terça-feira, fevereiro 28, 2006

Até amanhã.

Direito à segurança.

"Marcelo Rebelo de Sousa considera que “talvez seja oportuno rever” e baixar a lei da idade da imputabilidade penal, a propósito dos jovens, com idades entre os dez e os 16 anos, alegadamente envolvidos na morte de um travesti, sem-abrigo e toxicodependente do Porto. Na crónica semanal da RTP, ‘As escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa’, o professor ontem questionou a realidade das instituições de acolhimento de jovens e falou de uma crise de valores, escolar e social que levam à delinquência nestas idades. Ou seja, nas áreas metropolitanas há gangs que transformam as suas inaptidões sociais em outras apetências."

Este país, que já foi de brandos costumes, está hoje transformado numa selva. Convinha que o Estado voltasse a assegurar o direito às famílias de poder sair à noite sem serem assaltadas, espancadas e espoliadas de bens. O direito à segurança é uma pedra basilar da democracia que o politicamente correcto esqueceu-se em nome da exploração humana desenfreada.

O Iraque.

"O atentado da passada quarta-feira contra a Mesquita Dourada de Samarra, um lugar de culto para os xiitas, e as retaliações contra os sunitas, puseram o Iraque muito próximo da guerra civil. Como normalmente acontece, para muitos, os principais culpados não são os que recorrem à violência, mas os americanos. Dito de outro modo, tudo começou com a guerra iniciada pelos Estados Unidos. Desta análise, conclui-se que tudo estaria muito melhor se Washington tivesse deixado Saddam no poder. Recordemos então como estavam o Iraque e a região antes da guerra. Deixando de lado a natureza brutal do regime e os métodos a que recorria para se manter no poder (como é fácil constatar a violação sistemática dos direitos mais elementares de milhões de iraquianos, para muitos que estão dispostos a tudo fazer para defender a liberdade de expressão dos ocidentais, são simples detalhes), vamos às questões estratégicas. Antes de mais, desde a libertação do Kuwait em 1991, Saddam estava no poder a prazo.

Não tinha legitimidade internacional, como demonstram as mais de 10 Resoluções aprovadas pelo Conselho de Segurança, durante os anos de 1990, a condenar o seu comportamento. Constituía uma ameaça aos seus vizinhos, o que exigia uma forte presença militar norte-americana na Arábia Saudita, com implicações negativas para a estabilidade política do reino. Além disso, quase um terço do território iraquiano, grande parte do Curdistão, já estava sob ocupação internacional, dando origem a uma ”região independente”. Ou seja, o Iraque estava numa situação insustentável.

É verdade que estava ”pacificado”, mas ninguém sabe qual seria o comportamento de Saddam no mundo-pós 11 de Setembro. Quais teriam sido as implicações da subida do preço do petróleo para o poder iraquiano? Como teria o regime reagido ao programa nuclear do seu grande rival regional, o Irão? Que ligações teria estabelecido com os grupos terroristas? Estaria disposto a apoiar ataques terroristas a cidades europeias? É impossível responder a estas questões, mas o passado de Saddam sugere que teria certamente aproveitado a instabilidade internacional em seu benefício. Não podemos deixar que as dificuldades actuais no Iraque criem ilusões sobre os supostos benefícios internacionais da velha ”estabilidade iraquiana”. Apesar de tudo, não vale a pena ter saudades de Saddam.

Bem sei que muitos apenas criticam a imprudência, ou mesmo o idealismo, dos americanos, sem verterem nenhuma lágrima pelo fim do regime Baathista. Esta crítica parte do pressuposto de que o Iraque, ou pela imaturidade democrática da sua população, ou pela diversidade religiosa e étnica, só pode ter estabilidade com uma ditadura. Assim uma mudança de regime provocaria inevitavelmente uma guerra civil. Admitindo que esta visão seja correcta – as causas da guerra civil são internas – os Estados Unidos não são, em última análise, os culpados, mas apenas o factor que provocou um conflito que mais tarde (morte de Saddam) ou mais cedo (revolta interna contra o regime) seria inevitável, mesmo sem uma intervenção externa.

Há, no entanto, alguns dados que desafiam a tese da inevitabilidade da guerra civil. Por um lado, a identidade iraquiana, e não apenas shiita, sunita ou curda, é muito mais forte do que se julga. Por outro lado, como indica a participação nas várias eleições, a maioria dos iraquianos pretende viver em paz. A minoria que pretende a guerra poderá ter sucesso, mas não é unicamente composta pelos defensores do antigo regime. A violência resulta, em larga medida, da acção de grupos terroristas compostos maioritariamente por estrangeiros e não por iraquianos. A ”Jihad global” está a concentrar-se no Iraque, mas se Saddam continuasse no poder estaria a actuar noutros territórios. A acontecer, a guerra civil no Iraque não resulta das diferenças étnicas ou religiosas, nem de uma nostalgia em relação aos dias de Saddam, mas da radicalização do mundo árabe a que se tem assistido desde o 11 de Setembro. E seria demasiado simples acreditar que Washington é o responsável por esse extremismo.

A consequência mais negativa das dificuldades iraquianas poderá ser uma retirada prematura das tropas americanas e o reforço das tendências isolacionistas norte-americanas. Mas mesmo nesse caso, seria prematuro falar de uma ”derrota do Ocidente”. Muitos fizeram um prognóstico semelhante a propósito do Vietnam, em 1974, e menos de vinte anos depois desaparecia a União Soviética. Mal do Ocidente se não tiver força suficiente para resistir a desaires diplomáticos e estratégicos.
"

João Marques de Almeida

Jornalistas.

"Atacar o segredo das fontes é pôr em causa um peso e um valor muito elevado. Não posso deixar de manifestar a minha estranheza em relação a esta decisão que terá sido tomada considerando que é mais importante a investigação criminal do que a defesa do sigilo profissional"

Francisco Teixeira da Mota

Essa é boa. Então a investigação criminal não é mais importante que o sigilo profissional dos jornalistas?

"Pedro Tadeu indicou ainda que os advogados do diário e do sindicato dos jornalistas estão a fazer tudo para que as autoridades não tenham acesso ao conteúdo dos computadores do jornal, incluindo a utilização do recurso."

Aí está o problema. As fontes são uma “agradável” surpresa que convém não ser divulgada. Mas isso também é de interesse público. Saber quem anda a passar informação aos jornalistas.

Fecho dos Jogos Olímpicos de Inverno.

"A 20.ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno terminou ontem na cidade italiana de Turim. A cerimónia de encerramento foi um espectáculo de cor e movimento até ao momento em que apareceu uma jovem ‘streaker’ que mostrou ao Mundo todos os seus atributos olímpicos."

Sondagem.

"A maioria da população em 33 dos 35 países abrangidos por uma sondagem da BBC considera que a ameaça terrorista aumentou com a intervenção militar norte-americana no Iraque em Março de 2003. Entre os países onde mais pessoas entendem que a ameaça terrorista teve uma subida estão a China (85 por cento), a Coreia do Sul (84 por cento) e o Egipto (83 por cento). Na Grã-Bretanha, 77 por cento partilha desta opinião, ao passo que nos EUA o número baixa para 55 por cento. Quanto a uma eventual retirada das forças estrangeiras do Iraque, a maioria da população de 20 países considera que estas devem sair, ao passo que a população de nove destes países pensam o contrário."

TSF

O habitual bom senso de certas sondagens. Que conhecimento tem o comum dos mortais sobre actividades terroristas para poder responder a uma sondagem? Por isso a China e o Egipto, que mais odeiam os americanos, estão nos que mais criticam a acção americana. É uma resposta feita por ideologia e não por conhecimento.

Curiosidades.

"Dan Brown, autor de um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos – ‘O Código Da Vinci’ – deslocou-se ontem pela primeira vez ao Supremo Tribunal britânico, em Londres, Inglaterra, para ser ouvido como testemunha num processo de plágio movido contra a editora que o representa, a Random House. É que os investigadores Michael Baigent e Richard Leigh juram a pés juntos que Brown – que já arrecadou cerca de 300 milhões de euros com as vendas do seu ‘best-seller’ – roubou as ideias principais da obra ‘The Holy Blood and the Holy Grail’, que publicaram em 1982. Agora, pedem 15 milhões de euros à Random House por ter editado o plágio... De acordo com a lei britânica, não é possível processar uma pessoa individual por plágio. A acusação terá sempre de recair sobre uma empresa. Portanto, e perante a impossibilidade de atacarem directamente o autor, os queixosos atiraram-se com força à Random House."

Sapos.

"De cor verde, pernas longas e aos saltos, não mostraram dó nem piedade quando decidiram ocupar a Austrália, provocando o receio entre os habitantes locais, incapazes de travar a invasão. O cenário é em tudo idêntico e um qualquer filme de ficção científica, mas os protagonistas não são extraterrestres e sim... uma espécie de sapos."
Mais aqui.

Cobertor.

"Os deputados deverão gastar 1, 2 milhões de euros em viagens ao estrangeiro, em 2006. Com este montante, inscrito no Orçamento da Assembleia da República, cada um dos 230 parlamentares dispõe em média de 5217 euros para deslocações fora do País ao longo deste ano. Em 2004, foram realizadas 364 deslocações."

CM

Há quem diga que o orçamento do Estado virou um cobertor. Ao puxar-se para tapar-se um lado destapa-se o outro.

Direito a ser indemnizado.

"Os dois homens que, na madrugada de anteontem, fugiram da BT ao longo de 230 quilómetros, entre Faro e Alcochete, foram ontem postos em liberdade pelo tribunal de Albufeira. Saíram com termo de identidade e residência, sem outras medidas de coacção. "

Se fosse alguém não residente na zona da Amadora ficava preso. Como o país é de facto racista … Aproveitando esta altura, em que a lei está a ser revista, apresentamos uma proposta: Indemnização a toda esta rapaziada injustamente vítima do excessivo autoritarismo das forças da ordem. O que não falta aí é pessoal com Opel Vectra 2000, matrículas falsas e a transportar pistolas de calibre 6,35 milímetros e de alarme modificadas. Todos residentes na zona da Amadora claro.

Loucura.



Loucura (ler aqui).

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Até amanhã.

Espectáculo este nosso Portugal.

"Um automóvel roubado foi perseguido pela Brigada de Trânsito da GNR de Albufeira desde a Via do Infante até à rotunda do Freeport, em Alcochete, onde se despistou devido ao rebentamento de dois pneus. Os dois ocupantes foram detidos e no interior da viatura, com duas matrículas falsas, foram encontradas três armas ilegais, incluindo uma pistola 6.35 com munição na câmara. Os dois ocupantes, residentes na zona da Amadora, um com pouco mais de 20 anos e outro com cerca de 30, foram detidos sem oferecer resistência e transportados para Albufeira, onde hoje são presentes a Tribunal. Depois de detidos, os dois fugitivos confessaram que haviam atestado o Opel Vectra num posto de combustível à saída de Faro e fugido sem pagar. Até ontem, nenhuma queixa sobre o incidente tinha sido apresentada à GNR de Albufeira."

