talks with Carlotta Gall of the New York Times?"
Pois. Acontece que a história foi inventada mas o seu desmentido não acabou com a violência no Afeganistão:
"Newsweek magazine's retraction of its story alleging U.S. soldiers desecrated copies of the Koran has done little to cool the anger of many Muslims in Pakistan and Afghanistan (ler aqui).

"Afghanistan's government said Tuesday that Newsweek should be held responsible for damages caused by deadly anti-American demonstrations after the magazine alleged U.S. desecration of the Quran, and it suggested that foreign forces may have helped turn protests violent. Pakistan joined the international criticism of the magazine's article and said Newsweek's apology and retraction were "not enough (ler aqui)."

Mas como são inimputáveis ...

Política moderna.

"O dirigente socialista Manuel Alegre revelou hoje que era «o candidato desejado» pelo secretário-geral do PS para as presidenciais, mas que José Sócrates ficou com «um grande problema» quando Mário Soares quis concorrer, no final de Julho. A versão de Manuel Alegre sobre o processo de escolha do candidato a Presidente da República apoiado pelo PS foi revelada numa entrevista à Rádio Renascença (RR), durante a qual reiterou que nunca chegou a «acordo formal» com José Sócrates sobre as presidenciais de 2006.

No período antes de o seu nome começar a ser referido como possível candidato, segundo Alegre, «o engenheiro José Sócrates tinha um candidato que era o António Guterres» e «depois tentou outros, nomeadamente o António Vitorino e o Jaime Gama, que não estiveram interessados». «A partir daí, segundo me foi transmitido (...) e pelo próprio [José Sócrates], o candidato passei a ser eu. O candidato desejado. E tivemos várias con versas, combinações de conversas, vários sinais, quer directamente, quer por outras pessoas ou na presença de outras pessoas», declarou
."

PD

Mas se José Sócrates garantiu que o partido se "orgulha" da decisão de apoiar Mário Soares nas eleições presidenciais (ler aqui), quem somos nós para não acreditar nesta jovem classe política?

"Confrontado com estas declarações, Mário Soares disse apenas que se trata de um assunto que «tem a ver com o PS». «Perguntem aos responsáveis do Partido ocialista que eles responderão», sublinhou"

Como é habitual, Soares em questões concretas nada diz. O mais engraçado até nem é o facto de ele nada dizer além de insultar Cavaco. O mais engraçado é ele exigir aos outros aquilo que não faz.

Canto.

"Não vou fazer comentários, pois trata-se de um comunicado anónimo, que não está assinado por alguém do gabinete da ministra ou da assessoria de imprensa. Apenas tem o timbre do Ministério da Educação"

Francisco Louçã
Chutou para canto à colegial. A ânsia do mediatismo está a assassiná-lo e isso não é bom. O seu ilusionismo pueril é necessário para animar os sonhos do nosso Portugal Profundo.

Divulgue o seu blog!