segunda-feira, abril 30, 2007

A criminalidade continua a diminuir...

"Bomba assaltada duas vezes em duas semanas (mais aqui)".
Se assim não fosse, essa bomba teria sido assaltada três vezes em duas semanas.

Etiquetas: ,

Enfim.

"O Exército britânico enviou forças especiais para o Iraque com o objectivo de proteger o príncipe Harry, indicou ontem o semanário Observer, numa altura em que aumenta a polémica sobre a ida do neto de Isabel II para aquele teatro de operações (mais aqui). "
Se há coisas que não fazem sentido …

Etiquetas:

Liberdades.

"O secretário-geral do PCP exigiu, ontem, do Estado medidas contra os movimentos de Extrema-Direita, que disse desafiarem a Constituição, e criticou a concepção de democracia apresentada pelo presidente da República no seu discurso do 25 de Abril (mais aqui)."
Como diz António Costa, “A superioridade dos amantes da liberdade e dos democratas é sujeitarem a extrema-direita, que é inimiga da liberdade, a ter de beneficiar dela”. Também aplicável à extrema-esquerda claro.

Etiquetas: ,

O habitual.

"As horas que antecederam o dérbi ficaram marcadas por distúrbios entre adeptos do Benfica e a PSP. Foram arremessadas garrafas de cerveja e pedras, que feriram um oficial e um agente, levando-os ao hospital. Um sofreu um corte num pé, outro sangrava da face (mais aqui)."

Os artistas são sempre os mesmos tal como os “culpados”. Uns jogos à porta fechada e acalmavam.

Etiquetas:

domingo, abril 29, 2007

Dia Mundial da Dança - Bailarinos protestam contra o estatuto do artista

Lago dos Cisnes
Ana Lacerda (CNB)
Carlos Acosta (Cuba)
(bailarino convidado do Royal Ballet de Londres)
Os bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB) vão manifestar, no próximo domingo, antes da IV Gala Internacional que realizam no Teatro Camões, em Lisboa, pelo Dia Mundial da Dança, o seu protesto em relação à forma como tem sido conduzido o processo de elaboração do Estatuto do Artista.

"Há mais de 15 anos que este Estatuto está para ser consagrado e as perspectivas que agora nos dão sobre o seu enquadramento legal remetem-nos para uma situação quase precária", considera um dos elementos da CNB que tem acompanhado este processo.

Sonho.

"Os imigrantes oriundos de países exteriores à União Europeia correm mais o risco de ser pobres do que a sociedade maioritária em que vivem, segundo um estudo que comparou a realidade de 14 países, entre os quais Portugal (mais aqui)."
Deve ser este o sonho que a “Orquestra Vermelha” defende para os imigrantes.

Etiquetas:

ORAÇÃO ATEIA A GIOVANNI

Oh insigne
benfeitor da
Humanidade, sustento dos devassos, dos biltres, dos pedófilos.
e da Marrequinha do Monsanto, consolo dos
camionistas, dos Barrosistas e dos agarrados ao pó.
a Ti recorremos nas nossas necessidades, pois já não há Casal Ventoso.
É grande o Teu mérito junto do Boss.
forte o desejo de espalhar o vício,
de libertar todas as devassidões públicas e privadas,
mas particularmente suplica
ao Boss a cremação do Bibi,
e de todas as suas e nossas culpas,
faz com que nós nos libertemos do PROS e do PARS,
dos KL.s
e mergulhemos na esbórnia, na putice e na potassa
que vivamos na observancia da Lei da Sem Vergonha
e assim mereçamos a felicidade de gozar
sem limites e todos juntos,
mas sem a Menelinha das Finanças,
sem os Pastorinhos da Cova,
sem a Madre Teresa, sem a Santa Teresa de Àvila.
sem a Irmã Gaspara do Santo Socorro ,
do nosso Raminhos, do Van Dog, e por favôr, do Trapizomba também não!!!
O Senhor seja louvado
Assim seja

Won't get fooled again

Ilusionismo?

"O primeiro-ministro manifestou-se, ontem, "satisfeito" por ter "conseguido o que pretendia" o reconhecimento pelo Tribunal de Contas de que nomeou 53 pessoas para o seu gabinete e não 148, conforme o relatório publicado a 30 de Março. O TC disponibilizou na Internet a deliberação sobre os requerimentos enviados por José Sócrates e pelo secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (PCM). Porém, nas oito páginas do documento, não reconhece qualquer erro ou corrige o relatório. Antes pelo contrário: responsabiliza a PCM, "enquanto autora da prova documental", por erros que se possam vir a confirmar e concluiu não poder "validar"os requerimentos "sem a realização de uma nova auditoria". Ora, alega o TC, onde a PCM "não distinguiu, fez precisões ou deu explicações não podia o Tribunal distinguir, precisar ou explicar". O Tribunal não aceitou que o Governo tenha corrigido apenas os dados referentes às suas nomeações e "omitido" as mesmas especificações para os anteriores governos (mais aqui)."

Um governo cheio de truques não há duvidas.

Fati.


Estávamos nós a gozar o nosso estatuto de cidadão normal, algures, numa estação de metro, quando nos cruzámos pela vez com a Fati. Subíamos na escada rolante e ela descia (coisas da vida).Reparámos que algo chamava a atenção, não só de todos os homens, bem como de algumas mulheres. Escravos da nossa curiosidade, virámos os olhos para a dita figura. Uma súbita paralisia invadiu-nos. Os olhos tentavam, em vão, transpor as lentes dos nossos óculos de sol de marca, comprados num dia de felicidade, a bom preço na F.I.C. (nota do autores preocupados com o possível desconhecimento dos leitores: para os mais incultos, Feira Internacional de Carcavelos).

Percebemos logo que estávamos loucos por ela. Por mais que tentássemos, a boca não mexia e teimava em manter-se aberta de par em par, expondo uma das melhores dentaduras do mundo (nota dos autores preocupados em que se saiba da boa qualidade dos seus adereços físicos: gaba-te cesto), bem como uma enorme gruta (a nossa linda boca, claro), por onde uma corrente contínua de saliva escorria e modificava a cor da nossa camisa, também de marca, embora desconhecida para a grande maioria da população. Aproveitamos para informar os interessados que ela (camisa) foi comprada na G.F.I.R (para os mesmos de à bocado e eventualmente, para mais alguns que apareçam, Grande Feira Internacional do Relógio – para mais explicações sobre localização, etc, etc, contactar Artur Albaran ou Nuno Rogeiro).

Só o fim da escada rolante e o contacto (íntimo demais para o nosso gosto) com o chão, nos trouxeram de volta ao nosso estado normal (nota dos autores preocupados com uma mancha negra no dito sítio que nunca mais desaparece: não foi bem o normal, visto que a dor de queixo continuou durante algum tempo e, os dois dentes não puderam ser colocados e colados no seu sítio original).Atenção, que de vez em quando, conseguimos andar de boca fechada e sem nos babarmos. Sim, são poucas mas existem. Além disso, a culpa não é nossa. Já viram as flores que se cruzam connosco?
Como bons cães de caça que somos, partimos no encalço daquele magnífico/ maravilhoso/ soberbo / grandioso / óptimo / excelente / pomposo / garboso / surpreendente / eloquente / convincente / salivante (obrigado Avlis ) monumento à beleza feminina.

Escusado é dizer, que não demos nada nas vistas. Nem ela, nem 500 foleirões invejosos deram por nada. Era ver essa corja rir. É gente que não compreende o amor. Bom. Atalhando. Algo lhe chamou a sua atenção. O que terá sido? Os olhos fora das orbitas, o sorriso pepsodente ou a saliva que teimava em continuar a pingar, enchendo de poças o chão fora. Falou-me, envolta no mais belo sorriso que estes lindos olhos (os nossos, claro) jamais viram. Convidou-nos para lanchar. Ainda pensámos duas vezes antes de aceitar (nota do autor preocupado em dizer a verdade mentira, mas fica melhor escrito assim, afinal, temos de preservar a nossa imagem).

Estávamos nós a lanchar algures (nota do autores armados em parvos: não dizemos, senão arriscamos a ter dúzias de mirones a inundar aquele chão maravilhoso com saliva), quando ela nos tocou, suavemente, com a sua mão na nossa. Sentimos um choque que nos pôs tudo de pé (nota dos autores preocupados com o que possam pensar e desconfiado de certos leitores, com a sua intelectualidade virada para zonas mais obscuras: bom, quase tudo, seus pensadores embebidos de imoralidades depravadas), especialmente o nosso cabelo. Íamos jurar que a gravata também ficou de pé, mas é melhor não abusar.

Começou a elogiar-nos. Disse que tínhamos uns olhos bonitos (nota dos autores preocupado com a inveja alheia: é pura verdade, tenho espelho em casa, pensam o quê?), boca sensual (hem hem, e saborosa, garantimos, c´os diabos), uma voz melodiosa ( ouviste Bigre?) e um corpinho musculado fab… (nota dos autores preocupados em pôr termo ao caminho que a conversa está a tomar: ops, isto não é para contar. Mas que é verdade é, e muita mesmo, c´os diabos). Depois de perdermos algumas horas a correr atrás do nosso ego, que extasiado, pulava pela sala fora, partimos em direcção à sua casa (nota dos autores chateados com as más línguas que circulam por aí e o deitam abaixo: hem hem, connosco é tiro e queda, pensam o quê, seus mafiosos invejosos de bolso?)

Entrámos em sua casa, imbuídos no mais puro dos sentimentos, conforme o que de melhor se pode aprender em 2 certos canais da TV cabo, nas suas emissões de fim-de-semana (agora miseravelmente codificados).Melhor dizendo. Imbuído num profundo espírito científico de procura de novos conhecimentos para fins culinários.

Sentámo-nos no sofá, enquanto ela foi algures (“dejá vu” esta parte, não acham?).
Voltou com um indivíduo vestido de padre (nota do autor pensando que do mal o menos: bom, ao contrário da história da Nita, não era o Avlis).
Apresentou-nos ao Sr Padre Vicente (Nota dos autores a pensarem que o nome é irrelevante para a desgraça de rumo que a história está a tomar velozmente: ou outro nome que queiram). Então ela disse-nos que era freira... (FRRRREEEEIIIRRAAAAAAAAAAAAAAAA, BBUUUUÁÁÁÁ).