CM

Só a miséria explica como dois jovens residentes na zona da Amadora (Cova da Moura???) andam a assaltar com um Opel Vectra TDI, de 2000 cm3, cuja velocidade variou entre os 200 e os 220 km/h e apenas permitia a perseguição do Audi A4 descaracterizado da BT-GNR de Albufeira. Os restantes carros da GNR não tinham pedalada. Nós que trabalhamos também conseguimos ter uma bicicleta muita rápida (nas descidas a pique) mas geralmente vamos de Volvo (da CARRIS) para o Trabalho. Podíamos dedicar-nos ao crime que era mais compensador monetariamente mas, numa decisão triste e irreflectida, optámos por pelo trabalho duro que nos permite descontar 90% para o bem do país. O que sobra, dá para comer e beber para termos forças nos dias de eleições para irmos votar naqueles que nos melhoram o nível de vida.

P.S. Como já ninguém apresenta queixa, é natural que o ministro tenha legitimidade para dizer que a criminalidade baixou. Apesar de saber que acontece precisamente o contrário.

Combater a criminalidade.

"O ministro da Segurança Social entende que baixar a idade de responsabilização dos jovens perante a Justiça não é a melhor solução para resolver problemas de delinquência como o que levou à morte um sem-abrigo no Porto. Vieira da Silva afirmou, em entrevista ontem transmitida pela Rádio Renascença, que apesar da questão extravasar as suas competências governativas por se tratar de política de Justiça, os dados de que dispõe e o conhecimento das situações internacionais o levam a acreditar que baixar a idade da imputabilidade das crianças e jovens (16 anos) não seria a melhor solução para o problema."

JN

Restringir as escutas aos políticos era a única medida legislativa que interessava a Portugal. Combater a sempre crescente criminalidade juvenil não interessa, especialmente quando se anda protegido por guarda-costas. Guarda-costas que fazem falta para patrulhar as ruas e dar mais segurança ao vulgar cidadão que anda a pé.

Loiras estão em extinção.

"A ideia de que os homens preferem as louras poderá ter 11 mil anos. Segundo um novo estudo científico, a história remonta ao tempo das cavernas, numa altura em que a escassez de homens obrigou as mulheres do Norte da Europa a procurar conquistá-los... distinguindo-se das rivais. Na época, os olhos azuis e cabelo claro ditaram a evolução, mas hoje, milénios depois, poderão estar mesmo em vias de extinção."

DN

Compare-se com a opinião de Joana Amaral "O Carnaval dos homofóbicos (ler aqui)"

"Mas se a (discutível) história de os homens preferirem as louras ganha agora raízes profundas, elas correm o risco de extinção. De acordo com um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), dentro de 200 anos deixará de haver pessoas com cabelo louro - leia-se: naturalmente louro. Isto porque são muito poucos os que carregam consigo o gene que tanto parece fascinar os homens."
As loiras estão em extinção e não é só por causa dos genes.

Condecorações.

"Jorge Sampaio fez questão de não deixar o Palácio de Belém sem condecorar com a Ordem da Liberdade um antigo capitão de Abril que foi mandatário de Manuel Alegre pelo distrito de Évora. A homenagem a José Luís Cardoso, que esteve com Salgueiro Maia na Revolução dos Cravos, ocorrerá na próxima quarta-feira, pelas 20.30, na Presidência da República. A uma semana do termo do mandato de Sampaio. "

DN

Convinha verificar os bolsos de Sampaio quando ele se for embora. Ainda leva medalhas e continua a distribuir por toda a gente.

Taxistas.

"Uma família queixa-se de ter sido sequestrada e ameaçada por um grupo de cerca de 20 taxistas na estação de serviço da Galp situada no eixo Norte/Sul, em Lisboa, alegadamente na sequência de um alerta que um motorista de táxi lançou via rádio, depois de um suposto acidente seguido de fuga. O caso está a ser averiguado pela Divisão de Investigação Criminal da PSP."

JN
Experimentem chegar de viagem ao Aeroporto de Lisboa e tomar um Táxi para Sacavém (por exemplo). Se o Taxista não vos assassinar logo ali, será durante a viagem.

Mais Zapatero.

"Dezenas de milhares de pessoas, segundo algumas fontes terão sido mesmo 1 200 mil, manifestaram-se ontem, no centro de Madrid, contra a política do Governo socialista de José Luís Rodriguez Zapatero em relação às negociações com a organização separatista basca ETA."
Mantemos o que já aqui mencionámos. Zapatero foi a melhor vitória de Bin Laden contra o Ocidente. O medo levou que os espanhóis votassem nele. Agora engulam os casamentos homossexuais, as negociações de capitulação à ETA, o desmembramento geográfico da Espanha, etc. E ainda não acabou ...

Melhor rabo do Mundo

"Nas últimas semanas os correios electrónicos dos portugueses têm sido invadidos com um ‘mail’ que mostra imagens do “melhor rabo do Mundo”. A dona de tão apreciada parte é conhecida como Keyra Agustina (nome falso) e protagoniza um fenómeno que já atingiu a internet há algum tempo, mas só agora chega em força a terras lusas"

CM

domingo, fevereiro 26, 2006

Continuam mexendo nos nosos bolsos.

"A Deco criticou ontem o apoio demonstrado quinta-feira pelos administradores de alguns dos principais bancos portugueses a uma eventual cobrança de operações realizadas pelo Multibanco, considerando que este sistema tem trazido “muitos benefícios à Banca nos últimos anos”.
"O choradinho dos "custos do sistema" caem por terra, quando confrontados com os fabulosos lucros da banca nos últimos anos e os mais baixos impostos pagos de que há memória. "

Justiça Santo Ofício.

"A temida suspensão do julgamento do processo Casa Pia aconteceu ontem. José Maria Martins, advogado do principal arguido, foi o protagonista. Motivo: pôs em causa a isenção com a que juíza Ana Peres, presidente do colectivo, estava a lidar com o seu cliente, Carlos Silvino. Depois de um ano e três meses de produção de prova, tudo pode voltar ao início, caso os tribunais superiores não decidam esta questão em 30 dias. Decorria a 151.ª sessão."

DN

Ainda hoje nos lembramos das palavras de António Marinho, sobre a impossibilidade de um arguido se conseguir defender nesta nossa justiça do tipo “Santo Ofício”. Efectivamente, à medida que estes julgamentos mediáticos vão avançando, vão-se dissipando as dúvidas. Pobres arguidos que só vão a tribunal por mero azar.

Julgar políticos.

"O ministro da Justiça propôs à Unidade de Missão para a Reforma Penal que considerasse a possibilidade de criação de um foro especial para os crimes praticados por titulares de órgãos de soberania. Descodificando: os deputados e ministros passariam a ser julgados pelos tribunais da Rela- ção, o que teria também como consequência que actos de investigação como buscas e escutas telefónicas deixassem de ser autorizados por um juiz de instrução e passassem para aqueles tribunais superiores.

Como disse anteontem à noite o jurista Rui Pereira, coordenador daquela Unidade de Missão, durante uma tertúlia organizada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, não está provado que os juízes daqueles tribunais superiores sejam especialmente benevolentes com os políticos. Pois não, mas a questão não é essa. Quando a investigação a um deputado, ainda que com honrosas excepções, já é obstaculizada pela manipulação do regime de imunidades, quando no País reina a ideia de que os poderosos (leia-se políticos) escapam sempre à acção da justiça, quando é cada vez mais consensual de que não pode haver tantos magistrados em comissões de serviço de nomeação política, quando são cada vez mais conhecidos casos de promiscuidade entre magistrados de tribunais superiores e dirigentes políticos e do futebol, não parece grande ideia fazer tal alteração à lei penal.

Não vale a pena ignorar a realidade. A ideia dominante em Portugal, mas também noutros países, é a de que os políticos dificilmente resistem à tentação de criar regras que lhes sejam mais favoráveis na relação com o poder judicial. Veja-se o caso de Jacques Chirac, que blindou a sua própria imunidade para evitar ser julgado. Ou o do inefável Berlusconi.

Adivinha-se a tentação de reagir se tivermos presentes alguns casos concretos. Mas esses episódios, como os que estiveram relacionados com o processo da Casa Pia, não são a regra. Por isso, a criação de um tal regime especial não virá certamente melhorar a imagem da classe política aos olhos dos portugueses nem é saudável no quadro da necessária separação de poderes. Sem cair em demagogias rasteiras, a exigência hoje colocada nos padrões de independência e transparência de uma democracia pede precisamente o contrário: que a equidade entre cidadãos e políticos perante a justiça seja cada vez mais uma realidade e não uma mera proclamação discursiva.
"

Eduardo Dâmaso

Caça ao turismo paralelo.

"Arrendar uma casa particular no Algarve para férias pode passar a ser mais difícil. Isto porque a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ex. IGAE) começou a fiscalizar o sector do arrendamento de moradias, ou apartamentos para fins turísticos e já instaurou vários processos a agências que se dedicam a esse negócio."

Estes espasmos de obrigar o país a cumprir certas leis vai agravar ainda mais o estado dele. O Turismo é fundamental para a economia do Algarve e tem de ser visto com cuidado. O problema é muito antigo e resulta da inércia do próprio Estado.

Juvenude.

" Fico escandalizada com a frieza com que descrevem o que fazem. A sua frieza desarma-me! Assumem tudo o que fazem, acham normal, não mostram nenhum arrependimento. A lei diz que a minha acção disciplinar se limita a aplicar-lhes cinco dias de suspensão vão cinco dias para fora da escola, para fazer a vontade aos meus colegas; e eles fazem coisas deste tipo lá fora. A escola não consegue fazer nada!" Razão para dramatizar?"
Confissão da presidente do conselho executivo de uma escola com 1100 alunos.

Prisioneiros.

"Entre a dona Albertina e a rua há 68 degraus. Quatro andares. Entre ela e o bulício da Baixa lisboeta há uma barreira intransponível. Albertina Costa tem 82 anos e não sai de casa há cinco. "Já viu o que é, minha querida? Cinco anos aqui fechada? O que me vale é a janela. Sento-me aqui, tenho esta almofadinha para apoiar os braços e fico a ver quem passa. É triste. Mas é a vida."

A vida da dona Albertina ficou reduzida às duas pequeníssimas assoalhadas do seu quarto andar sem elevador quando, há cinco anos, caiu das escadas e partiu a bacia. "Desci um andar de rabo que foi uma pressa! Quando parei pensei que tinha morrido. Mas não. Tive azar. Não só não morri como fui condenada a prisão perpétua." Uma prisão perpétua sem culpa formada. Albertina leva um lenço aos olhos. Não se conforma: "Logo eu que sempre gostei tanto de andar na rua, de dar os meus passeios. Tinha o passe e ia para todo o lado. Ai menina, ai menina... Quando vou para a janela, farto-me de chorar. Sempre que vejo os meus autocarros passar penso nos sítios todos para onde eu ia, se pudesse
."

