domingo, dezembro 31, 2006

FELIZ ANO NOVO PARA TODOS.

BOM ANO 2007 PARA TODOS !

Para a Diana.



Feliz Ano Novo Diana and "Keep On Rockin' In The Free World"

O Melhor "Discurso Político" de Todos os Tempos


Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.
Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.
A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.
Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos actos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!
Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.
É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura de todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Sir Charles "Charlie" Spencer Chaplin (1889 — 1977)
.
BOM ANO 2007 PARA TODOS !

(Só!) para o GRANDE Assur !


Baby, the night is on fire
Yea, were flames in the sky
A scandal in the night.....what you say?
Baila, baila ... Morena

Um 2007 cheio de coisas boas, para Si, Assur !

sábado, dezembro 30, 2006

30 de Dezembro de 39

Imperador romano (79-81) provavelmente nascido em Roma, filho mais velho e sucessor de Tito Flávio Vespasiano, bastante popular entre os romanos por sua generosidade. Educado por Britânico de quem se tornou grande amigo, distinguiu-se como tribuno militar na Bretanha e na Germânia, e foi indicado comandante de uma das legiões comandadas por seu pai na Judéia. Demonstrou notável bravura, e assumiu o comando da guerra quando seu pai foi proclamado imperador (69) adquirindo grande prestígio militar, após sufocar a Revolta Judia. Foi responsabilizado pelos judeus pela destruição de Jerusalém (70). Durante o reinado de Vespasiano, participou do poder imperial, ocupou sete consulados e comandou a guarda pretoriana. Gozou de grande prestígio popular durante e depois de seu reinado, e que poderia ter sido diferente se ele tivesse governado mais tempo, pois embora demonstrasse além de generosidade e bom senso, alguma preocupação com a moralidade, seu governo também foi marcado por irritações e intrigas, principalmente vindas de seu irmão Domiciano. Durante seu curto reinado ocorreu a catástrofe do Vesúvio (79) e o término da construção do Coliseu, obra iniciada por seu pai.


Tragédia do Vesúvio.

No ano 79 da era cristã, as cidades romanas de Pompéia, Herculano e Estábias foram soterradas sob cinzas e pedras vulcânicas arremessadas por uma erupção do monte Vesúvio. A partir do século XVIII, a escavação das ruínas deu a conhecer aspectos da vida econômica, social e religiosa dos romanos.


Histórico.

Pompéia (em latim, Pompeii), antiga cidade da Campânia, no sul da Itália, situa-se a 23km a sudoeste de Nápoles. Fundada pelos oscos, caiu sob domínio grego no século VIII a.C. e foi ocupada pelos etruscos no século VII. Invadida pelos samnitas no final do século V a.C., aliou-se a Roma no século III. A cidade participou da guerra civil do século I a.C. e converteu-se em colônia romana. O historiador Tácito relata a eclosão de uma revolta popular no ano 59 da era cristã. Três anos depois, um terremoto danificou os edifícios pompeanos e, em 24 de agosto de 79, uma violenta erupção do Vesúvio, próximo à cidade, cobriu-a com uma camada de seis a sete metros de espessura, composta de lapilli (fragmentos de lava) e cinzas vulcânicas. Dos vinte mil habitantes, morreram dois mil. Herculano (Herculaneum) situa-se a oito quilômetros a sudeste de Nápoles, em parte sob os alicerces da atual localidade de Resina, o que praticamente impossibilitou o acesso às ruínas. Sua história, paralela à de Pompéia, interrompeu-se em conseqüência da mesma erupção. Estábias (Stabiae), situada no extremo oriental do golfo de Nápoles, foi também arrasada pela erupção do Vesúvio. Entre as vítimas fatais estava o naturalista Plínio o Velho, comandante da esquadra romana. As pinturas murais encontradas são comparáveis às de Pompéia e Herculano.


Escavações.

As ruínas de Pompéia foram descobertas no final do século XVI. As escavações, que representaram o começo da arqueologia moderna, iniciaram-se em 1709, em Herculano, e em 1748, em Pompéia. Em 1860, os trabalhos arqueológicos se intensificaram e tornaram-se mais sistemáticos, mas foram interrompidos pela segunda guerra mundial. Em Estábias, as pesquisas se reiniciaram em 1949. Muitos edifícios de Pompéia conservaram-se em perfeito estado, dentre os quais se destacam os do forum ou centro urbano: a basílica (lugar para reuniões públicas), o templo da tríade capitolina (Júpiter, Juno e Minerva), o templo de Apolo, o de Ísis, o mercado e o comitium, edifício onde se realizavam as eleições municipais. Outros conjuntos monumentais são o foro triangular, o anfiteatro, e a palestra ou campo desportivo. Interessantes para os historiadores são as casas particulares, várias delas típicas da classe média provinciana do Império Romano. Costumam ser elegantes, com átrio e pátio interno, mobiliário austero e alegres pinturas murais. A cidade conta também com inúmeras oficinas, lojas, tabernas e banhos públicos. Também são importantes as casas situadas fora do perímetro urbano, como a de Diomedes e a chamada "vila dos mistérios", onde eram celebrados os cultos ao deus Dioniso.


Em Herculano, cidade menor que Pompéia, as condições de umidade do solo e a espessura dos sedimentos vulcânicos, de 15 a 18m, permitiram a melhor conservação dos restos de madeira, tecidos e alimentos. Suas construções revelam o caráter mais refinado de seus habitantes, supondo-se que se tratava de um local de veraneio para aristocratas e intelectuais. Conta com um dos mais bem conservados anfiteatros da antiguidade.

O museu.

Pompéia é um dos maiores centros de estudos arqueológicos na Itália. Nas escavações modernas abandonou-se o hábito de remeter os objetos encontrados para Nápoles. Enquanto possível, continuam no lugar. Só alguns objetos especialmente valiosos ficam no Antiquarium, pequeno museu situado à entrada da cidade. Encontram-se ali alguns cadáveres de pessoas surpreendidas pela catástrofe, e o cadáver de um cão que morreu ao lado do dono, encontrados em 1863. No resto, teve-se o cuidado de conservar -- mas raramente reconstruir -- as casas, templos, edifícios públicos, lojas e oficinas, assim como o calçamento das ruas, de modo que Pompéia parece hoje uma cidade assombrosamente viva, apenas abandonada por seus habitantes. A maior atração de Pompéia são as casas. Existe uma casa de cômodos, de dois andares, modestamente mobiliada. Em geral, porém, as casas são espaçosas e até de luxo. Seu estudo é uma das fontes principais de conhecimento da casa romana típica da classe média abastada ou rica, a que nunca falta o jardim central. Especialmente bem conservada é a luxuosa casa da família dos Vettii; depois, a de Menandro (assim chamada porque nela se encontrou uma estátua do poeta cômico Menandro); e a casa de Trebio Valens.


Nas paredes exteriores dessa última casa encontram-se grafitos de propaganda eleitoral, e outros que anunciam espetáculos teatrais. Pompéia é muito rica em "inscrições" dessa espécie: citam versos de poetas, quase sempre inexatamente, porquanto citados de memória; outros grafitos zombam de avarentos ricos, advertem contra proprietários de tabernas que misturam vinho e água; há um alfabeto, rabiscado por mão de criança; os grafitos que lembram passeios amorosos são em parte sentimentais e em parte pornográficos. Os afrescos encontrados nas casas de Pompéia e Herculano constituem praticamente o único testemunho dessa arte no mundo greco-latino. Seu descobrimento influiu na configuração da arte neoclássica européia da época napoleônica. Entre os mosaicos, destaca-se o da "Batalha de Alexandre o Grande", da casa pompeana do Fauno. Célebre também é o mosaico, na porta de uma casa, que mostra um cão furioso, com os dizeres: "Cave canem" (Cuidado com o cão).

A Pena de Morte em Portugal - M. Torga e V. Ferreira

Death Mask - Maya Kulenovic
Portugal foi pioneiro na abolição da pena de morte (Lei de 1 de Julho de 1867) e na renúncia à sua execução mesmo antes de abolida.
No colóquio internacional comemorativo do centenário da abolição da pena de morte, realizado em Coimbra, em 1967, Miguel Torga e Vergílio Ferreira falaram assim:

Miguel Torga:

"A tragédia do homem, cadáver adiado, como lhe chamou Fernando Pessoa, não necessita dum remate extemporâneo no palco. É tensa bastante para dispensar um fim artificial, gizado por magarefes, megalómanos, potentados, racismos e ortodoxias. Por isso, humanos que somos, exijamos de forma inequívoca que seja dado a todos os povos um código de humanidade. Um código que garanta a cada cidadão o direito de morrer a sua própria morte".

Vergílio Ferreira:

"...E acaso o criminoso não poderá ascender à maioridade que não tem? Suprimi-lo é suprimir a possibilidade de que o absoluto conscientemente se instale nele. Suprimi-lo é suprimir o Universo que aí pode instaurar-se, porque se o nosso "eu" fecha um cerco a tudo o que existe, a nossa morte é efectivamente, depois de mortos, a morte do universo".

Nos fins de 1990, só 36 países no Mundo tinham abolido a pena de morte, enquanto 27 a mantinham sem a aplicar e 99 a conservavam com plena eficácia.

Em 1995, eram os seguintes os países do Conselho da Europa que mantinham a pena de morte para crimes praticados em tempo de paz: Bélgica, Chipre, Grécia, Irlanda, Liechenstein e Turquia.

Comme J'ai Mal.

O habitual politicamente correcto.

