quarta-feira, maio 31, 2006

Demagogia.



Dão nas vistas em qualquer lugar
Jogando com as palavras como ninguém
Sabem como hão-de contornar
As mais directas perguntas

Aproveitam todo o espaço
Que lhes oferecem na rádio e nos jornais
E falam com desembaraço
Como se fossem formados em falar demais

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira

P’ra levar a água ao seu moinho
Têm nas mãos uma lata descomunal
Prometem muito pão e vinho
Quando abre a caça eleitoral

Desde que se vêem no poleiro
São atacados de amnésia total
Desde o último até ao primeiro
Vão-se curar em banquetes, numa social

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira


Letra e música de Luís Pedro Fonseca
Álbum Perto de ti, Lena d’Água 1982

Até amanhã e boa sorte.

Violência.

"Pelo menos três carros foram incendiados, entre os quais uma viatura da Polícia, terça-feira à noite, em bairros dos subúrbios Norte de Paris, onde em Novembro passado ocorreram violentos distúrbios protagonizados por bandos de jovens, que queimaram milhares de carros e dezenas de edifícios."

O governo francês há muito que perdeu o controle sobre parte do seu próprio país. Também por cá se passa o mesmo e ainda mais grotesco. Quem não se lembra do pedido de autorização de Sampaio ao embaixador de Cabo Verde para visitar a Couva da Moura? É um dos segredos de Estado melhores guardados deste "nosso" país. A Cova da Moura é um enclave cabo-Verdiano em Portugal. Há que actualizar os mapas.

Ainda a educação.

"O problema educativo é grande demais para se centrar num ou dois aspectos. Se é certo que há maus professores (já os havia quando eu estudava), também é certo que há maus Pais, maus encarregados de educação, maus alunos, péssimas instalações, etc. Quem viu ontem à noite o programa da RTP1, no qual foram divulgadas imagens "da vida real" em algumas salas de aula, não pode ficar indiferente e preocupado com o que se passa. Afinal, o que estão aqueles alunos a fazer na escola? Nada...absolutamente nada, a não ser prejudicar os outros e a gastar o dinheiro dos nossos impostos sem colher qualquer fruto. De que serve o principio da escolaridade obrigatória até aos 15 anos, se aos 10 os alunos já não têm qualquer interesse na escola?

E os Pais daqueles alunos? Que interesse têm para além de receberem o abono e os rendimentos mínimos? Aquilo que se viu é uma vergonha para todos nós, mas ainda mais para quem sabe o que se passa e nada faz. Os responsáveis daquela escola deviam ser imediatamente demitidos pela incompetência que revelam. Olhar para o lado e assobiar não é solução. Se aqueles alunos não estão ali a fazer nada então rua...e tirem também os abonos e outros subsídios aos irresponsáveis dos Pais. Vão ver que algumas coisas até eram capazes de mudar
..."
No entanto a culpa é dos professores por não fazerem milagres. Como fez a rainha Dª Isabel...

O risco de emprestar dinheiro aos bancos.

"Emprestar dinheiro é o principal negócio dos bancos. Antes de abrirem os cofres, analisam a pente fino as contas dos clientes, estudam a sua capacidade para devolver o dinheiro e as garantias que oferecem antes de fixar o ‘spread’, ou seja, o preço que o cliente é obrigado a pagar para compensar o risco em que o banco incorre. Depois disto, são os próprios bancos que pedem dinheiro emprestado no exterior. Vendem obrigações e outros instrumentos financeiros, e o ‘spread’ que pagam é calculado com base nas notações de crédito que recebem de agências como a Moody’s ou a Standard & Poor’s. Normalmente, quando as economias atravessam momentos de menos dinamismo, os créditos são mais difíceis de cobrar, as empresas adiam investimentos e recorrem menos ao seu banco, que vê assim diminuir o negócio – e os lucros. Pois a banca nacional parece apresentar características singulares, justificando uma vez mais o epíteto de “uma das mais eficientes da Europa”. É que no meio de recessões e estagnações, o sector apresenta uma ‘resilience’ – como dizem os anglo-saxónicos – que parece indiferente às crises dos seus clientes. As agências de ‘rating’ já repararam neste fenómeno, e recomendam: emprestar dinheiro aos bancos portugueses não tem risco."

Mónica Silvares e Pedro Marques Pereira

UMA CIDADE ‘LOW-COST’.

"Londres tem vários aeroportos. Os principais são Heathrow, Gatwick, Luton e Stansted. É neste último que aterram grande parte das companhias ‘low-cost’. Há várias razões para que isso aconteça, uma das mais importantes é a distância. Stansted é dos quatro aeroportos o que mais longe fica do centro de Londres (56 km), enquanto Heathrow (24), Gatwick (45) e Lutton (51) estão todos mais próximos. Ou seja, os passageiros que pagam mais pelos bilhetes aterram mais perto da cidade; os que pagam menos perdem mais tempo até chegar a Londres. Faz sentido que assim seja. Dito isto, olhemos para o que disse ontem o vice-presidente da Câmara de Lisboa.

Além do futuro e prometido aeroporto da Ota (49 km de Lisboa), Fontão de Carvalho sugeriu que a gare da Portela se convertesse em aeroporto dedicado às companhias aéreas ‘low-cost’. Quando? Quando a Ota estiver a funcionar. Porquê? Porque assim os turistas, empresários e congressistas que passam por Lisboa continuariam a ter um aeroporto dentro da cidade que lhes pouparia tempo e dinheiro. Acontece que este projecto implicara o fim da TAP e da Ota. O fim da TAP porque não conseguiria concorrer com as low-cost nem em preço das passagens, nem na comodidade (os seus passageiros ficaram a 49 km de Lisboa). O fim da Ota, porque sem TAP seria um aeroporto inútil. É isto que a Câmara de Lisboa deseja?
"

Ricardo Salvo com André Macedo e David Dinis

Talibãs.

"Talibãs ganham terreno. Centenas de rebeldes talibãs assumiram o controlo de vários edifícios oficiais no sul do Afeganistão hoje de madrugada, depois de confrontos com as forças de segurança afegãs, informou fonte policial. Os rebeldes tomaram o quartel-general da polícia e o edifício governamental do distrito de Chora, na província de Uruzgan, ainda na terça-feira ao fim do dia."

Ao contrário do título, os Talibãs não estão a ganhar terreno. Depois dos últimos insucessos no terreno, com centenas de mortos, necessitavam efectuar uma prova de vida para manter a chama dos seus fieis acesa. Atacaram durante a noite e fugiram. Missão cumprida na perfeição com a preciosa ajuda da comunicação social ocidental.

Trabalhar em Portugal.

"No primeiro trimestre deste ano, a Assembleia da República gastou cerca de 38 por cento do orçamento destinado a ajudas de custas para 2006. O orçamento para 2006 é de 2,5 milhões de euros, mas, de acordo com o «Correio da Manhã», entre Janeiro e Março, mais de 948 mil euros foram utilizados para custear as presenças dos deputados em reuniões plenárias e comissões parlamentares, bem como na deslocação dos parlamentares residentes em círculos eleitorais diferentes daqueles que os elegeram. Todos os deputados que residam fora da chamada Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro e Amadora) têm direito a 64.89 euros por cada presença em reunião plenária ou comissão parlamentar. Os restantes têm direito a um terço de valor referido, ou seja, a 21,63 euros. "

PD

Imbuídas na habitual dor de cotovelo por terem de trabalhar mais, descontar ainda mais e reformarem-se mais tarde, dirão as más línguas mal do políticos. Mas há que reconhecer os diversos graus de responsabilidade e a diferente qualidade dos vários trabalhadores empenhados em levantar este glorioso país.

Estado de denunciantes.

"Quem denunciar casos de corrupção e entregar provas deve beneficiar de «um prémio» que pode ir até ao arquivamento dos crimes contra si, isto quando o denunciante for também co-autor dos ilícitos. A ideia foi defendida esta terça-feira pela procuradora Maria José Morgado, durante a apresentação do livro «Paulo Morais: Mudar o Poder Local», no Porto. ."
Há ideias que surpreendem por virem de quem vêm. Há quem diga que a PIDE funcionava com redes de denunciantes. Pelos vistos o nosso Estado democrático vai funcionar assim.

Promover a natalidade.

"Uma das questões que o Governo está disposto a negociar com os parceiros sociais é a penalização nos descontos para a Segurança Social das famílias sem filhos. Segundo apurou o CM junto de fontes governamentais o processo negocial “é composto por um passo à frente e três passos atrás”, o que significa que o ministro estará disposto a abdicar daquela penalização que, em termos de receita “não tem qualquer impacto”.

O governo que quer legalizar o aborto estuda a penalização a famílias sem filhos. Acontece que há mulheres que não podem ter filhos e outras não arriscam devido à falta de condições económicas. Pergunta-se: podem essas famílias ser penalizadas? Ou mesmo retirar o direito de opção às outras famílias que não querem ter filhos? É evidente que não. Se quer promover a natalidade, o governo que ofereça incentivos às famílias.


P.S. Que tal começarem pelas empresas que despedem as grávidas?

Era uma vez uma praga.

"O Bloco de Esquerda criticou hoje a "manipulação, inexactidão no tratamento" noticioso da "praga" de insectos originários do norte de África que invadiu ontem a praia da Costa da Caparica.

Baseando-se no relatório da Direcção Geral de Saúde, a deputada Ana Drago afirmou que "não houve "praga", houve talvez picadas, mas o que aconteceu foi uma fuga de insectos de uma carga policial indiscriminada".

"De um grande grupo de 400 ou 500 mosquitos só 30 ou 40 praticaram ilícitos. Muitos deles que apareceram nas imagens televisivas e fotográficas a voar na praia naquele dia não eram perigosos, mas tão-só algumas fêmeas que atravessavam o areal em busca de uma refeição quente de sangue na cozinha de um restaurante à beira-mar onde jaziam as carcaças de dois cães esfolados especialmente para o almoço”.

Os ataques não se limitaram à cobertura noticiosa do acontecimento. Ana Drago apontou ainda o dedo à "solução CDS", que propôs a pulverização com insecticida da região costeira, acusando aquele partido de ter relacionado doenças cutâneo-alérgicas e infestação de mosquitos. "Correr os insectos das praias à bastonada para que fiquem quietos nos lodaçais e pântanos dos seus locais de origem e não subam à Europa não resulta", sustentou.

