sexta-feira, junho 30, 2006

30 de Junho de 1934


The Night of the Long Knives, Adolf Hitler's violent purge of his political rivals in Germany, takes place. The Night of the Long Knives (1934) (German, Nacht der langen Messer), also known as Reichsmordwoche (Imperial Week of Murder) or "the Blood Purge", was a mass murder (purge) of potential political rivals in the Sturmabteilung (S.A.) paramilitary wing of the Nazi Party. Begun late night on Saturday June 30 and lasting several hours into the next morning, the murders targeted Nazi members who were associated more with socialism than with nationalism, and hence were viewed as a threat by the newly elected Adolf Hitler.
Official records tally the dead at 77, though some 400 are believed to have been killed.

More here.

O Estado que existe só para as ratazanas do grupo

Um comentário breve, como gostam os leitores de blogs, acerca de nepotismo de estado do sítio.
O ministro da presidência nomeia Vera Ritta Sampaio para assessorar não sei o quê, por despacho que pode ser lido no DR.
A mulher de César tem e deve ser séria.
Vale a pena ser nepote, embora o termo aqui não seja o de sobrinho de Papa, mas sem ofensa ao Papa de então, será ou poderá ser chamado, de outra coisa.
Não vale a pena dizer que as palavras são escritas com minúsculas, porque o que elas representam só com minúsculas pode ser escrito e porque os personagens das cenas só poderão ser minúsculos autores ou actores de peça mais ou menos interactiva, como agora gostam os espectadores e de peças que passam nos teatros de agora, na arena do politicamento correctp de tanto gostam os adoradores de tiros na nuca ou dos que gostam de ser da esquerda que gosta de champagne, ou de defender casos mediáticos.
Os filhos de outros e os netos não podem ser tratados de forma semelhante, mesmo que os curriculae sejam superiores, perdeu-se o hábito da selecção e da virtude, contando apenas o poder, mas sobre poder sei eu pobre toupeira, referindo apenas as hierarquias de um clã à moda antiga, em que os valores são o mérito.
Ocorre aqui a história das ratazanas cinzentas que se identificam pelo cheiro e quem não tem o cheiro é pura e simplesmente eliminado, no mundo das ratazanas cinzentas, claro está.
Como sou toupeira e me identifico com os ursos e camelos do sítio e como não sou ovelha e ou bovino manso, escrevo o que me envergonha neste sítio.
Afinal vale a pena afastar as pedras do caminho, à boa maneira da I República, porque os genes e a génese dos espécimes passaram incólumes, apesar da II República.
Fica o futebol, espero que os rapazes se portem à altura, se os deixarem, mas a partir de agora tudo o que aparecer será ouro sobre azul.
O meu clube é Portugal e o meu partido é, e será sempre Portugal.
Saudações, a todos os que são de saudar.

Até amanhã e boa sorte.

Hipocrisia.

"O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, anunciou ontem que apresentaria hoje a demissão do seu Executivo de Centro-Direita à rainha Beatriz após a saída de um dos partidos da coligação governamental, insatisfeito com a condução, pela ministra da Integração e da Imigração, Rita Verdonk, do problema levantado pelo processo pouco claro de naturalização de Ayaan Hirsi Alí, ex-deputada liberal de origem somali. Verdonk tinha garantido, a 15 de Maio, quando revogou a nacionalidade holandesa à deputada de origem somali, ameaçada de morte pelo integrismo muçulmano, por aquela ter mentido, em 1992, sobre o seu nome, data de nascimento e estatuto de refugiada quando pediu asilo à Holanda, que Ayaan Hirsi Ali "não pode ser considerada holandesa porque as suas falsidades invalidam a naturalização".

Depois, face aos protestos e acusações de xenofobia de diversos sectores da sociedade - e do próprio Executivo - em relação á deputada holandesa mais conhecida no estrangeiro, Verdonk manobrou uma lacuna na jurisdição holandesa e ordenou a devolução da nacionalidade holandesa a Ayaan Hirsi Ali. Tarde de mais.

Para Verdonk, para o Executivo e... para Hirsi Ali, que mudará para os EUA, com emprego garantido no Americam Enterprise Institute, cansada de ter que protreger-se das ameaças dos islamitas radicais desde o assassinato do cineasta Theo van Gogh, em 2004.
"

JN

Um brutal exemplo da hipocrisia que domina ocidental do politicamente correcto e uma vitória do terrorismo.

Fim das políticas sociais e redistributivas.

"As despesas de educação poderão deixar de ser deduzidas no IRS, caso o Governo acolha a proposta dos especialistas a quem encomendou um diagnóstico e sugestões para simplificar as leis fiscais, avança hoje o Jornal de Negócios.

Além das despesas de educação, o grupo de trabalho sugere ainda que as Finanças ponham fim às deduções à colecta das despesas com lares, prémios de seguros e energias renováveis e a todos os benefícios fiscais que não sirvam para estimular poupanças para a reforma
."
Há quem diga "É tempo do Partido Socialista fazer uma de duas coisas: Ou expulsa das suas fileiras os invasores da direita, (para não dizer extrema) ou muda de nome."

31 de Julho.

«A partir de 31 de Julho, eu sou livre, pelo que aí, sim vou poder decidir o meu futuro»

Luiz Felipe Scolari

Vida parlamentar.

"Ao ouvir ontem a exaustiva (e exaustante) interpelação ao Governo, senti alguma nostalgia dos acalorados debates parlamentares que acompanhei noutras legislaturas. Tanto o Executivo como as bancadas da oposição pareciam só estar ali para cumprir agenda. Trocaram-se umas acusações em nome de divergências políticas e do sacrossanto "direito à saúde", cada vez mais maltratado, mas a convicção com que se debatia era pouca ou nenhuma. Quem mais se aproximou do registo clássico, curiosamente, acabou por ser o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, que saltou em ajuda do seu colega da Saúde, com referências a Mozart e ao Padre António Vieira.

Algum verniz cultural destinado a disfarçar a debilidade argumentativa de Correia de Campos. Impossível de disfarçar é o carácter entorpecente deste figurino de interpelações, que devia ser alterado com urgência. Nos tempos que correm, ninguém tem paciência para enfrentar três horas de debate monotemático. Ontem, decorridas duas horas, restavam nas bancadas 36 deputados do PS, 21 do PSD, nove do CDS, seis do PCP, três do BE e um do PEV - menos de um terço do total. Marques Mendes, o autoproclamado "líder da oposição", nem apareceu. E não havia sequer a desculpa do futebol
..."

Pedro Correia

Guantanamo.

"1. Os anti-americanos que durante anos andaram a dizer que Guantanamo prova que os EUA são um país que viola os direitos humanos deveriam agora reconhecer que a separação de poderes funcionou e que o sistema americano de checks & balances não aprovou Guantanamo. Isto é, talvez fosse altura de reconhecer as virtudes da Democracia Liberal americana.

2. Aqueles que se opõem à forma liberal de democracia e defendem o poder ilimitado para os representates do povo deveriam agora protestar contra a interferência de um órgão não eleito (o Supremo Tribunal) nas actividades de um presidente que teve mais de 55% do voto popular.

3. Quem, por exemplo, considera que Hugo Chavez deve ser respeitado como grande democrata pelo simples facto de ter sido eleito, reconhecendo-lhe o direito de fazer o que quiser enquanto líder da Venezuela, deve olhar com grande desconfiança para esta decisão de um órgão não eleito como o Supremo Tribunal dos EUA.

4. Quem é contra a interferência dos tribunais no encerramento de maternidades em Portugal por considerar que o poder executivo deve ter um poder ilimitado em questões políticas, deve olhar com desconfiança para a interferência de um órgão não eleito como é o Supremo Tribunal dos EUA nas decisões políticas do presidente eleito.

5. Quem esteve contra a nomeação de Santana Lopes para Primeiro-Ministro por este não ter sido "eleito" deve olhar igualmente com desconfiança para esta decisão de um Supremo Tribunal composto por juizes não eleitos contra um presidente que foi eleito.

6. E quem criticou Bush por, no primeiro mandato, ter sido escolhido por um tribunal, não tendo a maioria do voto popular, deve olhar igualmente com desconfiança para um Supremo Tribunal composto por juizes não eleitos por voto popular
."

Blasfémias

Criminalidade.

"O jovem de 17 anos cujo corpo foi descoberto na via pública em Almada, em Maio, alvejado com vários tiros, foi assassinado por ter resistido e conseguido fugir a dois assaltantes, segundo adiantou ao JN um fonte da Polícia Judiciária de Setúbal"

JN

Alguém já reparou que a criminalidade continua a baixar?

Imigração de luxo.

"A GNR deteve dois homens e quatro mulheres por suspeita de furto de material informático no interior de um hipermercado na Maia, anunciou hoje fonte daquela força de segurança, refere a «Agência Lusa».

Alertada para a ocorrência pelos proprietários da loja, uma patrulha da GNR da Maia
deslocou-se ao local, onde revistou uma mulher, de nacionalidade romena, que tinha já
escondido num avental dois computadores portáteis no valor de 2.000 euros."

De uma coisa não nos podemos queixar. Esta imigração que escolhe o nosso país como destino é de facto única. Pena estar mal aproveitada. Se estivesse o quanto não rendia à nossa segurança social. Assim limita-se a contribuir para o funcionamento da polícia e dos tribunais. O contribuinte agradece.

quinta-feira, junho 29, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Reformas antecipadas ou mais desemprego?

"É verdade que as reformas antecipadas, com baixa penalização, representam um encargo para a Segurança Social. Mas, cabe perguntar, se os 23,75 % da massa salarial com que as entidades patronais contribuem para a essa Segurança Social não deveriam acomodar essas reformas sem mais encargos para as empresas? Ou será que fica mais barato à Segurança Social pagar subsídios de desemprego e “medidas activas de emprego” para mais desempregados? Nas reformas antecipadas, alem do melhor “clima” em que o processo se desenrola existe, quase sempre, um pagamento extra da entidade patronal que beneficia o trabalhador e compensa a penalização."

Ler aqui.

Vale tudo.

"O Portugal-Inglaterra, disputa-se só no sábado, em Gelsenkirchen, mas, fora do relvado, o jogo começou ontem, numa conferência de Imprensa quentíssima, realizada num registo de enorme tensão. Alegadas declarações de Pauleta ao jornal inglês "The Sun", no qual o açoriano diz que o guarda-redes Paul Robinson apresenta "falhas que Portugal pode aproveitar e que não é um dos melhores jogadores ingleses", foram a mola do azedume e provocaram uma reacção enérgica por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). De cara fechada, Afonso de Melo, assessor de Imprensa, garantiu que a entrevista é "completamente falsa". "

Liquidar.