Mais no DN

sábado, fevereiro 25, 2006

Os ventos com rumo certo

O vento de sudoeste há muito não aparecia, mas foi de pouca dura, rodou para sueste e depois irá a nordeste, frio de cortar.

Portanto chuva de baixo, como alguns humanos em certos sítios dizem, há muito não acontecia e porque é chuva bem caída que se infiltra e que renova nascentes é uma chuva de esperança, só agradável aos que ainda sabem escutar a natureza.

Estes pequenos interlúdios, com uma música que é agradável ouvir, servem para acalmar as almas e os corpos dos humanos cansados de ouvir e ver todo o tipo de atrocidades, que lhes entram pelas casas dentro, sem pedir autorização, decerto por culpa deles, porque deixaram de falar entre si no seio familiar, sendo o diálogo e a conversa mole, substituída pela emoção e pelos comentários que nada têm a ver directamente com as suas vidas, mas que nelas interferem, e de que maneira, para a sua cada vez maior solidão e isolamento, sendo assim um veneno bastante eficaz , como os figos envenenados que Augusto, segundo se conta, comia da sua figueira preferida e mandados envenenar por Lívia, na árvore, provocando a sua morte que pareceu ser natural, por ter sido dado em doses pequenas, mas cumulativas.

Ao que parece o mundo está perigoso, diz o meu Avô Toupeira.

Perigoso para todos.

A fome persiste no mundo, provocada pelos criadores de fome e de pragas...

As duas guerras planetárias, ao contrário do que alguns apregoam, não tiveram nada de benéfico nem melhoraram a vida dos povos. A primeira legou o desemprego em massa e brutalizou ainda mais a multidão de desgraçados; a segunda trouxe o liberalismo e a ideia de que a selva é que é, e que o colega de trabalho é um predador e concorrente ao seu naco, deixando antever a obra do inventor, decerto hiena, sem desprimor para o animal.

Depois foi inventar as mentiras que perseguem os humanos hoje; dizendo que as maiorias que mandam e são escrutinadas por eles são uma das maravilhas do século passado, esquecendo de facto que quem manda são minorias minúsculas, sobre a imensa maioria agrupada em rebanhos que lutam entre si e os outros, que há muito desistiram e que são a muda maioria.

Querem comprovar? Basta fazer contas muito simples e sobretudo pensar, coisa que desapareceu do hábito do homem supostamente moderno.
Antes que seja proibido citar um dos meus preferidos, porque o mundo está perigoso para alguns homens que pensam fora do rebanho, mas que têm de parecer domésticos como os animais assim chamados, aqui vai:

“ O meu cão.

- Dei um nome ao meu sofrimento: chamo-lhe «cão»… É tão fiel, tão importuno, imprudente, distractivo e avisado como qualquer outro cão… Posso apostrofá-lo num tom tirânico e descarregar nele os meus humores: como outro fazem com os seus cães, com os seus criados e com as suas mulheres.”

Ou este, apenas como momento de poesia, que para um niilista …

“Do último minuto.

– As tempestades são o meu perigo: virei a ter a minha tempestade que me há-de matar, como Oliver Cromwell morreu com a sua tempestade? Ou apagar-me-ei como lâmpada que não espera ser soprada pelo vento, mas morre cansada e satisfeita consigo? … Como lâmpada que consumiu o azeite todo? Ou, enfim, apagar-me-ei a mim próprio, para não arder até ao fim?

Nietzsche “ A gaia ciência”

Nasce Alfredo Marceneiro, fadista português que marcou uma época, detentor de uma voz inconfundível tornando-se um marco deste género da canção em Portugal.

Nasceu na freguesia de Santa Isabel e foi-lhe posto o nome de baptismo de Alfredo Rodrigues Duarte.

Era filho de uma família muito humilde. Com a morte do pai quando ele tinha 13 anos, começou a trabalhar como encadernador para ajudar o sustento da sua mãe e irmãos.

Desde pequeno, sentia grande atracção para a arte de representar e para a música. Junto com amigos começou a dar os primeiros passos cantando o fado em locais populares começando a ser solicitado pela facilidade que cantava e improvisava a letra das canções.

Um dia, conheceu Júlio Janota, fadista improvisador, de profissão marceneiro que o convenceu a seguir esse ofício que lhe daria mais salário e mais tempo disponível para se dedicar à sua paixão.

Em 1924, participa no teatro S.Luís, em Lisboa, na sua primeira Festa do Fado e ganha a medalha de prata num concurso de fados.

Mantém a sua profissão de marceneiro e só em 1943 se torna fadista profissional.

Em 1948, foi consagrado o Rei do Fado no Café Luso.

Dos muitos temas que Alfredo Marceneiro cantou destaca-se a Casa da Mariquinhas, de autoria do jornalista e poeta Silva Tavares.

Faleceu no dia 26 de Junho de 1982, na mesma freguesia que o viu nascer, com 91 anos de idade.

No dia 10 de Junho de 1984, foi condecorado, a título póstumo, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da Républica Portuguesa, General Ramalho Eanes.

A criminalidade continua a extinguir-se.

"A Polícia Judiciária contabilizou, desde 2004, 136 furtos de caixas Multibanco, dos quais 81 no ano passado, disse hoje à agência Lusa fonte da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB). Segundo a Polícia Judiciária, em 2004 registaram-se 40 casos, no ano passado 81 e este ano já 15."

"O número de pessoas detidas por crimes sexuais está a aumentar. Este ano, só na área da Grande Lisboa, a Polícia Judiciária já deteve mais de 40 suspeitos - o que estica para o dobro as estatísticas observadas no ano passado. "

Boa malha.

"O democrata-cristão Nuno Melo perguntou a José Sócrates se este «não se sentiu chocado quando o único reconhecimento internacional da posição portuguesa [sobre a questão da violência provocada pelos cartoons de Maomé] veio da embaixada do Irão». "


PD

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Até amanhã.

Farsa.

"A atribuição do complemento solidário para os idosos depende dos rendimentos do requerente e do cônjuge, bem como dos rendimentos dos seus filhos, quer vivam ou não com o requerente. A verificação dos rendimentos dos candidatos é feita através da entrega da declaração do IRS e de um formulário de requerimento, além de outros documentos que poderão ser solicitados, como, por exemplo, títulos de depósitos bancários e caderneta predial. . "

PD

Mais uma medida que é uma completa farsa. A verificação vai fazer perder dias de trabalho para se poder tratar dos documentos exigidos (ler aqui). E depois de tanto trabalho, verificam que os filhos ganham o suficiente para sustentar os progenitores.

Dúvida: e no caso de os filhos estarem-se a "lixar" para os pais (ler aqui)?

Bloco desfasado.

"O deputado do Bloco de Esquerda Luís Fazenda acusou hoje o Governo de abdicar da defesa do Estado Social, em substituição de uma perspectiva democrata-cristã assistencialista, ao limitar os apoios à camada social com maiores carências.. "


RTP
Está visto que o Bloco, além de não representar a vontade dos Portugueses, estão desfasados da realidade. É graças a estas medidas que o PS vai recuperando popularidade nas sondagens.


Tempo de antena

"A Não Te Prives, Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais, enviou esta terça-feira um comunicado onde manifesta a sua «indignação e preocupação face ao recente assassinato de um travesti na cidade do Porto». Segundo a associação, «a violência por homofobia tem registado um preocupante crescimento em Portugal».

PD


Claro que um crime efectuado por um grupo de 12 adolescentes, entre os 10 e os 16 anos, é pura homofobia. Nem mesmo o facto destes jovens terem antecedentes é relevante. Nem tão pouco o facto de o assassinado ser um sem-abrigo e toxicodependente. Só conta o facto de ele ser travesti. Isto chama-se descriminação e até serve para dar tempo de antena.

Procura-se Padrinho.

Este modesto afilhado oferece os seus serviços a generoso Padrinho. Desejamos sair da cepa torta e a trabalhar não vamos lá. Lá ou a sítio algum.


Lei da rolha.

"O poder político está a fazer "mais uma tentativa de impor a lei da rolha à Comunicação Social em matéria de segredo de justiça", afirmou o advogado António Marinho e Pinto, à margem da conferência "Os Tribunais e a Comunicação Social - Da Mediatização da Justiça à Judicialização da Informação", que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em seu entender, isso é visível nomeadamente através da proposta da Unidade de Missão para a Reforma do Código Penal, no sentido da punição da violação do segredo de justiça como um crime de perigo."

JN

Compreende-se a preocupação do jornalista-advogado ou do advogado-jornalista António Marinho.

Portugal das sondagens.

"Um indivíduo de 48 anos foi internado, na quarta-feira, no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, com uma perfuração no intestino, provocada por uma costela partida, na sequência de agressões sofridas durante um assalto.O homem terá sido ameaçado com uma arma branca na Rua do Areinho, em Avintes, entre as 06.00 e as 07.00, por quatro indivíduos. Os suspeitos, que roubaram um telemóvel e 40 euros em dinheiro, agrediram a vítima com violência."
Eis o Portugal que dá nota favorável ao governo nas sondagens. Neste caso, a entrevista foi feita no Hospital, que até é mais prático, visto que a maioria dos doentes não consegue furtar-se a responder.

Sondagens.

"Não há derrota eleitoral, greve ou manifestação que belisque a popularidade de José Sócrates, da sua equipa ministerial ou do Partido Socialista. De acordo com o Barómetro da Marktest para o DN e TSF, subiu a taxa de aprovação do primeiro-ministro e da generalidade dos seus ministros, assim como cresceram as intenções de voto no PS."

DN

"Freitas do Amaral continua a ser o ministro mais popular do Governo de José Sócrates, apesar de ter descido 4 pontos no saldo entre opiniões positivas e negativas. O caso dos cartoons de Maomé parece ter afectado pouco a imagem do titular dos Negócios Estrangeiros, que tem uma taxa de aprovação de 20%."

DN

É difícil comentar sondagens que parecem estar desfasadas da realidade. Especialmente quando se ouve comentários muito desfavoráveis a este governo. Até de Bruxelas se ouve.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Até amanhã.

PSD: memória e futuro

"A crise actual do PSD é visível. Não se trata simplesmente de reconhecer que várias políticas reformistas têm sido esboçadas, com acerto, pelo Governo de Sócrates. Grave e preocupante é o imenso vazio de credibilidade da oposição: do seu Grupo Parlamentar (genericamente medíocre e em estado de latente rebelião), das suas estruturas distritais, dos seus ‘players’ mais influentes.Neste contexto, os populistas parece ganharem terreno. Porém, quanto mais crescerem no Partido, menor será a influência deste na sociedade portuguesa: O melhor testemunho contra o futuro do PSD (e, ainda, contra a sua honrada memória histórica) é a lembrança dos anos loucos de 2004 e 2005 ( ler todo aqui). "


Júlio Elvas Pinheiro

Desproporcionalidade.