A alternativa são "políticas de integração de todas as espécies de insectos”, e revalorização do seu papel na complexa sociedade portuguesa, onde uma minoria daqueles suga a segurança social, mas em compensação um número superior serve de alimento a construtores e empresários famintos e ajuda a controlar, casualmente mediante o confronto entre gangues, a proliferação de outros insectos mais devastadores”, rematou a deputada bloquista, enquanto distribuía panfletos aos passantes a favor da legalização extraordinária, e do reagrupamento familiar, das cigarras e do aumento da carga fiscal sobre as formigas, os insectos burgueses detentores do grande capital
."

Do amigo Ninno

Cova da Moura.

"Um agente da PSP foi sequestrado e agredido anteontem à tarde numa loja clandestina da Cova da Moura, concelho da Amadora, mas conseguiu fugir e chamar reforços."

Nada a assinalar no pacífico bairro da Cova da Moura. Poderão dizer os mal intencionados que se até os polícias são sequestrados ... Mas tudo não passa de mal línguas de quem quer denegrir este exemplar bairro de trabalhadores.

terça-feira, maio 30, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Educação.

1/ "A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, responsabilizou segunda-feira os professores pelo insucesso escolar e a falta de qualificação dos alunos e criticou o funcionamento dos estabelecimentos de ensino. "No turno da manhã, funcionam as melhores, permitindo ainda que, à tarde, por exemplo, esses alunos tenham actividades de enriquecimento curriculares". "Não são orientados para os casos mais difíceis. Os melhores professores ficam com os melhores alunos e os docentes com pior estatuto na casa levam com as turmas mais difíceis".

DN

1/ A ministra aproveitou o Debate Nacional sobre Educação como tribuna para dar azo ao populismo, numa clara demonstração da sua incapacidade para defender o seu "programa".

2/ A ministra não quer discutir seriamente a actual situação do ensino nacional porque isso seria questionar a acção dos anteriores ministros.

3/ A ministra esquece-se que são os professores que recebem ano após ano alunos com problemas cada vez mais sérios relacionados com a ausência e destruturação das famílias.

4/ A ministra esquece-se do papel de substituos úteis que os professores exercem na escola, na família e na sociedade, colmatando faltas vitais.

5/ Este ataque com as "mãos nas ancas", do populismo mais boçal que se viu, revela que Portugal está enfermo e deixou de ter a noção dos principios e dos valores perenes.

2/ "O Ministério da Educação apresentou propostas de alteração ao Estatuto da Carreira Docente, entre as quais se inclui a possibilidade de os pais ou encarregados de educação individualmente fazerem uma avaliação do trabalho dos professores que dão aulas aos seus filhos."

O pai que não sabe educar o filho fica encarregue de avaliar o professor. O país continua a ser governado por "marcianos" filósofos. Avaliar professores pelas taxas de aprovação só irá produzir maus professores que, em vez de ensinar e se preocuparem com aquilo que os seus alunos efectivamente sabem, irão produzir resultados com medo de verem a sua cabeça "rolar".

Com os alicerces mal preparados (educação descuidada) princípios morais e civilizacionais esquecidos ou simplesmente ignorados, desprezo pelo outrora caro e valioso, arvorando a bandeira de uma falaciosa liberdade, a governação pratica actualmente até à exaustão e neste domínio, uma verdadeira irresponsabilidade. E aos professores depara-se-lhes a ingrata e ciclópica tarefa de recuperar os anos vitais de uma educação ignorada e de impedir que o "cancro" mine mais, suba e irreversivelmente progrida na formação das próximas gerações.

Uma pergunta: como contribuintes podemos avaliar o funcionamento de governantes e políticos?

Preço do petróleo.

"O preço do petróleo está a subir esta terça-feira nos mercados internacionais, preocupados com a renovação das tensões em torno do programa nuclear iraniano, que Teerão reafirmou não tencionar rever. A tendência de subida já levou a cotação da referência WTI, contratada na plataforma electrónica em Nova Iorque, a superar os 72 dólares/barril nos futuros do Nymex. "
Embora esse petróleo só cá chegue daqui a uns meses, apostamos que a GALP sexta-feira aumenta os preços.

Espirito de solidariedade.

"O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje a necessidade de «insuflar um novo espírito de solidariedade» na sociedade portuguesa para minorar as situações de exclusão social no País. "

Que tal começar por aumentar os "pobres" políticos?

Medida importante.

"Os partidos decidiram hoje adaptar a agenda parlamentar de 21 de Junho ao horário do último jogo de Portugal na primeira fase do campeonato do mundo de futebol, contra o México, às 15h00, hora habitual de plenário."

PD

Se a AR decide assim é porque essa medida tem muita importância para o país. Se tem muita importância para o país, deve estender-se a todos.


Novo aeroporto.

"O projecto do Golden Eagle, promovido pela Camin e situado a 35 quilómetros do novo aeroporto, pretende ser uma mini-cidade com casas, escolas e hotéis.

Rio Maior vai receber um investimento de 900 milhões de euros, beneficiando da proximidade do aeroporto da Ota, a 35 minutos, com a construção de um mega-empreendimento imobiliário e turístico
. "

Diário Económico.

Bom dia.

segunda-feira, maio 29, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Os Marcianos aterraram na Terra.

"Um auricular escondido no cabelo comprido, um micro "auxiliar de memória" em tamanho de cromo, uma mensagem no telemóvel, o espírito santo de orelha. As técnicas são às dezenas e dependem das oportunidades e da criatividade de cada um. Mas uma coisa é certa copiar faz parte do currículo dos universitários portugueses. A acreditar nos números de um estudo efectuado em Portugal, três quartos dos alunos já copiaram. Viagem ao mundo da hipocrisia onde as notas reflectem mais a habilidade do que o conhecimento..."

JN

Os “marcianos” descobriram hoje que os universitários copiavam. Se descessem ainda mais à terra, descobririam que até na primária copiam. E se descessem ainda mais, descobririam que já se copia há muitos séculos. E depois o conhecimento da Universidade é insuficiente para viver neste mundo. Certo?

Mal menor.

"Torturar ou não torturar? Cumprir ou não cumprir as convenções internacionais? Respeitar ou não os direitos humanos? Dar ou não crédito à AI e ao seu relatório esta semana publicado? A resposta de Bauer é a do juiz federal americano Richard Postner: "Se a tortura é o único meio de obter a informação necessária para prevenir a explosão de uma bomba no centro de Nova Iorque, então use-se a tortura. Ninguém que duvide disso deve estar numa posição de responsabilidade."E nós, espectadores, concordamos com eles nesta apologia do "mal menor". Na ficção (nesta e todas as outras em que "uns sopapos" para forçar confissões não nos merecem nem um pestanejar) e talvez na realidade. Porque é em nosso nome, e para nosso bem. Porque, vá saber-se porquê, nunca nos imaginamos no papel do torturado. E porque séries como esta, por acaso da cadeia americana Fox (considerada o braço mediático do bushismo) nos fizeram perceber tudo, aqui do nosso sofá. (Mais aqui)"

Fernanda Câncio
Neste “filme” só há dois papéis a imaginar: o do torturado e o do explodido. Porque, ao contrário do que apregoa o politicamente correcto, a superioridade moral da esquerda não serve de escudo de protecção. Efectivamente o torturado sobrevive à experiência. O explodido não. Logo somos obrigados a pensar no mal menor. Infelizmente. No entanto, se os alvos terroristas se resumirem somente aos “idiotas úteis” da Amnistia Internacional ou afins, claro que passamos a concordar com a protecção exacerbada de terroristas e aspirante ao lugar. É que "para variar", ao contrário do que se defende, os terroristas só assassinam quem está sentado no sofá.

Escolas modernas.

"O ambiente à entrada é tenso. A poucos minutos da hora de saída, os pais esperam pelos filhos, enquanto vários jovens se juntam no café do outro lado da estrada. De súbito, um dos miúdos atravessa a rua e corre em direcção a um adolescente à porta da Escola Bartolomeu Dias, em Sacavém. Os dois envolvem-se numa briga de pontapés e murros, que só termina com a intervenção do porteiro. "Esses do café estão à espera de rapazes da escola para andar à pancada", denuncia um dos educadores. Quando o relógio marca 18.30 (hora de saída), dois polícias aparecem no local. Prontos para atravessar a estrada, os jovens do café hesitam e acabam por desistir. Não se vão embora sem antes gritarem alguns insultos. "
DN

"Felizmente" o que preocupa mais é o facto dos universitários copiarem (ler aqui).

Calor.



Frigideira com fundo termo-regulável e pegas anatómicas.

Extraordinário.

"A Galp baixou o preço dos combustíveis pela terceira vez em três semanas. A partir de hoje, as gasolinas estão 1,5 cêntimos mais baratas, registando a maior descida dos últimos seis meses."

Porque será?

"Os resultados líquidos das seguradoras cresceram 18% em 2005, atingindo os 518 milhões de euros, reflectindo o melhor exercício do sector desde 2000, de acordo com o Diário Económico de segunda-feira."
Curiosamente, enquanto os serviços lucram, os portugueses sufocam com o custo de vida.

Modernices.

"A União Europeia (UE) tem planos para reformar, a curto prazo, o mercado do vinho. A versão não oficial da comunicação que circula em Bruxelas aponta para quatro cenários, e todos eles convergem na limitação do potencial produtivo da UE, seja através da promoção do arranque e abandono permanente de vinhas, da proibição de novas plantações, ou de medidas para desincentivar ou, até, acabar com a prática da destilação bem como de redução das ajudas à exportação. Tudo isto para equilibrar o mercado."
JN


Quem diria que um dia seria proibido produzir "alimentos". Modernices.

Criminalidade.

1/ "Duas mulheres, mãe e filha, foram ontem abatidas a tiro em plena via pública, na vila duriense de Santa Marta de Penaguião."

2/ "Assaltou e esfaqueou e fugiu num autocarro"

3/ " Vítor Rodrigues, de 46 anos, foi morto com dois tiros pelas costas, na madrugada de ontem na Rua Sabino de Sousa, em Lisboa, por dois homens com quem tinha discutido algum tempo antes."

4/ "A GNR deteve ontem, em Gaia, um jovem de 19 anos após fuga, perseguição e abandono de um carro roubado."

5/ "Sete homens foram detidos no âmbito de uma operação dos Destacamentos da GNR de Faro, Loulé e Tavira, desencadeada entre sexta-feira e anteontem, no Sotavento algarvio. Um dos detidos conduzia um carro roubado e fazia-se acompanhar por duas jovens, que caíram a uma ribeira, em Quarteira, quando fugiam aos militares.."