"A ordem de Vladimir Putin, divulgada por um porta-voz do Kremlin, é clara "O presidente ordenou aos serviços especiais que tomem todas as medidas para encontrar e liquidar os criminosos que perpetraram o assassinato dos diplomatas russos no Iraque"."
Aguarda-se o comentário dos politicamente correctos, tão lestos a atacar israelitas e americanos .

Trabalhar.

"O Centro de Emprego tem mandado várias pessoas, mas ou não aceitam ou acham que entrar às 7 horas é muito cedo ou ainda me dizem que não querem trabalhar aos fins-de-semana", explica João Ramada, perplexo. "A semana passada coloquei um anúncio e não veio cá ninguém!".

Mais aqui.
Portugal está misteriosos. Como sobrevive esta gente que não quer trabalhar?

Timor.

"Planos de Alkatiri prejudicariam Territórios do Norte da Austrália "

Mais aqui.

Magia.

"A interpelação pedida pelo PCP sobre questões de emprego reeditou ontem uma discussão que promete prolongar-se até ao final da legislatura. Oposição e Governo não se entendem quanto ao número de desempregados em Portugal - uma discussão que se fica, invariavelmente, por acusações mútuas de responsabilidade nos números da taxa de desemprego.No debate de ontem, PCP e PSD carregaram no tom das críticas. "Apesar de todas as manipulações que se possam fazer dos números, o desemprego continuou a aumentar com o Governo do PS", acusou a comunista Odete Santos, defendendo que os "inactivos disponíveis e o subemprego visível fazem ascender o número de desempregados a 575.200"."

DN

Este governo será relembrado mais tarde pelos seus ilusionismos numerários capazes de fazer inveja ao Houdini.

Para memória futura.

"Vinte das 41 unidades privadas de saúde existentes em Portugal estão a funcionar sem licenciamento. Uma situação agravada quando 18 das instituições não podem obter licença à luz da actual legislação e aguardam há mais de 12 anos por uma alternativa. O Hospital da CUF Infante Santo, em Lisboa, é apenas um dos exemplos. Em causa está o facto destas unidades hospitalares não cumprirem os parâmetros mínimos de qualidade, no que diz respeito às instalações e aos recursos humanos, previstos no decreto regulamentar n.º 63/94. A razão é simples: os 18 hospitais já existiam antes da aprovação da legislação, em 1994, e, por isso, os edifícios não foram
construídos de acordo com as novas regras. “Ou deitam abaixo ou não vão conseguir obter o licenciamento”, garantiu ao CM a Direcção-Geral de Saúde (DGS).
"

Até granadas ...

"A PSP cercou ontem de manhã o Bairro 6 de Maio, na Amadora, para uma megaoperação que culminou na detenção de 14 suspeitos e na apreensão de mais de seis quilos de haxixe. Entre as armas apreendidas, foi encontrada uma granada militar, defensiva, de elevada “perigosidade”."

CM

Espera-se ansiosamente pela reacção das entidades de defesa dos imigrantes. Claro que estes indivíduos não representam tanto perigo para a sociedade como o coleccionar de armas dos Olivais.

quarta-feira, junho 28, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Cristiano Ronaldo.

"Cristiano Ronaldo está seduzido, encantado com a possibilidade de trocar o Manchester United, com quem renovou recentemente até 2010, pelo Real Madrid, clube que desde há algum tempo o vem namorando na pessoa de Villar Mir, o candidato eleitoral aprovado por Florentino Perez."
Figo passou a ganhar menos 4 milhões de euros por ano ao mudar-se para Itália. Aqui a preparação física dos jogadores é mais intensa e Figo ficou em forma para o Mundial tal como pretendia. Os dois primeiros meses no Inter foram difíceis. Quando jogava de início era substituído e quando começava o jogo no banco entrava a poucos minutos do fim. Ronaldo (Brasil) é o que se vê.

Cristiano Ronaldo ainda é muito novo e parece ter uma tendência para o estrago. Ainda está a tempo de se corrigir.

Petróleo.

"O preço do barril de crude continua a subir, devido às expectativas de que o consumo da gasolina nos Estados Unidos aumente devido a se estar a aproximar o feriado de 4 de Julho no país, data em que normalmente os norte-americanos aproveitam para viajar."

Não há dúvidas que o mercado do petróleo tem um comportamento “engraçado.”

Impunidade.

"Fernando Ruas desafiou a população de Viseu a «correr à pedrada» os funcionários do ministério do ambiente que fiscalizam e multam obras feitas pelas juntas de freguesia. A notícia faz manchete no «Jornal de Notícias». De acordo com o matutino, o presidente da Câmara e Líder da Associação Nacional de Municípios falava durante uma reunião da Assembleia Municipal de Viseu. "
Há muito que não espantam as declarações de detentores de cargos com responsabilidade em Portugal. Mesmo quando tem responsabilidades acrescidas por ser presidente da associação de municípios. Mesmo quando se trata de uma instigação à prática de um crime contra funcionários do Estado no exercício das suas funções.

Paraíso.

"Os crimes de tráfico de seres humanos e de exploração laboral estão a registar nos últimos anos uma diminuição em Portugal, uma situação que a Polícia Judiciária (PJ) atribui à resposta «célere e eficaz» das autoridades portuguesas. De acordo com dados da PJ, em 2005 foram participados 36 crimes de auxílio à imigração ilegal, enquanto este ano foram participados apenas seis. No que respeita ao crime de lenocínio (favorecimento da prostituição), em 2005 foram participados 58 casos e este ano 12."

DD

Curiosamente "Portugal não castiga adequadamente os condenados por tráfico de seres humanos, tendo existido apenas duas penas de prisão efectiva em 2004, segundo um relatório do Departamento de Estado hoje apresentado em Lisboa pela Embaixada dos Estados Unidos. De 2005 para 2006, Portugal desceu para a segunda de três categorias, que corresponde o não cumprimento dos requisitos mínimos para a eliminação do tráfico de seres humanos."

Ler aqui.
Enquanto as sondagens se basearem nos crimes participados, a criminalidade vai continuar a descer.

Táctica brasileira.

Breve explicação. Carlos Alberto Parreira afirmou que o estilo guerreiro de Portugal não servia à selecção brasileira. Ele só tem é preocupar-se com o Brasil. Serve este post de resposta.

Cuidados médicos nos supermercados.

"Cerca de quinhentos médicos britânicos rejeitaram, hoje, qualquer plano de abertura de centros de consulta e cuidados médicos nos supermercados. Os clínicos receiam que várias cadeias de supermercados, que oferecem já leituras gratuitas da tensão arterial, estejam a discutir com o governo propor aos seus clientes cuidados médicos nos seus estabelecimentos comerciais."

Uma ideia inovadora para o nosso ministro aplicar cá no burgo.

"Media"

"O desaparecimento de programas especializados de entrevista e debate; de emissões destinadas a públicos infantis, assim como a presença reduzida de programas de natureza cultural e formativa" são alguns dos incumprimentos detectados na TVI e SIC pelo Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aquando da renovação das licenças das mesmas estações de televisão por mais 15 anos. "Um cumprimento pouco satisfatório", mas insuficiente para o regulador não renovar as licenças da SIC e TVI até 2022. "


DN

A luta pelas audiências nas televisão mostram que já foram ultrapassados todos os limites impostos pela ética e pela decência. Infelizmente o limite da apatia e conformação do público frente ao "lixo televisivo" que lhe é servido todos os dias em doses crescentes mantém-se.

O lixo televisivo ultrapassou de forma chocante os limites do respeito pela intimidade da vida privada e familiar, violando a lei da Televisão e os direitos e liberdades fundamentais.

O poder político democrático não deve contemporizar-se com a lógica das audiências quando ela é popular, indo a reboque das tendências populistas que exijam medidas depois de o mal estar feito!

Florestas portuguesas.

"Em dez anos desapareceu mais de um quinto da floresta portuguesa. Se em 1995 os povoamentos florestais ocupavam 3,2 milhões de hectares do território, os violentos incêndios dos últimos anos alteraram drasticamente este panorama. Em 2005, estima-se que houvesse apenas 2,5 milhões de hectares: uma descida de 21% a nível nacional, mas que, nalguns distritos, assume proporções ainda mais graves."

DN
A indústria do fogo some e segue.

Governar.

"O consumo de gasolina caiu 6,3% e o do gasóleo 1,6% nos últimos 12 meses em resultado do "aumento dos preços dos combustíveis", afirma a Autoridade da Concorrência (AdC), num relatório ontem divulgado. Apesar disso, Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, garantiu ontem que não vai alterar os impostos sobre os combustíveis. Só que os revendedores afirmam que, com estes preços, a linha de fronteira com Espanha "já está situada a 80 quilómetros no interior do país" e que "haverá falências" de gasolineiras a curto prazo. Em Março último, de acordo com os dados da Autoridade da Concorrência, o preço da gasolina sem chumbo 95 estava 22,6% mais cara em Portugal do que em Espanha. O gasóleo custava aos automobilistas mais 8,5%. No entanto, para o ministro das Finanças, a quebra no consumo destes combustíveis, bem como a consequente descida na receita fiscal, "está em linha com o previsto".."


DN
Governar é uma arte que não está ao alcance de todos.

Casamentos Gays.

"Deu entrada num Tribunal de Madrid o primeiro pedido de divórcio de um casal homossexual desde a entrada em vigor – em Julho de 2005 – da lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo em Espanha. No processo de divórcio, um dos cônjuges (identificado como HBS), que ficou com as tarefas domésticas a seu cargo, reclamou junto do Tribunal o pagamento de uma pensão de sete mil euros mensais, a utilização do domicílio conjugal por 15 anos e ainda o direito de visita aos cães do casal. Os cônjuges casaram em Outubro de 2005, apesar de viverem juntos desde 1993. "

CM

Percebe-se agora o desespero dos homossexuais para casarem. Afinal tudo não passa de negócio.

Criminalidade.

"Um gangue composto por seis romenos (dois homens e quatro mulheres) foi detido anteontem na sequência de um assalto a um supermercado na zona da Maia (mais aqui)"

"No passado domingo, dois agentes do posto da GNR de Felgueiras protagonizam uma atormentada perseguição a um indivíduo brasileiro, entre os concelhos de Felgueiras e Fafe, durante 13 quilómetros (mais aqui).