Juntamente com Saddam Hussein foram enforcados Barzan al-Tikriti, seu meio-irmão, e o antigo presidente do tribunal revolucionário Awad al-Bandar. Os habituais comentadores ocidentais resumem-se à morte de Saddam esquecendo os demais, classificando a execução como um abalo da superioridade moral do Ocidente. Pela parte que nos toca não concordamos com o assassínio do torcionário Saddam e os seus acólitos carniceiros. Mas também não acreditamos numa pretensa superioridade moral do politicamente correcto que diferencia o valor das mortes conforme a conveniência do fim mediático a obter.

Paz às suas almas.

O mais irresponsável dos partidos.

"O CDS está a oferecer um espectáculo de irremediável irresponsabilidade aos portugueses. O braço-de-ferro que se arrasta entre a direcção do partido e o grupo parlamentar desacredita por completo uma das quatro grandes forças políticas fundadoras da nossa democracia. O inédito apelo - nada natalício - feito por alturas do Natal pelo presidente da bancada parlamentar, Nuno Melo, ao regresso de Paulo Portas, humilhando na praça pública o actual líder do partido, Ribeiro e Castro, desqualifica quem o produziu. E também desqualifica quem o mantém em funções. Para o bem e para o mal, Ribeiro e Castro foi sufragado em dois congressos pelas bases do partido. Nuno Melo - como outros - teve oportunidade de o contestar nesse palco, mas sem sucesso visível. Não admira: nas legislativas de Fevereiro de 2005, que deram a primeira maioria absoluta ao PS, não houve apenas um derrotado, chamado Pedro Santana Lopes. Houve outro, chamado Paulo Portas. É bom que a memória não se perca em nome dos efeitos mediáticos do momento.

A irresponsabilidade de uns e outros é tanto maior pelo facto de nos encontrarmos nas antevésperas do referendo ao aborto, que seria um excelente momento de afirmação da unidade do partido em torno de uma das suas bandeiras programáticas. O CDS, que se afirma contra a eutanásia, proporciona à sociedade portuguesa a lamentável encenação do seu próprio suicídio. Perante isto, só resta a Ribeiro e Castro pôr ordem no grupo parlamentar ou abandonar sem demora a liderança do partido. Francisco Sá Carneiro, que foi um dos mais carismáticos dirigentes da direita portuguesa, não teria dúvidas sobre o caminho a trilhar: retirar imediata confiança política ao líder parlamentar e partir para a luta, separando as águas. Ribeiro e Castro, habituado aos corredores alcatifados de Bruxelas, terá estofo para tal
?"

Pedro Correia

E a criminalidade continua a descer...

"Chegaram ao volante de um Audi, enfiaram os capuzes na cabeça e, ao sair do carro, depois de dispararem por duas vezes, gritaram: “Para o chão filhos da p... e tirem tudo dos bolsos.” Apesar da violência do ataque – os ladrões dispararam oito tiros e distribuíram murros e pontapés pelos jovens que conseguiram apanhar –, o assalto apenas rendeu dois telemóveis (mais aqui)."

Mad World

A Execução

Saddam Hussein tinha na mão o Corão e leu:

Não há outro Deus para além de Alá
e Maomé é o seu profeta.

sexta-feira, dezembro 29, 2006

29 de Dezembro de 1940.

Bombas incendiárias lançadas pela Luftwaffe sobre Londres, durante a Batalha de Inglaterra, matam cerca de 3000 civis.

Sobre a Batalha de Inglaterra.

Sobre a Luftwaffe.

Sobre a RAF.

Tácticas.

Beyond The Invisible


Sajaja bramani totari ta, raitata raitata, radu ridu raitata
(Os homens bravos e sábios vieram junto com os cavalos.)

Até amanhã e boa sorte!!!

Envelhecimento.

"O Algarve foi a única região portuguesa a contrariar a tendência de menor crescimento populacional e maior envelhecimento em 2005, segundo dados de um boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicado esta quainta-feira e citado pela Lusa (mais aqui)."
A Alemanha vai implantar a partir de Janeiro uma política de incentivar a natalidade. E Portugal o que faz? Aumenta o preço dos bens essenciais, os impostos, etc. Depois queixa-se que está a envelhecer.

Negócios.

"O grupo empresarial francês PSA, proprietário da Peugeot e da Citroën, negou ontem qualquer intenção de fechar o centro de produção de Mangualde e confirmou o interesse em comprar terrenos para expandir a fábrica. A possibilidade de encerramento do centro de Mangualde da PSA Peugeot Citroën foi avançada ontem com base numa carta enviada à Câmara, em que a empresa alertava a autarquia para a necessidade de serem encontrados terrenos a bom preço para a expansão da fábrica.

“Se não puder apresentar à PSA, em Paris uma possibilidade concreta e certa durante os próximos meses o centro de produção de Mangualde deixará irremediavelmente de ser considerado no Plano de Desenvolvimento Estratégico do Grupo PSA, com todas as consequências negativas resultantes para a evolução económico-social de toda a região”, refere a carta enviada à Câmara de Mangualde pela direcção da PSA Portugal, divulgada pelo ‘Diário Económico’. Um dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos e funcionário da Citroën, Jorge Abreu, disse que
a empresa “tem garantidos os terrenos de que precisa” pois a Câmara de Mangualde e o Ministério da Economia estão disponíveis para avançar com um processo de expropriação, caso falhem as negociações com os proprietários (mais aqui)."
Dirão as más-línguas que depois de comprar os terrenos por uma pechincha a empresa vai encerrar …

Prostitutas brasileiras.

"O ministro da Administração Interna (MAI), António Costa, quer saber quantas prostitutas brasileiras estão no nosso país e quem são. Nesse sentido, autorizou, por despacho, a realização de um estudo sobre o perfil da mulher brasileira detectada em situações de alterne e prostituição em Portugal, proposto pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) (mais aqui)."
Claro que as prostitutas brasileiras representam mais perigo para Portugal que os criminosos brasileiros que por aí andam a assaltar, agredir e assassinar. Deve ter a ver com “mexilhões”…

Para a Diana II.

Tem dias

"Os portugueses, não contentes com uma única ”felicidade”, ainda têm o hábito de desejar ”felicidades”, como se tentar alcançar uma única felicidade não fosse já suficientemente difícil.

Quando se aproxima o fim do ano, a efeméride costuma puxar a esse sentimento de lugar comum que se traduz por “boas intenções” para viver melhor os doze meses seguintes. Abrem-se as agendas virtuais no primeiro dia do ano e apontam-se – na cabeça, pelo menos – grandes e pequenos objectivos. Na imprensa, pelo contrário, o tema que reina nesta época é o de balanço, ou melhor, o de passar em revista as personalidades e os acontecimentos que marcaram o ano anterior. Está tudo inventado e são poucas, muito poucas, as publicações capazes de surpreender. Mas acontece, como é o caso, este ano, do número duplo de Natal e fim de ano da revista “Economist” que fala de “felicidade” e de “como medi-la”.

Ou talvez não, que é o que se pode concluir desse “balanço” da “Economist”, que explica logo em subtítulo: “O capitalismo pode tornar uma sociedade rica e mantê-la livre. Mas não lhe peçam para vos fazer felizes também.” Que a felicidade não abunda parece óbvio, mesmo neste ciclo de “bem-estar” para muitos em que a economia mundial tem crescido 3,2% ‘per capita’ nos últimos seis anos e em que parece estar prestes a bater as taxas de crescimento registadas nas décadas de 1950 e 1960, como se pode ler no mesmo artigo. Apesar das múltiplas guerras, das populações desalojadas, dos desastres naturais, das catástrofes anunciadas em consequência dos efeitos do aquecimento global, por agora, cada vez mais pessoas têm mais dinheiro para gastar – da China a Portugal, onde segundo notícia do “Diário de Notícias” de ontem, parece que os autóctones conseguiram gastar quase mil euros por segundo nos primeiros 25 dias deste Dezembro.

O capitalismo pode até ser meio caminho andado, mas parece que isso já não chega, ou não chega para o mundo desenvolvido, vulgo “ocidental” , em particular para a “Europa Continental”, segundo o editorialista da “Economist”, onde líderes políticos como o conservador britânico David Cameron preferem agora falar do “bem-estar geral” em vez do PIB. Discussões de países ricos, dirão alguns. Talvez seja verdade. E lá diz o velho ditado que “dinheiro não traz felicidade”.

O Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa diz que a felicidade é o “estado de quem é feliz”, o que não ajuda muito, acrescentando umas achegas como “contentamento” e “bem-estar”; ser “feliz” é aquele “que goza de felicidade” o que nos deixa na mesma; e nem o “felizardo” nos leva longe, porque não passa de uma versão coloquial de “feliz”. Os portugueses, ainda por cima, não contentes com uma única “felicidade” têm o hábito de desejar “felicidades”, como se tentar alcançar uma única felicidade não fosse já suficientemente difícil.

E, mesmo essa, tem dias. O que já não é mau
."

Mónica Bello

Para a Diana.

Curiosidades.

1/ "O preço do petróleo nos mercados internacionais seguia hoje em baixa ligeira, perto do mínimo de um mês, com a expectativa de que as temperaturas nos EUA permaneçam acima do normal nos próximos dias."

2/ "O duplo aumento previsto no imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) para 2007 vai provocar uma subida do preço dos combustíveis da ordem dos quatro cêntimos por litro, caso seja realizado em simultâneo. O Orçamento do Estado prevê dois aumentos do ISP para 2007, o correspondente à inflação prevista de 2,1%, e a subida de 2,5 cêntimos anuais por litro programada no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC). "

Finalmente

"Acabaram-se as dúvidas. Rui Costa está mesmo em boas condições e capaz de ser chamado por Fernando Santos para a partida do próximo dia 6, frente ao Oliveira do Bairro, relativa à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal."