E que precisavam de uma pessoa para fazer parte do coro aos Domingos e que eu era o mais indicado (nós, c´os diabos, porquê nós?). Aí, tudo o que eventualmente tinha sobrevivido aos choques sucessivos sofridos, e se encontrava ainda de pé (nota dos autores que já desistiram de tentar manter o nível nesta história com fim horrível, alheio à suas vontade: vá, sua malandragem, pensem o que quiserem, que noía), caiu bruscamente no chão, arrastando consigo na queda, as respectivas partes acessórias (nota dos autores já de partida para outra: vá, continuem a pensar no que quiserem, com este fim de treta, tanto nos faz).

Declinámos o convite, amavelmente, invocando as nossas diminutas capacidades vocais (nota dos autores que não vão deixar passar esta assim sem mais nem menos: hem hem, mentira, hem hem) e indicámos a única pessoa capaz de brilhar no tal coro. O grande Bigre (nota dos autores para quem, um amigo é um amigo: já não podes dizer mal de nós).

E assim acabou a história de Fati, que quase mudou radicalmente a nossa maneira de viver.

Para mais informações sobre fundamentalismo, consultar a obra do Peixe Ensaboado “ Fugindo a 7 barbatanas” e para uma recuperação rápida, consultar a obra de Fermat “Comida e Sevilhanas a preços módicos” , perdão, “comida a preços módicos e Sevilhanas de sonho à sua mesa”.

Droga. Não acerto. “Comida a preços módicos à sua mesa e Sevilhanas de sonho a acompanhar”.

CHEGA. Não mudo mais. Se querem pensar como deve ser, pensem em Sevilhanas de estalo, a dançarem, VESTIDAS, em cima do palco, enquanto vocês comem, alarvemente, com a boca e com os olhos.

Fim desta história funesta para a nossa reputação, c´os diabos.

sábado, abril 28, 2007

28 de Abril de 1945


Mussolini e a sua amante, Clara Petacci são fuzilados em Dongo, Itália. Benito Amilcare Andrea Mussolini nasceu em Dovia di Predappio, na província de Forli, em 29 de julho de 1883, filho de um ferreiro. Começou a trabalhar como professor, mas logo seu interesse se voltou para a revolução. Em 1902 mudou-se para a Suíça, numa tentativa de escapar do serviço militar, mas suas atividades esquerdistas acabaram por causar sua expulsão do país. De volta à Itália, esteve em Trento, então sob o domínio austríaco, onde foi novamente preso e expulso. Nessa época, suas leituras filosóficas, especialmente as de Nietzsche, haviam firmado sua crença na violência como elemento fundamental para a transformação da sociedade.

Nomeado em 1910 secretário do Partido Socialista em Forli, Mussolini começou a editar o jornal La Lotta di Classe. Depois de liderar um movimento operário contra a guerra turco-italiana, foi condenado a cinco meses de prisão. No exercício despótico do cargo de primeiro-ministro, Mussolini reunificou a Itália, implantou reformas sociais e restaurou à força a ordem perturbada por greves e distúrbios. Perdeu-se, no entanto, pela ambição de construir um império por meio da guerra de conquista.


Seu prestígio aumentava e em 1911, Mussolini já era um dos principais dirigentes socialistas da Itália. No ano seguinte passou a editar o Avanti!, órgão oficial do Partido Socialista, cuja tiragem fez crescer muito. Em 1914, sustentou a neutralidade da Itália na primeira guerra mundial, de acordo com a linha do Partido Socialista. Aos poucos, porém, passou a defender a França e o Reino Unido e foi expulso do partido. Fundou então o jornal Il Popolo d'Itália, no qual continuou a defender a entrada da Itália na guerra, e organizou os Fasci d'Azione Rivoluzionaria (Grupos de Ação Revolucionária). Em abril de 1915 voltou a ser preso. Depois que a Itália declarou guerra à Áustria, Mussolini foi convocado. Ferido em 1917, voltou a editar seu jornal, cada vez mais violento no ataque aos socialistas. Em 1919 fundou os Fasci di Combattimento (Grupos de Combate), em Milão.

O novo movimento, de ideologia socialista e nacionalista, pregava a abolição do Senado, a instalação de uma nova constituinte e o controle das fábricas por operários e técnicos. Em 1920, um movimento operário no norte da Itália foi inicialmente apoiado por Mussolini, que chegou a propor uma frente comum contra os patrões e os trabalhadores de extrema-esquerda. Rejeitada a proposta e contornada a situação pelo governo liberal, Mussolini capitalizou a seu favor o pânico da burguesia em relação ao comunismo, e o movimento recebeu vultosas contribuições pecuniárias. Surgiram as Squadre d'Azione, milícias anticomunistas, vistas com bons olhos tanto por liberais como por democrata-cristãos, esta na época a maior força política da Itália.


Em 1921, Mussolini foi eleito para o Parlamento, e os Fasci di Combattimento passaram a chamar-se Partido Nacional Fascista. Depois de organizar em outubro de 1922 a marcha contra Roma, o Duce, como Mussolini era chamado, recebeu do rei Vítor Emanuel a incumbência de formar um novo governo, no qual predominavam, em princípio, liberais e democrata-cristãos. O Parlamento conferiu a Mussolini plenos poderes. Em 1923 foi criado o Grande Conselho Fascista e oficializadas as Squadre d'Azione, com o nome de Milizia Volontaria per la Sicurezza Nazionale.

Em 1925 instaurou-se a ditadura fascista. Todas as formas de oposição foram suprimidas; os candidatos a postos eletivos passaram a ser indicados pelas associações fascistas; as corporações profissionais, diretamente controladas pelo governo, substituíram os sindicatos; os códigos judiciários foram revistos; e a polícia ganhou plenos poderes. Em política externa, as aspirações de Mussolini foram limitadas na prática pelo reduzido poderio militar da Itália.


No mesmo ano a Albânia é convertida em protetorado italiano. Em 1934, apesar da aliança com o nazismo alemão, Mussolini envia duas divisões do Exército em apoio ao governo da Áustria, contra as pretensões anexionistas de Hitler. Em abril de 1935 faz um acordo com a França e o Reino Unido contra o expansionismo alemão, na Conferência de Stressa, e aceita a Paz de Locarno sobre a inviolabilidade das fronteiras. Mas invade a Abissínia (Etiópia), em outubro de 1935, tomando a capital, Adis-Abeba, em outubro do ano seguinte.

As sanções econômicas impostas pela Liga das Nações após a invasão levam a Itália a reaproximar-se da Alemanha. Em julho de 1936, de comum acordo com Hitler, Mussolini intervém na guerra civil espanhola a favor de Franco. Em novembro de 1937 a Itália adere ao Pacto Anticomintern, patrocinado pela Alemanha. Em abril de 1939 tropas italianas ocupam a Albânia e invadem os Bálcãs.


Durante a Segunda Guerra Mundial, sua aliança com Hitler, decidida no auge das conquistas militares alemãs, permitiu-lhe incorporar territórios da Iugoslávia. Derrotado na Grécia em 1940 e na África em 1941, teve sua liderança repudiada pelo Grande Conselho Fascista em 1943.

Destituído e preso, foi libertado pelos alemães e tentou manter-se no poder no norte da Itália, mas, já desmoralizado e isolado, foi preso por partigiani (guerrilheiros) italianos, ao tentar fugir para a Suíça. Julgado sumariamente, foi fuzilado com sua amante, Clara Petacci, em Dongo, Itália, em 28 de abril de 1945. Seus corpos foram pendurados de cabeça para baixo numa praça de Milão.

Mais aqui.

Comfortably Numb

sexta-feira, abril 27, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

Dualidade de critérios.

"A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um processo de averiguação sobre a actuação da PSP nos incidentes registados anteontem na baixa de Lisboa, que culminaram com a detenção de 11 manifestantes (mais aqui)."
Quando mete os meninos da extrema-esquerda a história é sempre outra Impressionante a dualidade de critérios neste reino do politicamente correcto.

Etiquetas: , ,

Túnel do Marquês.

1/ "A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) não tem dúvidas. O Túnel do Marquês, em Lisboa, não deve abrir ao trânsito amanhã, quarta-feira, como foi anunciado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carmona Rodrigues (mais aqui)."

2/ "A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACA-M), que promove com a DECO a campanha «Vamos acabar com os pontos negros nas estradas portuguesas», anunciou hoje problemas de segurança, de traçado e de sinalização no túnel do Marquês (mais aqui). "
“Pequenas” dúvidas:

1/ Tiveram tanto tempo para se prenunciar (Um mandato autárquico e mais de um ano do segundo), porque o fazem só agora?

2/ Porque é que a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais aponta falhas na segurança e falta de planos de emergência, alegando que não foram cumpridas “regras de segurança vitais para a abertura” daquela infra-estrutura (ler aqui) e o comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa afirmou “Estão reunidas as condições, em termos de perigosidade e probabilidade de acidente grave para que o túnel abra” dando assim o seu aval (mais aqui) que foi essencial para que a abertura do túnel do Marquês não fosse adiada?

Por mais que tentem desmentir parece ser óbvio que estamos perante uma “cabala” política contra o túnel. Cabala que só existe por ser o túnel de Santana Lopes. Uma coisa é certa. Vai reduzir a emissão de 800 toneladas de dióxido de carbono num período de 10 anos e vai facilitar a vida diariamente a 50 mil automobilistas. É pouco?

Etiquetas: ,

Política animada.

«Nós mantemos a posição que tivemos desde que o PSD deixou de ter a maioria e condições de governabilidade na câmara. Deve haver eleições intercalares. Não tomámos esta posição por causa da condição de Carmona Rodrigues. Ser ou vir a ser constituído arguido não é questão que decida a vida da câmara»

Francisco Louçã (mais aqui)
Francisco Louça, depois de advogar a queda da Câmara de Lisboa enquanto defendeu o contrário para Salvaterra, mudou o bico ao prego e vem agora defender eleições intercalares por razões políticas e não por Carmona ser arguido. São estas coerências que alegram a vida política nacional e que Cavaco não soube explicar aos jovens quando lhes pediu para não resignarem no seu discurso do 25 de Abril. Até que para mais o Bloco é uma espécie de partido da moda…

Etiquetas:

Curiosidades.