Esperamos que a sua contribuição para a Segurança Social tenha sido de acordo com o trabalho que têm dado. Era bom para os portugueses contribuintes que perdem o seu tempo a trabalhar.

terça-feira, junho 27, 2006

Termas Romanas do Alto da Cividade.


"As Termas Romanas do Alto da Cividade, consideradas um ex-líbris da cidade de Braga, reabriram ontem ao público 27 anos depois dos primeiros trabalhos arqueológicos. Os visitantes po-dem, por 1,5 euros, observar um conjunto de ruínas classificadas como monumento nacional e que foram alvo de musealização. Esta reserva arqueológica integrará um circuito do qual fará igualmente parte a Fonte do Ídolo, com abertura também prevista para breve.

Foram precisos quase 30 anos para a cidade exibir esta reserva arqueológica, que esteve em risco devido à construção de uma urbanização. Na ocasião, alguns cidadãos chegaram a mover um processo no Tribunal Administrativo contra a Câmara de Braga e, para salvaguardar o património, a autarquia teve de custear a expropriação dos terrenos. «Não havia gran-de consciência em relação ao património», explicou o presidente da câmara, Mesquita Machado

Os trabalhos de musealização surgiram no âmbito do projecto Urbanitas, com vista a traçar um modelo de desenvolvimento turístico e cultural de cidades antigas. Este espaço museológico proporciona uma visita ao século II, quando os governantes da Bracara Augusta decidiram valorizar a área cívica da cidade e construir as termas, destinadas a uma elite da região."

Fonte

Até amanhã e boa sorte.

Afinal ...

"Ontem à noite uma TV alema transmitiu um programa meio cómico e desportivo sobre o Mundial. Eram 5 convidados diante uma plateia de adeptos alemaes que se debrucaram sobre as vicissitudes do jogo Portugal-Holanda.

As duas equipas foram arrasadas - gozaram com as agressoes mútuas, puseram o público a rir a bandeiras despregadas com as "carícias" do médico português perigosamente perto das partes pudendas de Cristiano Ronaldo, brincaram com a cara de enterro de Van Basten, com o gesticular desesperado de Scolari, com o holandês que teve uma visao privilegiada do cucuruto da cabeca de Figo. Sem denotarem qualquer réstea de humanidade, riram-se intensamente com as lágrimas de Cristiano Ronaldo pela sua saída. Daquilo de que me fui apercebendo, precisamente conforme a experiência que por cá vou tendo, os alemaes estao-nos bastante agradecidos por lhes termos retirado um dos favoritos do caminho. Nada mais. O programa terminou com uma canconeta de despedida dirigida à Holanda que um dos "artistas" presentes compôs para a ocasiao. O público cantarolava, feliz, enquanto agitava as bandeiras do seu país.

Fiquei ainda mais esclarecido acerca do alegado apoio entusiástico que os alemaes estao a dar à equipa das quinas, de acordo com a nossa esperancosa imprensa
..."

Blasfémias

Parece que também há o "24 Horas" na Alemanha. Mais. O facto de estarem a agitar as bandeirinhas, demonstra que a saloiice é universal, um fenómeno natural do ser humano, que nada tem a ver com a cultura de determinado povo.

Aproveitamento político.

"Lisete Moreira morreu no dia 8 de Março de 1997. No hospital de Santo António, e depois de ter ingerido uma solução de permanganato, acabou por falecer no Dia Internacional da Mulher, quando estava a ser discutida na Assembleia da República a proposta de lei da JS pela despenalização do aborto, chumbada por apenas um voto. Lisete queria abortar, mas o destino traçou-lhe um caminho sem saída. A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) vai homenagear, esta quarta-feira, no Porto, este símbolo na data do oitavo aniversário do referendo sobre o aborto (mais aqui).



Quando alguém que ingere uma solução de permanganato é transformado em símbolo, está tudo dito.

Fala-se muito de aborto, poucas vezes, porém, se fala de suas complicações, seus danos e conseqüências. Por essa razão, apresentamos estas observações, para sua informação e reflexão.

Complicações imediatas do aborto, segundo o método empregado.
A - Método da Aspiração

1. Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores.
Conseqüências:

- insuficiência do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes);

- partos prematuros, na 20ª ou 30ª semana de gestação.

2. Perfuração do útero
Acontece quando é usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, através do histerômetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O útero grávido é muito frágil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgião se dê conta. É uma complicação muito séria.

Conseqüências:

- infecção e obstrução das trompas, provocando esterilidade;

- intervenção para estancar a hemorragia produzida;

- perigo de lesão no intestino, na bexiga ou nas trompas;

- a artéria do útero, nesses casos, frequentemente, é atingida, criando a necessidade de histerectomia (extirpação do útero), se não for possível estancar a hemorragia.

3. Hemorragias uterinas
Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contração do músculo uterino. As perdas de sangue são mais intensas se a gravidez for avançada. Essas perdas são de 200 ml na 10ª semana de gravidez, 350 na 12ª, 450 na 13ª semana...

Conseqüências:

- necessidade de transfusão de sangue;

- ablação do útero, se a hemorragia não for estancada.

4. Endometrite (inflamação) pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto).
Apesar dos antibióticos administrados antes do aborto; há grande incidência de infecções e obstrução de trompas
.

Conseqüências:

- esterilidade

- Gravidez ectópica (fora do lugar apropriado).

5. Evacuação incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata.
Danos e conseqüências
:

- possibilidade de extração do endométrio (mucosa uterina);

- formação de aderências no interior do útero e, como conseqüência, esterilidade, frequentemente amenorréia (ausência de menstruação);

- possibilidade de placenta prévia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana.

B. A chamada Extração Menstrual
É possível que a paciente não esteja grávida.

Pode ocorrer uma extração incompleta (o ovo frequentemente não é extraído, tornando necessária uma curetagem).

C. Método das Laminárias
(tampão esterilizado feito de algas marinhas)

Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessária uma histerectomia (extração do útero).

Conseqüências:

- infecções graves por causa da presença de corpo estranho

- as mesmas da histerectomia.

D. Solução Hipertônica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas)
Complicações muito sérias:

- retenção da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).

As mesmas complicações que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possível perfuração do útero e da formação de aderências;

- infecção e endometrite (inflamação da mucosa do útero);

- hemorragia;

- coagulopatia e hemorragia abundante;

- intoxicação por retenção de água; efeitos secundários do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do coração e morte;

- perigo de entrada de solução salina na corrente sanguínea da mãe com efeitos mortais;

- possibilidade de gravidez mais avançada do que a informada pela mãe e, na ausência de um exame sério, poderia abortar uma criança de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior à curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil.

As razões do aborto denominado terapêutico são uma contra-indicação para o aborto através de solução salina.

E. Histerectomia (extração total do útero)
Complicações:

Os mesmos perigos e complicações de toda cirurgia intra-abdominal: hemorragia, infecção, peritonite, lesões da bexiga e dos ureteres. Complicações variadas em 38 a 61 por mil.

Complicações tardias do aborto
1 - Insuficiência ou incapacidade do colo uterino.

2 - Aumento da taxa de nascimentos por cesariana (para permitir que o bebê consiga viver mesmo que prematuro).

3 - Danos causados às trompas por possível infecção pós-aborto, causando infertilidade (em 18 % das pacientes). Maior número de complicações em mulheres grávidas que anteriormente provocaram aborto (67,5% entre as que abortaram e 13,4 entre as que não abortaram).

Dentre todas as complicações, a mais grave é a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco
.

4 - O aborto pode provocar complicações placentárias novas (placenta prévia), tornando necessária uma cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança.

5 - O aborto criou novas enfermidades: síndrome de ASHERMAN e complicações tardias, que poderão provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia.

6 - Isoimunização em pacientes Rh negativo. Aumento, conseqüentemente, do número de gravidez de alto risco.

7 - Partos complicados. Aumento do percentual de abortos espontâneos nas pacientes que já abortaram.

Conseqüencias sobre a criança não nascida
1 - Sobre a criança abortada:
- dores intensas (o feto é sensível à dor);

- morte violenta;

- aborto de crianças vivas que se deixam morrer.

2 - Sobre as crianças que nascem depois
Perigos e complicações:

- abortos de repetição no primeiro e no segundo trimestre de gravidez;

- partos prematuros;

- nascimento prematuro, através de cesariana, para salvar a vida da mãe e da criança. Trinta e três por cento de abortos são abortos em que as crianças nascem em posição invertida (de nádegas).

- parto difícil, contrações prolongadas;

- Gravidez ectópica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a mãe - para o feto o é sempre - (a gravidez ectópica, nas trompas, é oito vezes mais frequente depois de aborto provocado;

- malformações congênitas provocadas por uma placenta imperfeita;

- morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro mês de gravidez);

- os prematuros que sobrevivem com freqüência são excepcionais (paralisia cerebral, disfunções neurológicas etc.).

O ABORTO É A MORTE VIOLENTA DE UM SER HUMANO: É A DESTRUIÇÃO DO AMBIENTE NATURAL PARA O SEU DESENVOLVIMENTO.

Conseqüências psicológicas
a) Para a mãe:
- queda na autoestima pessoal pela destruição do próprio filho;

- frigidez (perda do desejo sexual);

- aversão ao marido ou ao amante;

- culpabilidade ou frustração de seu instinto materno;

- desordens nervosas, insônia, neuroses diversas;

- doenças psicossomáticas;

- depressões;

O período da menopausa é um período crucial para a mulher que provocou aborto.

b) Sobre os demais membros da família:
- problemas imediatos com os demais filhos por causa da animosidade que a mãe sofre. Agressividade - fuga do lar - dos filhos, medo destes de que os pais se separem, sensação de que a mãe somente pensa em si.

c) Sobre os filhos que podem nascer depois:
- atraso mental por causa de uma malformação durante a gravidez, ou nascimento prematuro.

d) Sobre o pessoal médico envolvido:
- estados patológicos que se manifestam em diversas formas de angústia, sentimento de culpa, depressão, tanto nos médicos quanto no pessoal auxiliar, por causa da violência contra a consciência.

Os abortos desmoralizam profissionalmente o pessoal médico envolvido, porque a profissão do médico é a de salvar a vida, não de destrui-la.

Conseqüências sociais
O relacionamento interpessoal, frequentemente, fica comprometido depois do aborto provocado.

a) Entre os esposos ou futuros esposos:
- antes do matrimônio: muitos jovens perdem a estima pela jovem que abortou, diminuindo a possibilidade de casamento;

- depois do casamento: hostilidade do marido contra a mulher, se não foi consultado sobre o aborto; hostilidade da mulher contra o marido, se foi obrigada a abortar.