Ramones

"Marky Ramone (de seu nome verdadeiro Marc Bell), 50 anos, baterista do grupo nova-iorquino The Ramones, está em digressão por Espanha para assinalar os 30 anos do lançamento do primeiro álbum da banda pioneira do punk. O Santiago Alquimista, em Lisboa, recebe, a 3 de Janeiro, o único espectáculo agendado em Portugal (mais aqui).

quinta-feira, dezembro 28, 2006

28 de Dezembro de 1941.


Starts the Operation Anthropoid. During World War II, Operation Anthropoid was the assassination of Reinhard Heydrich, the Nazi “Protector of Protectorate of Bohemia and Moravia” and the chief of Nazi´s final solution, by the Czech resistance. In September 1941 Heydrich was appointed Protector of Bohemia and Moravia, replacing Konstantin von Neurath whom Hitler considered insufficiently harsh. During his role as de facto dictator of Bohemia and Moravia, Heydrich often drove alone in a car with an open roof — a show of confidence in the occupation forces and the effectiveness of their repressive measures against the local population. Due to his cruelty, Heydrich was nicknamed The Butcher of Prague, The Blond Beast or The Hangman.

More here and here.

Até amanhã e boa sorte!!!

Filosofia de ponta.

"De acordo com as instruções dadas por Deus a Moisés, quem levar uma mulher a abortar terá de pagar apenas uma indemnização, mas caso a agressão lhe provoque danos o seu autor "dará vida por vida, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, pisadura por pisadura", disse. «Para Deus, a vida da mulher valia outra vida, o feto tinha apenas valor económico», disse Fina d`Armada, vencedora em 2005 do Prémio Mulher Investigação Carolina Michaelis Vasconcelos, que utilizou para as citações uma edição de 1852 da Bíblia, elaborada pela Tipografia Joaquim Germano de Sousa Neves (mais aqui)."
Vamos então analisar os estatutos que Deus encarregou Maomé para propor aos filhos de Israel. Esquecendo o pequeno pormenor dos filhos de Israel que dá legitimidade existencial ao actual estado de Israel, temos no livro EVANGELHO SEGUNDO S. JOÃO Capitulo 5 (ler aqui):

19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

20 Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis
.”

Diz também o LIVRO DO GÉNESIS no Capitulo 9 (ler aqui):

1 E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.”

Ora, parecemos que um pai que ama o filho e deseja que os outros se frutifiquem e multipliquem; povoem abundantemente a terra, e multipliquem-se nela pode defender o aborto. Mas a senhora é que recebeu o prémio e este ano, provavelmente, vai receber outro.

Preparação.

"Face a uma total ausência de políticas de prevenção rodoviária e medidas concretas para diminuir a sinistralidade do actual Governo, nomeadamente do Ministério da Administração Interna, o ACP vem mais uma vez lembrar que os acidentes continuam a ocorrer devido à fraca preparação dos automobilistas, porque o sistema de ensino de condução está obsoleto e os respectivos exames são pouco rigorosos» (mais aqui).

Reacção do ACP surge depois de serem conhecidos os dados relativos à sinistralidade
rodoviária durante o período do Natal, que apontam para 23 mortos.
Permita-nos discordar. Só um condutor bem preparado conseguia capotar o seu carro na IC19 (ler aqui).

Ryanair.

"A companhia aérea de voos de baixo custo Ryanair cancelou ontem a maioria dos voos com destino e proveniência do Porto e Faro. O fim do mau tempo na Bélgica (Charleroi) e França (Marselha) poderá estar na origem do desvio dos aparelhos para estes satisfazerem a procura de passageiros retidos nestas cidades (mais aqui)."
Se fosse a TAP a cancelar os voos para servir outros passageiros caía o Carmo e a Trindade…

Suspeita de Maus Tratos

É realizada hoje a autópsia à criança de dois anos que morreu em Mazedo, concelho de Monção, alegadamente vítima de maus tratos.

A criança deu entrada já sem vida ontem de manhã no Centro de Saúde de Monção, levada pelos próprios pais, que justificaram os hematomas na cabeça com uma queda nas escadas.

O Director da Segurança Social de Viana do Castelo confirmou no entanto à agência Lusa que a criança já tinha aparecido há 15 dias na creche, também com diversos hematomas. A Comissão de Protecção de Menores estava a acompanhar o caso e a GNR já participou o caso ao Ministério Público.
SIC
Sem comentários !

Join Me In Death

Brasil iraquiano.

"Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas hoje de madrugada no Rio de Janeiro, na sequência de uma onda de violência com ataques a autocarros e esquadras da polícia, disseram fontes policiais (mais aqui). "
A “sorte” dos brasileiros é não haver americanos envolvidos porque não difere muito da situação do Iraque.

Vistaço.

"O universo de desempregados que passou à reforma antes da idade regulamentar disparou em 2006. Segundo dados do Instituto de Informática e Estatística da Segurança Social (IIESS), o número de desempregados com pensão antecipada ascendia, em Novembro, a 63706, mais 23,5% do que no final de 2005. Em termos líquidos (deduzindo os que perfizeram 65 anos ou faleceram), registou-se um aumento líquido de 12 mil até Novembro. Deste modo, a suspensão de alguns mecanismos de antecipação da idade de reforma decretada pelo Governo em Agosto de 2005 revelou-se incapaz de impedir o aumento das reformas antecipadas, que no seu conjunto (incluindo todos os regimes especiais como por exemplo mineiros ou pescadores) foi de 9% até Novembro de 2006, atingindo os 120,5 mil (mais aqui)."
Em termos práticos dá para o governo fazer um vistaço apresentando estatísticas com a diminuição do desemprego. Só que …

Deita.

O novo tipo de heroí Português.

Filho bastardo de Zé Maria e de Susana Chorosa, nasceu em data incerta algures na vila de Carnaxide, na casa Big Brother. A sua infância foi distribuída entre o galinheiro e os ensinamentos da família recheada de sumidades. Cedo revelou a genialidade e a versatilidade da sua pessoa. Aprendeu artes marciais com o potentado do seu tio Marco Rambo Lee.

Com a sua tia Marta Delícias aprendeu a cozinhar e a fazer sexo ao vivo. Com a prima Sónia Danone aprendeu a comer Iogurtes, a falar de sexo e a apanhar pancada. Dos primos Mário Verde e Célia Que Cena Meu ainda não se sabe bem o que aprendeu mas não há dúvidas de que aprendeu algo com eles. Frequentou os finíssimos cursos “Arte de bem falar”, “O bom calão Português escondido” e “Adjectivação pratica para taxistas e camionistas T.I.R.” ministrados pelo seu primo Telmo Obtusus. Frequentou os cursos “Lêndeas e piolhos” e “Barbeiro, só o de Sevilha” ministrado pelo seu primo Ricardo Lêndeas.

Dos outros primos Maria João, Ricky (não, não é o Ricky Martin, não ) e Riquita ( diz ? ... Não sabemos, mas não me parece que seja prima da Mónica Sintra) não chegou a aprender nada mas tem os seus números de telefone para qualquer eventualidade ( nunca se sabe o que pode sair dali). Mas, aqui entre nós, o que ele mais gostou de aprender, foi a “ Fina arte de tatuar” que a prima Carla Das Boas Curvinhas lhe ensinou ( tu... tu aí... Sim. Não molhes o chão com saliva. Aparece cá cada cromo).

Era vê-lo fazer tatuagens em tudo o que era sítio ( sim, dissemos em tudo o que era sítio ... Se não estamos a aldrabar? Epá, não sabemos. Não andámos a ver . Não somos bisbilhoteiros ... O quê ?... Se gostávamos de ver ?... Epá, e se fosses chatear o Camões. Droga do gajo...) Infelizmente, a falta de modelos femininos e algumas cargas de lenha retiram-lhe o muito entusiasmo.

Sem saber o que fazer, tentou a pintura (... se era de nus ? ... estás aqui estás a levar uma basquilha ) sem grande sucesso (também só pintava galinhas, o que é que ele queria ?).

Mais tarde lançou uma campanha para protecção da espécie galinácea que lhe valeu ver a sua cara estampada em todas as embalagens de caldos Knorr e outra para divulgação do turismo rústico no Alentejo intitulada “2001, odisseia Barranquenha na Capoeira” (...olha meu, já te avisámos ...). Aproveitou para escrever grandes sucessos nomeadamente “O triunfo dos galináceos”, “Zéquinha, guardador de galinhas e sonhos”, o tratado de economia “Grão a grão enche a galinha o papo” e “não queiras nunca ser como eles” grande obra em 30 volumes dedicada à sua família e de leitora obrigatória (ouviram todos ?...Sim, sim, é para lerem ...Não, para lerem todos os volumes... O quê ? Já te dizemos se não sabes ler).

Finalmente, abriu os aviários do Freixial e dedica-se a fazer comentários na Internet (diz lá pá ... O quê? ... Não são estes, sua grande besta!!!)

Comunicação social.

1/ "Edilson Silva, um jovem de ascendência cabo-verdiana, de 18 anos, começou a planear o roubo junto à estação da Fertagus do Fogueteiro, Seixal. Entrou no autocarro ao mesmo tempo que a vítima, um homem branco, com cerca de 30 anos, e sentou-se ao lado dele. O anel de ouro que o passageiro trazia no dedo, precipitou o ataque, ocorrido quando o autocarro passava no centro da Arrentela. Aquilo que parecia ser o plano perfeito de um assalto, saiu gorado. Edilson foi esfaqueado no peito pela vítima do roubo, com a própria faca que usara para consumar o assalto. O jovem viria a morrer já no Hospital Garcia de Orta, em Almada (mais aqui).

2/ "Um jovem de 18 anos foi morto à facada na noite de anteontem, no Seixal, na margem sul do Tejo, tendo os golpes mortais sido desferidos no interior do próprio autocarro em que viajava quando regressava a casa de familiares. As razões que conduziram ao crime não são ainda conhecidas, se bem que existam já duas versões - uma disputa ou uma tentativa de assalto (mais aqui). "

A mesma notícia, duas versões….