"... Da blogosfera, pois então. Agora não há bicho careta que não tenha o seu bloguezinho. Desde os mais reputados intelectuais a perfeitos desconhecidos, todos têm um bloguinho, onde depositam os seus elevados e notáveis pensamentos. Está definitivamente na moda ter um ‘blog’, ou escrever num ‘blog’, e aparentemente há uma enorme oferta de raciocínios e ideias na blogosfera. Há mesmo quem, com aquele ar de superioridade que caracteriza os pioneiros na descoberta de um novo mundo, nos olham de cima para baixo só porque nós ainda não fomos consultar este ou aquele ‘blog’. Como se o ‘blog’ se tratasse de uma praia nos confins do Brasil, hiperexclusiva, onde só os que verdadeiramente contam apanham sol!

... Devido a esta tendência disparatada, a ”blogosfera” corre o risco de se transformar num mero campeonato de insultos e de pensamentos radicais, em que o vencedor é...o mais troglodita e o mais excitado. Mas, para isso, não é necessário ir à blogosfera à procura de um ‘blog’. Basta por exemplo apanhar uns táxis, passar o dia a andar de um lado para o outro em Lisboa, e escutar com atenção o que os taxistas dizem. Há alguns que são muito refinados nos insultos e pelo menos assim sempre se sai de casa e se vê mais do que um ‘écran’ deslavado de computador
(ler completo aqui)

Domingos Amaral

Não conhecemos os “elevados e notáveis pensamentos” de Daniel de Oliveira e Pacheco Pereira sobre este artigo mas confessamos ter muita curiosidade. Sobre os Blogs, esquecendo a referência aos insultos que são matéria residual, o que vale mais? “Um número muito restrito de jornalistas e comentadores que controlava a opinião pública com o seu politicamente correcto ou uma troca de informações e de acesso às fontes que reforça a Cidadania e que, objectivamente, nos dá mais informação qualificada próxima das correntes de opinião pública maioritárias existentes no país”?

P.S. Os comentários feitos nos Blogs ao último artigo do autor justificam esta sua crítica tão desproporcional e alheada da realidade Bloguistica, acabando mesmo o autor a fazer aquilo que tanto critica nos Blogs?

Retrato do nosso "oásis".

"As famílias portuguesas poupam cada vez menos e recorrem cada vez mais ao crédito. Os estudos sobre o endividamento das famílias mostram que, em média, durante o ano passado, cada família portuguesa pediu 4 mil euros de crédito.

A boa notícia para as Instituições de Crédito é que os pedidos de pequenos empréstimos para fazer face a emergências dispararam em Portugal. Se os rendimentos parecem aos portugueses uma garrafa meio vazia, parecem às empresas de crédito uma garrafa meio cheia. Afinal, o crédito é um negócio de crescimento em Portugal.

Os portugueses são o povo da Europa mais pessimista em relação ao futuro, conclui o Barómetro Anual feito por uma empresa de crédito. Entretanto, as fontes de rendimento mais procuradas pelos portugueses vão sendo o Euromilhões e o crédito pela Internet
. "

Ainda mexem.

"Teresa Pires e Helena Paixão, que a 1 de Fevereiro apresentaram um pedido de casamento civil na 7.ª Conservatória de Lisboa, queixaram-se ontem à GNR de terem sido injuriadas pelos vizinhos com quem partilham um prédio em Oiã (perto de Aveiro).Em causa está uma troca de palavras ocorrida a 16 de Fevereiro. "Estávamos em casa a fazer o jantar, bateram-nos à porta e estava toda a gente do prédio no patamar, com crianças e tudo. Começaram a acusar-nos de fazermos muito barulho durante a noite, puseram em causa a nossa capacidade de termos uma criança connosco, disseram que tinha sido uma vergonha aparecermos na televisão... E chegaram a ameaçar bater-nos."

Apesar de assumirem a interpelação colectiva ocorrida na passada quinta-feira, os vizinhos do casal contactados pelo DN negam qualquer intuito discriminatório. "O que se passa é que elas fazem muito barulho durante a noite e há quem não consiga dormir". Sobre o tipo de ruído, os relatos dividem-se. Uns falam de "música", outros de transportes amorosos: "Aquilo parece o canal Playboy". Há até quem assuma nunca ter ouvido nada de especial, mas estar solidário com os que ouvem. "Elas já foram avisadas antes, até já as ameaçámos com a polícia..."

Ao longo da conversa, porém, alguns concretizam outros agravos: "Elas são muito escandalosas, não se privam de nada. Sempre de mão dada, aos beijos...". Há até quem lance suspeitas: "Recebem muitos homens... Houve quem visse o número de telefone delas num jornal da região, a anunciar um show lésbico". Qual jornal não se concretiza. Mas a "má fama" que as duas teriam deixado "noutros sítios onde viveram" é garantida por fonte segura: "Leia o artigo de um padre num jornal da região
" "

DN

Curiosidades.

"Um dos mais famosos santuários muçulmanos xiitas do Iraque, em Samarra, foi hoje alvo de um atentado com explosivos. Em resposta, nove mesquitas sunitas em Bagdad foram atacadas por homens armados que pretendiam expressar a sua «indignação». Não são até agora conhecidas vítimas dos ataques."

Expresso

Parece que um Cartoon tem mais importância que uma Mesquita. Coisas de Árabes.

Teorias.

A seguir à teoria da conspiração do Pentágono, agora a das WTC (ler aqui).

A nossa juventude.

"Um grupo de doze adolescentes, com idades entre os 10 e os 16 anos, é suspeito de ter espancado até à morte um homem, aparentando 35 anos, travesti, sem-abrigo e toxicodependente. Os menores terão posteriormente lançado o cadáver para um fosso com cerca de dez metros de profundidade no piso subterrâneo de um parque de estacionamento na Avenida Fernão Magalhães (Porto). O crime terá acontecido no fim-de-semana passado, mas o corpo da vítima só foi encontrado ontem. A Polícia Judiciária já identificou os rapazes, que são hoje ouvidos no Tribunal de Família e Menores do Porto."

JN

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Os galináceos do sítio e o galo ou má sorte


Antigamente, dizia um velho humano do sítio, que ter gripe era bom.

Curava-se na cama, com mezinhas caseiras, repouso, ou seja ficar naquela modorra, na cama, não ir trabalhar, comer umas canjas de galinha do campo criadas com desvelo e em liberdade e esperar que a natureza fizesse o resto, porque os vírus mandam nos humanos e são uma espécie independente e selvagem, se não manipulados, referindo-me aqui, aos conhecidos e presos em laboratório.

Quando passava, a pessoa acordava meio fraquinho, mas de certeza mais resistente, com mais atenção ao corpo e com mais respeito pela mãe natureza.

Hoje a pressão dos donos do capital e do trabalho não toleram as faltas nestes casos e preferem que os desgraçados andem a trabalhar e logo a espalhar os vírus por tudo quanto é sítio, incluindo hospitais, e como não fazem o repouso merecido e necessário, ficam mais fracos e são atingidos por bactérias, que com oportunidade, fazem o seu trabalho, elevando o prejuízo que fica multiplicado por muitos.

Mas a fábula foi esta:

No sítio junto à toca, as galinhas, frangos perus e patos faziam fila, que bicha não é palavra politicamente correcta, para deixar a impressão digital do segundo dedo da pata direita, se é permitido o termo, em declaração imanada dos serviços oficiais que tutelam as galinhas e outras aves domésticas, para que fossem responsabilizados por todos os contactos com aves imigrantes.

Grande confusão se gerou, e logo uma algazarra enorme, que para quem conhece só as galinhas e outros fazem, excepto os patos mudos que apenas batiam as asas.

Perguntavam, penso que com inteligência decerto superior ao do órgão imanente - ( termo para o caso abusivo, mas convém dar alguma dignidade a quem dela necessita) – perguntavam, dizia eu, como distinguir as aves que ficam por gostar do sítio, das que chegam e das que irão sair, ou até já saíram.

Assim, as que chegam para o Inverno, como os patos de todo o tipo, gansos e outras aves, já estão de saída para norte e os que vêm de sul, como os picanços, andorinhas, cucos e outros, chegam ou estarão a chegar, e ao que parece trazem de África o vírus tenebroso que dura sem grandes transformações há 10 anos. Como foi possível o tenebroso ter passado para África? A ciência por vezes tem génio gaio, dizia um mocho acordado por tamanha confusão.

Os porcos, estavam muito preocupados, atendendo à similitude anatómica com o homem, contrariando os darwinistas e outros espertos deste e doutros sítios, lembrava uma pega, que segundo outros corvos maiores, queria lançar a confusão, não desdenhando o festim, com o cumprimento mais ou menos meticuloso de ordens radicais de humanos radicais e estúpidos, se não oportunistas.

Portanto o assunto ficou adiado, porque a hora já era tardia e o contador deita-se com as galinhas, facto que não deve ser tomado à letra…

Citação latina:

“Sapiens nihil affirmat quod non probet.” ( O sábio não afirma aquilo que não pode provar).

Até amanhã.

Guantánamo.

"Alguns detidos da prisão norte-americana de Guantánamo, na ilha de Cuba, tiveram contactos com os terroristas que colocaram as bombas em Londres no último Verão, indicou o «Daily Telegraph», que cita investigadores do centro.

Segundo o jornal, os prisioneiros que interpuseram uma acção perante o Supremo Tribunal de Londres para obter a sua libertação, conhecem a célula terrorista que matou 56 pessoas, entre as quais os quatro islamitas que colocaram as bombas, a 7 de Julho últimoUm alto responsável norte-americano indicou ao diário: «Após os atentados de Londres, tivemos um pedido dos serviços secretos londrinos para verificar se estas pessoas conheciam os indivíduos responsáveis pelos ataques.» «Interrogámo-los e eles deram-nos muitas informações sobre os atentados que transmitimos a Londres», indicou a mesma fonte.

Os responsáveis norte-americanos indicaram ao jornal que as informações fornecidas pelos detidos estão relacionadas «com o treino e com a estrutura organizacional» da célula do 7 de Julho.
."

Expresso.

Claro que tiveram contactos com os terroristas. Se fossem inocentes, alguém se importava com eles?

A privatização da TAP, os centros de decisão e o aeroporto da Ota.

"A Ibéria está interessada em concorrer à privatização da TAP, desde que o Governo se disponha em abdicar do controlo da transportadora aérea nacional.