O relacionamento dos esposos pode ficar profundamente comprometido.

É evidente que as conseqüências, a longo prazo, sobre a saúde da mãe podem complicar seriamente a estabilidade familiar.

b) Entre a mãe e os filhos:
- muitas mulheres temem a reação dos filhos por causa do aborto provocado;

- perigo de filhos prematuros e excepcionais, com todos os problemas que isso representa para a família e a sociedade.

c) Sobre os médicos
- sobre os médicos que praticam o aborto fora de um centro autorizado: correm o perigo de serem denunciados. Todos, em geral, estão sujeitos a denúncias por descuidos ou negligências na prática do aborto.

d) Sobre os médicos e o pessoal de saúde envolvidos em abortos legais:
- possibilidade de perda de emprego se negarem a praticar aborto por questão de consciência;

- possibilidade de sobrecarga de trabalho, por causa do aumento do número de abortos.

e) Sobre a sociedade em geral:
1. Sobrecarga fiscal sobre os cidadãos que pagam impostos:

- aborto pago pela previdência social;

- preço pago por crianças que nascem com defeitos em conseqüência de abortos provocados.

2. Relaxamento das responsabilidades específicas da paternidade e da maternidade; o aborto, com freqüência, substitui o anticoncepcional.

3. Tendência ao aumento de todo tipo de violência, sobretudo contra os mais fracos. Conseqüência: infanticídio e eutanásia.

4. Aumento das doenças psicológicas no âmbito de um setor importante para a sociedade, particularmente entre as mulheres de idade madura e entre os jovens.

5. Aumento considerável do número de pessoas com defeitos físicos ou psíquicos, com todas as conseqüências que isso significa para a sociedade em geral.

Média europeia.

"A Autoridade da Concorrência (AdC) considera que o preço da gasolina em Portugal está em linha com a média europeia e que o gasóleo até é mais barato por cá do que lá fora."

Tal como os salários. Estão em linha com a média europeia. Em alguns casos, até são superiores. Advinhem quais.


Já agora e para variar:

"A economia portuguesa deverá registar uma taxa média de crescimento de 2% entre 2008 e 2012, segundo dados hoje divulgados pela Organização para a cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)(mais aqui)."



Não é só noticiar o que interessa.

Para memória futura.

"Os jogadores são praticamente os mesmos que foram ao Mundial da Coreia do Sul, os responsáveis federativos também, a organização pouco mudou. A diferença está em Scolari, no seu trabalho, na disciplina que incutiu aos jogadores, na forma como os molda psicologicamente, como gere conflitos, como ele próprio os coloca perante a obrigação de estarem à altura de tudo o que representam. Scolari é um lutador de cara sempre levantada e a olhar o adversário nos olhos. É o comandante das tropas, mas também o primeiro guerreiro. Defende o grupo, mas também a si próprio, porque sabe que é aí que tudo começa. É essa a revolução que tem vindo a conseguir operar na selecção de Portugal.

O "Sargentão" fez de uma geração de brilhantes jogadores mergulhados no individualismo próprio do talento e da pressão dos clubes em que ganham (muito bem!) a vida um grupo de lutadores. Nunca abdicaremos de o criticar, quando for caso disso, mas devemos reconhecer que o homem é um vencedor
(mais aqui). "

Explicações muito intelectuais.

"Este comportamento não é habitual nos jogadores portugueses", nota sobre os três anos e meio que a selecção levava sem ver cartões vermelhos, sempre sob as ordens de Scolari, "mas também não era habitual estar a jogar-se para chegar aos quartos-de-final de um Mundial". "Estes jogadores nunca tinham chegado tão longe".

Jorge Sequeira no DN sobre o Holanda - Portugal.

"Estes jogadores nunca tinham chegado tão longe"??? Ora, a grande maioria dos jogadores ganharam a taça dos Campeões, a taça UEFA. Jogam em campeonatos competitivos e estão habituados à pressão. Não às entradas para aleijar.

Nicotina.

"Um cientista chinês garante que a nicotina não só não prejudica a saúde dos fumadores, como também pode ser usada no tratamento de doenças como a de Alzheimer ou de Parkinson (mais aqui). "

Disso não temos dúvidas. Antes de apanhar Alzheimer ou Parkinson, morre-se de cancro do pulmão.

Criminalidade.

"Um subchefe da PSP da divisão de Almada está internado no Hospital Garcia de Orta, em Almada, na sequência de uma agressão à facada, depois de ter tentado evitar que um grupo de jovens roubasse a bicicleta do filho. Um dos três golpes desferidos pelas costas ao elemento da PSP perfurou-lhe um pulmão e obrigou a uma intervenção cirúrgica."

A criminalidade continua a diminuir. Situação diferente seria se o esfaqueado fosse político ...

Imigração.

"A mais jovem das vítimas tem 65 anos e nem dentro de casa conseguiu afastar o perigo. Desempregado e toxicodependente, o cabo-verdiano, de 32 anos, só queria fios de ouro e lançava-se directa e violentamente ao pescoço. Atacou mais de 20 vezes nas ruas da Amora e Fogueteiro, arredores de Lisboa – e atirou-se ainda ao pescoço de idosas à janela de casa. Foi preso na última sexta-feira. O ex-recluso é diplomado em roubos violentos por esticão, mas, ao contrário de outros especialistas, não corria atrás de malas das senhoras. Atacava, isso sim, “directamente ao pescoço”
das idosas – arrancando-lhes os fios com violência, disse ontem ao CM fonte policial
. "
Mais um exemplo de imigração necessária para manter a segurança social "viva". Especialmente quando são os contribuintes a pagar-lhe cama e comida na prisão. Venham mais ...

segunda-feira, junho 26, 2006

26 de Junho de 1964.


The Beatles release the album A Hard Day's Night. A Hard Day's Night was The Beatles' third album, released in 1964 as the soundtrack to their first film of the same name. The album, whilst showcasing the development of the band's songwriting talents, sticks to the basic rock and roll instrumentation and song format. Some of the more notable songs on the album include the title track (with its distinct, instantly recognizable opening chord), and the catchy "Can't Buy Me Love". It also features "And I Love Her", the first of what would become many popular McCartney ballads.

The title of the album (and film) was the accidental creation of drummer Ringo Starr. The band had begun filming the motion picture while it was still without a title. After one particularly rough day of shooting, Starr emerged from the studio (thinking it was still daytime) and said "It's been a hard day's..." (noticing that it was now dark outside) "... night."

Até amanhã e boa sorte.

Evolução civilizacional.

"E quando, no Dia do Pai, as duas mães voltaram à escola, um dos colegas não se conteve: "Então mas tu tens duas mães e dois pais que são meninas?" Uma confusão que o Pedro, então com três anos, se apressou a resolver: "Não. Eu tenho duas mães. E não tenho pai. O meu pai são as minhas mães." O assunto parece estar bem resolvido na cabeça do Pedro. Pelo menos para já. Mas o pedopsiquiatra Emílio Salgueiro acredita que "a homoparentalidade pode trazer problemas complexos ao desenvolvimento da criança, nomeadamente no que diz respeito à aquisição de identidade de género." Para o especialista, "uma criança filha de um casal homossexual não será obrigatoriamente homossexual mas a probabilidade aumenta muito".

JN

Quem diz que a modernidade não é um espectáculo? Vai deixar de haver dia da Mãe e dia do Pai. Os putos, seguindo as pisadas dos “pais” vão tornar-se todos homossexuais. Infelizmente religião islâmica não permite que se faça o mesmo, autorizando assim tacitamente a vitória civilizacional ocidental. Para os ocidentais mais resistentes, há sempre a possibilidade de se reconverterem ao Islão.

Para memória futura.

"Hoje, na sessão 200 do julgamento, Ana Peres aceitou que Dias André fosse confrontado com parte dessas escutas, afirmando que mais tarde o tribunal procederia à audição total das intercepções telefónicas.

No entanto, as primeiras perguntas que José Maria Martins fez a Dias André não tinham relação com Carlos Cruz, sendo antes sobre alegadas tentativas de defesa de «alguns arguidos» através do envolvimento no processo de dois antigos ministros (governo PSD). Dias André foi evasivo, ainda que admitisse que «a intenção teria sido essa».

Questionado directamente sobre se teria havido intenção de «entalar» um antigo ministro em concreto para que este levasse o poder politico a «abafar o caso», Dias André afirmou: «foram feitos alguns comentários que a investigação não apurou».

José Maria Martins perguntou depois a Dias André se considerava que alguns órgãos de comunicação social faziam contra-informação para perturbar o processo, respondendo Dias André que isso era notório, nomeadamente no jornal «24 horas», na «revista Focus», no jornal «Expresso» durante uma fase e num blogue
. "

Portugal Diário

Bater no ceguinho.

"O Tribunal da Relação de Évora arquivou, em Dezembro do ano passado, um processo-crime contra um homem acusado de coacção sexual a uma menor de 14 anos. Tudo por entender que o pai da menor não tinha legitimidade para apresentar a queixa, visto não ter o poder paternal."

PD

É sabido que o juiz deve obediência à lei. Neste caso ao art.º 1911.º do Código Civil. "Assim, a queixa apresentada por pessoa diferente de quem tinha o direito de a fazer e não ratificada por esta é como se não existisse. E a ratificação só seria eficaz se tivesse sido feita até ao termo do prazo de seis meses fixado no art.º 115.º, n.º 1, do Código Penal". Tal não aconteceu. A haver culpa, esta não é do juiz.

Ler Acórdão aqui.

Racismo.

"Tinha armas em casa mas não foi preso. Um indivíduo detido sexta-feira em Lisboa por posse de dezenas de armas em casa foi posto em liberdade, este sábado pelo tribunal, com termo de identidade e residência, disse fonte ligada ao processo, noticia a Lusa (mais aqui). "

Novamente o racismo. O facto de ter armas não o obriga a ser criminoso. Mais. Se não prendem os imigrantes que andam a agredir e assaltar à mão armada, porque tinham de prender este sujeito? Só por ser branco?

Egocentrismo.

"Quase cinco anos depois do 11 de Setembro, mais de um milhar de pessoas reuniram-se num hotel de Los Angeles para tentar perceber o que, realmente, esteve na origem dos fatídicos atentados. São os ‘fãs’ incondicionais das teorias da conspiração que proliferam a propósito de tudo, e de nada, na América. Desde negligência oficial – a mais ‘leve’ das teorias – a uma tentativa orquestrada dos EUA de incitação à III Guerra Mundial, houve de tudo um pouco. Até mesmo a defesa de que os ‘piratas do ar’ foram treinados em bases militares americanas. E também houve quem afirmasse que o edifício do World Trade Center caiu na sequência de uma série de explosões controladas antes do impacto dos aviões."