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Da Toupeira

"De um artigo do Le Monde:

Il est légitime de penser que l'expression de "Joyeuses fêtes" (happy holidays) permet d'englober la Hanoukka des juifs, le Noël des chrétiens, l'Aïd el-Kébir des musulmans qui, cette année, tombe le 31 décembre, et les fêtes de fin d'année. Faut-il pour autant cacher ou débaptiser des fêtes religieuses jugées ostentatoires et que la laïcisation de la société remplace déjà par d'autres rites collectifs, comme en France la Fête de la musique, la Fête du patrimoine ou la Nuit blanche ? Est-ce le meilleur moyen de rendre compte de la pluralité culturelle et d'encourager la tolérance ? "Au nom du politiquement correct, faudra-t-il un jour débaptiser toutes les villes qui portent le nom d'un saint et, à la place de Noël, revenir à la fête païenne du Soleil ?", s'interroge Mgr Hippolyte Simon, archevêque de Clermont-Ferrand, auteur en 2001 de La France païenne.

L'Europe n'est certes plus de culture chrétienne, si tant est qu'elle l'ait jamais été complètement. Mais l'ignorance de son patrimoine historique de valeurs, de références et de fêtes religieuses va à l'encontre d'une pratique apaisée de la laïcité et du dialogue entre les ethnies, les cultures, les confessions. Une laïcité éclairée passe par le droit de tout citoyen de professer ses convictions, y compris religieuses, tout en contribuant identiquement au vouloir-vivre ensemble
.

Branqueamento e a política do oásis (outra vez), mestre e discípulo completam-se
Este governo não é diferente dos outros.

Este PM não é diferente dos outros.

O objectivo é manter-se a todo o custo no poder.

O anterior PM eleito, abandonou isto para ir para Bruxelas, lá é mais visível dentro do entendimento que tem dele e do país dele: pensa que é importante, mas é tolerado e muitas vezes desprezado pelos mais poderosos da UE, em relação ao país, como internacionalista que é desde a juventude, a pátria para ele foi um trampolim, deixada nas mãos de um indivíduo, então PR que passou o poder para os do mesmo cheiro.

O povo votou num sujeito vaidoso, com tiques autoritários, mas sem motivo, porque não tem projecto para o país.

As reformas são apenas de controlo do défice, mas daqui a 2/3 anos virão outros dizer que as contas estavam erradas e é necessário voltar apertar o cinto, porque é preciso voltar a roubar a pouca esperança.

Protegem os imigrantes e os números de desemprego sobem porque os emigrantes voltam a aumentar.

Afinal, como no tempo do regime de Salazar e Caetano.

Depois das colónias nada temos, apenas o oceano e o muro de Castela.

Os criminosos e obreiros desta situação, muitos deles, são já filhos dos que fizeram Abril, com os hábitos dos pais e dos avós: primeiro eles, depois o país, se estiver depois, coisa de que duvido.

São os novos ricos que a justiça cega e de conluio não vê, e não quer ver.
Os tribunais plenários foram substituídos pelos tribunais da justiça adiada e nunca feita, claro que a culpa é dos juízes, dos magistrados e das polícias que dependentes dos poderes políticos, se deixaram manietar, gostam mais de aparecer como pessoas a quem se dá importância e a vaidade aqui é a pior conselheira, porque se espera tudo menos mediatismo. De quem mais poderá ser a culpa?

Quem tem o poder, se o não utiliza é cúmplice, seja contra quem for.

É este o regime do parlamentarismo tirado em cópia moderna da I República.

Sem projectos e com gente insensível como é o caso do PM que podemos esperar, que as pessoas poupem?

Se a Ota e o TGV são o que corresponde na cabeça do PM, mandado por patrões conhecidos e desconhecidos, ao automóvel tipo modelo-que-não-podes-comprar, porque é que eu portuguesinho, democrata, cumpridor manso das ordens do patrãozinho, não me posso endividar?

Funciona assim este sítio, funciona bem sob regimes de ditadura, mas quando o pau anda longe e a justiça é coisa ténue, anda à deriva, endivida-se e cai na desgraça.
As elites ou o escol, normalmente são cúmplices da perda de independência, subservientes em relação ao vizinho espanhol que nos abafa, apenas foram grandes quando Portugal foi grande e poucas vezes sucedeu.

O Iberismo que muitos temiam aí está, na sua pior forma, porque não há outra.
Por aqui os traidores falam já à boca cheia, e se Espanha manda que o IVA esteja ao nível a que está, que se cumpra, temos PM para isso.

Se Espanha manda que os combustíveis estejam ao preço a que estão o PM cumpre o encomendado pelos patrões das gasolineiras, se for necessário manter os preços para destruir mais umas empresas concorrentes de Espanha que aumente o ISPP.

Aconselho que quando se fala de Salazar que se tenha tento, porque nunca os Espanhóis ou outros, nos puseram a pata em cima durante o seu consulado.

Quanto aos democratas afastados, já se viu o que valem, por palavras e por actos, e muitos que se conhecem, enriqueceram sem causa justa.

Portanto só me queixo, de não poder fazer o que mereciam estes do desmando do nosso Portugal ultrajado e roubado em tudo, até no orgulho.

Em “Diário XVI” Miguel Torga, nos idos de 1993 escrevia, e não está provado até hoje que não tinha ou terá razão:

“… Abolição das fronteiras. Livre circulação de pessoas e bens. Ocupados sem resistência e sem dor. Anestesiados previamente pelos invasores e pelos cúmplices, somos europeus de primeira, espanhóis de segunda e portugueses de terceira.”

“… fica pelo menos registado o repúdio de um poeta português pela irresponsabilidade com que meia dúzia de contabilistas lhe alienaram a soberania da Pátria. Tenho como certo que Maastricht há-de ser uma nódoa indelével na memória da Europa… “

À parte como li algures a comissão liquidatária do Estado Novo dever-se-ia chamar a comissão instaladora do flagelo de Abril.

Fiquem bem se quiserem. "

27 de Dezembro 1901.

Marie Magdalene Dietrich nasceu em 27 de dezembro de 1901, em Berlim, como segunda filha do oficial de polícia prussiano Louis Erich Otto Dietrich, morto em 1907. A mãe, Wilhelmina Elisabeth Josephine Dietrich, casou-se pouco tempo depois com o tenente Edouard von Loch, que viria a morrer na 1ª Guerra Mundial. Logo depois da guerra, Marie Magdalene tornou-se Marlene Dietrich. A partir de 1922, ela dividiu seu tempo entre o teatro e o cinema; em 1924 nasceu sua filha Maria, fruto de seu casamento com o assistente de direção Rudolf Sieber.

Em 1929, o diretor austríaco Josef von Sternberg chamou-a para o papel da cantora de cabaré Lola Lola em O Anjo Azul, filme que marcou o nascimento de um mito. Von Sternberg, que já nessa época vivia nos EUA, transformou a jovem roliça num ser esbelto, misterioso e um pouco andrógino, características que ela cultivou ao longo de sua carreira de atriz e cantora. No dia seguinte à estréia de O Anjo Azul - em 1/4/1930, no Gloria-Palast em Berlim - Marlene Dietrich foi ao encontro de von Sternberg, em Hollywood, e trabalhou com ele em outros seis filmes, contratada pela Paramount. O primeiro deles foi o clássico Marrocos (1930), com Gary Cooper, onde a atriz surgiu de fraque e cartola, uma sensação na época, e por cuja atuação foi indicada ao Oscar de melhor atriz. A ele seguiu-se o filme Dishonored (1931), no qual ela interpretou uma espiã austríaca durante a Primeira Guerra. Estes dois filmes já definiram o "Dietrich-Touch": a femme fatale solitária, cujo passado não lhe dava paz. As mulheres às quais Marlene dava vida na tela eram inteligentes e independentes, assim como ela o era na vida real. A produção seguinte, O Expresso de Shangai (1932), tornou-se o maior sucesso da dupla Dietrich-von Sternberg e elevou Marlene a ícone hollywoodiano do desejo, um ícone com muito estilo, mistério e brilho. Já seu quarto filme americano, A Vênus Loira, também de 1932, foi um dos mais notáveis de toda sua carreira. Novamente ela usou fraque e cartola, desta vez, toda de branco. A própria atriz deu a idéia para o filme, único onde ela fez o papel de uma mãe. Dietrich faria ainda outros dois filmes com von Sternberg: A Imperatriz Galante (1934) e A Mulher Satânica (1935).

Em 1936, a atriz, anti-nazista convicta, recusou o convite de Joseph Goebbels, ministro da Educação e Propaganda do 3º Reich, para retornar à Alemanha, onde cada filme rodado lhe renderia uma fortuna. Ela era a estrela de Hollywood que Hitler queria conquistar para fins de propaganda, e os convites se sucederam. Mas Dietrich continuou nos EUA, trabalhando com diretores como Ernst Lubitsch, Billy Wilder, Alfred Hitchcock, Orson Welles e Fritz Lang, e em 1939 tornou-se cidadã americana. Durante a Segunda Guerra, engajou-se na luta contra Hitler apresentando-se para as tropas americanas no front no norte da África e na Itália, auxiliando em hospitais e através de gravações radiofônicas. Na época ela também incluiu em seu repertório a famosa canção "Lili Marleen", que a acompanharia até o final de sua vida. Por seu engajamento durante a Guerra, a atriz recebeu condecorações dos EUA, França e Israel. Mas na Alemanha, muitos não a perdoaram pelo fato de ela retornar ao país em ruínas vestindo um uniforme americano. Em 1960, numa última visita a Berlim para uma apresentação, houve demonstrações de protesto, e manifestantes portavam faixas com os dizeres "Marlene, vá embora!". Ela viveu com esta mágoa, mas ainda assim manifestou o desejo de ser sepultada em sua cidade natal.