Este é um daqueles casos limite em que se justifica discutir se é ou não do interesse nacional abdicar do comando da transportadora aérea. É estratégico para Portugal ter uma empresa de transporte aéreo? Os custos de manter uma bandeira nacional a atravessar os céus, numa altura em que a concorrência é cada vez maior, em que os preços do petróleo tornam cada vez mais dicícil atingir resultados positivos? Neste prisma, é altamente discutível se a TAP vale o esforço e a maçada. No entanto o caso da TAP não pode ser visto apenas neste ângulo. É preciso não esquecer que Portugal se prepara para investir 3 mil milhões de euros na construção de um novo aeroporto. Grande parte da rentabilização do investimento passa pela estratégia da TAP de transformar a nova infraestrutura no seu centro de operações. Se a Ibéria passar a controlar a TAP, o seu ‘hub’ será transferido para Madrid no dia seguinte. As moscas agradeceriam a pista de aterragem de 3 mil milhões de euros da OTA. Dito isto, dificilmente Portugal poderá aspirar a abdicar do comando da TAP. Em alternativa, pode desistir do novo aeroporto. Com o centro aeroportuário da Península trasladado para a capital espanhola, o aeroporto da Portela chega e sobra para as encomendas
."

Pedro Marques Pereira com Bruno Proença

Racismo.

"O estudo "Mulheres Imigrantes em Portugal: trajectórias, principais características e problemas", coordenado pela investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Karin Wall, refere que a discriminação é baseada na nacionalidade, no caso das brasileiras e ucranianas, e na cor da pele, no caso das cabo- verdianas. Em declarações à Agência Lusa, Karin Wall explicou que as mulheres são discriminadas e desprezadas por trabalharem nas limpezas, um tipo de trabalho considerado desqualificado. As brasileiras e ucranianas sentem-se mais discriminadas nos primeiros anos de imigração, enquanto as cabo-verdianas sentem o racismo durante toda a sua vida devido às baixas qualificações, destaca o estudo.

Segundo Karin Wall, as mulheres oriundas do Brasil e da Ucrânia têm mais recursos e possibilidades em conquistar um trabalho melhor porque têm mais escolaridade. Mas as ucranianas, com níveis de ensino superior, têm dificuldade em ver reconhecidas as suas habilitações. Trabalho ilegal, baixos salários, horas suplementares não pagas, violência verbal e difícil acesso à habitação são alguns dos problemas que as imigrantes em Portugal têm em comum, destaca o estudo, que analisa 28 casos de mulheres brasileiras, ucranianas e cabo-verdianas.
"
RTP


Breves notas:

1/ Se até os licenciados nacionais têm dificuldade em ver reconhecidas as suas habilitações, é natural que os imigrantes também sintam o mesmo. A não ser que haja discriminação dos nacionais.

2/ Os imigrantes têm difícil acesso à habitação porque os impostos actuais ainda não permitem oferecer casa a todos os imigrantes. Isso enquanto os nacionais são obrigados a trabalhar a vida inteira para as pagar. Mas praticamente todos já foram realojados. Só falta o resto da família que foi chamada à pressa e ficou fora do PER.

3/ Se as nacionais são discriminadas e desprezadas por trabalharem nas limpezas, é natural que as imigrantes também. A não ser que tenham estatuto especial ...

para memória futura.

"Raquel Cruz, a mulher do apresentador Carlos Cruz, arguido no processo da Casa Pia, reconhece que inventou as crónicas relacionadas com o inspector da PJ Dias André – um dos responsáveis pela investigação do processo de pedofilia – e reproduzidas no Jornal ‘24Horas’."

CM

Mentiu? Não acreditamos. Se ela mentisse o 24 Horas não publicava. Conforme disse o director desse jornal, eles só publicam o que interessa ao país.

"A decisão do juiz foi conhecida no final do debate instrutório, ao qual a arguida não compareceu por se encontrar nas Caraíbas, com os pais e com a filha. Raquel Cruz faltou à audiência pela segunda vez, sem que tenha sido sancionada pelo tribunal."
Faltou ao debate porque estava nas Caraíbas? Com as dificuldades financeiras que atravessam conforme o 24 Horas nos tem informado, deve ter sido com o dinheiro da venda de algum objecto valioso.

Despedida.

"O Presidente da República, Jorge Sampaio, convidou os líderes dos partidos políticos com assento parlamentar para um almoço de despedida a 02 de Março, disse à agência Lusa fonte de Belém."

Eles que levem bons fatos porque ainda correm o risco de vir medalhados.

Aves

"O ministro da Agricultura, Jaime Silva, admitiu esta terça-feira que o Governo poderá obrigar os proprietários de capoeiras de todo o país a declararem as aves que possuem e responsabilizá-los pelo isolamento dos animais, como medida de combate à gripe das aves."

Também conhecemos várias aves. De entre todas, destacamos duas. Como não têm dono, não é necessário declarar esses bichos. Mas vontade não nos falta. E era para abate …

Glória efémera.



Dizem que a glória é efémera. Aproveitemos então.

Islão na Europa.

"Os “Maomés” (passe a ironia) que vivem na Europa gozam de direitos, não porque são muçulmanos, mas porque habitam sociedades que atribuem direitos a todos os indivíduos, independentemente da sua origem, raça ou religião. É assim que deve ser e é assim que espero que a situação se mantenha. A maior das caricaturas foi termos ouvido governos de países onde não se respeita os direitos humanos mais elementares dizerem que os direitos dos muçulmanos foram violados pela Dinamarca. Será que é preciso recordar por que razão muitos muçulmanos deixam os seus países, vindo viver para a Europa? "

João Marques de Almeida

Energia nuclear.

"A Ordem dos Engenheiros promove hoje um debate sobre energia nuclear que reunirá especialistas, académicos e empresários- entre os quais Patrick Monteiro de Barros, o empresário português que, no ano passado, propôs ao Governo a construção de uma central nuclear. «Actualmente, cerca de 30 por cento da energia eléctrica produzida na Europa é produzida por via nuclear. Em França, essa percentagem sobe para 50 por cento"

Expresso
Praticamente toda a Europa tem energia nuclear, sendo a dependência externa de Portugal em termos energéticos a maior da União Europeia. Algo que tem de ser revisto.

Pílula.

"A pílula permitiu o sexo sem filhos, o futuro será ter filhos sem fazer sexo"

Ler aqui.

"Deputado voador"

"Um deputado do PSD, eleito pelo círculo do Porto, foi interceptado na auto-estrada, na zona de Coimbra, a circular a mais de 200 quilómetros por hora. O auto está no Governo Civil de Coimbra, ao qual Ricardo Almeida, de 31 anos, fez um pedido especial no sentido de lhe ser perdoada a apreensão da carta de condução. O problema é o historial de infracções graves e muito graves do político, que já foi autuado quase duas dezenas de vezes. Em quase todas teve a "sorte" de ver os processos arquivados."

JN

Não é motivo para preocupação. Primeiro, porque os aceleras estão bem representados no nosso parlamento. Segundo, porque mais uns anitos e está reformado.

A criminalidade baixou.

"Uma pessoa morreu na sequência de um assalto à mão armada ocorrido na madrugada desta quarta-feira num hipermercado em Oliveira de Azeméis, em Aveiro."

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Até amanhã.

Liberdade de expressão.

"Um tribunal islâmico de Lucknow, cidade do norte da Índia, lançou hoje uma «fatwa» (decreto religioso), condenando à morte os 12 autores das caricaturas do profeta Maomé publicadas no final de Setembro no diário dinamarquês Jyllands-Posten."

PD

Parece que a liberdade de expressão pode custar a vida. Abriu o campeonato de lapidação euro-árabe. Felizmente a Europa conta com a vantagem moral, única arma disponível nesta luta.

Falácia.

"O efeito da mão-de-obra imigrante já é, de resto, visível nas estatísticas do desemprego. Enquanto o número de desempregados aumentou 57 mil entre 2004 e 2005, a população empregada manteve-se estável na casa dos 5, 1 milhões de pessoas. Segundo António Duarte esta estabilidade explica-se pelo recurso crescente a mão-de-obra imigrante, que está a fazer a crescer a população activa em Portugal."

DN
Mais uma falácia a cair. Efectivamente se um patrão pode contratar um imigrante ilegal a quem pode pagar abaixo do devido e fugir aos descontos para impostos e Caixa da Providência, não vai contratar um nacional pelo dobro ou triplo do custo. E as empresas mesmo assim continuam a não ser viáveis. Mas isto não se pode dizer. Os habituais defensores das minorias saltam logo em cima. E os pobres imigrantes continuam a ser escravizados e obrigados a roubar para sobreviverem. Ironicamente com o aval dos seus "defensores".

Espanha.

"Numa altura em que as actividades da ETA conhecem um período de acalmia, os espanhóis podem estar a braços com o regresso de uma organização terrorista dos anos 70. A polícia espanhola considera «credível» uma carta hoje entregue na delegação da televisão Antena 3 em Saragoça e na qual o grupo GRAPO reivindica o atentado de 6 de Fevereiro contra o empresário Francisco Colell e que o feriu e lhe matou a mulher, Ana Isabel Herrero."
A Espanha de Zapatero definha. Desde casamentos homossexuais ao ressurgimento de grupos terroristas, tudo surge para alegrar a Espanha modelo século XXI.

Curiosidades.

"Os advogados do 24horas requereram ontem a nulidade das diligências de busca e apreensão feitas à redacção do jornal e à casa do jornalista Jorge Van Krieken na passada quarta-feira, no âmbito da polémica sobre o «Envelope 9». O Jornal de Notícias noticia hoje que o requerimento, apresentado no Tribunal Central de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, aconteceu no dia em que o outro jornalista (além de Van Krieken) que assinou a primeira notícia sobre o «Envelope 9», Joaquim Eduardo Oliveira, foi constituído arguido e interrogado no âmbito do processo. De acordo com informações recolhidas pelo JN, o pedido de nulidade da busca promovida pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) do Ministério Público de Lisboa baseia-se em presumíveis irregularidades formais. Vários juristas disseram ao jornal que «um dos argumentos a utilizar nesta circunstância é o facto de a busca à redacção do jornal ter sido autorizada apenas por um magistrado do Ministério Público (MP), o procurador-geral adjunto, José Carvalho»."
Curiosamente um juiz de instrução, um procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal e investigadores da Polícia Judiciária entraram na redacção do jornal 24 Horas (ler aqui). Mais. Três juízes, vários procuradores do Ministério Público e oito inspectores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram no terreno para realizar quatro buscas.

Negligência médica.

"O historiador britânico David Irving foi ontem condenado, em Viena, a três anos de prisão, depois de se ter declarado culpado de ter negado o Holocausto e ter reconhecido na primeira sessão do julgamento que errou ao afirmar que não existiram câmaras de gás em Auschwitz. "Cometi um erro ao afirmar que não existiam câmaras de gás em Auschwitz", afirmou o historiador. Irving, de 67 anos, apareceu em tribunal levando na mão um dos seus mais controversos livros - "A guerra de Hitler" (1977) - em que contesta a existência do Holocausto e considera que Hitler era "Amigo dos judeus".