6/ "Quatro indivíduos ficaram feridos, um dos quais a tiro de caçadeira, na sequência de uma discussão, ontem de madrugada, no bairro ‘Pantera Cor-de- Rosa’, junto à escola EB 2,3 João da Rosa, em Olhão, onde decorriam as comemorações do Dia de África. A PSP deteve um homem de 33 anos por posse de arma branca."

7/ "Um homem de 21 anos foi ontem de madrugada baleado quando seguia ao volante do seu carro, em Alfragide, concelho da Amadora. "
Só possível num país aonde a criminalidade há dois anos que vem baixando. Trata-se dos únicos crimes que aconteceram ontem no país e que a comunicação social empolou.

domingo, maio 28, 2006

Máquina Enigma.


A máquina Enigma foi uma máquina electro-mecânica de encriptação com rotores, utilizada tanto para a encriptação como para a decriptação de mensagens secretas, usada em várias formas na Europa a partir dos anos 1920. A sua fama vem de ter sido adoptada pela maior parte das forças militares alemãs a partir de cerca de 1930. A facilidade de uso e a suposta indecifrabilidade do código foram as principais razões para a sua popularidade. O código foi, no entanto, decifrado, e a informação contida nas mensagens que ele não protegeu é geralmente tida como responsável pelo fim da Segunda Guerra Mundial pelo menos um ano antes do que seria de prever. Foi essa a máquina capturada no U-110.

Mais na Wikipedia

Monopólio.

"A concentração bancária em Portugal é comparável à de outros países de pequena dimensão. A situação é normal para um país da nossa dimensão. É um sector onde há concorrência." Foi assim que Vítor Constâncio, governador do Banco de Portugal, respondeu ontem ao diagnóstico feito na quarta-feira pelo presidente da Autoridade da Concorrência, segundo o qual o sector bancário nacional evidencia um dos mais elevados níveis de concentração da Europa."

DN

È do conhecimento público o “mal” que o monopólio faz ao “cliente”. Portanto …

Criminalidade.

"1/ Vítor Rodrigues, de 46 anos, foi morto com dois tiros pelas costas, na madrugada de ontem na Rua Sabino de Sousa, em Lisboa, por dois homens com quem tinha discutido algum tempo antes.

2/ Um jovem de 21 anos foi ontem, pelas 14h00, esfaqueado junto ao Centro Comercial Fonte Nova, em Lisboa, por um homem que tentava roubar o fio de ouro que a irmã trazia ao pescoço. Enquanto o rapaz se esvaia em sangue, o agressor foi calmamente a uma consulta no dentista e foi detido pela PSP à saída do consultório.
"
Só para lembrar que a criminalidade continua a descer. Algures …

sábado, maio 27, 2006

Redacção.

As rãs

Eu gosto muito de rãs.

As rãs arrotam a noite toda.

As rãs são mais pequenas que as vacas e mais grandes que um pintelho.

As rãs não têm pintelhos. As rãs põem ovos pela pachachinha que depois dão râzinhas pequenas. Se as rãs tivessem pintelhos na pachachinha arranhavam os ovinhos que são muito pequenininhos e as rãzinhas que estão lá dentro iam morrer porque entrava água pelas arranhadelas e elas morriam afogadas e porque quando são pequenas não têm patas e não sabem nadar.

Eu também ainda não tenho pintelhos mas já sei nadar. Também ainda não tenho pachachinha mas um dia vou ter muitas.

As rãs são as mulheres dos sapos. Os sapos não têm unhas por isso não podem coçar os tomatinhos. É por isso que eles andam com as pernas abertas a arrastar os tomatinhos que é para os coçar. E quando se picam nos tomatinhos os sapos dão saltos.

As rãs também dão muitos saltos, por isso têm a pachachinha sempre aos saltos.

Eu gosto muito de rãs. E gosto muito de sapos."

Autor desconhecido.

Felizmente perderam

Decerto não agradará a muitos humanos do sítio o que vou dizer.
Decerto refugiam-se na alegria que não têm no dia-a-dia, nas vitórias que não surgem no futebol, e sem querer ser advogado do diabo, não as irão ter no campeonato que se avizinha. Acaba mal o que mal começa…

Mas, atentem no seguinte: a classe que manda não terá tanto descanso para continuar a inventar números e estatísticas, nem a esconder o que vai de mal a pior.
Sei também que para eles tanto faz, afinal estão todos mais ou menos anestesiados, os que ainda pensam que existe um país, os outros acomodam-se.

Dizia o que tem nome de filósofo que alguns vêem espanhóis por tudo o que é sítio e que o iberismo convicto é uma invenção e um fantasma.

A verdade é que basta ir aqui ao lado para perceber que a vida custa menos, apesar de se ganhar mais, lembrando que também se trabalha mais.

Mas chamou a atenção a criação de uma associação de amizade Portugal-Espanha e os elementos que a integram, deixando antever da constituição da mesma o histórico e os feitos dos mesmos, para melhor compreender a forma como uma teia é urdida e esta tem a forma de um polvo fêmea prenhe.

É claro que nem tudo vai mal, mas o pobre desconfia quando a esmola é grande… Refiro-me à lei da propriedade das farmácias, desconfiando da resposta de um tal cordeiro que frequentemente veste a pele de lobo e da luta que ocorreu nos idos de 86, se não estou em erro, quando foi aprovada lei e deitada outra fora, mostrando a luta que se gerou com direito a liberdade voto e outras coisas que se não podem revelar, embora já tenha prescrito, mas a vergonha e o que dela resta, essa não prescreve.

Portanto a vergonha é coisa antiga e um mau hábito que as modernidades não permitem, porque a memória não é para aqui chamada.

Que interessa que a Igreja não esteja representada nas cerimónias oficiais?

Que interessa que a maçonaria seja uma sociedade secreta e logo proibida, se afinal tem gente importante que vez em quando dá a cara, e se até qualquer um, desde que tenha boa conduta, e se apoie num elemento a ela pertencente para nela ingressar?

Este pensamento tão humano que pode ser confundido com inveja pelo sucesso a mim não pode ser imputado porque sou uma simples toupeira.

Interessante a boa conduta, o que será?

Lembram-se dos crucifixos e dos chouriços nas escolas?

A pouco e pouco se vão aproximando das águas do pântano, aprenderão a gostar das mesmas e serão consideradas boas, que não santas, apesar de pestilentas, porque essa palavra irá ser apagada por não dever fazer parte do vocabulário do laicismo. Afastei-me do tema, mas para quê um tema?

Ver sofrer, alegra; fazer sofrer alegra mais ainda; há nisto uma antiga verdade «humana, demasiado humana», à qual talvez subscrevessem macacos, porque, de facto, diz-se que com a invenção de certas crueldades anunciavam já o homem e precediam a sua vinda. Sem crueldade não há gozo, eis o que nos ensina a mais antiga e remota história do homem; o castigo é uma festa.” Nietzsche in “A Genealogia da Moral” .

sexta-feira, maio 26, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Para meditar.

"Vários imigrantes, entre os quais um moçambicano que ficou gravemente ferido, foram alvo de agressões racistas quinta-feira, no leste da Alemanha, duas semanas antes do início do Mundial de Futebol."

PD

A defesa exarcebada dos imigrantes, cujos crimes raramente são notícia devido à censura do politicamente correcto, leva aqui.

Portugal.

"O norte-americano Jack Welch, ex-presidente da General Electric e um dos gestores mais admirados do mundo, afirmou hoje que "Portugal é visto no estrangeiro como um país em contínua degradação e declínio ao longo dos últimos anos". No diagnóstico que fez do estado da economia portuguesa, Welch destacou a falta de competitividade fiscal e de qualificação dos recursos humanos, defendendo a necessidade "de um Estado mais sóbrio e mais responsável na utilização do dinheiro dos contribuintes"

"Uma pessoa menos atenta às temáticas económicas e que nos últimos dias tenha dedicado parte do seu tempo a ler as notícias sobre as projecções para a economia nacional de diferentes instituições portuguesas e estrangeiras deve pensar que os deuses devem estar loucos. Na aparência há números e tendências para todos os gostos. A OCDE diz que a economia nacional vai registar um crescimento de 0,7% em 2006, revendo em baixa a previsão em 0,3 pontos percentuais. O Fundo Monetário Internacional também reviu em baixa as últimas projecções para Portugal. Do lado dos optimistas surgem a Comissão Europeia e o Banco de Portugal. Vítor Constâncio, governador do banco central, já anunciou que vai rever em alta as projecções para valores em torno de 1%.

E a Comissão Europeia foi pelo mesmo caminho, subindo a previsão em 0,1 pontos percentuais. O Governo, por seu turno, tem sido um poço de estabilidade, recusando-se, para já, a mexer nas suas previsões (1,1%). Quem tem razão? Esta é a questão que se impõe e a resposta é: todos e ninguém. As diferenças numéricas são dispicientes, uma vez que ficam dentro da margem de erro associada a qualquer modelo de previsão. E, portanto, apesar do ruído, todos estão a dizer o mesmo. O crescimento em Portugal é medíocre, devido a um problema crónico de falta de competitividade externa. Esta é a verdade que custa ouvir
. "



Pedro Marques Pereira com Ricardo Domingos e Bruno Proença

Retrato do país.

"Os temas passaram para segundo plano. Sobretudo quando o primeiro-ministro perde a cabeça e manda o deputado popular Nuno Melo «estar caladinho».

É o retrato do país. Não o facto de Sócrates ter mandado calar Nuno Melo mas o facto de os temas passarem para segundo plano.

Comunicação Social.

"O presidente da entidade que regula a comunicação social criticou as acusações genéricas lançadas em livro pelo deputado Manuel Maria Carrilho contra os profissionais dos media, numa entrevista que o Diário de Notícias (DN) publica sábado na íntegra. Na entrevista, que o DN avança hoje, o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Azeredo Lopes, considera que «é errado quando se trata genericamente da falta de independência dos jornalistas, porque cria um estigma, que infelizmente se vem tornando habitual em outras situações».

Carrilho tem uma certa razão. Querem melhor exemplo do que se tem passado com Freitas do Amaral?

Sinais do tempo II.

Acham que este rapaz engana alguém? Ainda por cima agarradinho a um luluzinho. Ainda se fosse uma bela cadelinha...

Tem pai que é cego.

Colaboração.

"O Fisco quer saber os detalhes do seu casamento. Quantas pessoas convidou? Fez um vídeo? Quanto pagou pelo copo de água? Comprou flores? Contratou uma banda? Alugou uma limusina? Em causa está uma recente «campanha de prospecção a empresas do sector da restauração», lançada pelo Ministério das Finanças, abrangendo todos os serviços, sujeitos a IVA, prestados na organização de um casamento. "

PD

Fotografia.