De 1922 a 1978, Marlene Dietrich atuou em 55 filmes; seu último grande papel no cinema foi em Julgamento em Nuremberg (1961), dirigido por Stanley Kramer. No meio tempo ela deu início à sua igualmente bem-sucedida carreira de cantora, ou melhor, de diseuse, em 1953, no Hotel Sahara, em Las Vegas. Sua voz rouca e sensual deleitou platéias em todos os continentes, fosse em Nova York, Londres, Moscou, Tóquio, Jerusalém ou no Rio de Janeiro, onde se apresentou em 1959 e onde gravou o LP "Dietrich in Rio", até 1975, quando quebrou o fêmur ao cair no palco em Sidney, na Austrália. A partir de 1976 a diva viveu reclusa em Paris, e em 1978 aceitou um último papel no cinema, no filme Apenas um Gigolô, de David Hemming. Em 1983 Marlene Dietrich autorizou Maximilian Schell a realizar o documentário Marlene, com recortes de seus filmes e ao qual ela emprestou somente sua voz, em longas entrevistas com o diretor. Ela morreu em 6 de maio de 1992, em Paris, e foi sepultada em Berlim.

Ao longo de sua vida, Marlene Dietrich colecionou cerca de 15 mil fotografias e poucas foram feitas sem sua supervisão. Ao contrário de esta coleção singular representar simplesmente um capricho de uma atriz egocêntrica, trata-se de um arquivo de trabalho que documenta a sua exigência por perfeição. Esta coleção, junto com o restante de seu espólio, forma a "Marlene Dietrich Collection", que hoje se encontra no Museu do Cinema, em Berlim.


Lisboa (Portugal)

A maior árvore de Natal da Europa
75 metros de altura
2 milhões de lâmpadas
Ao fundo, além Tejo, ergue-se o Cristo-Rei, um monumento com 110,60 metros de altura.

Até amanhã e boa sorte!!!

Consumo.

"No país com um poder de compra 30 por cento abaixo da média da União Europeia a 25 onde, nos últimos três anos, o nível de vida mais se deteriorou, no país campeão europeu do endividamento das famílias, o “dinheiro de plástico” estava a voar a uma velocidade de cruzeiro de perto de 6,3 milhões de euros à hora - 106 mil por minuto, 1800 por segundo -, sem contar com os derradeiros dias das compras de Natal.

Recentes indicadores também apontam para o disparo dos empréstimos concedidos para consumo e, simultaneamente, das cobranças duvidosas. Mas isso não impede a voragem das ofertas e facilidades de acesso ao crédito por todos os meios ao alcance dos cidadãos e para todos os fins. Um dia destes bastará desejar ter dinheiro na conta e ele já lá está. E depois? Bem, depois há sempre a possibilidade, pelo menos, de contrair novos empréstimos para pagar os anteriores e continuar a consumir, consumir sempre e mais. O mercado está feito a contar com isso.

O carácter artificial e ilusório da sociedade em que vivem os portugueses - país onde a degradação do poder de compra dos salários se tem vindo a acentuar todos os anos - começa por aí, pelo permanente incitamento ao consumo de tudo, desde logo pelo consumo de dinheiro, mesmo quando e onde ele não existe. Nem a mensagem do primeiro-ministro escapou de algum modo a uma certa euforia que estimula o consumo desenfreado. O País está a melhorar.

O consumismo, numa sociedade desprovida de verdadeiros valores, transformou-se no sentido único da vida e da felicidade das pessoas: consomes e ostentas, logo existes. E foi assim que a celebração do aniversário de Jesus Cristo, o Natal, se transformou no Carnaval do consumo
."

João Paulo Guerra

Sinistralidade.

"Quatro mortos e 18 feridos graves foi o balanço dos 822 acidentes rodoviários registados pela Polícia de Segurança Pública (PSP ) entre sexta e segunda-feira, números inferiores aos de 2005, noticia a Lusa (mais aqui)."
Convinha saber qual o número de acidentes rodoviários registados pela Polícia Municipal já que o número de mortos registados pela GNR duplicou relativamente ao ano passado. Assim não há estatística que salve a política de combate à sinistralidade.

Manual.

"Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro" é o título do artigo publicado pela direcção-geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, segundo a edição desta quarta-feira do “Jornal de Negócios”, que salienta que o relatório sistematiza os erros cometidos por Portugal imediatamente a seguir à entrada na União Económica e Monetária em 1999. O relatório, elaborado por Orlando Abreu, adverte os novos países que vão entrar na Zona Euro sobre os erros de condução de política verificados em Portugal que fizeram com que à fase da bonança se seguisse a recessão de 2002 e um período de baixas taxas de crescimento, perda de competitividade, défices excessivos, elevadas taxas de endividamento das famílias e da economia em geral."
Portugal continua a dar cartas. Depois das “alucinações” do Robinóquio, chega agora um manual do que um país não deve fazer. Infelizmente numa actualização bastante desactualizada.

Discurso.

"A mensagem de Natal do primeiro-ministro mereceu críticas de toda a Oposição, com sociais-democratas, comunistas, democratas-cristãos e bloquistas a acusar José Sócrates de traçar um retrato optimista do País, que não corresponde à realidade. “A situação descrita pelo primeiro-ministro na sua mensagem de Natal só pode ser encontrada numa fantasia. Assistimos a mais uma manobra de propaganda, mas desta vez levada a cabo pelo próprio primeiro-ministro”, afirmou ao CM Miguel Frasquilho, deputado do PSD. “Há uns anos, Portugal era o 14.º país mais rico da União Europeia, agora está na 18.ª posição e em 2008 deverá cair para o 20.º lugar, sendo ultrapassado pela Estónia e Malta.” “Num mundo globalizado, não podemos continuar orgulhosamente sós”, rematou. O deputado do PSD apontou ainda o aumento “delirante” da carga fiscal como um dos principais factores que levaram Portugal a crescer menos (mais aqui)."
Ora ora. O discurso de Sócrates está em consonância com o Portugal profundo que temos.

Lonely Day

Somália.

"Forças governamentais somalis, apoiadas por soldados etíopes, ocuparam hoje a localidade estratégica de Jowhar, considerada antecâmara da capital, Mogadíscio, que era controlada por combatentes islamitas, noticia a Lusa (mais aqui)."

A religião da paz está a perder terreno e a forçar o politicamente correcto a agir. Em breve teremos manifestações a favor dos pobres islâmicos.

Prémio.

"O escritor Günter Grass venceu o Prémio Ernst-Toeller, no valor de cinco mil euros. Justificando a distinção, ontem, em Berlim, o júri afirmou que Grass defende, nos seus romances, uma atitude pacifista no seio da sociedade alemã e participa, através deles, nos debates actuais. Grass, de 79 anos, ganha este prémio no final de um ano polémico, por ter confessado, na sua autobiografia Descascando a Cebola, que pertenceu na juventude às Waffen-SS hitlerianas. O prémio Ernst-Toeller leva o nome de um escritor pacifista e antifascista alemão que se suicidou em 1939."
Tem a sua piada um ex-nazi levar um prémio que homenageia um anti-fascista vítima do regime nazi.

Tempo.

"O planeta está a aquecer de forma inegável e o homem tem uma grande parte da responsabilidade. Esta é a principal conclusão de relatório das Nações Unidas, que será apresentado no início de 2007, elaborado por 2500 cientistas de todo o mundo, cujas primeiras conclusões foram ontem apresentadas pelo "El Pais" (mais aqui)."
Já alguém informou o tempo desta notícia? Está um frio do catano.

Criminalidade.

"O proprietário do emblemático café ‘A Brasileira’, onde está exposta a estátua de bronze de Fernando Pessoa, no Chiado, em Lisboa, foi sequestrado e assaltado na madrugada de domingo. Segundo apurou o CM, eram cerca de 02h00 quando António Silva se encontrava no interior da sua viatura parado num semáforo da Rua Rodrigues Sampaio. Qual não foi o seu espanto quando dois carros pararam, um à frente e outro atrás, para impedirem que escapasse. Do seu interior saíram cinco homens, segundo a descrição do proprietário às autoridades, de sotaque brasileiro. Um deles aproximou-se de António Silva, ao volante da sua viatura, e apontou-lhe uma arma à cabeça, forçando-o a passar para o lugar do pendura. Em segundos, a vítima estava a ser conduzida pelo assaltante. Um outro homem sentou-se no banco de trás e enfiou-lhe um capuz na cabeça, para que não percebesse para onde estava a ser levado (mais aqui)."
E a criminalidade (nacional) continua a descer…

terça-feira, dezembro 26, 2006

Até amanhã e boa sorte!!!

As medidas do carisma.

"Sócrates, que hoje pertence à ordem do sobrenatural, era há quatro anos um logótipo da ‘tralha guterrista’. As referências diárias à falta de ‘carisma’ do chefe do PSD não se esgotam nas abalizadas sentenças da concorrência interna, como o dr. Menezes e o dr. Sarmento: a falta de ‘carisma’ do dr. Marques Mendes é um consenso transversal, para usar uma irritante expressão em voga.

Muito bem, com dois senãos. Em primeiro lugar, o desejado ‘carisma’ é um requisito caro a sociedades primitivas, a dinâmicas revolucionárias e, desculpem a redundância, a regimes totalitários. Os teóricos mostraram amplamente a crença irracional que o conceito implica, menos apropriada à administração do Estado que a cultos religiosos.