Já se sabia do egocentrismo americanos. Mas convém respeitar os árabes. Qualquer dia chateiam-se e declaram guerra ao ocidente por serem tão vilmente desprezados.

SEF e a valorosa imigração.

"Um jovem de 22 anos, natural de Cabo Verde e ilegal em Portugal, foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento da GNR de Sintra por ter protagonizado dois assaltos violentos contra a mesma vítima, no espaço de um mês."

CM

Ora, agora que estavam a começar ser amigos ...

1/ "De alcunha ‘72’, o cabo-verdiano de apenas 22 anos já tinha sido notificado para comparecer nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mas não cumpriu."

2/ "Imigrantes de diferentes etnias e países manifestaram-se ontem na Praça da Liberdade, no Porto, contra a delegação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da cidade (mais aqui).
Está mal. O 72 tinha acabado de chegar da manifestação do Porto e é logo preso. Não há dúvidas que o SEF complica a vida a estes prestimosos imigrantes que tanto contribuem para o desenvolvimento do paradisíaco Portugal. Uma chatice que o Bloco vai resolver. Especialmente depois de apanhar o ar saudável da barragem …

Vou apanhar, mas vou ganhar

Estou de volta! Ao blog, e a Inglaterra. Daqui a uma semana posso ser linchado em praça pública, mas hei-de ir a trafalgar square nú, com uma bandeira Portuguesa enrolada ao baixo ventre.
Ou talvez me fique por casa. Casa de outro porque não tenho televisão. E afaste um pouco a cortina para ver se já não há hooligans na rua. Em todo o caso, é preciso ver que temos que encontrar um número dez. É aí que se vai jogar o jogo com eles. É só aí que podemos ganhar. O Tiago não é número dez, e com ele a número dez perdemos o jogo. É demasiado sério. Eu, se fosse o Scolari, metia alguém totalmente imprevisível. Provavelmente metia o Miguel. O gajo corre bem, finta bem, e o pior problema dele é o cruzamento - que não teria que fazer como nr 10. E corre. E volta à luta. É a minha sugestão.

domingo, junho 25, 2006

Orgulho Gay

"Milhares de pessoas participaram hoje em várias cidades europeias na marcha do orgulho gay, para exigirem o acesso ao casamento e à adopção de crianças entre casais do mesmo sexo. Lisboa não foi excepção. Em Lisboa, mais de 300 pessoas participaram na 7ª Marcha Nacional do Orgulho Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero para exigirem acesso ao casamento civil, à parentalidade e a uma educação para a diversidade. "
Mais de 300? O circo teve um sucesso brutal, não há dúvidas. Agora há parar o país para resolver os sérios problemas que afectam esse numeroso grupo de portugueses. Bem vistas as coisas, os problemas gays são mais prementes que os do resto da população portuguesa.

Van Basten melhor do que Scolari em jogos oficiais

"Luiz Felipe Scolari e Marco Van Bastem vão encontrar-se hoje, em Nuremberga, pela primeira vez como treinadores adversários. O currículo do veterano brasileiro (57 anos) é impressionante, mas os números do novato holandês (41 anos) também são fabulosos. E numa coisa Van Basten leva vantagem sobre Scolari nunca perdeu um jogo oficial como treinador da selecção laranja. O brasileiro já tem duas derrotas, ambas com a Grécia, no Euro 2004."

JN

E assim vai o nosso jornalismo. Damos um exemplo ainda melhor. Melhor que Scolari e Van Basten, é a carreira de José Mourinho na Selecção Nacional. Ainda não perdeu nenhum jogo.

Acresce que Scolari já foi campeão do mundo ... Mas parece que não conta.

P.S. Para comparar, outra forma de noticiar o mesmo: "O brasileiro Luiz Felipe Scolari é o único treinador na história do Campeonato do Mundo com 100% de aproveitamento – ganhou todos os [dez] jogos que disputou, sete em 2002 com o Brasil e três em 2006 com Portugal. Scolari ultrapassou na Alemanha o registo do italiano Vittorio Pozzo, campeão do Mundo com a Itália em 1934 e 1938, com oito vitórias (sete consecutivas) em nove jogos, e é, com o compatriota Carlos Alberto Parreira, candidato a igualar a proeza de Pozzo, até hoje o único treinador bi-campeão mundial."

CM

SLB

"A atitude de Manuel Fernandes provocou mal-estar na SAD encarnada, com especial incidência no departamento clínico. O jogador realizou recentemente alguns exames médicos sem o conhecimento dos responsáveis, na procura de um diagnóstico que justifique as dores que diz sentir na zona da púbis. Uma incapacidade que deveria ter sido supostamente solucionada pela intervenção cirúrgica a que foi sujeito na época passada"


Na Luz nada de novo ...

Lá fora.

"Os emigrantes portugueses no Luxemburgo estão a realizar um abaixo-assinado para ser entregue no Conselho de Imprensa luxemburguês (equivalente à Autoridade Regulador da Comunicação Social) contra "os propósitos xenófobos" dos textos dos jornais "Tageblatt" e "Jeudi".Na semana passada, os jornais luxemburgueses Tageblatt e Jeudi publicaram dois artigos em que criticavam os portugueses que põem bandeiras nas janelas a apoiar a selecção portuguesa no Mundial de Futebol, referindo que se trata de uma "falta de respeito" e um sinal de "não integração". A imprensa luxemburguesa diz que quem põe bandeiras sofre de "chauvinismo" e "segregacionismo" e um dos jornais vai ainda mais longe ao referir que as taxas de insucesso escolar são tão elevadas no Luxemburgo devido aos "portuguesinhos". De acordo com os dois jornais, é proibido colocar uma bandeira de um país estrangeiro sem ser acompanhada pela bandeira do Luxemburgo."


JN

sábado, junho 24, 2006

Cova da Moura.

"O novo plano de reconversão do Bairro do Alto da Cova da Moura que o Governo vai apresentar no próximo dia 15 de Julho na Amadora já não contempla a demolição de 80% do bairro, como previa o projecto que a autarquia desenvolveu e anunciou no mandato anterior."

DN
Está visto que este governo não gosta de resolver os problemas.

Bom tipo.

"Era "muito trabalhador, sério, amigo de toda a gente, a casa foi ele que a fez, ninguém lhe apontava nada, não parava (por isso lhe chamávamos eléctrico), estava sempre a fazer coisas para ele e para ajudar os outros". "
Sobre o suspeito do assassínio das três adolescente de Santa Comba Dão.

Discriminação.

"A associação de defesa dos direitos dos homossexuais, lésbicas e pessoas que mudaram de sexo Opus Gay não participa – hoje, na Avenida da Liberdade, em Lisboa – na Marcha do Orgulho Gay. Prima pela ausência em resposta à “discriminação” de que tem sido alvo por parte das associações promotoras da marcha, entre as quais a Ilga. Quem acusa é António Serzedelo, presidente da Opus."

CM

Ser Homossexual é difícil. Até há "discriminação" entre eles. Talvez porque andam a impor algo que não existe.

sexta-feira, junho 23, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Poluição.

"No quadro da União Europeia, Portugal é o segundo país que mais aumentou as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) entre 1990 e 2004. Espanha está em primeiro lugar. A revelação insere-se no relatório divulgado, ontem, pela Agência Europeia de Ambiente (AEA). O CO2 é considerado o principal GEE sendo responsável por 83 % do total de emissões dos 25 estados-membros da UE em 2004 (4.116 milhões de toneladas). A maioria das emissões deste gás (80%) tem quatro origens principais a produção de energia (28%), o transporte rodoviário (23%), a indústria e construção (16%) e o sector residencial (12%). O crescimento do transporte rodoviário foi considerado o principal motivo para o aumento de 0,6% de emissões de CO2 na UE em 2004, comparativamente a 2003. Por outro lado, as emissões de metano, o segundo GEE, que representa 7,5% do total de emissões, diminuíram 26% em 2004. A diminuição deveu-se à redução da deposição de lixo em aterros e ao declínio da produção de gado, principais emissores deste gás."

JN

Alguém está preocupado com isso? A CRIL continua por acabar, O IC16 e o IC30 idem. O IC19 e a Segunda Circular continuam a ser um parque de estacionamento poluidor. A A5 e a A8 idem. Isto na zona de Lisboa. Junte-se o resto do país ...

Nacionalidades.

"Dez homens e uma mulher com nacionalidades fora da União Europeia dedicaram-se durante anos à falsificação de documentos portugueses em território nacional. A Polícia Judiciária apanhou-os no final do mês de Maio e aprendeu oito carros. A «operação mambo» decorreu em Lisboa, Setúbal e Algarve e consistiu em 28 rusgas a casas de suspeitos (ler aqui). "


Nacionalidades fora da União Europeia, mas, presumindo-se, dentro do planeta Terra.

Falsas declarações.

"Dois brasileiros com cerca de 20 e 30 anos, foram detidos ontem de madrugada, em Portimão, por suspeita da prática de diversos furtos, durante uma operação desenvolvida pela Polícia de Segurança Pública. A pequena criminalidade praticada por imigrantes em estabelecimentos comerciais “tem vindo a aumentar”, segundo Gilberto Sousa, presidente da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL). "
Mentira. O Sr. Gilberto devia ser preso por xenofobia. Além da criminalidade estar a diminuir, os imigrantes não roubam. Fartam-se de trabalhar para manter a segurança social "viva" e aumentar o fisco.

Eles andam por aí...

"Os agentes do FBI que estavam a investigar suspeitas de actividades terroristas em Miami, no estado norte-americano da Florida, detiveram sete pessoas que laneavam um ataque contra a famosa Torre Sears de Chicago, contra edifícios federais na esma cidade e contra outros alvos no país (mais aqui)."

Nem mais.

"O CDS-PP desafiou hoje a maioria parlamentar do PS a levar a laicidade do Estado até às últimas consequências e acabar com o Bispo das Forças Armadas, com a bênção em inaugurações e com os feriados religiosos. "

PD
O CDS-PP tem toda a razão. Se são laicos porque gozam feriados religiosos?

Discussão vital.

"O Parlamento discute hoje projectos de protocolo do Estado do PS, PSD e CDS-PP, que divergem porque os social-democratas e democratas-cristãos querem dar à Igreja Católica e aos descendentes da antiga família real um lugar de destaque. "
Parece que o Parlamento não tem matéria mais importante para discutir. Se não fosse o futebol ...