"Cinco romenos de etnia cigana – três homens e duas mulheres, com idades entre os 18 e os 40 anos – foram detidos anteontem à tarde pela BT, na Via do Infante, perto de Faro, quando fugiam após um assalto a um supermercado na Rua João de Deus em Pêra, Silves, onde “esvaziaram” uma prateleira de champôs, lacas e outros produtos de beleza, no valor de quase 400 euros."

Ora, os romenos queriam ficar belos na fotografia. E a fotografia é necessária para o processo de legalização. O que seria do país sem eles para aumentar as receitas e a demografia?

Bom dia.

quinta-feira, maio 25, 2006

Mesmos erros.



"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos para escolher?"

- Bertrand Russel

Até amanhã e boa sorte.



Du hast mich gefragt und ich hab nichts gesagt.

Falta de respeito.

"O carro foi bloqueado no dia 5 de Maio ... Cheguei ao meu carro, verifiquei a situação e telefonei para o nº que indicavam, às 17h57... A minha denúncia e indignação, o que aliás também era geral às outras pessoas (bloqueados), é que só às 19h40 é que chegaram os empregados que procedem ao desbloqueamento... Pergunto, pode essa entidade proceder desta forma? Deixar os condutores esperarem três horas e podem exigir o pagamento, além dos 30 euros para desbloqueio, mais 30 euros de caução à coima? Será este caso de muitos outros de falta de respeito?"

Esta é a mentalidade do português. Demonstrando muito respeito pelo próximo, a queixosa estacionou tão correctamente o seu carro que foi bloqueado. Depois ficou indignada porque o empregado não largou tudo e apareceu de imediato para desbloquear o carro da princesa. Ainda mais revoltada ficou quando teve de pagar o desbloqueio e a coima. Realmente isso não se faz.

Envelope 9.

"O «Envelope 9» terá uma relação de telefonemas, no dia em que Paulo Pedroso foi libertado, efectuadas do gabinete da Presidência da República para um dos desembargadores que assinou o acórdão de «libertação» do ex-deputado socialista. José Maria Martins, advogado de «Bibi», requereu que fosse enviado um registo para a Procuradoria-Geral da República «para ser averiguado um eventual crime de tráfico de influências».

PD

O desenvolvimento desta notícia é que constitui um verdadeiro interesse público. Não quem foi escutado conforme a divulgação do 24 Horas. A escolha que a comunicação social faz com o que divulga para o exterior é curiosa. Parece que cada jornalista tem a sua preferência. Mais estranho é quando um dos envolvidos conhece o processo como ninguém. Depois há quem diga que foi por isso se exigiu que as averiguações fossem ultimadas a curtíssimo prazo, para tirar as "adequadas consequências no exercício das minhas competências constitucionais". Convinha que não ficassem dúvidas sobre isso.

Mas o que está em causa é o "respeito pelos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos". De "todos" alguns claro.

A justiça do Santo Ofício.

"O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou hoje um recurso do advogado dos familiares das vítimas do «caso Camarate», confirmando um acórdão da Relação de Lisboa que declarou o processo prescrito, disse à Lusa fonte do STJ.

O acórdão agora proferido pelos conselheiros do STJ Henriques Gaspar (relator), Polídio Flor e Soreto de Barros resultou da aplicação do regime mais favorável (aos arguidos) de um artigo do Código Penal do século XIX (1886), precisou a fonte.
»
Seria interessante ouvir a opinião do Dr António Marinho sobre esta prescrição.

Afirmação interessante.

"Sempre a pensar na nossa segurança.

Bin Laden diz que nunca incluiu Zacarias Moussaoui no ataque com aviões às Torres Gémeas e ao Pentágono, até porque ele «ainda estava a aprender a voar
».

Daniel de Oliveira.

A afirmação de Bin Laden é interessante em vários aspectos. Ao afirmar que ele próprio nomeou os 19 suicidas está a admitir que o Pentágono foi atacado pelos terroristas. É uma afirmação pesada que liquida as várias teorias da conspiração que afirmam este ataque ter sido efectuado pelos próprios americanos. A não ser que o avião tenha desaparecido no espaço num acordo estratégico entre os terroristas e o governo americano. Ou mesmo vítima de um ataque efectuado por um OVNI.

Outro aspecto interessante é o facto do Zacarias ainda estar a aprender a pilotar. Quer isto dizer que ele queria exercer a profissão de piloto ou estava-se a preparar para ser mártir.

Finalmente o último aspecto é a mensagem de Bin só ser válida para o que interessa. É verdadeira quanto à inocência de Zacarias e é falsa quanto aos 19 terroristas e ao facto de ele estar à aprender a voar. Devia-se permitir que ele acabasse de aprender e depois verificar se ele era de facto terrorista. O que até era fácil. Se ele atirasse um avião cheio de civis contra algo era terrorista, caso contrário não era. Desde que não fosse contra o Pentágono. Aí haveria sempre dúvidas.

Essa simples comprovação acarretava o problema de escolher os passageiros. Nomes não nos faltam mas o politicamente correcto censura-nos de exprimir a nossa “clarividência”. Tal como o alvo a atingir.

Sinais do tempo.

No nosso tempo as revistas para homens traziam gajas boas e dicas para as sacar. Agora ensinam a depilar o peito, as pernas e todas essas mariquices próprias das mulheres. Quanto a elas, nem cheiro. Podiam ao menos trazer algumas gajas, mesmo feiosas, mas não. Limitam-se a trazer rabetas musculados e modelos ándroginos. Aconselham o uso de cremes e de perfumes, perder peso, fazer dieta e exercício físico. Só falta oferecerem gel cirúrgico.

Aonde é que já se viu isso? Homens depilados e a passar creme à noite? Oh meus amigos. No nosso tempo, os homens queriam-se feios, porcos e maus. Agora querem-se ainda mais rapadinhos que as mulheres, a cheirar a florinhas de estufa e a pegar de empurrão.

Temos de acabar com essas versões traduzidas para o masculino de revistas tipo “Maria”. A continuar assim, ainda aparece um pinta a perguntar se está grávido na respectiva coluna das idiotices acéfalas.

Curiosidades.

"Os elevadores da Carris não andam bem. No outro dia, o elevador da Bica começou a deslizar sozinho. O guarda-freio correu para dentro do elevador e lá conseguiu pará-lo". A situação foi descrita ao DN por um funcionário da Carris e é reveladora do problema da falta de segurança dos elevadores de Lisboa. Situação mais grave registou-se em Abril, antes da Páscoa. Segundo explicou, "o cabo de aço do elevador da Glória tinha muitos arames partidos. Aquilo estava em risco de partir e vinham os dois elevadores parar à Avenida da Liberdade".

Na sua opinião, "isso sucede desde Março, quando a manutenção dos quatro elevadores (ver gráfico) passou a ser efectuada por uma empresa privada, a qual, por sua vez, contratou um subempreiteiro para fazer esse serviço. Mas os funcionários estão sempre a mudar. Quando vão ver o que se passa com o elevador, ficam espantados a olhar para aquilo pela primeira vez e sem saber o que fazer. Muitos andam ali a fazer biscates, trabalham em discotecas à noite, em restaurantes ou nas obras".

Um técnico deste sector salienta ao DN que "o problema é que estes elevadores são muito antigos - autênticas peças de museu - e exigem uma atenção e cuidados muito especiais para a sua manutenção e reparação. Não é qualquer pessoa que chega ali e, de um dia para o outro, fica a saber como deve lidar com aquelas máquinas centenárias
".


DN

Resolução.

"Fará sentido que o representante do Ministério Público esteja sentado junto do juiz na sala de audiências? Fará sentido que entre pela mesma porta do juiz?" Estas questões retóricas foram colocadas ontem pelo ministro da Justiça no colóquio "A imagem da Justiça", onde esteve em debate o novo modelo arquitectónico dos tribunais do século XXI."

DN

É evidente que a resolução dos problemas da justiça passa pela posição do MP. Uma vez sentado na devida posição, acabam os problemas judiciários.

Contadores sem custos.

"As empresas prestadoras de serviços considerados essenciais – como a água, luz ou gás – vão deixar de poder cobrar o aluguer dos contadores. A proposta foi apresentada ontem na Assembleia da República pelo deputado socialista Renato Sampaio e traduz uma vontade do Governo."

A ideia é boa e justa, só que os tubarões vão dar volta ao texto e recuperar as perdas.

Medida curiosa.

"As três zonas mais frequentadas por turistas em Lisboa – Belém, Baixa-Chiado e Castelo – vão ter policiamento reforçado e um posto de atendimento móvel já a partir de 6 de Junho. A medida, anunciada ontem na assinatura de um protocolo entre a PSP e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL), surge numa altura em que os números do crime contra os turistas estão a descer e em que a cidade parece cada vez mais segura aos olhos dos visitantes."

É sempre de louvar as medidas para fomentar a segurança. Especialmente quando não há praticamente criminalidade. O que torna a medida curiosa.

Nova lei.

"Quem recorrer a sexo pago com vítima explorada por rede de tráfico de seres humanos passa a arriscar uma pena de um a cinco anos de cadeia. Esta é uma das principais medidas da reforma do Código Penal português, que já foi aprovada pelo Governo e será votada na Assembleia da República até 15 de Julho. Deve entrar em vigor até ao final do ano.

Mas o pagamento de serviços sexuais apenas será punido se o agente do crime “souber que recorreu a serviços de vítima de chantagem por uma qualquer rede de tráfico de seres humanos”. "
CM
A coisa é simples. Antes de começar a festa, o cliente pergunta se ela é vítima de tráfico. Depois em tribunal confessam logo para não se perder tempo a fazer prova.

Bom dia.

quarta-feira, maio 24, 2006

Até amanhã.

Má estreia.

"O Estádio de Braga encheu-se mas a estreia da Selecção portuguesa no Europeu de Sub-21 foi uma desilusão. Derrota (0-1) sem apelo perante a França, que mostrou uma qualidade e um sentido de equipa, sobretudo na primeira parte, que foi um regalo. "
Nem com o "injustiçado" Quaresma Portugal ganhou.

Discriminação.

"Quase metade dos adolescentes portugueses com 13 anos consome bebidas alcoólicas. Um estudo referente a 2003, divulgado no encontro das taipas, revela que 47% dos adolescentes consome bebidas alcoólicas, com uma tendência mais acentuada nos rapazes. "

Trata-se de discriminação. No nosso tempo, a malta fartava-se de beber e nunca apareceu no jornal.

Apito Dourado.