Depois, mesmo que desprezemos a teoria, desancar em Marques Mendes é um desporto que exige certa dose de amnésia. Em democracias ‘normais’, a ausência de ‘carisma’ vem com o cargo de líder da Oposição, e ofereço um bilhete para o eventual almoço de apoio a António Borges a quem provar que nas últimas duas décadas sucedeu o contrário. Constâncio e Sampaio não tinham ‘carisma’ nenhum. Guterres e Durão, idem. E Sócrates, que hoje pertence à ordem do sobrenatural, era há quatro anos um logótipo da ‘tralha guterrista’.

O problema é outro. Invocar a falta de ‘carisma’ de Marques Mendes ou é uma forma discreta de classificar a sua figura, na curiosa presunção de que um metro e sessenta não habilitam ninguém a ocupar São Bento, ou, o que é mais sério, um modo cínico de reconfirmar a sua real impotência.

Mais do que de centímetros, Marques Mendes carece da máquina de propaganda governamental, habitualmente desagradável para a Oposição e no caso presente esmagadora. Embora não pareça, o eng. Sócrates e os seus ministros estão em toda a parte, através de promessas, planos, medidas, propostas, arremedos de reformas, que custa acompanhar, compreender ou desmontar. O bombardeamento ‘informativo’ em que o Governo se especializou torna difícil distinguir entre os anúncios e a prática, entre as consequências previstas e as consequências sentidas das supostas acções, entre o que é realizado e o que apenas consta estar em curso. Por enquanto, o nevoeiro chega para calar as dissidências e embriagar o cidadão comum, que se julga apanhado em plena sanha reformista e quase não sente dor, ou sente as dores naturais da crise, encaradas como um preço justo a pagar pela redenção da pátria às mãos de Sócrates.

Sucede que, para já, Sócrates fez pouco ou nada, fora a abundante divulgação da ‘prosperidade’ e, com tocante eficácia, o silenciamento dos factos aborrecidos. Talvez venha a fazer, não sei. Sei que, um dia, o barulho vigente e a censura diplomática não bastarão para fintar a realidade. Nesse dia, cuja data não arrisco, o Governo terá de enfrentar o cidadão comum, frustrado ante a perpetuação de uma crise que nunca se tentou resolver ou que (admitamos) foi combatida mediante inomináveis sacrifícios. É então que o País será apresentado ao verdadeiro Sócrates. E que o repentino ‘carisma’ de Marques Mendes, se ele resistir até lá, o elevará às alturas. Ou ao metro e oitenta
."

Alberto Gonçalves

Bringin' On The Heartbreak

A Política Monetária em 2007- Fecho de Ciclos

"Em 2007 encerrar-se-ão os ciclos de política monetária de cariz mais contraccionista, excepto no Japão onde apenas se deu o primeiro passo no processo de normalização das taxas de juro. Nos EUA, o ciclo terminou em Junho de 2006, sendo provável que as taxas de juro de referência se mantenham inalteradas até meados do novo ano; na UEM e na Suíça, as autoridades monetárias poderão prolongar o ciclo até ao final do primeiro semestre, colocando as taxas em 4% e 2.5%, respectivamente; no Reino Unido, ainda é possível que o Banco de Inglaterra anuncie mais uma aumento da repo-rate, colocando-a em 5.25%.

Teresa Gil Pinheiro, do Departamento de Estudos Económicos e Financeiros do BPI

FED

Terminou o ciclo de subida de taxas em Junho de 2006, quando a taxa dos fed-funds atingiu os 5.25%. Posteriormente, o discurso tem-se mantido razoavelmente inalterado considerando que a economia irá crescer um pouco abaixo do potencial e que as pressões inflacionistas deverão evoluir favoravelmente. Todavia, segundo esta autoridade monetária, os riscos inflacionistas mantêm-se no sentido de alta, pelo que o enviesamento da política monetária se mantém no sentido de subida. Nas declarações posteriores à última reunião de 2006, a Fed alterou ligeiramente o seu discurso quanto à evolução da economia, considerando que o abrandamento da mesma se deve a um substancial arrefecimento da actividade no mercado imobiliário. Não obstante esta modificação no discurso, mantemos inalterado o nosso cenário central de que o ciclo de estabilidade das taxas de juro norte-americano se prolongará até meados de 2007. Ainda que sejam evidentes os sinais de que a economia irá crescer mais moderadamente nos próximos trimestres, parecem manter-se activos alguns factores que apontam para que o arrefecimento seja moderado. Destes destacamos o facto de o mercado de trabalho continuar a evidenciar um comportamento favorável, continuando a verificar-se que a economia ainda tem capacidade para gerar novos postos de trabalho. Este facto resultará também do facto de nos últimos anos de forte crescimento da economia, o ritmo de criação de postos de trabalho ter sido moderado, limitando agora a destruição de empregos. Paralelamente, também a solidez financeira das empresas contribuirá para limitar os despedimentos. No que concerne ao comportamento dos preços, parece pouco plausível considerar a prática de uma política monetária de cariz mais expansionista enquanto a taxa de inflação core se situar acima do intervalo de confiança da Fed, o que poderá não acontecer antes de Verão de 2007. No entanto, será importante ter em conta que à medida que se confirmam os sinais de abrandamento da actividade económica e que as pressões inflacionistas se dissipam (para o que também será importante a estabilização do preço do petróleo), a Fed tenderá a suavizar o seu discurso, alterando o enviesamento de hawkish para neutral, sem que isso indique necessariamente que estaremos na iminência do momento de viragem da do ciclo de política monetária.


BCE
Desde que iniciou, em Dezembro de 2005, o processo de normalização da política monetária, o BCE aumentou em 125 pontos base a sua taxa de referência, colocando-a em 3.5% em Dezembro deste ano. Nas declarações posteriores à última reunião, o BCE deixou claro que ainda não terminou o processo, referindo que as taxas se mantêm em níveis acomodatícios e considerando necessário actuar firme e atempadamente de modo a assegurar a estabilidade dos preços. Simultaneamente o BCE reviu em alta as suas previsões de crescimento em 2006 e 2007, estimando que em 2008 o ritmo de crescimento se mantenha robusto. Na realidade, os últimos indicadores sugerem que o crescimento da economia na zona euro continuará a evoluir favoravelmente. Destes destaca-se a robustez dos indicadores de actividade nos sectores das manufacturas e dos serviços, a recuperação do mercado de trabalho e a aceleração do investimento. Paralelamente, também é importante o facto de que a economia europeia se apresentar menos vulnerável ao comportamento da economia norte-americana – nos últimos seis anos o peso das exportações da UEM para os EUA caiu de 27.5% para 23.5%. Entretanto, o cenário traçado para a inflação mostrou-se mais benigno nas projecções de Dezembro do que nas de Setembro. No entanto, o BCE apenas espera que a inflação desacelere para níveis ligeiramente abaixo dos 2% em 2008, continuando preocupado com a evolução dos indicadores de liquidez e do crédito ao sector privado.


Assim sendo, parece plausível admitir que este banco central prolongará o ciclo de subida de taxas até ao final do primeiro semestre de 2007, encerrando o actual ciclo quando a refi-rate se situar em 4%, nível este mais próximo daquilo que o BCE considerará ser o nível neutral das taxas de juro na zona euro, ie aquele nível que não estimula nem retrai a economia. Posteriormente, o BCE deverá optar por manter as taxas de juro inalteradas durante o resto do ano. Face aos acontecimentos mais possível uma correcção nos primeiros meses de 2007. Adicionalmente, não é provável um overshooting do câmbio pois o abrandamento da economia dos EUA será moderado e no segundo semestre de 2007 deverá ser já visível a melhoria do cenário macroeconómico
."

Estado da Nação.

"O primeiro-ministro, José Sócrates, sustentou esta segunda-feira que a economia, as contas públicas e o emprego estão a melhorar «passo a passo» em Portugal, numa mensagem de Natal em que pediu «confiança» e dirigiu aos mais desfavorecidos (mais aqui)."

Trata-se de um discurso totalmente virado para os “sócios cativos” do PS. Exemplo: fecho da fábrica da General Motors na Azambuja dia 21 de Dezembro afectando 1700 trabalhadores.

Exemplo: fecho da fábrica da General Motors na Azambuja dia 21 de Dezembro afectando 1700 trabalhadores.

Já agora sobre o cálculo do desemprego. "NEM TODOS OS DESEMPREGADOS SÃO INCLUÍDOS NOS NÚMEROS OFICIAIS DE DESEMPREGO. Para provar que o desemprego real é muito superior ao desemprego oficial que é divulgado pelos media, é necessário clarificar os conceitos utilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. De acordo com o INE, os "Inactivos Disponíveis", que constam do quadro anterior, são pessoas desempregadas, que desejam trabalhar e que estão disponíveis para isso, mas que pelo facto de não terem feito diligências para arranjar emprego nas últimas 4 semanas anteriores ao inquérito do INE, não são consideradas nem no número de desempregados nem no cálculo da taxa oficial de desemprego, embora estejam desempregados. E o seu número atingia no 3º Trimestre de 2005, segundo o INE, 58.100 como consta do quadro anterior.

Para além da situação anterior, existe também o "Subemprego visível", constante também do quadro, que também não é considerado nem no número nem na taxa oficial de desemprego. O "Subemprego visível" inclui todos aqueles que trabalham menos de 15 horas por semana, apenas pelo facto de não encontrarem um emprego com horário completo, apesar de terem declarado que desejam trabalhar mais horas. No fundo estão numa situação de desemprego de facto, e o seu número atingia, no 3º Trimestre de 2005, 61.400.