Azambuja e Zaragoza

"O futuro da fábrica da Opel na Azambuja tem interpelado o país já que é sinal da nossa fraca competitividade e da insustentabilidade do nosso desenvolvimento industrial e da ameaça do desemprego para mais um significativo grupo de trabalhadores portugueses.

O que surpreende é a generalidade dos comentários ter apontado os salários laborais dos nossos trabalhadores como a causa do problema.

É evidente que no custo global de qualquer produto existe uma componente de mão-de-obra mas, designadamente na indústria automóvel, o apetrechamento tecnológico e, muito especialmente, as condições logísticas, têm influência prevalecente.

Esta explicação mostra, pois, que se desconhece o essencial que está a acontecer na indústria automóvel, tal como em outras (como a aeronáutica) onde o ‘out-sourcing’ é cada vez mais generalizado pelo que o valor dos componentes adquiridos e montados ultrapassa em muito os níveis habituais de 30 ou 40%.

Aos interessados em compreender esta realidade longe dos simplismos referidos, sugiro a consulta da tese de doutoramento em engenharia de sistemas com o título ”A importância da logística na indústria de fornecedores portugueses do sector automóvel”, defendida pelo colega Amílcar Arantes no IST.

Ora, este é que é o problema nacional já que muitos dos portos continuam a apresentar níveis de eficiência inferiores aos dos espanhóis, a inter-modalidade é mais fictícia do que real e os sistemas de transporte também são mais caros e ineficientes.

Será fácil viabilizar indústrias face à concorrência espanhola quando certos produtos sofrem aí um IVA de 7% e em Portugal de mais de 20% e quando o diferencial do preço dos combustíveis ou dos meios de transporte se tende a gravar?

Creio que este caso mostra bem a urgência de priorizar os investimentos públicos nas infra-estruturas logísticas o que, aliás, foi assumido corajosamente no Plano de Investimentos em Infra-Estruturas Prioritárias (PIIP) aprovado em Junho de 2006.

Mas não é menos urgente mudar o modelo de gestão das entidades que são responsáveis pelo funcionamento de tais infra-estruturas a fim de passarmos a poder viabilizar unidades industriais como a fábrica Opel.

Convém aqui recordar que Zaragoza é sede duma das principais plataformas logísticas europeias, bem localizada face ao centro da Europa e aos portos de Barcelona, Bilbao e Valência, incluindo 1200 ha (a área prevista no contrato de investimento assumido pela Administração do Porto de Sines no final de 2005 para a plataforma logística de Sines é de 12,3 ha). A plataforma de Zaragoza já congrega muitas dezenas de empresas, úteis ao cluster automóvel, criou mais de 10 mil empregos, inclui o MIT (Center for Transportation and Logistics) como parceiro universitário dos EUA e exigiu mais de 60% de investimento público, Serão as decisões da GM insensíveis a esta vantagem comparativa?

Em suma, este caso mostra bem que não tem qualquer fundamento o objectivo de defender o desenvolvimento da produção de bens transaccionáveis em Portugal sem defender o investimento público nas necessárias infra-estruturas logísticas e de comunicações, tal como ouvimos infelizmente a tantos críticos do PIIP
. "

Luís Valadares Tavares

quinta-feira, junho 22, 2006

Os traidores, a sua estratégia e o exemplo na História de Portugal

Hoje dia de Norte fresco, transcrevo e coro de vergonha....

Qualquer coincidência com factos ou nomes é mera coincidência, excepto as verdadeiras e que constam de arquivos históricos.

Os factos constam de documentos “ Manuscritos da Academia das Ciências de Lisboa”

1. O recrutamento

…“Alcácer-Kibir sorvera a grande nobreza…”

“Recebeu Filipe II no Escorial a notícia do desastre português, enviada pelo duque de Medina Sidónia. Logo se apercebeu da importância e significado do acontecimento para a realização do seu sonho. Passou a Madrid, convocou o Conselho de Estado, e resolveu mandar a Lisboa emissário especial. Escolheu Cristóvão de Moura: decerto o Rei Católico se recordou de como este conseguiu aplanar atritos entre o Cardeal, então regente, e o Prior do Crato. Moura tinha 40 anos, e era português. Aceitou a incumbência de Filipe II: na sua resposta traça todo um plano de acção em Portugal: em suma, propõe que se vão « explorando os ânimos de todos, e abrandando-os»: mas reonhece ser isso tarefa fácil dado o «ódio geralmente que têm todos a esta nação». Nesse espírito se apresentou em Lisboa. Foi acolhido com suspeitas. Mas soube vencê-las: foi um génio da intriga e da corrupção. Caminhava na sociedade portuguesa «com pés de feltro e brandura». Mostrou-se compreensivo e pesaroso: no fim de contas era um português, um compatriota, que bem sentia o transe do reino, e vinha compartilhar do desgosto que era seu, pois também perdera parentes na jornada de África. E era essa a sua missão: exprimir o pesar do seu rei, e o seu, ao novo monarca pela morte de D. Sebastião. Mas com lucidez Cristóvão de Moura apercebe-se da decomposição geral do reino: e sugere para Madrid a necessidade de promover um partido castelhano.

Aparte pequenos espiões e intrigantes que Moura pagava, encontrou o seu primeiro grande apoio em Pedro de Alcáçova Carneiro. Este sempre servira com devoção a política espanhola de Catarina de Áustria, e agora, por despeito e ambição, colocara-se ao serviço de Filipe II. D. Henrique desterrou-o para para Torres Vedras. Mas nessa vila o iam encontrar Moura e os seus delegados. E Pedro de Alcáçova era pródigo de informações, de pareceres, sugestões, promessas: estava subjugado às seduções de Castela, embora apresentando o seu preço: «pois sua majestade ( o rei católico) sabe que o amo e que o desejei sempre servir, e ele saberá o que me deve fazer e o que por mim deve fazer» ( carta de Pedro de Alcáçova a Cristóvão de Moura). E directamente a Filipe II escrevia: « beijo os pés a Vossa Majestade por tudo a que o que nela me diz». E a primeira informação do antigo secretário de Estado era fundamental: o Cardeal-Rei tencionava convocar cortes em breve. Ficou sobressaltado Filipe II, e Moura aconselhou que fosse deslocando tropas para a fronteira. Mas o Rei Católico era contrário ao uso da força. Além do mais, o império espanhol enfrentava na altura embaraços sérios: nos Países-Baixos, na Flandres, no Brabante lavrava a rebelião: e o Duque de Alba e D. João de Áustria viam-se impotentes para a dominar. E era no plano político que devia prosseguir o projecto de Filipe II.

Moura actuar nessa base. O Cardeal-Rei ( …doente, velho e tíbio…)confirmara-lhe pessoalmente o propósito de reunir cortes; mas foi adiando a sua realização; e entretanto, embora de maneira não oficial, corriam os nomes dos pretendentes à coroa portuguesa, se o velho prelado morresse sem herdeiros. Eram numerosos: a Duquesa de Bragança, D. Catarina, sobrinha do cardeal, por ser filha do Infante D. Duarte, irmão daquele e de D: João III; D. António Prior do Crato, filho bastardo do Infante D. Luís, e portanto também sobrinho do prelado; Filipe II de Espanha, por ser fifilho de D. Isabel de Portugal e do Imperador Carlos V, sendo portanto neto de D. Manuel, como o eram D. Catarina e D. António; o duque de Sabóia, Manuel Felisberto, também neto de D. Manuel por sua mãe a infanta D. Beatriz; e Rainúncio, da casa de Parma, bisneto de D. Manuel, por ser filho da irmã mais velha da duquesa de Bragança. (…) Quantos reivindicavam a coroa receavam O Rei Católico.”

(…) Foi tentada a via do casamento do Cardeal-Rei, pedindo dispensa junto do Papa Gregório XIII, depois de ouvidos os físicos que afirmavam que apesar de velho e enfermiço ainda podia dar descendente. Mas a cúria romana favoreceu as pretensões de Filipe II: impedindo o casamento de Cardeal-Rei, o Pontífice sabia estar fortalecendo a posição política e legal do monarca castelhano.(…)

2. O recrutamento, porque Roma paga aos traidores

“Obtida a vitória junto da Santa Sé, Cristóvão de Moura voltou-se para a conquista das classes dirigentes do reino. E então seduziu, insinuou-se, subornou, infiltrou-se, , com tacto e argúcia e êxito que são prova do seu génio. Moura já obtivera a adesão eficiente de Pedro de alcáçova Carneiro, antigo secretário de Estado. E ia conseguir a de outros. Foi D. Jorge de Ataíde, capelão-mor e membro do Conselho de Estado, que pressurosamente transmitia a Castela os mais graves segredos do Estado. Numa carta a Moura, escreveu: « se é possível terem-me por vosso criado sem este nome folgarei muito, e quando tal não puder ser, é tão bom sê-lo que tomarei com paciência o nome de castelhano».

E foi D. Manuel de Meneses, quinto marquês de Vila Real, que dizia a Cristóvão de Moura, num bilhete: « Sabe deus quanto sinto não ter saúde para ir beijar as mãos a Vossa Mercê, mas será a próxima romaria que faça».(…) E foi D. João de Mascarenhas, herói do segundo cerco de Dio e agora ministro do Rei, que sugeria a Filipe II dever comprar os portugueses, de preferência a usar a força; e escrevia: « Adverti disto a Dom Cristóvão, para que os ofereça ( os meios pecuniários) com muita largueza, porque isto entendo que é o que Vossa Majestade quer, levar este negócio por bem e não por força, porque assim fica o estado mais seguro e escusar-se-ão mil trabalhos e escândalos que da força podem resultar». E foram outros ministros de D. Henrique e vogais do Conselho de Estado: Francisco Sá de Meneses, camareiro-mor, e Miguel de Moura, secretário de Estado. Apenas o confessor do Cardeal, o padre Leão Henriques, afirmou a Moura que não aceitava «outro juiz no mundo mais que el-rei meu senhor» (…)
Mas, além dos homens que ocupavam cargos oficiais eminentes, outros da grande nobreza se declararam por Filipe de Castela. D. Fernando da Silveira, da Ordem de Cristo, comoveu-se perante uma carta do Rei Católico e respondeu: quando fosse necessário algum serviço, pedia para ser avisado a fim de « que ninguém o faça com mais amor».