"O poder de compra dos portugueses subiu sete por cento, desde a entrada do euro nos mercados financeiros, em 1999, e até ao final de Fevereiro último, permitindo às pessoas comprar produtos a um preço inferior nos países com quem Portugal mantém maiores trocas comerciais. A conclusão é do Banco Central Europeu (BCE) que mede as variações de preços de um país face aos preços nos países com que Portugal tem mais transações comerciais, depois de descontada a inflação portuguesa."
Curiosamente Portugal é citado entre os economistas como exemplo de comportamento a evitar aquando da adesão à moeda única:

1/ "O olhar atento de duas recentes publicações internacionais sobre Portugal veio chamar-nos à realidade, perturbando a euforia de decimais onde o País parece ter embarcado recentemente. De um lado, a prestigiada revista The Economist, chamando-nos de ‘new sick man of Europe’, veio recordar-nos que Portugal continua a apresentar o mais baixo crescimento, não só da União Europeia, mas de toda a Europa (!) e que em sete anos o nosso PIB per capita perdeu 10 pontos percentuais face à média da UE a 25. "

2/ "A outra publicação é um artigo económico da colecção de estudos da Comissão Europeia, sobre a fiabilidade da informação estatística relativa às finanças públicas, enviada à Comissão Europeia para controlo das obrigações do Pacto de Estabilidade. Traduzida sem eufemismos, a conclusão do estudo é que Portugal e a Itália são os maiores aldrabões das contas públicas (a Grécia nem foi incluída nas comparações por apresentar uma confusão ainda maior)."

3/ "Embora independentes na sua origem, e aparentemente no seu âmbito, os dois estudos acabam por estar relacionados. De facto, uma das razões por que nos encontramos na situação referida pelo The Economist é precisamente porque passámos demasiado tempo a iludir, agravando, um problema – o descontrolo das finanças públicas – em vez de o resolver. Desorçamentações, engenharias financeiras e outros malabarismos, de tudo se usou para esconder por tempo demasiado o referido descontrolo, esquecendo-se que, no fim, não eram os outros – as autoridades comunitárias – que enganávamos, mas éramos nós próprios, com as consequências que temos vindo a pagar.

Muito provavelmente muita dessa confusão teria sido poupada se em Portugal existisse uma cultura de valorização e respeito pelas estatísticas, cujo primeiro passo consiste em reconhecer que devem ser produzidas por entidades independentes de quem tem interesse nos seus resultados. Na verdade, se for o Governo – seja qual for o Governo – a produzir as suas próprias estatísticas, ou a controlar quem as produz, é óbvio que será sempre tentado a afagar os resultados que se apresentem inconvenientes aos seus desígnios políticos
."

Mais aqui.

Etiquetas: ,

The Glass Prison

Nada de novo.

"As forças de segurança envolvidas no programa Escola Segura levaram a cabo 628 detenções, só nos primeiros dois meses deste ano lectivo, Outubro e Novembro, junto de estabelecimentos de ensino de todo o País. No entanto, insiste Ascenso Simões, de Estado da Administração Interna, estes dados "não significam" que a insegurança e a violência tenham aumentado nas escolas. A diferença, esclarece, é que "os incidentes passaram a ser conhecidos" enquanto antes "não era possível saber o que se passava", justifica (mais aqui)."
É uma qualidade inegável deste governo. Nada aumenta. Nem mesmo os impostos cobrados.

Etiquetas: ,

Mais do mesmo.

"Um dia antes dos confrontos do 25 de Abril entre a polícia e anarco-libertários no Chiado, em Lisboa, já as autoridades sabiam que os manifestantes pretendiam atacar a sede do Partido Nacional Renovador (PNR) e destruir o cartaz contra a imigração colocado no Marquês de Pombal. Esta é a justificação para o aparato policial que rodeou aquela que se pretendia ser uma concentração pacífica, mas que viria a acabar em conflitos com as forças de segurança. Resultado: cinco polícias e dois manifestantes feridos, onze pessoas detidas e diverso material de agressão apreendido.

Também José Falcão, do SOS Racismo, acusa as autoridades de provocação e faz questão de alertar para a diferença de tratamento em relação a uma manifestação pacifista como a de há dois dias e a de há um ano que juntou a extrema-direita
(mais aqui). "

Será sempre um exercício intelectual bastante interessante justificar a pacificidade desta manifestação. Especialmente quando participantes armados com cocktail Molotov e de cara tapada pretendiam atacar a sede do Partido Nacional Renovador (PNR) e destruir o cartaz contra a imigração colocado no Marquês de Pombal. Impossível não será, visto que em tempos se conseguiu branquear o arrastão de Carcavelos.

Quanto ao Sr. Falcão, é bom de verificar que ele continua na mesma. Também seria curioso ele explicar porque é que seis dos indivíduos que foram detidos na sequência dos confrontos já estavam referenciados pela prática de furtos e agressões, e anteontem ao descerem a zona do Chiado lançaram várias bolas de tinta contra os estabelecimentos comerciais. Ele devia pagar o prejuízo (entre outros) de mais de três mil euros que fizeram na Gardénia (ler aqui).

Felizmente ainda há quem o leve a sério. Bom para ele e para este país a caminho do Século XXI.

Etiquetas: , ,

Tácticas de “combate”.

"Marques Mendes e José Sócrates trocaram acusações, esta manhã, no debate mensal do primeiro-ministro no Parlamento, na sequência da acusação do PSD de que o Governo tem um projecto de controlo dos media. O tema foi introduzido no debate pelo próprio primeiro-ministro, que assinalou a sua estranheza e curiosidade pelo líder do PSD não ter levantado a questão no debate (mais aqui)."
Marques Mendes que se cuide. Sócrates brilha ao empurrar o “inimigo” para um terreno por ele bem preparado e, por conseguindo, bem “minado”.

Europa em movimento.

"A school in Amsterdam has halted lessons on rural life because the Islamic children refused to talk about pigs. Reporting this, Alderman Lodewijk Asscher said he wants to take "tough measures." Subsidies for all kinds of dubious groups must stop and parents of unruly children penalised financially. Asscher told newspaper De Volkskrant: "A primary school in Amsterdam-Noord has decided no longer to teach about living on a farm. Various pupils began to demolish the classroom when the pig came up for discussion. Apparently it has gone that far. These children, 9, 10 years old, have not been given even the most elementary rules at home about why they must go to school (mais aqui)."

quinta-feira, abril 26, 2007

26 de abril de 1937

Era uma 2ª feira, dia de feira-livre na pequena cidade da Biscaia. Das redondezas chegavam as suas estreitas ruas os camponeses do vale de Guernica, no país dos bascos, trazendo seus produtos para o grande encontro semanal. A praça ainda estava bem movimentada quando, antes das cinco da tarde, os sinos começaram os seus badalos. Tratava-se de mais uma incursão aérea. Até aquele dia fatídico - 26 de abril de 1937 - Guernica só havia visto os aviões nazistas da Legião Condor passarem sobre ela em direção a alvos mais importantes, situados mais além, em Bilbao. Mas aquela 2ª feira foi diferente. A primeira leva de Heinkels-11 despejou sua bombas sobre a cidadezinha precisamente às 16:45 horas. Durante as 2 horas e 45 minutos seguintes os moradores viram o inferno desabar sobre eles. Estonteados e desesperados saíram para aos arredores do lugarejo onde mortíferas rajadas de metralhadora disparada pelos caças os mataram aos magotes. No fim da jornada contaram-se 1.654 mortos e 889 feridos, numa população não superior a 7 mil habitantes. Quase 40% haviam sido mortos ou atingidos. A repercussão negativa foi tão grande que os nacionalistas espanhóis trataram logo de atribuí-la aos "vermelhos".


Hitler apóia Franco

Na realidade a tragédia começou oito meses antes, na noite de 25 de julho de 1936, quando, entre um acorde e outro de uma ópera wagneriana, Hitler decidiu-se a apoiar Franco. Na semana anterior o general espanhol havia sublevado o exército contra o governo republicano-esquerdista da Frente Popular. O Führer estava em Bayreuth para prestigiar o tradicional festival musical quando recebeu uma carta do caudilho. A solicitação era modesta. Tratava-se de saber se o governo nazista contribuiria com uma dezena de aviões de transporte e algumas armas. Hitler não hesitou. A vitória comunista na Espanha provocaria, por estímulo, a "bolchevização" da França, e seu regime ver-se-ia sitiado por ela e pela URSS de Estaline.

A legião Condor.

Em pouco mais de três meses depois chegava à Sevilha, a Legião Condor. Comandada pelo General Sperrle, ela compunha-se de 4 esquadrões de bombardeios e outros 4 de combate, além de unidades antiaéreas, antitanques e de panzers, num total de 6.500 homens. O acordo com os nacionalistas espanhóis concebia uma grande autonomia das forças nazistas que subordinavam-se apenas ao Jefe del Alzamiento, isto é ao próprio Franco. Madri, ainda em mãos dos republicanos esquerdistas, estava, desde o princípio do levante de 18 de julho, submetida a bombardeios aéreos irregulares. Os estrategistas da Luftwaffe de Goering, recém chegados à área do conflito, estavam excitados em aplicar, de forma maciça, uma tática da terra arrasada. Qual seria o efeito dos bombardeios concentrado? Levas de esquadrilhas conduziriam tipos de bombas diferentes - das de fragmentação às incendiarias -, que seriam lançadas em formações compactas, ininterruptamente, sobre um alvo qualquer a ser designado.


A escolha de Guernica.

A escolha da pequena Guernica deveu-se a vários motivos. A cidade era um alvo fácil, sem proteção antiaérea, além de não ter uma população numerosa. Além disso abrigava um velho carvalho (Guernikako arbola) embaixo do qual os monarcas espanhóis ou seus legados, desde os tempos medievais, juravam respeitar as leis e costumes dos bascos, bem como as decisões da batzarraks (o conselho basco). Como o levante de Franco foi também contra a autonomia regional, a destruição de Guernica serviria como uma lição a todos os que imaginavam uma Espanha federalista ou descentralizada. Assim, quando a notícia da dizimação provocada pelo bombardeamento "científico" chegou aos jornais provocou um frêmito de horror em todos os cantos do mundo. Quase todos os habitantes de cidades, em qualquer lugar do planeta, sentiram instintivamente que estavam sendo apresentados a um outro tipo de guerra, à guerra total, e que, doravante, por vezes, seria mais seguro estar-se numa trincheira no fronte, do que vivendo numa grande capital.