Se somarmos ao número oficial de desempregados, os "Inactivos Disponíveis " e o "Subemprego visível" obtemos aquilo a que chamamos desemprego corrigido, que é um número que está muito mais próximo do desemprego real do que o desemprego oficial divulgado pelos órgãos de comunicação social
" (mais aqui).

segunda-feira, dezembro 25, 2006

It's a Man's Man's World


Especialmente ... para o Assur.
For ever.
James Brown.

Do They Know It's Christmas

Somália.

"A Etiópia, que apoia as forças do Governo de transição somali, bombardeou hoje o aeroporto internacional de Mogadíscio, capital da Somália controlada pelas milícias islâmicas, anunciaram as autoridades a eroportuárias. A Etiópia teme que o conflito somali atravesse as suas fronteiras e con tamine zonas do leste do país, de maioria muçulmana e onde existem sentimentos s eparatistas (mais aqui)."
A Somália só mereceu atenção internacional enquanto os americanos lá estiveram envolvidos. Adiante. O facto é que o Islão parece levar a paz por onde quer que passe…

domingo, dezembro 24, 2006

24 de Dezembro de 1914.

World War I: The "Christmas truce" begins. The so-called "Christmas truce" began on Christmas Eve, December 24, 1914, during World War I, when German troops began decorating the area around their trenches in the region of Ypres, Belgium, for Christmas. They began by placing candles on trees, then continued the celebration by singing Christmas carols. The British troops in the trenches across from them responded by singing English carols.

The two sides continued by shouting holiday greetings to each other. Soon thereafter, there were calls for visits across the "No Man's Land", where small gifts were exchanged — whiskey, cigars, and the like. The artillery in the region fell silent that night. The truce also allowed a breathing spell where recently-fallen soldiers could be brought back behind their lines by burial parties. Proper burials took place as soldiers from both sides mourned the dead together and paid their respect. At one funeral in No Man's Land, soldiers from both sides gathered and read a passage from the 23rd Psalm:

"The Lord is my shepherd. I shall not want. He maketh me lie down in green pastures. He leaveth me beside the still waters. He restoreth my soul. He leadeth me in the path of righteousness for his namesake. Yea, though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil."
The truce spread to other areas of the lines, and there are many stories — some perhaps apocryphal — of football matches between the opposing forces. Letters home confirm the score of one of these games to be 3–2 in favour of Germany.

In many sectors, the truce lasted through Christmas night, but in some areas, it continued until New Year's Day.

More here.

Da Diana F.

No calor desta lareira (quentinha), desejo a todos, com a mais profunda ternura, uma noite de Natal de Amor_________ e .................... Paz.

Feliz Natal para todos.

É Nataliiii!!!!!!!!!

Gostamos do Natal porque o Pai Natal traz-nos muitas prendinhas. No Natal há sossego e paz, alegria e sobretudo muito amor. Toda a gente faz o presépio e vai à Missa do Galo. No nosso presépio há muitas figuras, das quais a que gostamos mais é a vaquinha. No Natal recebemos muitos presentes e adoramos enfeitar as árvores de Natal. Especialmente colocar as bolinhas nelas. As prendas vêm da chaminé com o Pai Natal.

Este ano vamos receber uma bonequinha bonita. Já salivámos tanto que alguém chamou os bombeiros e a protecção civil.

O pior é que um ranhoso roubou-nos a meia. Por causa dele o pai Natal vai deixar a nossa boneca no chão. Esperamos que não se estrague nada porque ela é muito frágil. Enfim. O nosso dia preferido do ano é este. Enche-nos de alegria e felicidade abrir as prendas!

P.S. Dedicada ao amigo Ricardo.

Com os votos de Feliz Natal...

"A rede terrorista Al Qaeda planeava atacar este Natal o túnel do Canal da Mancha, que une o Reino Unido e a França, segundo a edição deste domingo do jornal The Observer. O ataque foi planeado no Paquistão para que fosse posto em prática por terroristas europeus, possivelmente britânicos de origem paquistanesa (mais aqui)."

Forever

O século XXI ficará na história como o regresso da Idade Média.

"O jornal do Vaticano, "L'Osservatore Romano", no passado domingo, denunciava a "guerra" contra o Natal, em particular na Inglaterra, onde, aliás, não só cristãos mas também muçulmanos se juntam para defender os símbolos de Natal e salvar o nascimento de Jesus. Ali, na maior parte dos casos, a justificação dada para o "apagamento" das tradições natalícias é não ofender outras religiões ou sensibilidades. Contudo, o Christian Muslim Forum, uma iniciativa de cooperação entre cristãos e muçulmanos, afirma que "excluir ou não mencionar um qualquer acontecimento ou celebração religiosa para evitar ofender alguém acaba por ofender a maior parte da população". O "Natal sem Jesus" é, para o jornal do Vaticano, um sinal de "hipocrisia e de medo". Os símbolos de Natal tão disfarçados já não dizem nada."

Natal.

"O Fórum Andaluz da Família concedeu o irónico "Prémio Herodes 2006" à directora de uma escola pública em Mijas (Málaga, Espanha), que retirou e colocou em sacos de lixo o presépio feito pelos alunos e com ajuda económica dos professores de Religião, alegando que "ofendia sensibilidades de não-cristãos (mais aqui)."
À atenção dos nossos “milhares” de defensores da laicidade. Damos um exemplo. Nas Amoreiras está um presépio enorme que ofende tudo e todos. Até os bichinhos que se encontram impedidos de rastejar pelo chão vilmente ocupado pelas estruturas do referido. Presumimos que só o muito trabalho que tem ocupado os dirigentes desses movimentos cívicos e construtivos tem impedido as suas habituais e justas reclamações. Vamos esperar por segunda-feira, dia de Natal para o país mas que não é feriado para esses activistas e, como tal, vamos poder contactá-los nos respectivos escritórios.

Criminalidade.

"Portugal é o país da União Europeia com mais presos em Espanha - 428, de acordo com dados de Outubro fornecidos pela Direcção-Geral espanhola das Instituições Penitenciárias (ler aqui)."
Uma das vantagens que a imigração trouxe a Portugal. Devido à forte concorrência, os criminosos portugueses tiveram de procurar outros teatros de acção e lá estão eles a dar cartas nos outros países.

Ceuta e Melilla.

"Ceuta e Melilla, duas cidades autónomas de Espanha, estão na mira dos terroristas da al-Qaeda. Num discurso transmitido pela cadeia de TV Al-Jazeera, al-Zawahri, o ‘número dois’ da rede terrorista de Osama bin Laden, afirmou que “Ceuta e melilla são territórios muçulmanos ocupados” e comparou-os com a Tchetchénia e a Palestina (mais aqui)."

Só resta a Zapatero fazer repetir a retirada do Iraque. Os amigos islâmicos pedem e ele, obediente, foge com o rabo entre as pernas. Afinal não foram eles que lhe entregaram o governo espanhol de mão beijada?

sábado, dezembro 23, 2006

Elevation

Os pareceres que parecem mal

"Com a proximidade da quadra natalícia, José Sócrates decidiu oferecer cinco pareceres ao Tribunal Constitucional sobre a Lei das Linanças Locais. É muita generosidade da sua parte - mas, neste caso, a prenda fica mal no sapatinho. Os senhores juízes já são grandes e duvido que ainda acreditem no Pai Natal: a acção de Sócrates pode ser inteiramente legal, mas, em termos políticos, é mais do que duvidosa. Um Governo decidir-se a fazer lobby junto do Tribunal Constitucional é desagradável, para dizer o mínimo, e se os ocupantes do Palácio Ratton estudaram devidamente os calhamaços de direito, como é suposto, certamente dispensam a assessoria jurídica do poder executivo.

É nestes pequenos detalhes - também poderíamos juntar aqui a foleiríssima negociata entre João Cravinho e Manuel Pinho para impedir o ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de ir ao Parlamento - que a face mais tenebrosa deste Governo se revela. Sócrates é um homem decidido, e isso ninguém lhe tira, mas começa a espumar pelo cantinho da boca no momento em que o contrariam. E como não pode dizer que nunca se engana e raramente tem dúvidas, porque pareceria mal, encomenda pareceres que o dizem por ele. Infelizmente, tal decisão não deve ter provocado grande alegria a Cavaco Silva, e sobretudo nesta época do ano convém manter Belém contente. O Presidente da República foi, até ao momento, o grande aliado do primeiro-ministro - para grande desconsolo do PSD, como é público - mas convém que Sócrates não abuse da sua sorte.

Tanto mais que existem todas as razões para suspeitar que ele terá mentido: disse que mandou para o Constitucional os pareceres nos quais o Governo se baseou para tomar a sua decisão, e afinal um assessor jura que a papelada só chegou no início da semana. Se assim foi, é uma pouca-vergonha, até por respeito aos dinheiros públicos. Os nossos impostos já pagam os salários dos juízes. Dispensem-nos de também pagar os pareceres dos especialistas
. "

João Miguel Tavares

E o desemprego continua a diminuir...

"No final de Janeiro próximo, a Yazaki Saltano de Ovar vai encerrar 500 postos de trabalho. A certeza é dada por Américo Rodrigues, do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC), que se reporta a uma garantia transmitida pelo director fabril e pela directora de recursos humanos da empresa, numa reunião que teve lugar na última quarta-feira, onde estiveram também presentes elementos da Inspecção-Geral do Trabalho" (mais aqui).

Voos da CIA

"Portugal quase nem é referido". "Parece que há vontade que o país seja visto como o mau da fita". "A dr.ª Ana Gomes, com as posições públicas que tem tomado, a levantar suspeitas infundadas, está bastante isolada na delegação. Toda a gente vê com preocupação e não subscreve as suas atitudes" (mais aqui).

Edite Estrela

Comunicação social.