"A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje à Agência Lusa a existência de um inquérito interno à actuação do magistrado titular do processo Apito Dourado, sobre corrupção no futebol, o procurador-adjunto de Gondomar, Carlos Teixeira."

PD

É sempre com agrado que seguimos as novidades da justiça do Santo Ofício. A tal justiça aonde os criminosos são condenados sem terem hipótese de se defenderem.

Para memória futura.

"A investigação criminal corre o risco de ficar à mercê dos partidos com maioria na Assembleia da República. A afirmação é do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, António Cluny, no mesmo dia em que foi publicada em Diário da República a nova Lei Quadro da Política Criminal. "

PD

Moda.



A nova moda cada vez mais nos seduz. Phoenix.

Mísseis.

"Os Estados Unidos pretendem instalar na Europa um escudo antimíssil para proteger os seus aliados europeus de um eventual ataque com mísseis por parte do Irão, revelou o jornal ‘New York Times’, que cita a Polónia ou a República Checa como os países mais prováveis para a instalação do sistema. A decisão final deverá ser tomada até ao Verão."
Aqui está uma boa matéria para o Bloco de Esquerda. Tal como diz Mahmud Ahmadinejad, os "países hostis ao desenvolvimento do programa nuclear iraniano sofrem de problemas mentais". É dever das democracias respeitar a vontade dos outros. Se eles quiserem enviar um míssel atómico contra a Europa temos de aceitar com um sorriso nos lábios e morrer a cantarolar algo politicamente correcto. Para mais, o Irão tem intenções pacíficas.

Inocente.

"O francês de origem marroquina Zacarias Moussaoui, o único acusado dos atentados de 11 de Setembro nos EUA, recentemente condenado a prisão perpétua, não teve nada a ver com os ataques lançados em 2001 contra as Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e contra o Pentágono, em Washington. Quem o assegura é Osama bin Laden."
Claro que Bin Laden não ia mentir. Soltem o homem. Para mais ele até estava a aprender a voar (ler aqui). Talvez quisesse integrar os quadros da American Airlines.

A culpa é dos outros?

"Tem-se assistido aí, nos últimos anos, a uma "balcanização" entre áreas de influência política e ideológica, com prejuízo e desprezo crescentes do trabalho especificamente jornalístico (que se tornou, cada vez mais, um preguiçoso jornalismo "telefónico", grosseiramente dedutivo e especulativo, crescentemente vulnerável às fontes anónimas). O exercício gratuito e arrogante do poder mediático, as sentenças definitivas e justiceiras, desvirtuam qualquer preocupação com o rigor, a distância crítica, a imparcialidade e a objectividade da informação. O protagonismo dos jornalistas (directores, editores, redactores) substitui-se ao protagonismo das matérias e actores das notícias. Cada qual puxa para o seu lado e todos coexistem alegremente nas respectivas quintas, sendo o obsessivo missionarismo ideológico de uns "compensado" politicamente pelas opostas afinidades electivas de outros. E há quem reclame, para isto, a caução do "pluralismo"... (mais aqui)"

Vicente Jorge Silva

Bom dia.

terça-feira, maio 23, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Medo injustificado.

"O presidente da Junta de Freguesia de Vale de Santarém, George d'Almeida, alertou hoje para aquilo que considera ser uma "onda de assaltos" nas freguesias rurais do concelho, reclamando o reforço de efectivos da GNR.

Os assaltos das últimas semanas às escolas e às sedes das juntas de Vale de Santarém, Achete, Vale de Figueira e Vila Chã de Ourique (esta já no concelho do Cartaxo) levaram milhares de euros em computadores e outros bens e também em dinheiro, denunciou o autarca
."

Público

O presidente não vive neste mundo. Alguém que o informe que a criminalidade está praticamente extinta.

Relatórios.

"Mais de 85.000 pessoas viram-se obrigadas a abandonar as suas casas no Iraque devido à violência e às ameaças, destacou a ONU no seu relatório bimestral sobre a situação dos direitos humanos no país hoje divulgado. "

JN

E de Darfur? Nada a assinalar?


Passo Certo.

"O ministro da Economia e da Inovação contestou os dados das Previsões Económicas apresentadas pela OCDE, apontando que não incluem indicadores qualitativos ou informações mais recentes."

RTP

Já dizia o outro: "olha Maria, o nosso filho é o único que tem o passo certo na parada".

Timor.

"Soldados das Forças Armadas de Timor-Leste e militares revoltosos envolveram-se novamente em confrontos durante a madrugada desta terça-feira nos arredores de Díli. As trocas de tiros causaram pelo menos três mortos, um soldado, um polícia e um revoltoso, e seis feridos, anunciou um comunicado do governo de Mari Alkatiri, adiantando que os soldados foram atacados pelos revoltosos."

Nós enviamos a GNR. Outros exploram o petróleo timorense.

Maus tratos.

"Os maus tratos por parte das forças policiais e a violência contra as mulheres são as duas questões que fazem Portugal surgir no relatório anual da Amnistia Internacional (AI)."

Maus tratos por parte das forças policiais? Desculpem não comentar mais mas não conseguimos parar de rir...

Inventário exacto.

"O prazo para o registo obrigatório das aves domésticas, no âmbito da prevenção da gripe aviária, terminou ontem, mas as juntas de freguesia - responsáveis pelo recenseamento - dizem que o processo "está longe de estar concluído". O ministro da Agricultura, Jaime Silva, admitiu um prolongamento, e fonte do seu gabinete garantiu que "para já, não vai haver fiscalização". Por lei, os proprietários de aves de capoeira que não tenham registado os seus animais até ontem incorrem numa multa que pode chegar aos mil euros e não serão indemnizados em caso de abate devido à doença. No entanto, porque esta é uma medida de prevenção, "os proprietários só serão multados se se verificar, em caso de foco de H5N1, que não registaram as aves".

"Tomámos esta decisão quando ninguém a tinha tomado na União Europeia", insistiu, justificando a medida com a necessidade de haver um inventário exacto para a eventualidade de surgir um foco de gripe das aves no País
. Jaime Silva acrescentou que "ficaria contente" se 70% do efectivo de aves de capoeira ficasse inventariado em Portugal."

DN

Compreende-se a razão desta medida ser inédita na União. O ministro fica contente se o inventário exacto apanhar 70% do efectivo das aves.

Imigração.

"Delatores de redes de imigração «premiados» com vistos de residência. As vítimas de redes de imigração e de tráfico de pessoas que colaborem com a justiça vão ter direito a visto de residência. Esta é uma das novidades da futura lei da imigração anunciada hoje pelo ministro da Administração Interna, António Costa, durante a abertura do I Seminário Luso-Brasileiro sobre tráfico de pessoas e imigração ilegal."

Conhecendo o país, esta lei vai ter um efeito precisamente contrário: prejudicar o delator e beneficiar as redes. Fora os que vão fingir de delatores e conseguir o visto de residência.

Povoar com brasileiros.

"A autarca Irene Barata, convidou 50 famílias brasileiras oriundas de Maringá, estado do Paraná, para se fixarem na Vila do Rei. Quatro das famílias já chegaram. Sabemos que terão assegurado o salário mínimo (cerca de 370€), bem como acomodações e condições de escolaridade para as crianças.

Ouvi as afirmações da autarca dizendo que não tinha conseguido encontrar internamente, pessoas interessadas em se radicarem naquela autarquia, e por esse motivo teria optado por esta via.

A verdade é que desde que a notícia saíu nos telejornais, os telefones da autarquia estão entupidos com milhares de interessados nacionais para se radicarem com idênticas condições naquela vila. Acredito que haverá mesmo muitos casais desempregados que não desdenhariam aquelas condições.

É algo discutível que as despesas (salários, casas, refeições, etc) corram por conta do estado com o dinheiro dos contribuintes. É também estranho que num país com meio milhão de desempregados, este convite não tenha sido feito em termos nacionais, com a mesma publicidade com que foi coberta a chegada dos primeiros casais.

Mais uma vez se confirma que somos capaz de dar a camisa ao estranho, mas somos muito mais "comedidos" quando se trata de nós próprios. Talvez este caso tenha servido para alertar as consciências para a desertificação que o país tem sofrido neste últimos anos, e que este governo, na sua política de aglomerar nos principais centros urbanos os serviços sociais essenciais, tem agravado.

Veremos se a experiência é positiva, ou se mais não serviu para acrescentar 50 famílias ao meio milhão de desempregados. Gostava que fosse positiva e que dentro em breve essas famílias possam (sobre)viver sem apoios estatais e aumentar a população daquela vila.

Não é a primeira vez que o estado promove a emigração, e até a segurança social e a taxa de natalidade serão positivamente afectadas. Assim, não faz qualquer sentido o radicalismo da manifestação da extrema direita preocupados com "a exploração de que aqueles brasileiros íam ser alvos". Mas seria bom que em casos futuros não se faça uma descriminação (desta vez por nacionalidade) na escolha das pessoas a quem se faz a oferta de uma oportunidade de vida
. "

Do Galo Verde

Pior ainda: "A presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei teve o desplante de dizer há dias que, primeiro, daria emprego às pessoas do concelho e vizinhos, depois a todo o País e só por último aos brasileiros, mas que não tinham aparecido interessados. Acho que se esqueceu de dizer que nunca quis contratar portugueses, já que em Novembro uma jornalista lhe perguntou se não seria melhor recrutar trabalhadores no centro de emprego. Disse que não, pois não era uma mais-valia para o concelho (ler aqui).

Podem ficar a viver em Vila de Rei por um período de três anos, com possibilidade de prolongar por mais três. Findo esse período, podem optar pela dupla nacionalidade. Segundo informação do município, os estrangeiros têm emprego garantido (ler aqui).

Bom dia.

segunda-feira, maio 22, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Envelope 9

"O PS admitiu ontem que o inquérito da Procuradoria-Geral da República ao chamado caso do "envelope 9" - nome dado a um ficheiro com a facturação telefónica de altas figuras de Estado, que foi anexado ao processo Casa Pia -está a demorar tempo de mais. "Não está a ser célere, temos de o admitir", disse ontem Vitalino Canas. "

DN

É natural que esteja mais demorado por causa dos recursos interpostos pelo 24 Horas. Ao contrário do que afirmam, com a lata de quem anda a enganar o terceiro mundo, esses jornalistas não estão interessados em que se saiba a verdade sobre o caso (ler aqui). Só lhes interessa divulgar a verdade deles. Felizmente o país está doutrinado e não se apercebe da comédia.