A Guernica de Picasso

Estéticamente quem melhor captou esse sentimento foi Pablo Picasso. Vivendo em Paris desde o início do século, já era uma celebridade quando o Governo da Frente Popular o procurou para que fizesse algumas telas para arrecadar fundos para a República. A violência e a indignação que causou o bombardeio fez com que ele se concentrasse por 5 meses numa grande tela, quase um mural (350,5 x 782,3). Sua primeira aparição deu-se numa Exposição Internacional sobre a Vida Moderna em Paris, no dia 4 de junho de 1937. O público virou-lhe as costas.

Não era algo belo de ser visto. Picasso, para retratar o clima sombrio que envolvia o desastre, utilizou-se da cor negra, do cinza e do branco. Como nunca a máxima de Giulio Argan segundo a qual a "arte não é efusão lírica, é problema" tenha sido tão explicitada, como na composição de Picasso. O painel encontra-se dominado no alto pela luz de um olho-lâmpada - símbolo da mortífera tecnologia - seguida de duas figuras de animais. No centro um cavalo apavorado, em disparada, representa as forças irracionais da destruição. A direita dele, impassível, um perfil picassiano de um touro imóvel. Talvez seja símbolo da Espanha em guerra civil, impotente perante a destruição que a envolvia. Logo a baixo do touro, encontramos uma mãe com o filho morto no colo. Ela clama aos céus por uma intervenção. Trata-se da moderna pietá de Picasso. Uma figura masculina, geometricamente esquartejada, domina as partes inferiores. A direita, uma mulher, com seios expostos e grávida, voltada para a luz, implora pela vida, enquanto outra, incinerada, ergue inutilmente os braços para o vazio, enquanto uma casa arde em chamas. Naquele caos a tecnologia aparece esmagando a vida.

Uma obra-prima do século XX

Foi uma das grandes premonições histórico-estéticas do século. Dois anos depois teria o início o martírio das populações de Varsóvia, de Londres, de Berlim, de Hamburgo, de Leningrado, de Dresden, de Hiroxima e de Nagasaki, que padeceriam, devido aos bombardeamentos em massa, dos mesmos tormentos das imagens dilaceradas do quadro de Picasso. Exatamente por não ter nenhum signo específico de agressão, nenhuma suástica ou distintivo franquista ou falangista, a composição transcendeu os acontecimentos da infausta Guerra Civil espanhola, tornando-se um manifesto estético dos horrores provocados por uma tecnologia a serviço da desumanização. Picasso pintou a obra-prima do século, onde se misturam as contradições da nossa época: progresso e violência, catástrofe e prosperidade.

Fonte.

26 de Abril de 1933.


É criada a Gestapo. A Gestapo, ou a polícia secreta, era a garantia do completo domínio da população pelo Partido Nazista. Só ela, contava 500.000 homens, pelo menos; e tinha preparado, até os mínimos detalhes, todas as defesas contra uma possível revolução interna. Ninhos de metralhadora disfarçados em pavilhões de pedra, ou de abrigos contra bombardeio destinados ao pessoal, foram instalados nas estações de estrada de ferro e nas encruzilhadas de tráfego das grandes cidades. Soldados das Tropas de Assalto (SS), armados com fuzis automáticos, ocupavam as casas de esquina com importância estratégica.

A Gestapo, na sua incessante caça aos inimigos do partido, empregava processos que deixavam a perder de vista os métodos inquisitoriais da Idade Média. Mantinham uma atmosfera de terror. Só se faziam prisões a altas horas da madrugada; os homens encarregados da captura, propositadamente taciturnos e carrancudos, não ofereciam qualquer explicação aos presos nem às famílias, e a uns e outros se procurava dar a impressão de que o destino imediato do sinistro cortejo --- era a forca.

Naqueles casos em que o terror só por si mostrava ser ineficaz, a Gestapo não hesitava em incitar e provocar à rebelião. Quando os chefes da polícia alemã ouviam dizer que andavam rumores de rebelião em qualquer lugar do país, era freqüente mandarem logo um agitador para organizar uma conspiração. E, uma vez descoberta convenientemente a revolta, lá vinha a Gestapo de surpresa para prender os ingênuos que se deixaram levar no engodo dos provocadores.

Até amanhã e boa sorte!!

Simpático.

"A razão de estar aqui hoje é principalmente para dizer aos cidadãos para andarem muito devagar, numa descida muito perigosa”, disse Sá Fernandes aos jornalistas, durante a inauguração do túnel do Marquês."
Tendo sido o único vereador de um partido de esquerda a comparecer na inauguração, foi muito simpático da parte dele. Especialmente porque apareceu só para aconselhar os cidadãos.

Os blogs da Sábado

"Na revista Sábado de hoje, um repórter de nome Jaime Martins Alberto, ( que só pode ser jovem e por isso não pensa duas vezes), escreve sobre "blogues" e o seu poder!

Cita o fatal Abrupo, o equívoco Bloguítica e um oficioso A Nossa opinião, de um António Costa avisado e com algum tempo. Depois, cita o Do Portugal Profundo, como "um sítio pouco visitado até o jornal Público ter decidido investigar as acusações que lá estão". Poderia perguntar-se já: "acusações"?! Ó jovem Alberto, você leu o blog em causa, ou foi só para encher papel e olho de leitor?

A seguir, cita este mesmo blog onde escrevo, para afirmar alegremente que foi "onde escreveu o actual procurador-geral da República, Fernando Pinto Monteiro"!!!

Afinal, o homem que disse que os blogs "é uma vergonha!", já por aqui andou a escrever e nunca dei por nada...

Nã...este jovem Alberto não lê blogs. Escreve sobre os blogs; sobre o poder dos blogs e " a nova arma política"; sobre alguns blogs, mas de blogs percebe quase nada.
Então, por que raio escreve sobre o que não sabe?! Para nos rirmos? Epá! Para isso, temos a actualidade política...

Qual foi o editor que lhe deixou passar o artigo? Também será um cómico?
"

José na Grande Loja

Manifs.

"O grupo de jovens que se manifestou, esta quarta-feira, na rua do Carmo, em Lisboa, e que terá sofrido uma «violenta» carga policial estava armado com barras de ferro, de madeira, very lights e cocktails molotov, anunciou o Comando da PSP de Lisboa. Os jovens terão também agredido polícias e cidadãos. Ao longo do percurso desta marcha «não autorizada», indicou a comissária, os manifestantes «partiram montras», «roubaram mercadorias de lojas» e «pintaram graffitis nas paredes». Interpelados pela PSP, relatou Paula Monteiro, os manifestantes agrediram os agentes e atacaram «à pedrada» os carros-patrulha. Na posse dos manifestantes estavam 26 barras de ferro, 21 paus de madeira, três cocktails molotov e alguns very lights. A polícia recusa a acusação de exagero na força policial usada, afirmando que a foi «usada a força adequada à situação» (mais aqui)."
Sempre admirámos as manifestações do “politicamente correcto”. Por certo, os elementos armados são skins disfarçados…

Etiquetas: ,

Black No. 1

Resignação.

"Não estarão as cerimónias comemorativas do 25 de Abril a converter-se num ritual que já pouco diz aos nossos concidadãos?".

Cavaco Silva no discurso comemorativo do 33.º aniversário do 25 de Abril
"Muito do que de errado existe em Portugal e com que nos resignamos depende de decisões políticas e da cultura do poder. Acontece que a nossa classe política está ela própria resignada. Não muda o que tem de mudar, evita o mais difícil e continua impavidamente a contemplar o mundo sem uma ideia sobre o seu impacto no País. De resto, a vida política, sempre opaca, não anima. A quantidade de políticos, de ministros a secretários de Estado, de deputados a presidentes de câmara, que nos últimos 30 anos tomaram decisões irresponsáveis, ocuparam cargos para que não se tinham previamente preparado, usaram o poder só para favorecer interesses particulares, é assombrosa. A resignação é um destino. Até com as mentirinhas públicas do primeiro-ministro sobre a sua licenciatura uma pessoa se resigna."

Pedro Lomba no DN

A bem do país.

"O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, avaliou em quatro milhões de euros os custos provocados pela interrupção das obras de construção do túnel do Marquês de Pombal, que abre ao trânsito às 20h00 de hoje. Para Carmona Rodrigues, que falava na cerimónia de inauguração da obra, a interrupção dos trabalhos, motivada por uma providência cautelar interposta pelo advogado e actual vereador eleito pelo Bloco de Esquerda (BE), José Sá Fernandes, não foi razoável. "Muitas pessoas fizeram tudo para que a obra não tivesse sido feita, apesar de ter sido referendada nas eleições", sublinhou o autarca (mais aqui)."
Com o Túnel finalmente aberto segue-se o empate da construção da CRIL. A bem do país claro.

quarta-feira, abril 25, 2007

25 de Abril de 2007

No discurso do 25 de Abril, no Parlamento, o Presidente da República, Prof. Cavaco Silva fez um apelo aos Jovens:

- Não se resignem !

terça-feira, abril 24, 2007

Até amanhã e boa sorte!!!

"Primavera do CDS"

"A sede do CDS-PP encheu-se de dezenas de militantes que se mobilizaram para congratular com fortes aplausos o novo líder do partido Paulo Portas, que com 74,6 por cento dos votos derrubou Ribeiro e Castro. Do primeiro discurso do regressado líder, após interregno de dois anos, ficou a promessa de marcação cerrada ao Governo (mais aqui). "
Mais do mesmo com nova roupagem, papas e bolos.

Etiquetas: ,

Cova da Moura

"Uma rixa entre bandos rivais na Cova da Moura, que envolveu disparos de armas de fogo, mobilizou a intervenção da PSP das esquadras da Damaia e da Reboleira, na noite de sábado passado. Os agentes tiveram o apoio de uma secção da Esquadra de Intervenção Rápida da Divisão da Amadora, esclareceu ontem uma fonte do Comando Metropolitano de Lisboa, COMETLIS."
"Com a detenção do estado-maior dos skins a semana passada pensava eu que se tinha dado um golpe fatal nos bandos de assaltantes e tráfico de droga. Afinal, parece, não os prenderam a todos. Há que continuar essa luta titânica contra os fascistas para os imigrantes poderem viver em paz."

Etiquetas: ,

Descubra as diferenças.

"A campanha para descredibilizar o primeiro-ministro José Sócrates, a propósito das suas habilitações académicas, prossegue, mas assumindo agora contornos ridículos, porque começam a faltar argumentos aos seus promotores. Limitam-se, pelo que se vai vendo, a fazer “revisões da matéria dada” como fez o ‘Público’ na sua edição de ontem, ou então, desfazem-se em diligências para apurar eventuais erros administrativos cometidos pelas secretarias das universidades (como se isso fosse atribuível aos alunos) para não deixar apagar a chama da difamação em que estão empenhados."