As declarações que me foram atribuídas foram abusivamente truncadas e descontextualizadas. O que veio a público não é a transcrição exacta de nenhuma conversa telefónica por mim tida. Á parte disso, como já disse, as informações eram supervisionadas pelo dr. Souto Moura. Ainda assim, como foi tornado público pela comunicação social que noticiou o arquivamento do inquérito ao furto das cassetes, essas afirmações truncadas e descontextualizadas não violaram o segredo de justiça. “

Sara Pina à Visão

Conclusão do jornalista da Visão: "E se , afinal o procurador-geral da República tivesse, ele próprio violado o segredo de justiça”?

A revista Visão de hoje, consegue um feito notável: publicar uma entrevista com Sara Pina, a antiga responsável pelo Gabinete de Imprensa da PGR e apesar de a mesma dizer uma coisa, o jornalista que assina o artigo, põe-na a dizer outra. E a entrevista até vem publicada em separado! Mais na Grande Loja (ler aqui)
Razão tem Freitas do Amaral quando cita o "El País", o "Times" e o "New York Harald Tribune" como exemplos de jornalismo exemplar que se dedicam a problemas de fundo e não as politiquices do dia a dia. Jornalismo que não existe em Portugal.

sexta-feira, dezembro 22, 2006

22 de Dezembro de 1944.


German troops demand the surrender of 101st Airborne Division at Bastogne, Belgium. When General Anthony McAuliffe was awakened by a German invitation to surrender, he gave a reply that has been variously reported and was probably unprintable. There is no disagreement, however, as to what he wrote on the paper delivered to the Germans: "NUTS!" That reply had to be explained, both to the Germans and to non-American Allies.

More here.

Aos .... Globetrotter e Satanaz II (...Don't Give Up)



Dois amigos de longa data, dois portugueses em que tropeçei neste mundo online, que embora politicamente nos antípodas um do outro, eu admiro muito pela convicção e pela capacidade de luta, e que passam muito longe de Portugal, como sempre, o seu Natal, fora da Família.

Portugueses como muitos, por esse mundo fora, para quem a palavra DESISTIR nunca existirá.
Bem Hajam, Meus Amigos !
Daqui ... O Meu Abraço (Apertado)

Até amanhã e boa sorte!!!

Voos da CIA

«Há pessoas que estão a procurar lançar uma cortina de fumo», disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, numa reacção à nova lista sobre voos da CIA revelada pela revista Visão. Questionado sobre esta nova lista, Luís Amado considerou que as declarações de Ana Gomes «extravasam completamente o ambiente de boa-fé» com que o Governo português está neste caso. «Estamos de boa-fé, mas há quem não esteja», afirmou."
Pensávamos nós de que os deputados do Parlamento Europeu têm a obrigação de zelar pelos povos que representam no sítio onde as leis fundamentais são geradas e os interesses de cada país discutidos dado que o seu voto deles condiciona a vida diária, política e económica. Pior ainda quando estão de má fé contra o próprio país… E depois há uma questão importante. Será que esses voos levavam prisioneiros ou eram meros voos logísticos? Neste caso é crime?


Pilotos.

"A greve de zelo dos pilotos da aviação civil iniciada esta quarta-feira, em protesto contra o anteprojecto do Governo, em discussão pública, para o aumento da idade da reforma de 60 para 65 anos, provocou o cancelamento de apenas um voo da TAP, entre Lisboa e Barcelona, entre as 50 partidas previstas para a manhã."
Consta que Mário Lino disse aos pilotos que aceitava a reforma aos 60 anos desde que sem a respectiva renovação da licença de voo…

Ainda o Papa.

"O Papa Bento XVI disse hoje, no Vaticano, que o mundo muçulmano deve aceitar os direitos humanos e a liberdade religiosa, tal como a Igreja Católica foi pressionada a fazer no passado. "O mundo muçulmano encontra-se hoje perante uma missão particularmente urgente, muito semelhante à que foi imposta aos cristãos a partir da época do Iluminismo", sublinhou o Sumo Pontífice no seu discurso de final de ano perante a cúria, que reúne todas as administrações do Vaticano.Perante este desafio, os crentes "devem opor-se a uma ditadura da razão positivista que excluiu Deus da vida pública", acolhendo "as verdades conquistadas pelo Iluminismo que são os direitos humanos, nomeadamente a liberdade de fé e o seu exercício", continuou o Papa, considerando que estes valores "são os elementos essenciais para uma religião autêntica" (mais aqui)."
O Papa anda a brincar com o fogo. Efectivamente há verdades que não devem ser ditas. Mais um ou dois meses para tradução da mensagem e a Rua Árabe vai movimentar-se.

Notícias fresquinhas.

"Os opositores políticos do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad venceram as eleições autárquicas iranianas, realizadas na passada semana, anunciou esta quinta-feira o Ministério do Interior."
Esses regimes amigos dos politicamente correctos são fascinantes. Demoraram uma semana a dar a notícia. Se fosse sobre o holocausto era divulgada mais rapidamente…

The Bard's Song

Certidões.

"Onze meses após terem sido extraídas as certidões que o procurador adjunto Carlos Teixeira remeteu para o Departamento de Investigação e de Acção Penal de Lisboa, ainda não tinham começado as investigações. O magistrado a quem o expediente foi distribuído entendeu que a competência dos inquéritos era de Gondomar, mas Carlos Teixeira também os rejeitou. E ninguém sabe onde as certidões estão actualmente, presumindo-se que em trânsito entre Gondomar e Lisboa (mais aqui)."
Entende-se agora a razão porque Sócrates quer construir o TGV. Quanto à notícia, trata-se de material ardente e, como tal, queima as mãos…

Alvo: Amaro.

"O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, é acusado de ter sobrevoado ilegalmente, no Falcon da Força Aérea Portuguesa, o espaço aéreo do Líbano, aquando da sua visita, em Novembro, a Beirute (mais aqui)."
Seria mais um voo da CIA? Parece que Amaro tornou-se um alvo.

Fugas.

"Sara Pina, a ex-assessora de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR), colocou José Souto de Moura sob suspeita de ter contribuído para casos de violação de segredo de justiça durante o processo Casa Pia. Em entrevista à revista Visão, disse que era o ex-procurador-geral da República quem lhe fornecia, verbalmente ou através de manuscritos, as informações que deveria transmitir aos jornalistas. O que contrariou as declarações proferidas por Souto Moura, quando rebentou o escândalo das cassetes alegadamente furtadas a um jornalista do "Correio da Manhã" que gravava conversas ao telefone com fontes (ler aqui)."
Mais uma situação que carece de investigação e correspondente castigo.

Sem abrigo.

"Um homem, com cerca de 30 anos, provocou ontem o caos no trânsito da Ponte 25 de Abril, em Lisboa. Por volta das 13h00 estacionou o carro no tabuleiro e, fazendo-se acompanhar de um cartaz onde se lia ‘Sem amor, sem abrigo’, amarrou-se à estrutura da ponte com cordas, mantendo-se suspenso durante cinco horas ."
Estacionou o carro e intitulou-se “sem abrigo”. Seria um descapotável?

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Feliz Natal para todos.



E muitas prendinhas...

Lapsos de memória.

"O futebolista João Pinto, actualmente ao serviço do Sp. Braga, que representou o Sporting entre 2000 e 2004, assinou dois contratos com o clube de Alvalade. Contacto pelo ‘Público’, o Sporting confirmou que o aditamento ao contrato foi efectivamente feito, mas que acabou por ser revogado por João Pinto, que pediu que o pagamento se fizesse pela Goodstone, justificando que teria cedido os seus direitos de imagem àquela sociedade (mais aqui)."
Parece que o acordo assinado na madrugada do dia 2 de Julho de 2000, numa bomba de gasolina, em Cascais (ler aqui) causou alguns lapsos de memória a alguns dos envolvidos. Veiga esqueceu-se que tinha sido o empresário (ler aqui) e Soares Franco que tinha havido dois contratos (ler aqui e aqui).

Working Class Hero


As soon as your born they make you feel small,
By giving you no time instead of it all,
Till the pain is so big you feel nothing at all,
A working class hero is something to be,
A working class hero is something to be.

They hurt you at home and they hit you at school,
They hate you if you're clever and they despise a fool,
Till you're so fucking crazy you can't follow their rules,
A working class hero is something to be,
A working class hero is something to be.

When they've tortured and scared you for twenty odd years,
Then they expect you to pick a career,
When you can't really function you're so full of fear,
A working class hero is something to be,
A working class hero is something to be.

Keep you doped with religion and sex and TV,
And you think you're so clever and classless and free,
But you're still fucking peasents as far as I can see,
A working class hero is something to be,
A working class hero is something to be.

There's room at the top they are telling you still,
But first you must learn how to smile as you kill,
If you want to be like the folks on the hill,
A working class hero is something to be.
A working class hero is something to be.

If you want to be a hero well just follow me,
If you want to be a hero well just follow me.

Pareceres.

«Segundo o primeiro-ministro, o objectivo do envio dos pareceres foi o de "fornecer ao tribunal toda a informação na qual o Governo se baseou na elaboração da lei".» (link)

«O Governo solicitou os cinco pareceres enviados ontem ao Tribunal Constitucional (TC) já depois de ter pronta a proposta de lei de finanças locais. A iniciativa do Executivo aconteceu, assim, depois das dúvidas levantadas sobre a constitucionalidade das suas propostas.

Foi o assessor do ministro da Administração Interna - que tutela a área em causa - que confirmou ao PÚBLICO que os pareceres chegaram esta semana às mãos do Governo. "Foram entregues na segunda-feira", disse Duarte Moral
.» (link)

Nota: acho ridículo que se proteste pelo governo enviar pareceres e documentação em defesa da sua posição ao TC. Parece-me algo perfeitamente normal. Já não acho normal o PM mentir. "

Blasfémias

Advertising Space


Divulgue o seu blog!