Não deixa de ser curiosa a antecipação que alguns comentadores de renome fizeram esta semana sobre o assunto. Até parece que têm uma bolinha de cristal …

"Ana Drago, deputada do Bloco de Esquerda, lembra que o 24 Horas revelou dados que "já não estavam em segredo de justiça". E estranha que "não haja uma responsabilização dos magistrados do Ministério Público e que, na prática, a culpa só vá sobrar para os jornalistas". A deputada bloquista diz que as matérias têm de ser analisadas com cuidado e lança o alerta: "Espero que isto não seja um aviso à navegação, 'cuidado com o que andam a investigar'...".

Quando se trata de investigações, o Bloco entra em histeria. Drago sabe bem que a informação não respeitante ao Pedroso estava protegida. Os jornalistas tiveram de contratar informáticos para a ler. Logo não é assim tão simples como a menina defende. Claro que o argumento serve para tentar demitir o PGR. Nem que seja na véspera do fim do seu mandato.

Custa tanto a ver à populaça que os políticos querem dominar a máquina judicial para não serem investigados?

"O director do jornal "24Horas", Pedro Tadeu, acusou este sábado o Procurador-Geral da República (PGR), José Souto de Moura, de ter escolhido os jornalistas como "bode expiatório" para o caso do "Envelope 9" porque são "incómodos"."

Os jornalistas não são incómodos. Simplesmente não podem estar acima da lei.

"O PGR terá decidido dar este esclarecimento nesta oportunidade para travar a cruzada que se adivinhava nas várias intervenções feitas nos últimos dias a exigir um desfecho do inquérito. A sua entrevista é, portanto, um acto político e não um acto processual. Assim, antecipou a acusação, comunicando-a ao país não através dos seus ambíguos comunicados, não através de uma conferência de imprensa, mas em respostas reflectidas e ponderadas a um jornal. Antecipou a acusação de um inquérito em que os arguidos, ou seja, os jornalistas do 24 Horas, não foram ainda ouvidos."

DN

Os jornalistas ainda não foram ouvidos? Olhe que já foram (ler aqui). bem como dezenas de outras pessoas (ler aqui). Parece que o nosso jornalismo, depois de perder a ética, deixou de ser sério. É pena. Continuem, porque ainda existe meia dúzia de ignorantes que ainda acreditam no que se escreve.

Acabou o ópio do povo?

"A Sport TV confirmou hoje ter alertado várias entidades para a proibição de exibir publicamente os jogos do Mundial de Futebol 2006, que vai decorrer na Alemanha a partir de 9 de Junho."
Não há locais onde não existe Sport TV? Os seus moradores não têm direito a ver os jogos da selecção? Não são os jogos da selecção nacional considerados de interesse público e, por isso, obrigatoriamente transmitidos em canal aberto?

Fraquezas

"Vasco Pulido Valente recusou o convite dos ministros da Cultura, Educação e Assuntos Parlamentares para integrar a Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. O colunista do Público passa a ser um dos poucos que pode exibir a capacidade para resistir aos encantos do poder socialista.

Infelizmente, a acumulação e a sucessão do desempenho de papéis e de funções incompatíveis fazem parte da realidade portuguesa. Não faltam exemplos no panorama político, económico, financeiro, judicial e mediático, mais ou menos descarados, de passagens meteóricas de fiscalizador a fiscalizado e vice-versa.

Políticos na reserva atravessam o deserto a fazer opinião em prime-time, ex-governantes saltitam de empresa em empresa contornando o regime de incompatibilidades, deputados afastados da primeira fila do parlamento ganham fortunas a representarem interesses diversos e jornalistas de referência fazem um extra através de serviços prestados a empresas privadas e de capitais públicos.

Maria José Morgado, numa recente intervenção pública, chegou a denunciar o «familiarismo», a propósito dos magistrados escolhidos para comissões de serviço não por mérito mas por critérios políticos.

O clima de promiscuidade reinante não é um facto recente, mas começa a ser tempo de avaliar as relações perigosas entre quem exerce cargos públicos e privados de grande relevância e quem os deveria escrutinar. O governo que cai na tentação de seduzir ou abafar os críticos tem falta de cultura democrática e é um obstáculo ao desenvolvimento.

A distribuição de convites e probendas ultrapassa largamente a questão da legitimidade e da legalidade, como sublinha Vasco Pulido Valente: «quem não percebe como o país chegou ao que chegou, não precisa de ir mais longe». O escrutínio das situações difusas em que germina o tráfico de influências não pode ficar limitado às relações entre as agências de comunicação e publicidade e os jornalistas
. "

Rui Costa Pinto

Terrorists???

Fernando Santos

"O antigo avançado do Benfica Zoran Filipovic "aprova" Fernando Santos para treinador da equipa da Luz. Na opinião do actual director técnico da federação de futebol da Sérvia e Montenegro, esta foi uma escolha acertada dos dirigentes encarnados. "Penso que sim, que é um treinador com capacidade para dirigir o Benfica. Um técnico estrangeiro precisa de tempo para adaptação à mentalidade das pessoas dentro e fora do clube, mas ele conhece Portugal e os jogadores. Estar neste lugar é mais fácil para ele", comentou ontem Zoran Filipovic, alertando ao mesmo tempo para as dificuldades que o "engenheiro" vai encontrar. "Não é fácil treinar o Benfica", disse, recordando que na Luz há sempre "problemas para resolver"."

Aeroporto de Lisboa.

1/ "A ANA anunciou quinta-feira que o aeroporto de Lisboa está sem capacidade de resposta para 1800 pedidos de "slots" de companhias aéreas para o Verão. Do total de pedidos, 231 são da Portugália e 411 da TAP.

2/ "A Associação Turismo de Lisboa (ATL) criticou hoje as declarações "alarmistas" da ANA - Aeroportos de Portugal, sobre a incapacidade de Lisboa acolher perto de 1000 voos no Verão, exigindo que o Governo recorra a um aeroporto secundário. O director-geral da ATL, Vítor Costa, disse que o anúncio da incapacidade do aeroporto da Portela responder positivamente a 1800 pedidos de slots (direitos de aterragem e descolagem) este Verão foi "um mau serviço" para o turismo
."

Esta notícia é um espectáculo. Num período que vai desde fim de Março até fim de Outubro, abrangendo mais de 210 dias, não explica quais são as horas nem os dias envolvidos O próprio director-geral da ATL dá a solução: 2 ou mais aeroportos a funcionarem ao mesmo tempo. Só assim se resolve o problema de toda a gente querer chegar a Lisboa ao mesmo tempo. Surgia era outro problema. Nas horas menos apetecidas, os aeroportos ficavam ás moscas. Quem pagava os custos de o aeroporto estar aberto mas não ter tráfego em certas horas?. Também não explica que a companhias aéreas aprovam todas as suas operações de Verão numa reunião geral efectuada perto do fim do ano anterior ao período envolvido e que só as alterações a esse programa ficam pendentes.

Para bom entendedor, meia palavra basta.

Chefe da Aldeia.

"– Então, quando Scolari diz que é o chefe, está enganado, porque o chefe é o presidente?

Na aldeia do Obélix, o chefe não é ele nem o Astérix. É o Assurancetourix. Esse é que é o chefe. Os outros podem ser pedras importantes, mas ele é que tem os carregadores.

Você é o Assurancetourix?

Exactamente. E tenho guerreiros muito valentes.

Extrato da entrevista de Gilberto Madaíl ao CM
Agradecemos a confiança depositada mas o chefe é Abraracourcix (ler aqui). Nós somos somente o tipo que acaba censurado amarrado à árvore.

Criminalidade.

"Na madrugada da passada quinta-feira, desconhecidos entraram nas garagens de dois prédios vizinhos, em Paço de Sousa, Penafiel, e assaltaram 25 automóveis, causaram vários estragos e ainda furtaram um Renault Clio. Os assaltantes puseram-se em fuga, após ter "disparado" o alarme de um dos automóveis. Moradores contactados pelo JN dizem que desde há um ano a esta parte tem vindo a crescer uma vaga de assaltos naquela freguesia penafidelense que está a preocupar a população. Num destes prédios, reside o presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos, tendo sido assaltado o carro da mulher do autarca e uma outra viatura pertencente ao próprio."

A descida da criminalidade começa já a apanhar os políticos. Como, felizmente, os carros são oferecidos pelo estado, não há problema em serem substituídos ou arranjados. Existe ainda uma outra vantagem. Não sendo obrigados a pagar os estragos, os políticos não se queixam e o homem das estatísticas pode dormir descansado.

Castelhano.

"Nuno Coelho tem 15 anos, está a aprender Castelhano “para ter mais qualificação e porque é mais uma oportunidade para trabalhar no estrangeiro”. Nuno está no curso de 1.º nível do Instituto Cervantes, em Lisboa, tal como o irmão gémeo, Rui, e a irmã de 17 anos, Margarida. “O Espanhol é falado em todo o Mundo e até para trabalhar cá é necessário”, diz Margarida."
Também em Olivença se fala castelhano … Curiosamente no País Basco evita-se tal.

Dissecando o politicamente correcto.

"Um homem de 36 anos, foragido à justiça, foi baleado na cabeça, ontem de manhã, em Massamá Norte, concelho de Sintra, por um inspector da Polícia Judiciária (PJ), quando este tentava detê-lo. Os dois filhos gémeos da vítima, de quatro anos, assistiram a tudo. Ontem, foi montada uma operação para o deter. Quando Florindo se preparava para sair da praceta no seu automóvel, um Ford Fiesta, foi-lhe dada ordem de paragem por um inspector da PJ. O que aconteceu a seguir, não é ainda claro. O polícia alega que disparou no momento em que saltou para evitar que Florindo o atropelasse. Uma testemunha já ouvida no inquérito - que entretanto foi aberto - conta, por seu turno, que o inspector - que saiu de um dos últimos cursos na PJ - fez fogo já depois de se ter desviado da viatura. "

1/ O problema aqui reside no facto de os filhos verem o seu pai ser baleado. Já o pai atropelar o PJ não era traumático para os miúdos. Sinal que eles saem ao pai.

2/ A preocupação com que o jornalista sublinha o facto de o PJ ter saído de um dos últimos cursos, embora não diga se foi este ano, o ano passado ou há 10 anos atrás, só lhe confere o direito a ser atropelado. Não a defender-se de uma agressão passível de lhe causar a morte.

3/ Aqui parece não haver dúvidas que ele tentou atropelar o PJ.

4/ Brilhante introdução para o jornalismo politicamente correcto de um país que teme meia dúzia de Skinheads e tem um partido político que se dedica a defender a criminalidade.