Rui Rangel em 2007-04-14 no CM (ler aqui)

"A campanha insidiosa contra José Sócrates prossegue numa estratégia já muito desesperada porque começam a faltar ‘munições’ para atingir directamente o primeiro-ministro. E como quem não tem cão caça com gato, estamos em plena época de utilização de argumentos falaciosos e indirectos para o tentar beliscar. "

Rui Rangel em 2007-04-21 no CM (ler aqui)

De tão “diferentes” os textos até se fica em dúvida a quem falta argumentos.

The end.

SIM, ESCOLHER PINA MOURA É UMA POUCA-VERGONHA.

"Receita tipicamente portuguesa: agarra-se num molho de amigalhaços que contribuíram para a chegada do partido ao poder, escolhem-se os mais viçosos e polvilha-se com eles os conselhos de administração das empresas públicas. Serve-se a frio, custa a engolir, mas pelo menos estamos habituados ao sabor. Ao que não estamos habituados é a esta variante espanhola da receita, que até já dispensa os tachos públicos para compor o refugado, tal é a vontade de favorecer quem manda na cozinha. Quando são as empresas privadas, de livre e espontânea vontade, a entregar os seus jobs aos boys dos outros, algo está podre no reino de Portugal.

A escolha de Pina Moura para presidir à Media Capital, a convite da Prisa, é uma das mais preocupantes notícias dos últimos tempos. Ao pé disto, a telenovela em redor da licenciatura de José Sócrates é apenas programação infantil. O ex-ministro do defunto Governo do pio Guterres, conhecido como o "cardeal" pela forma como se movia nos corredores do poder, e que pouco depois de ter saído do Executivo saltou para a liderança de uma das empresas que mais favoreceu enquanto governante - a espanhola Iberdrola -, vai agora tomar conta da televisão mais vista do País. Tenham medo. Muito medo.

Porque uma coisa é ser cardeal de corredores. Outra é ter à sua disposição uma igreja para pregar, frequentada por milhões - sobretudo quando a missa que nos quer oferecer não interessa nem ao menino Jesus. E é tal o seu desplante que até foi para o Expresso admitir que "o convite tem um pressuposto ideológico". Já se desconfiava, pois não são conhecidas a Pina Moura competências técnicas para gerir uma empresa de media. Aliás, como ele próprio admitiu, mal conhece o canal que se prepara para liderar.

Poder-se-ia supor - hipótese académica colocada pela mais ingénua das almas - que a nomeação de Pina Moura se devia à sua finíssima inteligência. Mas até nisso a entrevista ao Expresso é mortal: ninguém razoavelmente inteligente admitiria a existência de um "pressuposto ideológico", coisa honesta mas muito burra. Quando se fala em "pressuposto ideológico" - ou seja, na escolha de um homem do PS para liderar a TVI -, das duas uma: ou a Prisa quer levar o mais belo socialismo para a estação, distribuindo os lucros pelos trabalhadores e nunca mais explorando os estagiários; ou então quer doutrinar a redacção sobre as maravilhas do Governo socialista. E eu aposto que a exploração dos estagiários vai continuar.

Amiguinho da Prisa e da Iberdrola, amado por Sócrates e pelos espanhóis, Pina Moura quer armar-se no nosso novo Miguel de Vasconcelos. Tal como o outro, defenestrá-lo seria fazer um enorme serviço à pátria.
(mais aqui)."

João Miguel Tavares

segunda-feira, abril 23, 2007

The Godfather

Função Pública - Dirigentes que falhem ...

Os dirigentes que no próximo ano falhem a avaliação dos seus funcionários correm o risco de ser demitidos. Para isso, basta que fique provada a sua responsabilidade na ausência de avaliação.

É desta forma que o Ministério das Finanças procura evitar que se volte a repetir o triste panorama verificado na administração central (e também local) desde 2004, ano em que entrou em vigor o actual sistema de avaliação. Em 2005, apenas 32% dos funcionários foram objecto de avaliação e os números provisórios de 2006 apontam para que só 60% a 65% dos serviços tenham conseguido atribuir notas de desempenho aos trabalhadores.


Diário de Notícias
E os que falharam até à presente data ???

domingo, abril 22, 2007

O Dia da Terra (Earthday)


Gregory Colbert
O Dia da Terra teve lugar pela primeira vez a 22 de Abril de 1970 nos Estados Unidos da América, procurando chamar a atenção a nível global para os problemas ambientais.

Refugee

Estado transparente

"Muitas leis não são encaradas como obrigações, mas como simples sugestões. Um comportamento comum a todos. E o Estado não foge à regra. Os dados ontem divulgados pelo Banco Central Europeu ilustram uma das facetas desta característica nacional: o desrespeito pelas boas práticas da contabilidade pública. Entre 1999 e 2005, Portugal está em segundo lugar na lista negra da desorçamentação.

É uma ilegalidade? Não. Prejudica o país? Sim. Aconteceu? Claro. E os partidos do bloco central não ficam bem na fotografia. Basicamente todos os ministros das Finanças dos vários governos desde 1999 arranjaram diversas maneiras de passar despesa pública directamente para dívida do Estado, escondendo-a do défice orçamental. A forma mais comum passou pelos aumentos de capital das empresas estatais, em vez de realizarem as devidas transferências directas ou indemnizações compensatórias. Perante as regras do Eurostat, injecções de capital não contam para o défice, mas engordam a dívida. Na área dos transportes, esta tendência foi de tal forma que até o Banco de Portugal fez reparos no primeiro relatório Constâncio no tempo do Governo de Durão Barroso.

Porque é que os governos fizeram isto? Tinham que apresentar défices abaixo dos 3% do produto devido às imposições de Bruxelas. E ao contornar as regras, cumpriam o objectivo sem provocar dor. Ou seja, sem reduzir a despesa estatal. Foi assim que o monstro foi engordando.

Contudo, isto foi empurrar o problema com a barriga. No final, alguém tem de pagar na mesma. E mais dívida pública é igual a mais impostos no futuro. É por isto que a dívida é o melhor indicador da sustentabilidade das contas públicas. Mais do que o défice, que reflecte a realidade num determinado momento.

Portanto, o resultado de tanta estratégia de diversão foi atolar o Estado, e consequentemente o país, em dívidas. Neste momento, Portugal já supera o limite imposto pela Comissão para a dívida pública (60% do PIB) com 67,5%. E ainda não chegaram os custos do impacto do envelhecimento da população na segurança social e na saúde.

Perante estes sinais de alarme, só há uma exigência a fazer aos governos. Transparência nas contas públicas. É melhor assumir os problemas de frente e adoptar as soluções mais difíceis, como reduzir os gastos da Administração Pública. E cumprir as melhores práticas internacionais. Jogadas por baixo da mesa têm custos. Mesmo que a factura chegue mais tarde. Ninguém gosta de pagar os erros dos outros
."

Bruno Proença

Ninguém pára o Benfica de Vieira.

Querem-nos abater, mas o Benfica está muito bem de saúde e vai demonstrá-lo. O nosso projecto está a assustar muita gente, incluindo alguma Comunicação Social. Sabemos o que valemos com uma televisão, se calhar também temos de ter uma rádio.”

Luís Filipe Vieira à saída do hospital onde esteve internado

sábado, abril 21, 2007

Layla



Vejam só a rapaziada que se juntou …

Claro que os skins são mais perigosos...

1/ "A Polícia Judiciária começou a localizar os fabricantes e ontem de madrugada rompeu pelo Bairro 6 de Maio, na Amadora. O principal resultado foram nove detidos e a apreensão de “20 armas de fogo e material de transformação (mais aqui)”

2/ "A PSP desencadeou esta terça-feira uma operação de grande envergadura no bairro da Torre, em Camarate, relacionada com investigações ao tráfico de armas, com a participação de cerca de 600 agentes. Dez pessoas foram detidas e 19 armas apreendidas (mais aqui)."

3/ "SÁBADO DE TIROS EM LISBOA (mais aqui)"

4/ "A Força Aérea Portuguesa (FAP) referiu quinta-feira que foram encontradas cápsulas de munições disparadas de armas de origem desconhecida no perímetro do Aeroporto Militar de Figo Maduro, o que desencadeou uma investigação da Polícia Judiciária Militar (mais aqui)."

Modernices.

"A abertura de uma loja jurídica num centro comercial, com advogados disponíveis para atender clientes das 10 da manhã às 11 da noite , a 35 euros a consulta, são modernices que "vulgarizam a advocacia (mais aqui)."

Grande vitória.

"A Polícia Judiciária (PJ) anunciou ontem a lista de armas e munições apreendidas aos 31 elementos de extrema-direita detidos na quarta-feira. Quinze armas de fogo, dezenas de armas brancas, bastões, tacos de basebol, mocas, soqueiras e aerossóis integravam a massiva apreensão, de acordo com um comunicado da PJ. Estes objectos foram fruto de "55 acções de busca e apreensão" e a intervenção policial mobilizou 190 investigadores de diversas áreas da PJ (mais aqui). "
O politicamente correcto anda orgulhoso deste brutal sucesso. Dizem as más-línguas que a PJ conseguia melhor feito se fosse à Cova da Moura ou ao bairro da Torre (o tal de onde disparam contra os aviões comerciais que usam o aeroporto de Lisboa). Mas só podem ser mesmo más-línguas, até porque o crime de incitamento ao racismo é muito mais perigoso que deitar um avião cheio de passageiros ao chão.

Etiquetas: ,

Sargento de força.

"O casal que tem a seu cuidado a menor Esmeralda Porto pediu a suspensão do acordo parcial para a guarda da criança que foi fixado pelo Tribunal de Torres Novas. O casal pede que o recurso tenha efeitos de suspensão sobre o despacho, o que na prática impedirá as visitas de Baltazar Nunes e de Aidida Porto à menina, que foram acordadas na conferência (mais aqui)."
Só veio provar que a juíza tinha razão em manter o sargento preso (ler aqui). O que dirá o politicamente correcto disto (ler aqui e aqui)?

Etiquetas:

Quem me leva os meus fantasmas ...

Rua de Sta. Catarina - Porto
04 Dezembro de 2006


Em Portugal, quase 9000 pessoas dormem nas ruas.
E só no Porto são 685.