JN

Não é preciso ir a Auschwitz para se ter conhecimento das câmaras de gás. Qualquer documentário manhoso mostra. Quanto ao facto de Hitler ser amigos dos judeus, tal só pode ser aceite na perspectiva que o moço do bigode acabou com o sofrimento terreno deles. Mas isso é muito subjectivo. Também os árabes sofrem e nem por isso se pode propôr esse tipo de amizade para com eles.

Mensageiro.

"Os jornalistas poderão vir a ser punidos só pelo facto de se presumir que as suas notícias puseram em perigo uma investigação criminal, independentemente do resultado da acção. Assim, em vez de crime de violação de segredo de justiça, tal como hoje acontece, serão acusados por "crime de perigo", que pode ser abstracto. Esta proposta de alteração ao Código Penal (CP) está a ser discutida na Unidade da Missão para a Reforma Penal (UMRP), coordenada por Rui Pereira, e vai ser presente ao Ministro da Justiça. "

DN
Só vendo. Mas só esta ideia vai fazer o "mensageiro" afinar muito a voz. Ou melhor, esganiçar.

Afinal estava bêbado.

"Um dos quatro inspectores da PJ que detiveram Marcus Fernandes – suspeito de duplo homicídio, dos agentes da PSP da Amadora Paulo Alves e António Abrantes – disse ontem no Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, que o arguido alegou ter cometido o crime por estar bêbedo."

CM

O outrora assassino maluco afinal estava bêbado. Por isso disparou 36 tiros (ler aqui).

Noites animadas.

"Clientes do restaurante David da Buraca, em Lisboa, viram-se sem querer entre um assalto. Enquanto jantavam, na noite de sábado, quatro assaltantes entraram no estabelecimento e, sob ameaça de caçadeiras de canos serrados, roubaram a caixa registadora."

A noite Lisboeta está cada vez mais animada. Já não é preciso ir ao Brasil para assistir a um assalto enquanto se come num restaurante. Felizmente o ministro Costa afirma que a criminalidade está a diminur.

Educação sexual nas escolas.

M -Gosto quando me beijas no pescoço... Hmmmm...!

A -No fundo, estou apenas a estimular as tuas zonas erógenas para facilitar o coito, segundo as regras básicas da excitação sexual.

M -Eu sei. Agora, vou estimular-te por sexo oral.Parece-me que 2 minutos e meio de estimulação é a duração adequada ao teu estado neurológico e sensorial. Que achas ?

A -Acho bem. Segundo os estudos de Dickinson, estás certa. Ahhh...! Onde é que aprendeste a fazer isto tão bem ?

M -Foi no livro obrigatório do 5º ano, "1001 Maneiras de Enlouquecer um Homem na Cama".

A -Sempre gostei de sexo oral. Na escola, tive a melhor nota da turma no teste do "cunnilingus"...

M -Ohh!...Adoro ouvir-te falar Latim...

A -Vamos fazer alguns exercícios de Kegel; melhoram o funcionamento do músculo pélvico e facilitam o orgasmo.

M -Para além disso, protegem contra a incontinência urinária. É preciso preparar o futuro! Às vezes penso como seria penosa a vida dos nossos pais, que não sabiam nada disto...

A -Podes crer! Eu nem sei como eles conseguiram conceber-nos!

M -Ahhh!...Pára!...Obtive já uma boa lubrificação vaginal. Estou suficientemente excitada para a chamada penetração peniana. O bastante para sentir prazer e não ter irritação vaginal pós-coito. E tu, que tal o afluxo sanguíneo ?

A -Vai indo. Queres um orgasmo simultâneo ?

M -Não sei. Há várias teorias sobre isso. Ahh, continua...inclino-me mais para as teses de Bancroft, que sustentam que homem e mulher têm tempos diferentes e por isso é muito mais comum que cheguem ao orgasmo em tempos diferentes.

A -Como são os teus orgasmos: clitorianos ou vaginais ?

M -Tu ainda estás nessa? A minha professora diz que o orgasmo, como resposta fisiológica, é basicamente o mesmo, independentemente da área estimulada. É tudo psicológico!

A -A puta da tua professora deve ser frígida!-

M -Não brinques com coisas sérias! A frigidez é um problema grave. Pode ter origens orgânicas, como dispareunias ou alterações hormonais, mas na maior parte dos casos tem origens psicológicas. Ahh, não pares!... O que se diz sobre a frigidez é uma treta.

A -Não me digas que o Ponto de Grafenberg também é uma treta...!?

M -O quê, tu deste isso? Porra, o teu professor ainda segue o programa do ano passado! Desculpa lá que te diga, mas andas a foder pelo método antigo.

A -Por acaso não gosto nada do meu professor. Na semana passada, repreendeu-me por não ter feito o T.P.C. (Tocar punhetas em casa), prática de que ele não abdica dentro do sistema de avaliação continua.

M -Hmm...! Isso...adoro-te!

A -Olha, acabei de ejacular! Agora, vou esperar um bocado para que as artérias contraiam e as veias relaxem. Isso reduzirá a entrada de sangue e aumentará a sua saída, tornando o pénis flácido. Depois voltamos à sala, está bem ?

M -Sim, tenho que apagar as 12 velinhas do meu bolo de aniversário!QUÃO DIFÍCIL É SER ESTUDANTE NOS TEMPOS MODERNOS E COM GOVERNO PROGRESSISTA

Posted by manolosaavedra to QUOUSQUE TANDEM

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

As águas perigosas do pântano

Parece que já há motivo para regozijo para os humanos do sítio, porque estarão a chegar aos calcanhares do resto dos cidadãos da Europa, que está de cócoras e em sequestro, palavra do meio veterinário e criminal.

Como toupeira, já nada me admira nas reacções dos humanos do sítio e como bons animais, ainda não domesticados, graças a Deus, podemos ir assistindo à degradação da espécie que por aqui vive, que chamam de homo sapiens que já foi erectus e que do peso de tudo o que lhe fazem carregar às costas, outros homens, decerto mais erectus, porque o peso do saque lhes equilibra as costas, e desequilibra as dos que são, de facto, ao contrário do que lhes dizem, costas de escravos, ainda por cima escravos de rebanho, como convém a todos os pastores que neles mandam.

Assim, os que dizem mandar na Europa e que mandam nos que mandam no sítio, com as ameaças veladas de sempre, sobre os escravos bem educados e adestrados e organizados em rebanho obediente, mais sacrifícios irão pedir, porque ainda não são suficientes, serão ainda poucos, porque é necessário empobrecer ainda mais os pobres para os manter fracos, técnica há muito usada, pelo que me escuso de apontar autores, porque danificando o corpo chega-se muito facilmente à alma e é essa que se quer comprar, traficar e destruir, porque um animal sem alma é menos que uma pedra, entendendo-se por pedra o que quiser entender, porque as há com alma.

A tristeza leva-os a andar cabisbaixos, de olhar vago e sempre fixo num horizonte cada vez mais junto aos pés, pelo que erectos se tornam novamente em símios, quase com as mãos a tocar o solo e o chão, como dizia Darwin, seus irmãos ou primos antepassados. Será ainda evolução ou involução? Será que o génio queria tal desiderato?

Desempregados, ou empregados de belmiros a trabalhar por salários baixos, sem esperança, que antigamente era representada pelas proles, hoje proibidas pelos do politicamente correcto que acham que casais são parelhas e que o sexo entre anormalidades é que conta, com as escolas de centenas de aldeias a fechar em nome da sacrossanta ideia maçónica, que na I república fechava e destruía igrejas e agora fecha as escolas que ainda têm crucifixos e deveriam ter alheiras ou chouriços, como medidas draconianas, os humanos do sítio em breve deixarão de o ser e os ecos do embrutecimento aí estão.

Mas porque razão já há motivo para regozijo para os bobos de sempre e que entram nas casa sem pedir autorização?

Parece que uma inglesa, no antigo reino do Algarve, e não referendado pela república, descobriu um ganso patola morto, e como boa inglesa, não fosse ela inglesa, a crer nas descrições e se estiver enganado, disso não pedirei desculpas porque não devo, atendendo a todo o mal que essa raça de gente sempre fez nessa terra, essa criatura boa denunciante, chamou a autoridade que executará a autópsia e a sentença de morte a centenas de milhares de aves por esse país fora, como mandam os protocolos da OMS e da FAO e os seus criados de mão aqui. Portanto a sentença e o alarme está feito e bem podem os humanos se preparar para comer caca em granulado, liofilizada, esterilizada e normalizada pela directiva número qualquer coisa, da autoridade que controla a caca especialmente normalizada e controlada e com o selo de denominação de origem.

Estão marcados passeios turísticos de gentinha por praias por esse sítio fora, para apanhar todo o tipo de aves mortas, decerto infectada, pelo criminoso do costume e decerto programado, pela mão do deus homem, a sofrer a mutação desejada por todo o tipo de corporações mundiais.

Não resisto a voltar a citar, o que por certo muitos não gostam, mas que por gozo o voltarei a fazer, mesmo que a inglesa não seja inglesa, porque simplesmente me apetece provocar:

“…Não esqueçamos, por fim, que os ingleses já causaram, com a sua profunda mediocridade, uma depressão global do espírito europeu: aquilo a que se chama «as ideias modernas» ou as «ideias do século dezoito» ou também as «ideias francesas» - aquilo, pois, contra o que o espírito alemão se insurgiu com profundo nojo -, isso era de origem inglesa, não cabe duvidar. Os franceses apenas foram os macacos imitadores e comediantes destas ideias, também os seus melhores soldados e, também e infelizmente, as suas primeiras e radicais vítimas: pois que com a anglomania condenável das «ideias modernas», a ame française diluiu-se e emagreceu tanto que hoje nos recordamos quase com incredulidade dos seus séculos XVI e XVII, da sua profunda força passional, da sua engenhosa aristocracia. Mas tem que se segurar com ambas as mãos esta afirmação de justiça histórica e defendê-la com unhas e dentes contra o instante e a aparência visível: a noblesse europeia – do sentimento, do gosto, dos costumes, enfim, tomada a palavra no sentido elevado – é obra e invenção da França, a vulgaridade europeia, o plebeísmo das ideias modernas – da Inglaterra.”

Nietzsche Para além do bem e do mal

Até amanhã.

Isaltino.

"O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, desvalorizou hoje a moção que um deputado social-democrata vai apresentar na assembleia municipal com vista à suspensão do seu mandato."

DD
Se Isaltino desvaloriza a justiça ...

Urdidura.

"A Comissão Europeia considera que Portugal vai ter de tomar mais medidas para corrigir o défice a partir do próximo ano e tem dúvidas que o nosso país consiga ficar abaixo dos 3 por cento permitidos. Bruxelas duvida também do crescimento económico anunciado por Portugal. Além das dúvidas quanto à possibilidade de Portugal cumprir o défice, a avaliação europeia refere que a «economia portuguesa não só continua a divergir do resto da UE, como a riqueza por habitante caiu para menos de 70 por cento da média dos Vinte e Cinco»."