D. Rui Lourenço de Távora, capitão de Caparica; D. Pedro de Meneses Sotomaior; D. João Mendes de Vasconcelos, opulento nobre do Alentejo; Fernão Rodrigues de Almada, Provedor da Casa da Índia; (…) Eram tantas as adesões ao rei castelhano, e tantos os pedidos de dinheiro para subornos, que o seu embaixador oficial em Lisboa, conde de Ossuna, e Cristóvão de Moura, foram advertidos por Filipe II. (…) E está calculado que, em média, cada um dos nobres portugueses recebeu pelo menos dois mil ducados. (…)Na perspectiva do chapéu cardinalício mantém-se firme no seu portuguesismo o Bispo da Guarda. (…) representantes grados das classes intelectuais não deixaram de cooperar com o Rei Católico: os doutores Henrique Simões e Dinis Filipe, Dr Lopo Gentil, lente de Coimbra; Dr António de Castilho, conservador da Torre do Tombo e desembargador da Casa da Suplicação.. Destacou-se, porém, o Dr António da Gama, do desembargo do paço e do Conselho do Rei: àquele magistrado se deve a exposição jurídica que defende os direitos de Filipe II ao trono de Portugal; fê-lo a troco de mil cruzados pela consulta e de quatrocentos cruzados de pensão, e ainda de um alto lugar em Castela: e Moura pediu desculpa ao seu rei por « o não ter comprado mais barato». Foi tão útil D. António da Gama que Filipe II lhe manifesta pessoalmente gratidão pela « vontade e aficion que mostrais às minhas coisas, e serviço, o qual vos agradeço muito». (…)”

In “As crises e os homens” de Franco Nogueira 1971

Até amanhã e boa sorte.

Incêndios.

"O número de incêndios e a área ardida, entre 15 de Maio e 15 de Junho, foram claramente superiores à média em igual período dos cinco anos anteriores."

Curiosamente a comunicação social não tem falado nada sobre incêndios. Na lembrança, só a promessa do ministro Costa. "Para bom entender meia palavra basta":

Encerramento de morgues.

"Encerramento de morgues obrigam portugueses a ir morrer a Badajoz.

"Vão morrer Longe" é o nome de uma nova medida anunciada pelo Governo. Depois do encerramento das maternidades, o Ministério da Saúde prepara-se para mandar fechar as morgues onde não entre um mínimo de 1500 mortos por ano. É o caso da morgue do Hospital de Santo Tirso onde, de acordo com o ministro Correia de Campos, "o número de mortos é ridículo!". A população está naturalmente preocupada e as reacções não se fizeram esperar. "É uma vergonha!", confidenciou ao IP Américo Jacinto, de 82 anos, "tenho de ir morrer a mais de 60 quilómetros daqui! Agora diga-me se isto dá jeito a alguém".

Concentrados esta manhã à porta da morgue, os populares garantiram que vão fazer tudo para aumentar o número de mortes na cidade. "Nem que tenha de me matar! A mim e à minha família toda! Ouviram?! Eu mato-me já aqui!", ameaçou uma senhora, antes de se regar com gasolina
."

Recebido por email.

Prevenção em vez da repressão.

"O Plano de Coordenação e Cooperação das Forças e Serviços de Segurança aprovado pelo Governo defende que as polícias devem ter uma acção mais preventiva do que repressiva, segundo um documento oficial a que a agência Lusa teve hoje acesso (mais aqui).
Por isso é que o comando da Brigada de Trânsito (BT) da GNR quer mudar o esquema de patrulhamento nas auto-estradas. Os carros-patrulha vão deixaram de circular nas auto-estradas e vão ser colocados nos nós de acesso, de onde partem quando for detectada uma transgressão a partir do centro de videovigilância (ler aqui). É isto que chamam prevenção? Enfim ...

Racismo.

"De um dia para o outro perderam o lar, o espaço onde nasceram os filhos e os sonhos de uma vida. As casas onde residiram durante anos deixaram de oferecer segurança e, por isso, famílias inteiras passaram a residir em pensões, residenciais e partes de casa. Uma solução temporária até que a Câmara do Porto e a Segurança Social façam o realojamento, que tarda em acontecer. Actualmente estão 43 famílias (108 pessoas) nesta situação."

JN

São Portugueses. Se fossem imigrantes há muito que tinham casas de borlas.

Certificado.

"Recentemente encontrei um velho amigo meu acabado de regressar de Marrocos, país onde viveu durante os últimos meses. Em conversa, contou-me que existe ainda nesse país, considerado como um dos mais tolerantes e «liberais» do Islão, um «certificado de virgindade» emitido por autoridades públicas a jovens mulheres com mais de treze anos. Este documento é obrigatório para as adolescentes que frequentem escolas públicas, e a verificação da falta desse requisito de «pureza» implica a expulsão da pecadora do sistema de ensino. A possibilidade de entrada futura numa Universidade fica, assim, absolutamente excluída.

Admirável, de facto, a cultura e a tolerância do Islão. Pena é que quem, por cá, lhe gaba os méritos, não tenha também de os acatar
."

Era engraçado pedir o tal certificado virgindade às “nossas” meninas que defendem com unhas e dentes os pobres árabes.

Selecção Nacional e Pinto da Costa.

"Acho que fizeram seis pontos fantásticos. Não havia ninguém que não estivesse à espera destas duas vitórias e não vamos agora ser falsos modestos. É óbvio que em dez jogos com Angola e Irão a selecção Nacional tem obrigação de ganhar todos. Se ficamos muitos felizes com o sorteio foi porque éramos realmente favoritos e sabíamos que contra equipas deste nível é evidente que quase diria que chegava o Deco"

Pinto de Costa
Portugal ganhou ao México sem o Deco. O que dirá Pinto da Costa?

Varig.

1/ "O TGV – Trabalhadores do Grupo Varig, único candidato à compra da Varig e já com a proposta homologada pelo Tribunal de Falências do Rio de Janeiro, admite não ter total segurança de que conseguirá os 75 milhões de dólares exigidos até sexta-feira e que não está afastada a hipótese da “desgraça completa”, assegurando que nesse caso “a conta” será apresentada ao Governo.

2/ "O TGV e o Governo estão a travar um braço de ferro em torno dos recursos necessários para tirar a Varig do colapso operacional provocada pela falta de aviões e que levou hoje a companhia a anunciar que “foi obrigada a implementar, a partir de hoje, uma reestruturação em sua malha [rede], com a suspensão temporária de algumas rotas nacionais e internacionais”.

3/ "Em comunicado divulgado hoje, a Varig informa que suspendeu temporariamente as rotas de Milão, Munique, Madrid, Paris, Nova Iorque, Miami, Los Angeles, Cidade do México, Montevideu, Assunção e Bogotá, numa estratégia de priorizar as que têm mais procura e maior rentabilidade. A companhia acrescenta que, no longo curso, mantém as ligações com Frankfurt (2 voos diários) e Londres (um diário), Miami (um diário), Buenos Aires (4 diários), Lima (um diário), Santa Cruz de La Sierra (um diário), Santiago do Chile (um diário) e Caracas (diário, de domingo à sexta-feira)."

4/ "Este tribunal não será responsável por tirar o plug [ficha] da Varig da tomada", afirmou hoje o juiz norte-americano Robert Drain, citado pela Reuters, na audiência em que mais uma vez prorrogou a decisão que impede o arresto de 25 aviões por dívidas aos lessors."

PressTur

Esperamos que não haja dissabores com o regresso dos milhares de brasileiros que estão a assistir ao mundial.

Pesca boa.

Biodiesel.

"A incorporação de até 5% de biodiesel no gasóleo vendido em Portugal - obrigatória a partir do fim do mês - vai reduzir 15 a 20% as importações daquele combustível e baixar em cerca de 400 mil toneladas/ano as emissões de CO2, revelou, ontem, a Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO). Tendo em conta que, segundo a Direcção-Geral de Energia, Portugal gastou, no ano passado, 427,9 milhões de euros na importação de gasóleo, a medida poderá trazer uma poupança entre 64,2 e 85,6 milhões de euros."

JN

O Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes totalmente renováveis, especialmente quando tem como suas matérias-primas etanol (ao invés de metanol) e um óleo qualquer de origem vegetal (mamona) ou animal (como sebo). É usado em substituição ou adicionado ao diesel de petróleo (petrodiesel).

Influência da química dos ácidos graxos na qualidade do combustível Os ácidos graxos diferem entre si a partir de três características:

o tamanho na cadeia hidrocarbônica;

o número de insaturações;

presença de grupamentos químicos.

Sabe-se que quanto menor o número de insaturações (duplas ligações) nas moléculas, maior o número de cetano do combustível (maior qualidade à combustão), porém maior o ponto de névoa e de entupimento (maior sensibilidade aos climas frios). Por outro lado, um elevado número de insaturações torna as moléculas menos estáveis quimicamente. Isso pode provocar inconvenientes devido a oxidações, degradações e polimerizações do combustível (ocasionando um menor número de cetano ou formação de resíduos sólidos), se inadequadamente armazenado ou transportado. Isso quer dizer que tanto os ésteres alquílicos de ácidos graxos saturados (láurico, palmítico, esteárico) como os de poli-insaturados (linoléico, linolênico) possuem alguns incovenientes, dependendo modo de uso. Assim, biodiesel com predominância de ácidos graxos combinados mono-insaturados (oléico, ricinoléico) são os que apresentam os melhores resultados.

Além disso, sabe-se que quanto maior a cadeia hidrocarbônica da molécula, maior o número de cetano e a lubricidade do combustível. Porém, maior o ponto de névoa e o ponto de entupimento. Assim, moléculas exageradamente grandes (ésteres alquílicos do ácido erúcico, araquidônico ou eicosanóico) devido ao processo de preaquecimento tornam o combustível em regiões com temperaturas baixas dificultoso de uso .

Desvantagens

A utilização de nitratos e pesticidas na fase de cultura pode provocar o aumento das emissões de NOx (óxidos de azoto) na combustão.

A penetração no mercado deste combustível ainda não é bem sucedida, devido ao facto de este não ser competitivo, pois o preço da produção é 3 vezes superior ao do gasóleo.

Ainda corrói, se empregadado acima de B-20 (20% de biodiesel em 80% de diesel) algumas mangueiras e aneís elastoméricos dos equipamentos auxiliares do motor (injeção), a não ser que estes já sejam de Viton-B por exemplo.

Presidente da República.