Aquele era o tempo em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam
E eu via que o céu me nascia dos dedos
E a Ursa Maior eram ferros acesos
Marinheiros perdidos em portos distantes
Em bares escondidos em sonhos gigantes
E a cidade vazia da cor do asfalto
E alguém me pedia que cantasse mais alto

Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada
Quem me diz onde é a estrada

Aquele era o tempo em que as sombras se abriam
Em que homens negavam o que outros erguiam
Eu bebia da vida em goles pequenos
Tropeçava no riso abraçava venenos
De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala nem a falha no muro
E alguém me gritava com voz de profeta
Que o caminho se faz entre o alvo e a seta

De que serve ter o mapa se o fim está traçado
De que serve a terra à vista se o barco está parado
De que serve ter a chave se a porta está aberta
De que servem as palavras se a casa está deserta

sexta-feira, abril 20, 2007

O arrastão e a lama

O líder parlamentar do PSD telefonou ao Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, comunicando-lhe que considerava encerrado o assunto dos registos biográficos de José Sócrates.

No entanto, Marques Guedes lamenta não ter sido possível “um esclarecimento cabal” das dúvidas sobre este assunto. Já anteriormente, o líder da bancada social democrata tinha considerado que as notícias sobre este assunto “arrastam a Assembleia da República para as trapalhadas que rodeiam todo este processo”.

As conclusões do inquérito aberto pelo presidente da Assembleia da República (AR), Jaime Gama, aos registos biográficos do Primeiro-ministro indicam que os documentos originais, entregues por José Sócrates na década de 90, foram destruídos pelos serviços parlamentares.

O relatório do inquérito, aberto após dúvidas suscitadas pelo PSD, já foi enviado ao líder parlamentar social-democrata, Luís Marques Guedes.O comportamento dos serviços parlamentares foi considerado “normal”, visto os documentos pertencerem à 6.ª legislatura e, por norma, serem destruídos depois de algum tempo. No arquivo parlamentar encontram-se dois registos biográficos do Primeiro-ministro, ambos com data de 13 de Setembro de 1992 e assinados por José Sócrates, que aparentam ser cópias um do outro, sendo que são coincidentes quando sobrepostos, mas contêm informações diferentes quanto às habilitações do chefe de Governo. Num dos registos consta como habilitações literárias ‘engenharia civil’ e profissão de ‘engenheiro’, enquanto que noutro pode-se ler ‘bach. engenharia civil’ e profissão ‘engenheiro técnico’. Os dois registos, nenhum original, e que foram divulgados pela secretária-geral da Assembleia da República no último dia 11 de Abril por “fac-simili”, estavam arquivados em serviços parlamentares diferentes.

PSD ACEITA EXPLICAÇÕES

Segundo a TVI, o PSD aceitou as explicações enviadas por Jaime Gama sobre os registos biográficos de José Sócrates, dando o caso como encerrado.

In Correio da manhã

Arrastam a Assembleia da República para as trapalhadas que rodeiam todo este processo?

A Assembleia da República?

O edifício ou os Senhores Deputados que não assumem o que devem?

A justiça é arrastável?

As trapalhadas? Já agora quem são os trapalhões? Ou quem atrapalha o quê ou quem?

Há interferências? Mandaram calar?

Há infiltrações nas bases do edifício de forma que ele possa ser arrastado com toda a lama para o Tejo?

Quem se lamenta deve sair, porque está lá a mais e se no caso provável se tornar num coro de lamentos, o decoro e a vergonha deveria levar a que os senhores deputados fossem fazer alguma coisa de útil, de preferência no estrangeiro, coisa pouco provável porque não sabem fazer nada, fora das teias em que estão presos e bem longe de todos os que ainda gostam deste país. Infelizmente o PSD, o CDS, o PCP, o PS e o BE sofrem de unanimidade, quando se trata de corporativismo, pelo que se propõe que a Assembleia da República se chame de Assembleia Nacional Corporativa e que tal seja anunciado no dia 25 de Abril.

Agora percebi porque se chama a um determinado subsídio, de subsídio de reintegração. Palavras certas aplicadas aos sujeitos certos.

Por isso gosto de reler muitas vezes Nietzsche:

No homem esta arte da dissimulação atinge o seu ponto mais alto; nele a ilusão, a lisonja, a mentira e a fraude, o falar nas costas dos outros e de si próprio, numa palavra o esvoaçar constante em torno dessa chama única, a vaidade, são de tal modo a regra e a lei que não há nada mais inconcebível do que o aparecimento nos homens de um impulso honesto e puro para a verdade” e de Fernando Pessoa:

Estou cansado, é claro,
Porque, a certa altura, a gente tem de estar cansado.
De que estou cansado, não sei:
De nada me serviria sabê-lo,
Pois o cansaço fica na mesma.
A ferida dói como dói
E não em função da causa que a produziu.
Sim, estou cansado,
E um pouco sorridente
De um cansaço ser só isto –
Uma vontade de sono no corpo,
Um desejo de não pensar na alma,
E por cima de tudo uma transparência lúcida
Do entendimento retrospectivo…
E a luxúria única de não ter já esperanças?
Sou inteligente, eis tudo.
Tenho visto muito e entendido muito o que tenho visto,
E há um certo prazer até no cansaço que isto nos dá,
Que a cabeça sempre serve para alguma coisa.
26-4-1935

Até amanhã e boa sorte!!!

Para memória futura.

"A discussão do pacote anticorrupção terminou ontem no Parlamento da forma anunciada. O PS vetou a proposta que visava combater o crime de enriquecimento ilícito imaginada por João Cravinho, redigida pelo PSD e que teve o apoio de PCP e BE (o PP absteve-se).Trata-se de uma decisão política com significado da qual o PS - partido, grupo parlamentar e até Governo - não sai bem (mais aqui). "

Desespero???

"O presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), Poul Rasmussen, condenou hoje «os ataques pessoais» feitos pela «oposição conservadora» ao líder do PS, José Sócrates, dizendo que esses ataques se devem aos «bons resultados» do Governo português, noticia a agência Lusa. "

Grão a Grão o PNR enche o papo.

"A actividade da extrema-direita registou uma «certa estagnação em Portugal», mas os grupos de «skinheads» e neonazis continuam a ser um «factor de risco efectivo para a segurança interna», conclui o relatório de segurança interna de 2006 (mais aqui).

1/ "O presidente do Partido Nacional Renovador (PNR) anunciou hoje o cancelamento do encontro de organizações europeias nacionalistas sábado, em Lisboa, mas em contrapartida convocou uma conferência de imprensa para o mesmo dia."

2/ "Organizações não-governamentais convocaram para sábado, em Lisboa, um encontro multicultural de movimentos e cidadãos contra o fascismo para discutir temas como a imigração e a integração."


3/ "Skins sob a «mira» da polícia "

4/ "PJ prende 25 skins: «É perseguição política» .

Como diz o Blasfémias, "a extrema direita continua a capitalizar. Depois da publicidade gerada pelo cartaz do Marquês, mais publicidade agora gerada por dúbias acusações relacionadas com o crime de racismo. "

Etiquetas:

Contra-ataque.

"Mário Soares pediu ao primeiro-ministro, perante as recentes suspeitas, que continue com a «determinação, inteligência e coragem que demonstrou nos últimos dois anos», pois «outros» antes de Sócrates também «foram vítimas de ataques sórdidos e infundados» - referindo-se a Ferro Rodrigues."
A situação estava a ficar tão mal que Sócrates teve de recorrer a Soares para colocar a casa em ordem. Começou o contra-ataque…

Etiquetas:

Exames.

PCP.

"O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou esta quinta-feira, em Coimbra, que a política do governo socialista «põe em causa o contributo histórico» do PS para o 25 de Abril, escreve a agência Lusa. «É contraditório que um governo do PS, partido que deu um contributo importante para a Constituição da República Portuguesa, o Serviço Nacional de Saúde, a democratização do ensino e os direitos laborais dos trabalhadores, pela sua prática política, ponha tudo em causa, particularmente o seu contributo histórico para o 25 de Abril», afirmou."
Actualmente paira no ar uma ideia de aproveitamento aproveitamento da Revolução dos Cravos pelos políticos como forma de serem construídas fortunas e mordomias à custa dos sacrifícios do Povo Português. Seria interessante o PCP fazer uma retrospectiva séria e honesta do que seria hoje Portugal se em 1975 Cunhal tivesse ganho o poder absoluto do País. Também é preciso não esquecer a estratégia africana da URSS que não estava interessada num acordo nem numa retirada em ordem das colónias, mas num colapso imediato que fizesse cair esta parte da África na zona soviética. O essencial da sua política era não dar tempo de resposta às potências ocidentais. E assim transformou-se uma descolonização aonde havia trunfos para a realizar em boa ordem e com a vantagem para ambas as partes, numa debandada em pânico abandonando os portugueses e africanos que confiavam neles na maior vergonha de que há memória desde Alcácer Quibir.

Etiquetas:

Dúvida.

"As investigações da UnI detectaram uma informação no ficheiro informático que indica que Sócrates estava isento de pagar propinas (mais aqui)."
Se Sócrates estava isento do pagamento de propinas, que recibos eram aqueles, apresentados por Sócrates na entrevista da RTP, como comprovativos do pagamento das referidas propinas?

CRIL / IC16

"As associações de moradores de Santa Cruz e da Damaia entregaram esta quinta-feira, no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, uma acção popular para suspender o concurso da Estradas de Portugal para adjudicação do fim do IC-17/Circular Regional Interna de Lisboa (CRIL), escreve a Lusa. Em comunicado divulgado, os moradores de Santa Cruz e da Damaia, na Amadora, partilham a justificação e acreditam que a obra deve ser realizada «o mais depressa possível». A entrega da acção popular no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, apoiada pelo vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa José Sá Fernandes, é encarada pelos representantes dos moradores como uma «última alternativa», perante incumprimento das obrigações da Estradas de Portugal (mais aqui)".
Depois da estrondosa derrota do Túnel do Marquês (e muitas outras), Sá Fernandes está de volta com aquilo que mais sabe fazer: empatar à custa do erário público. Como não há punição vai continuando a brincar com o dinheiro dos outros. Curioso é alguém afirmar que a obra deve ser realizada o mais depressa possível e andar a interpor providências cautelares para evitar que ela se faça. Enfim...