Expresso

É a confirmação que este governo é o maior bluff de sempre. Colocado em Sº Bento através de uma sublime urdidura com o apoio da comunicação social, este governo ameaça promover Santana à condição de mártir. Fosse o embaixador do Irão Mohammed Taheri da mesma fibra que Sampaio e Freitas teria sido medalhado.

Corporações.

"A invasão da redacção do 24 Horas, esta semana, por elementos do Ministério Público, apoiados pela PJ, veio tornar evidente que era preciso encontrar por parte do Ministério Público um bode expiatório, um «faits- divers», para esbater o escândalo dos números telefónicos de figuras do Estado que apareceram no Processo Casa Pia - o envelope 9, como ficou conhecida a escandaleira. O Presidente da República exigiu um inquérito rápido ( o que afinal não acontecerá) logo, era preciso fazer qualquer coisa.

O senhor Procurador, que é conhecido por gostar de fazer declarações fugazes aos jornalistas, geralmente à entrada para o seu carro, desaparecendo como Pepe Rápido, considera decerto que isto é um caminho correcto para pôr a Justiça a funcionar. Mas a entrada violenta dos agentes na redacção do jornal gritando «todos com as mãos fora dos teclados !...», obrigando a uma evacuação rápida da redacção, só não é de rir às gargalhadas porque é demasiado grave para acontecer num Estado de Direito. Simples: quando a mensagem incomoda, mata-se o mensageiro. Vem naqueles manuais para Totós
."

Luiz Carvalho

A corporação defende-se. Muitas vozes, o mesmo canto de embalar.

Americanos bárbaros.

"A Jihad continua em força, graças a Deus, apesar das acções bárbaras e repressivas do exército dos Estados Unidos e dos seus agentes"

Usama Bin Landen.

Bin Laden tem toda a razão. Os americanos deviam civilizar-se. Fechavam Guantanamo, enfiavam os moços que lá estão em meia dúzia de aviões fretados aos árabes e levavam-nos a visitar o Kaaba gratuitamente num "viagem explosiva".

Ota e TGV preocupam Comissão Europeia.

"Portugal deverá ser convidado pela Comissão Europeia (CE) a «avaliar de forma muito cuidadosa o impacte na dívida dos grandes projectos de investimento público, incluindo aqueles que implicam uma parceria com o sector privado», avança hoje o «Diário Económico».Tendo Portugal uma dívida pública acima dos 60 por cento do PIB (limite imposto pelos critérios de Maastricht) e prevendo-se desequilíbrio orçamental por mais alguns anos, «Bruxelas receia que estes projectos possam ser incomportáveis e recomenda prudência»."

Expresso

Basta Sócrates mostrou qualquer um dos seus famosos estudos, que a Comissão Europeia avaliza de imediato os empreendimentos.

Envelope 9

"A aparatosa invasão das instalações de um jornal veio revelar que subsiste, entre a PGR e o país, um mal-entendido que era razoável julgar sanado. Ou seja, os muitos críticos e os porventura alguns apoiantes da PGR nesta matéria gostariam de saber como é que foi possível existirem num processo, que já não estava em segredo de justiça, listagens de tráfego telefónico dos titulares de altos cargos públicos (todos eles abrangidos pela "conta Estado" da PT), assim escancaradas à curiosidade de qualquer um. Por seu lado, o PGR, desde as portas de Belém e da comissão parlamentar até agora, tem perfilhado o entendimento de que o que importa apurar é como é que um ou mais jornalistas tiveram acesso às referidas listas."


DN

Jorge van Krieken, jornalista conhecido por defender veemente Carlos Cruz num ‘site’ da Internet, aonde divulgou – e continua a fazê-lo – os nomes verdadeiros das vítimas de abusos da Casa Pia, violando, assim, um despacho do Tribunal. No site www.reporterx.net, Van Krieken assina vários textos, sugerindo que algumas das testemunhas contra Carlos Cruz terão sido pagas para mentir. Em Carlos Cruz: uma história mal contada, identifica seis testemunhas com nomes reais, adiantando que três rapazes terão recebido dinheiro para o culpabilizar, informação revelada, na versão de Van Krieken, pela mãe de um deles. Contactado pela VISÃO, Jorge Van Krieken diz ter agido em consciência. «Desconhecia que um deles era menor, caso contrário não teria publicado o nome. Em relação aos outros, não vejo qualquer inconveniente em fazê-lo, alguns deles são criminosos e estão envolvidos no tráfico de menores, e são pessoas adultas e conscientes», frisou Van Krieken. O 24Horas, é um jornal que se tem destacado na defesa ostensiva dos arguidos da Casa Pia, nomeadamente de Carlos Cruz.

Efectivamente o Envelope 9 é mais complexo do que nos querem fazer acreditar. Por isso, este processo vai mais além do que as referidas listagens. Se a comunicação social está de facto interessada em transmitir a verdade, tem de fazer mais do que defender cegamente a sua corporação.

Comunicação social.


Da Elise.

Pura barbárie.

"A Nigéria viveu hoje um dia de grande violência com 15 mortos, 11 igrejas incendiadas e lojas de cristãos pilhadas, numa manifestação muçulmana, enquanto um movimento separatista raptou nove estrangeiros."

RTP
11 Igrejas incendiadas??!!! E se, por acaso, alguém incendiasse uma só Mesquita na Europa? Uma só…

Governo quer reduzir gastos com os polícias.

"A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) rejeitou, ontem, qualquer reestruturação das forças de segurança que implique a redução de salários e outros direitos dos agentes. O sindicalista reagia ao anúncio feito pelo ministro da Administração Interna, António Costa, de que a tutela pretende "aumentar o peso do investimento e diminuir o peso da despesa com pessoal, o que implica uma reestruturação do conjunto das forças, tendo em vista racionalizar as estruturas de forma a haver melhor investimento". "Os direitos dos polícias não devem ser reduzidos com uma reestruturação, antes pelo contrário, é preciso estabilizar e motivar os profissionais porque o crime organizado está a aumentar", disse à Lusa o presidente da associação sindical, Paulo Rodrigues. "
Já conhecemos a história. Há muito que o governo a reduzir os gastos com a polícia, de tal forma, que chegam a ser as próprias Juntas de Freguesia a financiarem a autoridade policial. Efectivamente com tantos cortes até as fardas são pagas pelos próprios polícias. Os meios de combate ao crime são cada mais escassos embora nos queiram iludir do contrário. Também tal justifica-se, vindo de encontro às palavras do ministro que afirma estar a criminalidade a diminuir.

Curiosidades.

"O sócio e administrador da empresa Bragaparques, Domingos Névoa, negou hoje as acusações de tentativa de corrupção de José Sá Fernandes e afirmou ter apresentado uma queixa- crime por difamação contra o vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Em declarações à Agência Lusa, o sócio principal da Bragaparques garantiu que «há um mal entendido» nas acusações do autarca, que considerou «falsas e caluniosas». «A minha advogada, Rita Matias, que é do escritório de Ricardo Sá Fernandes, está a tratar do assunto», adiantou, escusando-se a entrar em mais detalhes devido ao «segredo de justiça». O empresário não adiantou onde foi apresentada a queixa-crime. "

Fernando Gomes reformado sem saber.

"O ex-deputado socialista e actual administrador da Galp, Fernando Gomes, vai começar a receber em Março uma reforma de 3172 euros, um valor que irá acrescentar ao seu salário mensal na ordem de 15 mil euros."

Só a nós é que ninguém nos reforma sem sabermos. Quando muito, vão aumentando a idade da reforma. Por isso é temos muito gosto em ir votar "neles".

Zapatero.

"O líder do Partido Popular (PP) espanhol, Mariano Rajoy, exigiu ontem ao chefe do Governo socialista (PSOE), José Luis Rodríguez Zapatero, que tome uma "decisão patriótica" e "rectifique imediatamente" a sua actual política antiterrorista. O abandono público da luta armada foi dado como "iminente" por alguma imprensa espanhola, a meio da semana passada, depois de Zapatero ter sido o primeiro a afirmar "que o princípio do fim da violência [da organização separatista basca] está muito próximo". Ao adiar aquele anúncio, a ETA tenta marcar o tom das negociações e embaraça o líder socialista, deixando o Governo do PSOE à mercê das críticas do PP e das associações de vítimas do terrorismo."
Zapatero foi a melhor vitória de Bin Laden sobre o Ocidente.

domingo, fevereiro 19, 2006

Acabou!!!!

"Quando Svard acertou em cheio um pontapé na bola, que só parou nas redes de Moretto, aos 22 minutos, já o Guimarães contabilizava quatro claras perdidas de golo contra um Benfica ausente. A vitória dos minhotos (Neca fez o 2-0 na segunda parte) foi um espelho lógico da partida. E, ao mesmo tempo, um reflexo da anormalidade que envolve as duas equipas: os vimaranenses engataram a segunda vitória consecutiva na tentativa desesperada de fugir do fundo da tabela; os encarnados continuam a ver fugir pontos e futebol desde que o plantel aumentou a qualidade com os reforços de Inverno e entrou da pior forma no ciclo decisivo da época."

DN

"Ataque".

"O ataque ao jornal 24 Horas é um exemplo flagrante. Protegidos pela lei, pois claro, um juiz, vários procuradores, a PJ, a PSP e a GNR assaltaram a redacção do jornal, confiscaram computadores e discos informáticos e entregaram notificações a vários jornalistas entretanto acusados de crime e constituídos arguidos. Como não se trata de um jornal benquisto pelas elites, o caso passou relativamente à margem dos grandes escândalos. Mas é um caso muito sério e grave.
(...)
É confrangedor o silêncio do Presidente da República, do Parlamento e do Governo. Escudados pela "separação de poderes" e pela "independência da justiça", esses órgãos de soberania revelam um comportamento condenável: há assuntos que não dispensam opinião e a que os mais importantes dirigentes políticos não podem ficar indiferentes. Seria bom que percebessem que os direitos dos jornalistas são instrumentais, isto é, garantem os direitos dos cidadãos e a liberdade de expressão e informação. É por isso que o caso é grave
."

António Barreto no Público

É curioso como um o 24 Horas passa de vilão a herói. É o espírito do coitadinho que tolda a modernização do país e ajuda os "lobby" a vencerem. Já Valentim Loureiro também desejava que o Presidente da República se prenuncia-se sobre o “Apito Dourado”, o tal processo que o envolve e serve para aferir a relação da justiça com os “grandes” deste país.

Credibilidade.

"De uma «Entidade Reguladora da Comunicação Social» que nasce violando a lei não se poderá esperar grande coisa.

