terça-feira, maio 25, 2004

Eclipse total da lua

O primeiro dos dois eclipses totais da Lua em 2004 ocorrerá ao princípio da noite de terça-feira e o segundo a 28 de Outubro, disse sábado fonte do Observatório Astronómico de Lisboa.

O eclipse da próxima semana será visível a olho nu, desde que o céu se apresente limpo, entre as 20:52 (hora de Lisboa), pouco depois da Lua nascer (20:26) e as 22:08 (eclipse total), com um máximo às 21:30.

Precedendo o eclipse total, a Lua entrará na penumbra às 18:51 (não visível em Portugal), da qual sairá às 00:10, entrando na sombra às 19:48 para dela sair às 23:12.

O começo da fase de sombra será visível na Ásia, excepto na extremidade nordeste, na Europa, à excepção da parte ocidental, em África, menos na parte noroeste, na Indonésia, Austrália, Nova Zelândia, Antárctica, na parte oriental do Atlântico sul, no Índico e na parte ocidental do Pacífico.

O fim será visível na Europa, África, Ásia ocidental, Austrália ocidental, Antárctica, América do Sul, excepto na extremidade noroeste, no leste do Atlântico norte, Atlântico sul, Índico e extremidade sudeste do Pacífico sul.

Divulgue o seu blog!