Etiquetas:

Cemetary Gates - Cover of Pantera

Avivar a memória

A pulsão suicida 19.04.2007, Constança Cunha e Sá

Jornalista in Público
O primeiro-ministro foi particularmente atingido por um caso que mostrou ao país o que o seu retrato oficial escondia. Como era de esperar, os "esclarecimentos" do primeiro-ministro à RTP "esclareceram" apenas os que queriam, acima de tudo, ser "esclarecidos".
Uma semana depois, a fé dos adeptos, onde se contam inúmeros jornalistas, resiste heroicamente à divulgação de novos dados sobre a licenciatura do eng. Sócrates: para uns, o fim do silêncio do primeiro-ministro devia equivaler ao fim de uma polémica que, segundo um editorial do Diário de Notícias, tem sido alimentada diariamente por "notícias avulsas, sem conteúdo nem sentido"; para outros, esta insistência numa "questão que não interessa nada" (José António Saraiva dixit) revela, como explica candidamente Fernando Madrinha, no Expresso, "uma pulsão suicida que nos puxa para o abismo sempre que um Governo tem condições para definir um rumo e a coragem de seguir em frente, convicto de estar a fazer aquilo que tem de ser feito".
Só falta recuperar, embora a recuperação esteja implícita, a famosa frase do prof. Cavaco Silva que o PS tão bem soube aproveitar: "Deixem-nos trabalhar!". Nessa altura, foi o próprio primeiro-ministro que, perante a gargalhada geral, defendeu o seu direito ao sossego e à harmonia institucional. Agora, pelos vistos, são os jornalistas os primeiros a zelar pelos interesses laborais de um Governo que, de acordo com os mesmos, tem um "rumo" para o país e a "coragem" de não o abandonar.Não vale a pena perder muito tempo com a suposta "irrelevância" das notícias que têm vindo a público.
Como se viu esta semana, é impossível ignorar a sucessão de factos controversos que enfeitam o percurso universitário do eng. Sócrates. As datas não coincidem, os documentos são contraditórios, as avaliações incompreensíveis, o plano de equivalências inexplicável e as "explicações" oficiais claramente insuficientes.Neste momento, fazendo um ponto provisório da situação, existem dois certificados de licenciatura que não coincidem, um plano de equivalências que não passou pelo conselho científico da Universidade e que não foi sequer aprovado pelo seu reitor, dois curricula na Assembleia da República, quatro cadeiras dadas, no mesmo ano, pelo mesmo professor, uma cadeira que não foi dada pelo professor responsável e, por fim, um exercício de Inglês Técnico feito e avaliado depois da data em que terá sido concluída a licenciatura.
Se, no meio de todo este enredo, há quem se considere devidamente "esclarecido", não sou eu, com certeza, que vou desfazer essa doce e miraculosa fantasia.
Já a "pulsão suicida" referida por Fernando Madrinha e outros ilustres comentadores merece alguma atenção. Pelo que se depreende do que foi escrito, esta semana, um jornalista responsável não pode fragilizar politicamente um Governo que está "convicto de estar a fazer aquilo que tem de ser feito". Antes de "dar gás" a "trapalhadas" avulsas e crises ministeriais, tem que fazer uma avaliação da política governamental: se esta for positiva, como parece ser a do eng. Sócrates, as "trapalhadas" devem desaparecer perante as velhas e recorrentes questões que interessam verdadeiramente aos portugueses; se, pelo contrário, a política anunciada indiciar o pior, como aconteceu, por exemplo, no tempo do dr. Santana Lopes, então qualquer "trapalhada" deve transformar--se num caso nacional, com direito a primeiras páginas e a aberturas de telejornais.
O principal "erro" do dr. Marques Mendes não foi ter falado numa "falha de carácter" do eng. Sócrates: foi ter-se "atrevido" a dar crédito institucional a factos que fragilizam politicamente um Governo - que, de acordo com os poderes estabelecidos, deve ser preservado a todo o custo, de forma a poder cumprir os seus lustrosos objectivos.Acontece que os factos não desaparecem perante as conveniências de uns e o entendimento de outros tantos. Por muito "corajoso" e "determinado" que seja, o primeiro-ministro foi particularmente atingido por um caso que mostrou ao país o que o seu retrato oficial escondia.
Por trás da imagem de Estado que ele habilidosamente construiu, durante estes dois anos de Governo, surge, agora, à vista de toda a gente, o Sócrates que ele sempre foi: um político sem espessura, educado nos meandros do aparelho e nos favores do partido, que se notabilizou, a dada altura, pelas qualidades cénicas que revelou. O facilitismo que se detecta no seu percurso académico conjuga-se mal com o "rigor" de que faz gala e com a "determinação" com que enfrenta os "interesses" estabelecidos e os grupos de "privilegiados".
Não vale a pena escamotear a realidade. Muito menos alterar critérios noticiosos consoante a opinião política dos jornalistas.
O facto (por demonstrar) de este Governo ter um "rumo" e "coragem" para o prosseguir não o exime do escrutínio público, nem pode ser visto como um impedimento à liberdade de informação.
Jornalista
É sempre bom avivar a memória, porque há por aí muitos sem ela. A central de informação sistémica funciona, mas ainda não atingiu todos.
A hipocrisia de muitos que costumam ser tão zelosos e paladinos da verdade e da justiça, tem um sintoma, o silêncio, é doença sistémica, chamada censura selectiva e está espalhada pelo organismo do sítio.
Desenterrar o que querem enterrar, é um bom processo e um exercício salutar para a doença do sítio e quem não gosta que deite ao pé, como faz um bom cachorro com a ração.

quinta-feira, abril 19, 2007

19 de Abril de 1943.


Começa a batalha final no Gueto de Varsóvia, na Polónia, contra a ocupação nazi alemã. Cerca de 300.000 das 380.000 pessoas no gueto tinham sido levadas para o campo de extermínio de Treblinka, onde foram assassinadas imediatamente após a sua chegada, no final do verão de 1942. Os restantes habitantes do gueto sabiam agora o que os esperava e muitos deles preferiam morrer lutando, em vez de morrer numa câmara de gás. A revolta foi esmagada pelo "Gruppenführer" das SS (então apenas "Brigadeführer") Jürgen Stroop.


Em 18 de Janeiro de 1943, a primeira instância da resistência armada ocorreu quando os alemães iniciaram a segunda onda de transportes para os campos de extermínio. Os combatentes judeus tiveram algum sucesso: os transportes pararam após 4 dias e a Żydowska Organizacja Bojowa e Żydowski Zwiazek Walki tomaram o controle do gueto, montando vários postos de combate e operando contra colaboradores judeus. Durante os três meses seguintes, todos os habitantes do gueto prepararam-se para aquilo que eles pensavam poder ser a luta final. Foram cavados túneis por baixo das casas, a maioria ligadas pelo sistema de esgotos e de abastecimento de água, dando acesso a zonas mais seguras de Varsóvia. O apoio de sectores fora do gueto foi limitado, mas unidades polacas da Armia Krajowa e GL atacaram esporadicamente unidades alemãs em sentinela perto das muralhas do gueto. Uma unidade polaca da AK, nomeadamente a KB sob o comando de Henryk Iwański, chegou mesmo a lutar dentro do Gueto, juntamente com ŻZW. A AK tentou por duas vezes explodir a muralha do gueto mas sem muito sucesso.


A batalha final começou na noite da páscoa judaica, a 19 de Abril de 1943. Partisans judaicos dispararam e atiraram granadas contra patrulhas alemãs a partir de becos, esgotos, janelas. Os nazis responderam detonando as casas bloco por bloco e cercando e matando todos os judeus que podiam capturar. A resistência afrouxou em 23 de Abril e terminou em 16 de Maio de 1943. No entanto, tiroteios esporádicos podiam ser ouvidos na área do gueto ainda durante o verão de 1943. Após as revoltas, o gueto tornou-se o local onde os prisioneiros e reféns polacos eram executados pelos alemães. Mais tarde, foi criado um campo de concentração na área do gueto. Chamava-se KL Warschau. Durante a revolta de Varsóvia que se seguiu, a unidade AK polaca "Zoska" conseguiu salvar 380 judeus do campo de concentração e a maioria deles juntou-se à AK.


Wikipedia

Até amanhã e boa sorte!!!

O verdadeiro "inimigo".

"A Polícia Judiciária lançou uma mega-operação de combate aos crimes de discriminação racial e deteve, esta quarta-feira, dezenas de skinheads incluindo membros do Partido Nacional Renovador (PNR). A vasta operação envolveu cerca de 60 buscas, no Norte e Centro do país, e terá contado com mais de 100 inspectores da Polícia Judiciária, a maioria da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB). Os detidos são suspeitos do crime de discriminação racial (mais aqui)".
É bom ver que o governo se preocupa com a segurança dos portugueses. Felizmente não actuam com a mesma eficácia usada contra estes “inofensivos” nos bairros problemáticos. Também é sabido que, tirando tráfico de droga e armas, prostituição e esconderijo de criminosos, não há lá nada que mereça a actuação policial.

E depois as associações de defesa das minorias, afins e certas reportagens televisivas politicamente correctas são uma grande ajuda à segurança dos portugueses.

Etiquetas:

Com tranquilidade.

"O presidente da empresa que gere a Universidade Independente (UnI) assegurou esta quarta-feira não ter detectado irregularidades no processo académico de José Sócrates, apesar de não existirem quaisquer elementos de avaliação, à excepção da prova de Inglês (mais aqui)."
Foi uma conferência de imprensa com “revelações bombásticas” que decorreu com tranquilidade.

Etiquetas:

Lucro acima de tudo

"A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detectou nos últimos seis meses quase 2 mil bovinos sujeitos a engorda rápida com produtos tóxicos para os humanos, anunciou esta quarta-feira o presidente daquele organismo do Ministério da Economia e Inovação (mais aqui)."
Fossem as penas aplicadas severas e outro galo cantaria. Assim a saúde pública vai pagando.

Etiquetas:

Não lixem o gato...

"Ricardo Araújo Pereira foi vetado pela Juventude Comunista Portuguesa (JCP), que inviabilizou uma intervenção do humorista nas próximas celebrações do 25 de Abril. A proposta, originalmente feita pelo representante da Juventude Socialista (JS) nas reuniões preparatórias da comemoração do 33.º aniversário da Revolução dos Cravos, esbarrou com a intransigência da JCP, que sugeriu nomes alternativos ao do "Gato Fedorento", ex-militante nas fileiras comunistas (mais aqui)."