Fico até surpreendido como os seus membros aceitaram pessoalmente tal cambalacho, destruíndo desde logo qualquer tipo de credibilidade da nova instituição, que sempre surgirá como um braço do bloco central de interesses
. "


Gabriel no Blasfémias.

Sobre a responsabilidade social.

"Uma das estrelas do primeiro Big Brother, 'Mário', nado e criado na TVI, foi detido pela PJ, suspeito de ser o cabecilha de um gang acusado de vários assaltos. Coisas da vida dirão uns, o destino dirão outros. Quando deixou de vender 'Mário' deu-se mal com o mundo real de que nunca deixou de fazer parte, e não se readaptou. Resta saber se não faria sentido, nesta época de reality shows e tabloidização geral, exigir a certos orgãos de comunicação social responsabilidades... sociais. Ou se quisermos, uma espécie de seguro de risco"

Manuel na Grande Loja.

Juventude.

"A GNR de Custóias (Matosinhos) identificou, ontem de madrugada, três rapazes, de 14 e 15 anos, que tinham furtado um automóvel com o qual acabaram por se envolver num acidente de viação, apenas com danos materiais."
Depois queixam-se que não há jovens para alimentar a segurança social. Efectivamente ou são drogados, ou andam ou roubar, ou vivem do rendimento mínimo. Trabalhar trabalhar muito poucos. Pior. Ainda não tem idade para trabalhar e já andam a roubar carro.

sábado, fevereiro 18, 2006

O pântano e as águas proibidas

As conversas com o Avô Toupeira são um linimento para a alma, peço desculpa aqui aos humanos se cometo alguma heresia, mas para remediar, direi que a minha será uma alma menor, uma alma das pequenas coisas sem importância.

É que este meu avô é um prodígio em memória e a conversa vai fluindo como o vento lá fora, que hoje está rijo:

Citação de Ovídio, "Amores, "“Nitimur in vetitum semper cupimusque negata; sic interdictis imminet ager aquis” ( lançamo-nos sempre para o proibido e desejamos o que se nos nega; assim o doente aproxima-se das águas proibidas). Nietszche.

Aqui, a tradução pode ser tomada de forma menos abusiva e então o sujeito pode não ser o doente, se entretanto o não considerar ou não se considerar já infectado por tudo o que se pode apanhar neste pântano de ideias e de coisas reais em que nos afundamos e tentamos sobreviver.

Porque de facto os terrenos são perigosos e por vezes não sabemos sequer se os estamos a pisar, de tal forma o perigo, que o será, pelo facto de tudo nos parecer inocente e que de facto podemos dizer tudo, porque decerto não seremos castigados, tal o estado do pântano, mas à cautela, devo avisar, como Toupeira, que os vermes, bichos que muito aprecio, apenas por uma questão de culinária, que só nós toupeiras e outros bichos podemos entender, são muito perigosos quando adquirem forma humana.

Os secularistas evangélicos do politicamente correcto continuam por aí a ditar as suas regras, aproveitando depois para manter o pântano bem cuidado como um pântano deve estar.

Portanto nada acontece, tudo está bem no sítio e números são sempre números, mesmo que o mordomo do cofre forte do sítio se engane vezes de mais, com as mais diversas desculpas, porque um mordomo deve ter a casa do senhor sempre bem administrada e sobretudo manter o emprego.

Os funcionários públicos (estranha palavra… ), são e continuam a ser, os grandes culpados e devem ser mandados para casa a qualquer custo, esquecendo que os senhores das quintas a que se chamam concelhos, continuam a admitir gente, pelas mais diversas formas e conforme o cartão da agremiação a que pertencem, sem olhar a custos, porque não haverá decerto falência e o visto daquilo a que chamavam tribunal de contas foi considerado coisa menor, decerto para evitar constrangimentos e no interesse da matilha.

As empresas do sítio continuam a fechar e o estado do sítio continua no seu rumo a servir, decerto bem, porque o mercado tem de funcionar, a globalização é inexorável e alguns já disseram o que tinham a dizer, podendo comprar para estraçalhar e repartir pelos que se identificam com o seu cheiro; admitindo que o termo estado deve ser escrito com letra minúscula, porque simplesmente deixou de existir há muito.

O vírus muito falado continua a matar aves migratórias, claro está, parece que chegado à Nigéria, voltará na Primavera a ser ameaça, depois de o ter sido no Inverno e vindo do Norte. Ameaça para a Europa, sempre e principalmente, porque existe um novo Tordesilhas e as aves não migram no outro lado e até nem existem aves que fazem rotas polares para encurtar caminho.

Assim há cerca de 10 anos aguarda-se pacientemente que sofra a tão desejada mutação, assistindo-se ao sacrifício de milhões de animais em nome da insana sanidade e bem estar animal, como dizem os peritos da FAO, da OMS e da ONU, tudo gente bem pensante, donos e senhores dos secularistas evangélicos globais, mas que não deixam de ser gente que come à mão.

Portanto os humanos dos vários sítios, os que ainda comem comida de gente e que gostam do que comem, podem ir acostumando o estômago a carne de origem duvidosa, que passará a granulado, que à falta de matéria prima, pode ser caca esterilizada, liofilizada e com vários sabores, como se faz com a cerveja.

Acabo com uma citação que decerto desagradará a muitos, acerca de Darwin, Mill, Spencer e outros ingleses bem pensantes, mas eu gosto de desagradar:

“…Não esqueçamos, por fim, que os ingleses já causaram, com a sua profunda mediocridade, uma depressão global do espírito europeu: aquilo a que se chama «as ideias modernas» ou as «ideias do século dezoito» ou também as «ideias francesas» - aquilo, pois, contra o que o espírito alemão se insurgiu com profundo nojo -, isso era de origem inglesa, não cabe duvidar. Os franceses apenas foram os macacos imitadores e comediantes destas ideias, também os seus melhores soldados e, também e infelizmente, as suas primeiras e radicais vítimas: pois que com a anglomania condenável das «ideias modernas», a ame française diluiu-se e emagreceu tanto que hoje nos recordamos quase com incredulidade dos seus séculos XVI e XVII, da sua profunda força passional, da sua engenhosa aristocracia. Mas tem que se segurar com ambas as mãos esta afirmação de justiça histórica e defendê-la com unhas e dentes contra o instante e a aparência visível: a noblesse europeia – do sentimento, do gosto, dos costumes, enfim, tomada a palavra no sentido elevado – é obra e invenção da França, a vulgaridade europeia, o plebeísmo das ideias modernas – da Inglaterra.”

Nietzsche Para além do bem e do mal

Sem comentários.

"O Supremo Tribunal de Justiça italiano desencadeou sexta-feira uma avalancha de protestos contra uma decisão que concede atenuantes a um homem condenado por ter violado uma adolescente porque a vítima já tinha tido experiências sexuais. Os cinco magistrados da mais alta instância judicial do país que divulgaram esta decisão são todos homens. O Supremo apreciou o caso deste violador, um homem na casa dos quarenta anos condenado em Novembro de 2001 a uma pena de três anos e quatro meses de prisão por ter forçado sob a ameaça de violência a filha da sua companheira, de 14 anos, a fazer sexo oral. Os juízes estimaram que «os danos causados pela violência sexual são menos graves se a vítima já teve relações sexuais com outros homens antes do seu encontro com o violador».

Sá Fernandes.

"O vereador da Câmara Municipal de Lisboa apoiado pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, foi alvo de uma tentativa de corrupção por parte do sócio principal da empresa BragaParques no âmbito do processo Feira Popular/Parque Mayer, anunciou hoje o Gabinete Municipal do partido."

PD

Os Sá Fernandes estão “fadados” para voos mais altos. Naturalmente irão ter cada vez mais exposição mediática.

"Quero ver se Irão publicará o meu cartoon"

"Augusto Cid, 64 anos, não ganhou ontem algum prémio, na arte de cartoonista com que ganha a vida desde os 17, para ser notícia da agência France Press. Foi notícia por causa do cartoon - publicado no semanário "O Independente" - com que vai concorrer, legendado em inglês, ao concurso de caricaturas sobre o Holocausto promovido pelo jornal iraniano "Hamshari" de Teerão, em retaliação à polémica causada pelos "cartoons de Maomé"."Quero ver se publicam o meu cartoon, ver se têm humor ou se há censura no Irão, pois o trabalho é uma crítica ao presidente e ao regime iraniano", diz Cid, que considera a polémica "um pretexto de uma minoria de árabes - fanáticos e imperialistas -, para ocultar a grande discussão de momento que é o problema gravíssimo do Irão querer uma bomba nuclear". Cid não vê motivo para tanta polémica. "Os desenhos não são sobre Maomé mas sobre o muçulmano típico, uma espécie de Zé Povinho", diz o cartoonista. "Ninguém poderia desenhar Maomé porque não se lhe conhece uma imagem".

Droga de país.

"A vigilância durava há dois dias. A PJ suspeitava que uma importante rede de tráfico galega descarregava droga proveniente da América do Sul no Algarve (ao que tudo indica, por via marítima), transportando-a depois por estrada para Espanha. Na madrugada de ontem, as suspeitas deram lugar a certezas. Foi feita a maior apreensão de cocaína de sempre em Portugal e a segunda maior da Europa. Oito toneladas de droga pura, cujo valor se situa entre os 250 e os 300 milhões de euros. Sete espanhóis foram detidos."
Pensávamos que faltava pouco para Portugal ser um país da América Latina. Enganámo-nos. Já é pior. Desde porta de entrada da droga e criminalidade, refúgio paradisíaco de criminosos, até “campo de concentração” fiscal, tudo neste país pode ser encontrado.

Saúde gratuita pode acabar.

"Os cuidados de saúde quase gratuitos podem ter os dias contados em Portugal. O ministro da Saúde, Correia de Campos, admitiu ontem a possibilidade de o utente vir a pagar parte do financiamento no sector, caso a despesa não seja controlada. O anúncio motivou uma onda de protestos a uma só voz, unindo a contestação de toda a
oposição política. Ao fim do dia, porém, o ministro viu-se obrigado a recuar. Irá, em breve, à Assembleia da República explicar-se."

A Constituição da República Portuguesa diz, no artigo 64.º, entre outros pontos, que “o direito à protecção da saúde é realizado: através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”. Incumbe então ao Estado, “garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação”. Mais: “Orientar a sua acção para a socialização dos custos dos cuidados médicos e medicamentosos”.

Neste contexto, cabe ainda ao Estado “garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o País em recursos humanos e unidades de saúde”. O programa de Governo afirma que “a promoção da saúde e a Saúde Pública têm que regressar à agenda política da Saúde” (disponível no portal do Governo). Considerando que, para tal, “tem em conta o contexto social no qual as pessoas nascem, crescem, vivem e morrem” e na actual conjuntura que se atravessa.
"

CM

Novamente o governo prepara-se para cumprir o seu programa eleitoral. Desta vez ao arrepio da Constituição.

Divulgue o seu blog!