"Pacheco Pereira lançou ontem dois alertas à actuação do Presidente da República, no programa A quadratura do círculo, na Sic Notícias (ver página 9). O comentador protagoniza assim as primeiras dúvidas quanto ao desempenho de Cavaco Silva provenientes da área da direita. Pacheco afirmou que "os consultores do Presidente da República devem meditar sobre dois riscos". E explicou quais.O primeiro, apontou, é o de uma certa "trivialização da função presidencial " e apontou como exemplo os roteiros pelo País, que "pela repetição tendem a banalizar a função presidencial". Pelo contrário, o Presidente, defende Pacheco, "deve manter uma certa reserva e distanciação, não tem nada que correr atrás de qualquer forma de popularidade nem tem que ter um discurso político que se manifeste permanentemente". Em segundo lugar, Cavaco Silva deve ainda ter "prudência" em relação aos temas sobre os quais escolhe pronunciar-se, "para que não pareça ter um discurso de legitimação da acção governativa". Este segundo risco, apontou, pode ocorrer quando o Presidente faz um roteiro sobre Ciência em que há coincidências com a aposta do Governo no Plano Tecnológico."

Segundo a Constituição, o Presidente da República garante a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas. O tipo de poderes de que dispõe o Presidente da República pouco tem que ver, assim, com a clássica tripartição dos poderes entre executivo, legislativo e judicial.

Aproxima-se muito mais da ideia de um poder moderador (nomeadamente os seus poderes de controlo ou negativos, como o veto, por exemplo; embora o Chefe de Estado disponha também, para além destas funções, de verdadeiras competências de direcção política, nomeadamente em casos de crises políticas, em tempos de estado de excepção ou em matérias de defesa e relações internacionais).

Assim, uma das competências mais importantes do Presidente da República no dia-a-dia da vida do País é o da fiscalização política da actividade legislativa dos outros órgãos de soberania. Essa fiscalização não deve consubstanciar-se a uma pura oposição política com os prejuízos daí advindos. Também não deve capitalizar popularidade legitimando o governo (ler aqui).

Criminalidade.

"O número de crianças desaparecidas em Portugal tem tendência a aumentar devido ao assédio que é feito por "predadores sexuais" pela Internet, através de conversas online, alertaram ontem, em Leiria, alguns especialistas da área. "

JN
Felizmente tal não impede que a criminalidade continue a baixar ...

Afeganistão.

"O egípcio Ayman al-Zawahiri, considerado o ´número dois’ e o ideólogo da organização terrorista Al-Qaeda, apelou aos afegãos para ajudarem a combater os “invasores", num novo vídeo divulgado esta quinta-feira numa página islâmica na Internet."
O laço aperta-se (ler aqui). E a maior ajuda virá da comunicação social ocidental.

Imigração qualificada.

"Vagueava pelas ruas do Bairro 6 de Maio, na Venda Nova, Amadora, onde vivia, exibindo um físico de impor respeito. Com uma pistola de gás no bolso, fez inúmeros assaltos desde o início deste ano, agredindo as vítimas – seus vizinhos – e ameaçando-as com mais violência, caso o denunciassem às autoridades. Na segunda-feira de manhã, quando a PSP entrou no bairro para finalmente o prender, os moradores saudaram entusiasticamente a intervenção policial. No princípio de Janeiro, este cabo-verdiano de 28 anos, sem profissão definida, começou a criar um ambiente de terror. Nas vielas do Bairro 6 de Maio, sempre ao princípio da noite, encurralava as vítimas com recurso a extrema violência física. “Com o auxílio da uma pistola de gás, calibre 7,65 mm, de marca Walter, muito semelhante à usada pelas forças de autoridade, o indivíduo deixava as vítimas em pânico”, disse ao CM fonte policial."

Mais um exemplo da imigração qualificada que entra no nosso país. Era bom que o Bloco de Esquerda apresentasse na Assembleia da República um projecto-lei no intuito de aproveitar melhor estes casos.

quarta-feira, junho 21, 2006

Até amanhã e boa sorte.

Janotas.

"O fardamento de 68 funcionários auxiliares e 13 motoristas da Assembleia da República (AR) deverá custar este ano em média, por cada um, 1455 euros. No segundo orçamento suplementar para 2006, já publicado em Diário da República, na rubrica ‘despesas de funcionamento’, estima-se um gasto de 117 932 euros em vestuário e artigos pessoais. É quase o quádruplo dos 30 mil euros previstos anteriormente."

CM

Ora os funcionários da Assembleia da República devem andar janotas. O mesmo não acontece com o contribuinte vulgar. Graças a isso, pode descontar mais para o fisco e ver a reforma diminuída.

Amizade Irão - Freitas.

"O Irão voltou hoje a tentar seduzir a diplomacia portuguesa para ter um papel moderador na actual crise desencadeada pelo programa nuclear iraniano, mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros português recusou comentar a alusão feita por Teerão. "
A "amizade" entre o Irão e Freitas trará algum benefício ao Mundo? Ou mesmo a Portugal?

Curiosidades.

"Dois homens com passado criminal agrediram e tentaram atropelar um agente policial na cidade do Porto. A cena de violência, da qual fez parte um aparatoso acidente de carro, ocorreu esta segunda-feira, pelas oito da noite, no cruzamento da Rua Professor Duarte Leite com a Rua de Santa Justa. "
Curiosamente, nestes casos, nunca aparece nenhum filme feito por vídeo amador ou figura semelhante nas televisões. Se fosse ao contrário ...

Segredos.

"O SIS (Serviços de Informações e Segurança) seguiu a par e passo a presença em Portugal, no âmbito da formação em investigação criminal que decorreu na GNR, de 32 magistrados e oficiais iraquianos. Um grupo, soube o JN, que constituía um alvo potencial para terroristas. O trabalho de segurança começou muito antes com o SIS a produzir relatórios sobre a avaliação de risco, que, no entanto, nunca ultrapassaram o nível médio, embora os receios das autoridades tenham estado associados à possibilidade da vinda para Portugal de núcleos muçulmanos a partir de outros países europeus, como a Espanha. Daí que a presença dos 32 magistrados e polícias iraquianos, durante três semanas, tenha estado rodeada de fortes medidas de segurança, quer na Escola Prática da GNR, onde decorreu a formação, quer na Academia do Sporting, em Alcochete, onde os iraquianos pernoitavam."

JN

Escusado é dizer que os receios das nossas autoridades foram "atenuados" com a divulgação do segredo pela comunicação social (ler aqui). Tudo em prole do interesse informativo claro.

Reformas.

"O Governo quer impor, a partir de 2007, um valor máximo de 4500 euros por mês para as pensões dos trabalhadores do sector privado. De fora, para já, ficam todos os que ingressaram na Função Pública antes de 2006. "

CM
Os funcionários públicos comuns nunca poderão ter reformas tão elevadas. Ora, assim sendo, esta medida serve apenas para assegurar as reformas de alguns.

Bloco de Esquerda.

"De acordo com Ana Drago, deputado do BE, «o actual governo mantém a lógica e a política das quotas de imigração. Com esta proposta o governo mantém a mesma restrição à imigração legal, teremos a manutenção da lógica de fabricação de imigrantes ilegais». Na resposta, o vice-presidente da bancada socialista Vitalino Canas defendeu a proposta do executivo, dizendo tratar-se de uma lei «que mostra vontade de combater a imigração ilegal e generosa para quem quer vir trabalhar para Portugal». «Mais uma vez fiquei com a noção que o BE nunca estará satisfeito com qualquer lei de imigração que estabeleça qualquer tipo de limites», criticou o dirigente socialista. "
Temos inveja dos Bloquistas. Como eles se divertem ...

Medicamentos.

"Os medicamentos não sujeitos a receita médica vendidos nas lojas estavam em Maio 1,2% mais caros do que em Agosto do ano passado, antes de os preços terem sido liberalizados e quando eram vendidos só nas farmácias. A conclusão é de um estudo do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed), com base no inquérito feito junto dos postos de venda, que mostra um aumento crescente dos preços ao longo dos meses. Depois de divulgado o estudo, o Infarmed emitiu também uma nota explicando que "uma das conclusões mais relevantes" é que, "durante o período analisado, o índice médio de preços se mantém cerca de 5% abaixo", tal como defendeu o ministro. Para o organismo, o importante é a média total e não as variações mensais porque a amostra também varia consoante as respostas das lojas. Além disso, diz a nota, "dos 15 produtos mais vendidos, em número de embalagens, só um ultrapassou o preço inicial" - apenas a aspirina custa mais 10,7%. E "os três estabelecimentos responsáveis por cerca de 60% do total de embalagens vendidas" praticam reduções de preços."

DN

Espectáculo. Os medicamentos estando mais caros não o estão. Até a a aspirina, que custa mais 10,7%, parece dar-se mal com o mercado aberto. Enfim uma verdadeira dor de cabeça para os do costume.

Criminalidade.

"Um gang de jovens assaltantes, em número ainda desconhecido, tem deixado em pânico a freguesia de Aveiras de Baixo, no concelho da Azambuja. Uma série de furtos em estabelecimentos comerciais, moradias, e até empresas, levaram já a população a exigir mais policiamento à GNR. Esta, no entanto, recusa alarmismos, adiantando estar no encalço do gang, que tem ainda feito furtos nos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer e Cartaxo.

POVO COM MEDO

JUSTIÇA POPULAR

A vaga de assaltos em Rio Côvo de Santa Eugénia, às portas de Barcelos, em Fevereiro, levou moradores a dormirem com caçadeiras junto à cama e ameaçarem fazer justiça pelas próprias mãos. Várias residências foram assaltadas por gangs.

POPULAÇÃO INSEGURA

A população de Alcains, Castelo Branco, pensou em formar milícias populares, em Outubro do ano passado. Um grupo de 15 a 20 jovens assaltava e agredia pessoas na via pública.

JOVENS DELIQUENTES

Os comerciantes e moradores do Bairro do Carandá, no centro de Braga, viveram aterrorizados, em Outubro de 2005, com um grupo de jovens delinquentes que roubava carros, lojas e pessoas e traficava droga.
"

CM

Há quem diga que "está mais que provado que muitos dos crimes em Portugal são cometidos pelos nacionais". Não temos dúvidas que quem defende esta teoria tem toda a razão. Sendo a percentagem de imigração cerca de 5 % da população portuguesa, é natural que os restantes 95 % não pratiquem a maioria dos crimes. Diríamos quase impossível. Não restam dúvidas que Portugal está pejado de génios. Só a xenofobia impede a atribuição de mais prémios nóbel.

Entretanto esta estranha forma de diminuição da criminalidade está a levar à formação de mílicias populares. Quem compreende este povo?

P.S. Mas não há razão para alarmismos. A GNR está no encalço do gang. Mais umas largas dezenas de assaltos e são apanhados. Apanhados para o juiz os submeter ao habitual Termo de Identidade e Residência.

Divulgue o seu blog!