"Cidade maravilhosa"

"Pelo menos 25 pessoas já morreram desde segunda-feira em confrontos entre alegados traficantes de droga e a Polícia brasileira, no Rio de Janeiro, revelaram esta quarta-feira fontes policiais (mais aqui)."

I Don't Wanna Be Me

O pântano sem ondas

O pensamento e a filosofia tiveram ao longo dos tempos discussões acerca de saber por exemplo, se o homem está ou é o centro de tudo.

A ciência funciona como um modo de reforçar o antropocentrismo.

Sócrates, o filósofo, acreditava que a vida racional era a melhor, porque para ele, a verdade e o bem eram a mesma coisa.

Infelizmente o bem estar humano é uma coisa, o conhecimento outra.

Conhece a verdade e serás livre.

Ora aqui está um pensamento que os defensores de Darwin, se a teoria for verdadeira, desmontam.

Utilizando um argumento cínico, para os humanistas, a teoria diz que o interesse na verdade não é necessário para a sobrevivência.

As pêgas e os corvos usam o logro para esconder os alimentos. Entre os humanos os melhores enganadores, são os que se conseguem enganar a si próprios.

Assim um político que promete tudo, este mundo e o outro e que acredita na sua promessa terá mais crédito, mas o mais provável é que não cumpra o que prometeu, porque desenvolveu a capacidade de auto engano. Sabe, no entanto, que os humanos não podem viver sem ilusão. Assim é preferível viver a modorra do engano, saber que se está a ser enganado e que a realidade e o seu frio contacto e a angústia que ela provoca, é demasiado pesado para a existência, daí os humanos gostarem mais do logro e nos raros contactos com o mundo real, podem manifestar indignação que rapidamente passa a indiferença. Como o corvo que usa do engano, para enganar os seus semelhantes ou outros predadores, assim os humanos usam o autoengano para não carregarem o fardo da verdade e do real, porque são de facto predadores, os melhores e destes, os mais bem treinados no autoengano, são os mais bem sucedidos, porque melhor enganam os outros.

Os maquilhadores de imagem, ou assessores de imagem modernos e comunicação sabem estes preceitos. São treinadores de predadores. Falo dos políticos.

Assim aconselho que mantenhamos algumas ilusões e que nos desfaçamos das que escolhemos para tal, as que podem amanhã ser empecilhos.

A sorte Sócrates, segundo o CM, ( e a nossa sorte?...):
A sorte de Sócrates nesta situação embaraçosa é que em Belém está um Presidente que preza a estabilidade política. Na história dos 30 anos da actual Constituição Portuguesa, os dois primeiros presidentes (Eanes e Soares, no segundo mandato) destacaram-se pela instabilidade e conflitos com os governos. E Sampaio não resistiu a destituir o Executivo de Santana Lopes.

Cavaco Silva escreveu no prefácio do livro que faz o balanço do seu primeiro ano de magistério que deseja ser um factor de estabilidade das instituições.E é isso que está a acontecer. O Presidente já desvalorizou o caso do diploma e avisou que os principais problemas do País são outros. Tem razão: o marasmo económico e as profundas desigualdades sociais são os problemas que o País tem de resolver com urgência.

José Sócrates terminou a licenciatura em Engenharia Civil na Universidade Independente (UnI) a 8 de Setembro de 1996, um domingo. Das cinco pautas que constituem o processo do primeiro-ministro, as quatro que são assinadas por António José Morais não têm número de aluno, nem semestre, nem ano lectivo. A pauta de Inglês Técnico, assinada por Luís Arouca, não tem data. Nos últimos dias a Inspecção-Geral da Ciência e Ensino Superior (IGCES) exigiu o acesso aos documentos originais do processo do primeiro-ministro.

A estabilidade política é um argumento velho, neste velho sítio. Em nome dela, este sítio, nunca deixou de ser um sítio, para se tornar um país a sério.

Em nome da estabilidade fazem-se habilidades nas contas públicas, para os que vêm a seguir dizer que os anteriores é que não cumpriram os chamados ditames de Bruxelas.
Entretanto, o problema deste país estaria resolvido se os impostos não fossem a rapace duma coisa que se chama estado.

O país não estaria como está se o Euro não tivesse sido negociado como foi, com escudo altíssimo e objectivamente ao serviço de estranhos.

O garrote do impostos e as trapalhadas dos economistas que ditam a lei neste sítio, entre os quais muitos dos que falam sempre em nome da estabilidade, ou seja, a paz podre de um sistema político levaram a um regime morto, por enterrar. A alternância é a causa, a partidocracia e as oligarquias o sopro que o mantém.

A estabilidade, chama-se manutenção no poder, não tem nada a ver com os portugueses que cada vez mais voltam a emigrar, em todo o tipo de profissões. Os imigrantes, a quem se reclama inclusão, os bons, esses voltam às suas terras, ou vão para onde possam ter melhor qualidade de vida. Digo os bons, porque também os há de má índole e que trazem para cá o crime violento que desde o sequestro, ao roubo violento e assassínio frio, lembram, à escala, o que se passa por exemplo no Brasil ou na África do Sul.

O politicamente correcto e a estabilidade não podem ser um pântano.

“As ideologias não têm alma própria. São as prostitutas e os anjos das nossas próprias lutas.” John Le Carré

quarta-feira, abril 18, 2007

Desperdiçar trunfos.

A televisão digital, a Internet e o correio electrónico são um efectivo contributo para tornar os cidadãos actualmente mais informados e, consequentemente, mais poderosos em termos de resistência à manipulação intelectual. Neste admirável mundo moderno marcado pela informação excessiva, o problema reside no facilitismo intelectual da maioria da opinião pública portuguesa. Em vez de procurar a informação por ela própria nesse mundo de excesso de informação actualmente disponível, embarca no grosseiro ruído de fundo imposto pelos manipuladores da palavra, aonde as verdades subjectivas e particulares, leves como a espuma e inconsistentes como o vento, exterminam a verdade objectiva.

Nesse mundo facilitista, o indivíduo torna-se autista, sem capacidade crítica, facilmente manipulável e, por conseguinte, submetido à ditadura do pensamento único.

Agravando a situação, actualmente o trabalho jornalístico privilegia mais a informação sobre o irrelevante e o efémero, esquecendo o essencial, a informação sobre tudo o defende e ameaça o cidadão, conduzindo à morte do essencial: o pensamento, a inteligência e a verdade.

Essa morte do essencial leva a que a opinião pública só reaja a slogans e uma sociedade que só reage a slogans é uma sociedade rendida à manipulação, que despreza o conhecimento e todos os restantes elementos de ligação que permitem formar critérios e opiniões a partir da informação. E nessa sociedade a impunidade intelectual não só é tolerada como justificável.

Até amanhã e boa sorte!!!

QI

Pergunta o José na Grande Loja com toda a razão “até quando os assessores do Gabinete do Primeiro-ministro, vão continuar a brincar com a inteligência do português médio? (ler aqui)” Só que o problema é muito complexo. A máquina mediática socrática domina a opinião pública e não é simples contornar tal. Não são raras as vezes que constatamos opiniões de gente minimamente inteligente orientadas por essa propaganda mediática. Exemplo: “não vi a entrevista mas os comentadores afirmam que ele se explicou bem e que o assunto está encerrado logo também estou satisfeito”.

Etiquetas:

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”

"A maioria dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC) nunca participaram numa manifestação estudantil nem numa assembleia magna, segundo um estudo a que a Agência Lusa teve acesso (mais aqui). "

Ninguém pára o Benfica de Vieira.

1/ "A o quinto jogo consecutivo sem ganhar, a direcção do Benfica sentiu-se na necessidade de vir reafirmar a confiança no treinador. Confiança dupla: para o resto desta e para a próxima época. O público, céptico, desconfia ainda mais. Pois não viu o país televisivo Rui Costa a corrigir Fernando Santos? Pois não leram os adeptos ansiosos as queixas de Mantorras? Se a tradição se cumprir (e vem aí um jogo com o Marítimo, na Madeira, para exorcizar fantasmas ou confirmar a maré negra), o despedimento está já inscrito na caneta do convalescente Vieira. Pode a equipa queixar-se dos azares? Da bola enviada por Karagounis à trave? Dos bailados inconsequentes de Nuno Gomes nas grandes áreas dos adversários? Pode queixar-se de tudo, até da chuva ou do sol. "

ALBANO MATOS

2/ "Fernando Santos deverá resistir ao negro mês de Abril e manter-se no comando técnico do Benfica na próxima época. Segundo o DN apurou, a cúpula directiva da Luz
continua à volta do treinador e está pouco receptiva às vozes discordantes com o trabalho de Santos que têm surgido dentro do próprio plantel. E são cada vez mais os jogadores que se encontram de costas voltadas para o treinador
(mais aqui)."
Já tínhamos aqui comentado que a sobrevivência de Vieira / Veiga no Benfica passa pelo despedimento anual do treinador em funções por que o plantel é sempre do melhor.

P.S: jogadores de costas voltadas para o treinador e para os jogos!!!

Rain

A ignorância traz a felicidade.

"Os portugueses dizem não ter uma explicação para o massacre, mas apontam a facilidade com que se compra uma arma nos EUA como motivo para os frequentes tiroteios em escolas americanas. "Há armas à venda no supermercado", diz Ana Martins que explica ser esse uma das razões para voltar à Europa (mais aqui). "
Também em Portugal é fácil adquirir uma arma. Brevemente alguém do politicamente correcto vai sugerir a legalização da venda. Trata-se da continuação da sua política favorita “se não os consegues vencer junta-te a eles” que já deu a legalização do aborto e já deve andar a pensar na legalização da droga.

Quanto às armas e por exemplo:

1/ "Mais de 5.700 armas recolhidas" (mais aqui);

2/ "Apanhadas dez armas/dia" (ler aqui);

3/ "Apreendidas 200 armas em lojas chinesas" (ler aqui);

4/ "Ladrões tinham arsenal" (ler aqui);

5/ "Armas proibidas apreendidas" (ler aqui);

6/ "Minho: GNR apreende 20 armas ilegais" (mais aqui);

7/ "Detidos por posse de armas em Reguengos" (mais aqui);

8/ "A PSP já apreendeu este ano mais de 1500 armas ilegais e a GNR não se fica atrás, com uma média de apreensão de “15 armas por semana” (mais aqui)

A situação tem tão pouca importância que o ministro da Administração Interna, António Costa, chegou mesmo a apelar ao desamamento (mais aqui).

Divulgue o seu blog!