"No local não foram encontradas quaisquer marcas de pneus que indiciassem uma tentativa de fuga a alta velocidade ou uma travagem. De acordo com testemunhas, e após o tiro, o inspector levou as mãos à cabeça em sinal de desespero e numa delas ainda empunhava a pistola. Dirigiu-se então a um café próximo pedindo para chamarem uma ambulância. "

1/ Não conhecemos marcas de pneus causadas por fugas a alta velocidade. Conclui-se que ele tentou atropelar o PJ em slow motion.

2/ Fugas com travagens também não são normais, especialmente quando se tenta atropelar alguém.

3/ O PJ dirigiu-se ao café porque o seu telemóvel não tinha bateria, o seu colega não tinha telemóvel e a aparelhagem de comunicação da PJ não funcionava devido aos cortes orçamentais do governo.

"Segundo dois cunhados, Florindo ia trabalhar.

“Ele só queria ir buscar vinho.
Meteu-se no carro e foi então que um homem, que disse ser da PJ, saiu de um carro ao lado”, diz o cunhado de Florindo. À voz de detenção que lhe foi dada, o cunhado de Nélson respondeu “sem violência”. “Eles devem ter pensado que ele ia ligar o carro e dispararam. A bala atingiu-o na cabeça”."

CM e JN

1/ Juntando as versões dos muitos cunhados, ele saiu para comprar uma garrafa de vinho com a qual ia trabalhar. Fez bem o PJ em impedi-lo de ir trabalhar com o vinho. Ainda podia ser despedido por ser alcoólico.

2/ Afinal a outra testemunha viu mal. Ele não tentou atropelar o PJ. Provavelmente foi o PJ que se atirou para cima do carro mas o baleado, com uma oportuna marcha-atrás que não deixou marcas de pneus, esquivou-se, fazendo com que o PJ tenha caído no chão.

Bom dia.

domingo, maio 21, 2006

Ritchie Blackmore.


Guitarrista original da banda de rock Deep Purple, Ritchie Blackmore teve sempre uma trajetória musical voltada ao rock. Virtuoso no seu instrumento, também sempre demonstrou muita técnica e variações de estilo em suas composições e em seus improvisos.

Se analisarmos alguns de seus solos, podemos encontrar elementos de variados estilos. Ao se analisarmos o solo da música “Burn”, podemos encontrar arpejos que em muito se assemelham ao ordenamento do campo harmônico que Vivaldi e outros compositores utilizavam no período barroco. Ainda podemos encontrar muito mais variedades de estilos passando pelo blues e jazz como nas músicas “Rat Bat Blue”, “Wring that Neck”, nestes casos se utilizou de dissonâncias bem caracterizadas aos referidos estilos. Ao lado do tecladista Jon Lord, Ritchie Blackmore funda o Deep Purple em 1968 e ali permanece até 1974 tendo saído, segundo ele, por discordâncias musicais com a banda, que, para ele vinha caminhando para um estilo funk o qual não gostava. Tão logo sai do Deep Purple Blackmore funda o Rainbow com Dio nos vocais.

Nos Rainbow Blackmore pode desenvolver muitas descobertas e experiências musicais em seu instrumento e em suas composições. Seguindo a mesmo estilo do Deep Purple, no Rainbow Blackmore foi cada vez mais inserindo elementos da música erudita como no solo de “Light in the Black” do disco Rising, onde construiu improvisos alternados com partes de construção melódica com arpejos cadenciados na linha das sonatas barrocas. Desta fase vale ressaltar o solo de Gates of Babylon extremamente inusitado para a época, sendo extremamente ousado em termos tonais, trazendo quintas diminutas, sétimas maiores, arpejos, variações tonais, velocidade sem nunca perder o timbre de guitarra blues dos anos 70. Se pudéssemos imaginar uma mistura de Beethoven, de música árabe, de técnicas do blues, intermediado com um prelúdio de J.S.Bach esta seria a música instrumental “Dificult to Cure” composta por Ritchie Blackmore no Rainbow no inicio dos anos 80 onde faz o que parece impossível, onde demonstra habilidade técnica, consciência e conhecimento composicional fundindo elementos de uma forma habilidosa sem transparecer uma estética Frankeinstain como muitas bandas de metal melódico dos anos 90 e 2000 vêm fazendo. Para os amantes da velocidade no braço da guitarra, Blackmore não deixou a desejar. Pode-se citar vários exemplos de aproveitamento dos modos tonais no braço do instrumento sendo desenvolvido com muita técnica e velocidade.

É válido ressaltar que Blackmore sempre foi um músico que teve facilidade para fundir elementos de diversas linguagens musicais ao rock. Isto trouxe um enriquecimento muito grande ao estilo. Isto fez com que inúmeros guitarristas fossem influenciados pelas suas alquimias musicais. Na obra de Blackmore pode-se notar sérias preocupações com os objetivos estéticos, assim se utilizando signos a fim de os ordenar para não somente serem significantes de razoável dificuldade de reprodução, mas torna-los significados ao ouvinte.
José Negrin

O poder dos media.

"O livro de Manuel Maria Carrilho, “Sob o signo da verdade”, tem para mim uma virtude: é um depoimento frontal sobre o poder mediático. Toca directamente alguns dos mais graves problemas que afectam os media, designadamente o seu funcionamento instrumental e os desvios ao código normativo que sustenta a sua legitimidade. A debilidade principal do livro reside no excessivo subjectivismo e psicologismo da análise e na queda inevitável numa teoria que vem sendo liminarmente rejeitada pela melhor tradição teórica sobre a comunicação: a teoria da conspiração. A gravidade do relato fica assim desvalorizada pelo excesso de justificacionismo de Carrilho em relação à pesada derrota que sofreu. Tanto mais pesada quanto hoje a política tem vindo a personalizar-se cada vez mais. Lá onde um rosto pode fazer a diferença. De qualquer modo, alguns dos casos relatados são verdadeiramente exemplares em relação à distorção grosseira das normas que devem reger a informação.

A questão do vídeo, por exemplo, mostra bem como a norma da relevância foi gravemente invertida. Esta, aliás, é uma das regras mais frequentemente distorcidas no sistema informativo. De resto, casos do tipo dos que Carrilho analisa no seu livro acontecem diariamente em jornais e telejornais. Por isso requerem uma análise mais profunda do que a que um protagonista ofendido pode fazer de forma mais ou menos auto-referencial. A verdade é que os media funcionam hoje como um sistema sem um centro preciso de comando. A própria dinâmica do mercado tende a anular esta tendência. Verifica-se que quando o sistema “internaliza” uma determinada tendência, ela tende a reproduzir-se até à exaustão informativa. Até porque os agentes do sistema mediático funcionam dominantemente numa lógica interna circular, em reprodução alargada. Trata-se daquele mecanismo que Pierre Bourdieu designou por circulação circular da informação: os agentes do sistema interagem comunicativamente produzindo um efeito de espiral. É assim que pode acontecer um efeito parecido com a teoria da conspiração. Acresce que as tendências mais amigas do sistema são hoje aquelas que com mais facilidade se impõem no mercado da informação.

A empresarialização e a financiarização do universo mediático têm vindo a favorecer uma tendência que vem sendo designada por tabloidização, com efeitos desestabilizadores sobre o funcionamento do código normativo que deve reger a prática informativa e que, em última análise, sustenta a tão reivindicada legitimidade dos media, a sua função social, a sua função de controlo. Também aqui aconteceu que a aproximação excessiva do personagem Carrilho ao universo tablóide, que tanta notoriedade lhe deu, acabou por sugá-lo para o seu interior produzindo efeitos contraditórios sobre o sistema mediático, em particular sobre o sistema informativo dito de referência. O acidente mediático de Carrilho talvez possa ser explicável exactamente por esta “discrasia”, esta má mistura explosiva. É que a analítica tablóide é uma contradição nos termos.

Mas há outra questão que deve ser posta. Justamente a do poder dos media. Sou daqueles que pensa que, sendo grande o poder dos media sobre a decisão político-eleitoral, não considera que eles se possam substituir à componente orgânica do voto democrático. É evidente que os grandes blocos político-ideológicos mantêm uma pregnância eleitoral incontornável. Por exemplo, a grande dicotomia esquerda-direita continua a funcionar e a determinar as grandes tendências eleitorais. Não é portanto aceitável a tese de que a derrota clamorosa de Carrilho (fazendo mesmo regredir aquele que é o núcleo duro orgânico eleitoral do PS) seja atribuível a uma conspiração, por mais concentrado que tenha sido o ataque, mesmo que se assuma que a crescente personalização da política aumenta o poder da variável mediática.

A verdade é que num caso muito conhecido, o caso de Berlusconi, em 1994, com um poder de fogo mediático extraordinário, e em ambiente de personalização extrema, os estudos demonstraram que somente cerca de 10% do eleitorado foi condicionado decisivamente para votar Berlusconi. Neste caso extremo, mas também em geral, o que se admite (mas a controvérsia é grande) é que os media possam fazer a diferença relativamente a blocos previamente muito equilibrados. Isto em campanha eleitoral, já que os diagnósticos sobre os efeitos prolongados (fora das campanhas) são mais difíceis de verificar. Estaria Carrilho já marcado, decisiva e negativamente, pelos efeitos prolongados dos media e como resultado da má mistura?
"
_
João de Almeida Santos

Petróleo.

"O preço do petróleo caiu hoje novamente nos mercados internacionais, atingindo um mínimo de seis semanas em Nova Iorque. Na Mercantile Exchange de Nova Iorque, o preço do barril de crude para entrega em Junho terminou a cotação em 68,45 dólares, uma descida de 1,4%.Esta semana, os preços do "light sweet crude" desceram 5%, mas ainda assim estão 46% acima do registado em igual período do ano passado"
Também a GALP baixou os preços. Não foi?

sábado, maio 20, 2006

O que há em mim é sobretudo cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo,
Cansaço...

Álvaro de Campos

20 de Maio de 1799


Nasce Honoré de Balzac. Balzac nasceu em Tours, Indre-et-Loire, França. Em 1849, com a saúde debilitada, viajou para a Polônia para visitar Eveline Hanska, uma rica dama polonesa com quem manteve correspondência por mais de 15 anos. Em 1850, três meses antes da morte de Balzac, eles casaram-se. Tendo se tornado um dos maiores nomes do realismo na literatura, suas obras no entando são cunhadas sobre a tradição literária do romantismo francês. Sua Comédia Humana (La Comédie Humaine), que reúne mais de 90 romances e contos, procura retratar a realidade da vida burguesa da França na sua época.

Os hábitos de trabalho de Balzac tornaram-se lendários - escrever cerca de 15 horas por dia, impulsionado por um sem-número de xícaras de café. Com uma produção volumosa, é frequente que se apontem pequenas imperfeições em sua obra - o que, no entanto, não é suficiente para retirar de muitas delas o epíteto de obras-primas, como:

(1831) La peau de chagrin

(1833) Eugènie Grandet

(1835) Le père Goriot

(1837) Les illusions perdues (I, 1837; II, 1839; III, 1843)

(1846) La Cousine Bette

A prosa realista de Balzac e seu fôlego como um retratista quase enciclopédico de sua época sobrepujam eventuais características menos invejáveis de seu estilo e o posicionam como um bastião da literatura francesa. Balzac foi sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, e seu jazigo conta com uma estátua realizada por Auguste Rodin.

Wikipedia.

Trapalhadas aceites.

"O secretário de Estado do Orçamento, Emanuel Santos, equacionou ontem, em Coimbra, a possibilidade de no futuro poder ser retirado aos pensionistas o 14.º mês, correspondente ao subsídio de férias, como meio necessário para contribuir para a consolidação orçamental do País. O gabinete do primeiro-ministro, apressou-se a desmentir que esteja em preparação a retirada daquele direito adquirido, atribuído por Cavaco Silva em 1990, mas, dado o risco de ruptura financeira da Segurança Social (SS), a análise de Emanuel dos Santos acabou por deixar no ar uma ameaça."

Falava Sócrates das trapalhadas de Santana. Parece que não é o PSD que anda “desencontrado do País” mas sim o próprio governo. Cada vez se torna mais evidente que Santana Lopes foi queimado pela comunicação social.

P.S. Porque forçam o povo a descontar para a segurança social quando não vai obter retorno?

Má memória.

"Quem baseia o seu discurso político na simpatia que pode obter fazendo discursos negativos e maledicentes, eu acho que não vai por bom caminho e está desencontrado do país", disse José Sócrates à saída da reunião da Comissão Nacional do PS, sobre as críticas do PSD aos números sobre a evolução económica do País."

Robinóquio Sócrates é engraçado. Já não se lembra quando disse:

«Quando o dr. Santana Lopes vem dizer que a casa está arrumada, eu quero dizer-lhe que já ninguém o leva a sério. Os portugueses sabem que a casa não está arrumada»

«O PSD tem a estratégia do toca e foge, de fazer uma coisa e desaparecer logo de seguida
»

Ler aqui.

"O líder do PS, José Sócrates reagiu em comício ao facto de Santana Lopes não fazer campanha durante o Carnaval garantindo que o líder do PSD, «apenas foi mudar de fato e de carro para fazer campanha como primeiro-ministro», aliás o secretário-geral do PS explica que Santana não foi mudar de carro, foi antes «apanhar o falcon para ir a Monte Real fazer um protocolo».

Ler aqui.

"Num almoço com cerca de duzentos jovens quadros socialistas o candidato a secretário-geral do partido Socialista e a primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, criticou o estilo de governação de Santana Lopes, aconselhando a “pensar antes de falar”."

Ler aqui.

"Espero que sejam todos daqui. Há aí alguém que seja da Trofa? Ou de algum bairro de Lisboa?” O secretário-geral do PS denunciava assim o que disse ser a “trafulhice” do PSD, num comício em que lembrou ainda as inúmeras “trapalhadas” do Governo de Santana ."

Ler aqui.

Obrigado.

"Os portugueses ainda não viram a retoma, mas o Banco de Portugal diz que já há alguns sinais. O indicador coincidente ontem revelado pela instituição liderada por Vítor Constâncio aponta para que Abril tenha sido o quinto mês consecutivos com sinais de melhoria da actividade económica."

Obrigado Dr. Constâncio. Só falta o relatório da EU. Será esse mais difícil de conseguir-se?

Greve à sensatez.

1/ "Entre nós, a história é outra. Desde logo, porque, como todos os mapas sugerem, Portugal pertence à civilizada Europa. Aqui, os políticos que se imaginam injustiçados pelos media não subvertem os seus hábitos alimentares: publicam livros. Na semana passada, o prof. Manuel Maria Carrilho publicou, justamente, uma espécie de livro. Estranho é que, ainda que ‘Sob o Signo da Verdade’ seja mais pindérico do que 30 greves de fome, quase ninguém se riu daquilo. A RTP entrevistou o autor no dia do lançamento. Na SIC Notícias, diversos debates abordaram o assunto. E não vale a pena contar a extraordinária quantidade de crónicas, escritas e faladas, dedicadas à ‘obra’ (esta, desculpem lá, é apenas mais uma).

Mas pior do que a atenção dispensada é o tom delirante da dita. Aparentemente, não falta quem descubra no livrinho incontáveis virtudes. Aparentemente, o livrinho “convida” a reflexões acerca do papel do jornalismo, “interpela” as relações do jornalismo com a política e, no entender de um idiota deliciado, reclama acrescido controlo sobre a “Comunicação Social”.

Dai-nos paciência. Eu li a coisa e a coisa resume- -se ao choro prolongado de um sujeito que, para sua desgraça, não compreende e nunca compreenderá o Mundo. O prof. Carrilho queixa-se de maus tratos, o prof. Carrilho cita elogios de terceiros ao prof. Carrilho (juro!), o prof. Carrilho finge reconhecer algumas culpas e aproveita para se queixar novamente. E é isto: um monumento à completa inconsciência do ridículo, o qual começa na capa, prossegue no título e vibra com espalhafato em cada parágrafo.

De certo modo, é exacto que, conforme se diz por aí, ‘Sob o Signo da Verdade’ lança importantes pistas de discussão. Primeiro, podemos começar por discutir o drama do nosso Ensino Superior, para acolher docentes que escrevem, e mal, livros assim. Depois, com muito vagar, podemos discutir o estado mental de um País que leva o prof. Carrilho e as birras do prof. Carrilho a sério.

2/ "Ainda na semana passada, os moços do Bloco de Esquerda pediram um debate parlamentar de urgência, dizendo-se preocupados com a questão iraniana. À primeira vista, óptimo. Qualquer pessoa medianamente sã preocupa-se com o Irão. É uma ditadura teocrática. Nomeou um chimpanzé para a presidência. Quer destruir Israel. Trabalha no fabrico de armas nucleares. Depois, porém, irrompeu o contexto e, no contexto, as angústias dos moços do BE revelaram-se exactamente as inversas: o problema deles é que o regime totalitário do Irão sofra algum incómodo, coitadito. Mesmo a intransigente defesa do BE dos direitos dos homossexuais e das mulheres é relativa: no contexto dos regimes islâmicos, o BE transige sem inibições, e acha naturalíssimo que eles sejam condenados à morte e elas a uma vida de submissão e vergonha.
"

Alberto Gonçalves

Textos completos aqui e aqui

A Literatura e as tolices politicamente correctas.

"O Prémio Camões foi este ano atribuído a Luandino. As declarações proferidas por vários escritores, MNE e membros do júri enumeram todo um conjunto de razões que tornam óbvio que a atribuição deste prémio pouco ou nada tem a ver com a Literatura. Assim o prémio Camões terá sido atribuído em 2006 a Luandino por ter raízes na terra e na cultura do país. Por ter sido considerado um angolano subversivo antes do 25 de Abril. Por ser africano. Por ser um marco histórico. Por se preocupar com as causas sociais. Por se discutir a situação do português como língua oficial.

Infelizmente nenhuma destas razões tem alguma coisa a ver com Literatura.

Para perceber melhor os critérios de atribuição do Prémio Camões recomenda-se a leitura do comentário de Eduardo Lourenço no site da SIC «O ensaísta Eduardo Lourenço manifestou-se «contente», embora surpreendido com a atribuição do Prémio Camões a José Luandino Vieira, sobretudo por este se encontrar há algum tempo «fora da cena literária». Em relação à preferência este ano para um escritor africano, Eduardo Lourenço disse esperar que o Prémio Camões não esteja à mercê de «uma lógica de rotatividade, porque a intensidade criativa nos países não é a mesma»
"

Do Blasfémias.

sexta-feira, maio 19, 2006

19 de Maio de 1954.


Morre Catarina Eufémia, trabalhadora alentejana que, na sequência de uns protestos, foi morta pela GNR em Baleizão enquanto estava grávida de sete meses. A sua história trágica acabou por personificar a resistência ao regime salazarista, sendo adoptada pelo PCP como ícone da resistência no Alentejo. O cantor de intervenção Zeca Afonso dedicou-lhe uma canção com o seu nome.

Catarina Eufémia nasceu em Baleizão, em 1928, e começou a trabalhar criança. Nos anos 50, o proletariado agrícola alentejano fervia de revolta face às aviltantes condições de trabalho. Aos 24 anos, adere ao PCP, e pouco depois, já no Comité Local, lidera a organização de mulheres da sua terra. Em 54, a luta ganha novo fôlego, enquanto os latifundiários e o seu governo fascista tentavam por todos os meios impor jornas baixas. Multiplicam-se amplas comissões de unidade nas Praças de Jorna.Em Baleizão, perante a recusa do latifundiário em pagar uma jorna digna, os trabalhadores entram em greve a 15 de Maio. Tentando furar a unidade o latifundiário recruta trabalhadores de outra aldeia. O povo marcha então a 19 para a herdade, para juntar à sua luta os novos contratados. O que consegue sem dificuldades. A GNR cerca a herdade e obriga os novos “contratados” a trabalhar sobre as suas armas. Mas o povo de Baleizão não desiste, e perante a sua unidade a GNR deixa uma Comissão de mulheres passar o cordão policial para negociar.Catarina lidera esse grupo, grávida do seu quarto filho, o com o mais novo, de 8 meses ao colo. O tenente Carrajola pergunta-lhe “Que queres, bruta?”, “O que eu quero é pão para matar a fome aos meus filhos!”.A resposta soou em três tiros desfechados à queima-roupa. Às 11.00 da manhã, de pé e sem medo, morria Catarina Eufémia...



Chamava-se Catarina
O Alentejo a viu nascer
Serranas viram-na em vida
Baleizão a viu morrer

Ceifeiras na manhã fria
Flores na campa lhe vão pôr
Ficou vermelha a campina
Do sangue que então brotou

Acalma o furor campina
Que o teu pranto não findou
Quem viu morrer Catarina
Não perdoa a quem matou

Aquela pomba tão branca
Todos a querem p'ra si
Ó Alentejo queimado
Ninguém se lembra de ti

Aquela andorinha negra
Bate as asas p'ra voar
Ó Alentejo esquecido
Inda um dia hás-de cantar

Zeca Afonso

Divulgue o seu blog!