terça-feira, agosto 16, 2005

16 de Agosto de 1958

Nasce Madoona. O que seria do mundo Pop sem Madonna? Essa é uma questão que não parece ter resposta, já que há tempos o nome da cantora pode ser considerado sinônimo desse estilo de música. Polêmica, contraditória, pioneira, ousada, corajosa são apenas alguns dos adjetivos que a classificam. Além de tudo ela é referência, inspiração e deusa de 9 em cada 10 estrelas do mundo Pop.

Mas nada veio fácil na vida de Louise Veronica Ciccone, seu nome de batismo, nascida em 16 de Agosto de 1958, na cidade de Rochester. Aos 5 anos, morando num subúrbio de Detroit, vê, ao lado dos irmãos, sua mãe morrer de câncer e passa a morar com a avó.

Começa a ter aulas de piano, ballet, teatro e acaba se interessando por moda, dança, interpretação e música. Desenvolve sua sexualidade muito cedo também e aos 15 anos além de não ser mais virgem, já havia tido até experiências homossexuais.

Muda-se para Nova Iorque para tentar a vida de bailarina e enquanto isso arruma um emprego de garçonete para se sustentar e, para levantar mais alguns dólares, posa nua para estudantes de artes plásticas.
Após montar algumas bandas sem nenhuma repercussão, consegue, em 1981, gravar sua primeira fita demo e um contrato com a Sire Records. O primeiro single, "Everybody" sai no ano seguinte, já sob a alvunha de Madonna, e vende nada menos do que 250 mil cópias. Sem perder tempo, lança o 'debut' auto-intitulado em 1983, que obtém grande repercussão, entrando nas paradas da Billboard. Os videoclipes já exploravam sua sensualidade e eram considerados bastante provocativos na época.

Mas nem Madonna poderia imaginar o que a esperava no ano seguinte. O lançamento de "Like A Virgin" tornou-a famosa em todo o mundo atingindo 8 milhões de cópias vendidas e foi a música mais tocada do ano. A turnê do álbum tem todos os ingressos esgotados e ela atinge o 'status' de celebridade. Em1985, casa-se com o ator Sean Penn (que conheceu nas gravações do vídeo de "Material Girl").

A partir daí, Madonna nunca mais deixou de ser sucesso e qualquer coisa que fazia virava notícia na mídia. Apareceu em alguns filmes, não muito bem aceitos pela crítica e continuou lançados clássicos da música Pop como "True Blue" em 1986, "Like a Prayer" em 1989, "Erotica" em 1992 e "Evita" em 1996. Nesse mesmo ano teve sua primeira filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, de seu ex-preparador físico Carlos Leon.

"Ray Of Light", de 1998, foi um dos trabalhos que obtiveram o maior sucesso comercial, com mais de 15 milhões de cópias vendidas e faturou 4 Grammys. Nasce o seu segundo filho, Rocco Ritchie, sendo que, desta vez, o pai é o cineasta Guy Ritchie.

A cantora, entretanto, não se limitou aos palcos e fundou a produtora e gravadora Maverick, que contrata artistas como Alanis Morissette. A cada trabalho com um visual e uma temática totalmente diferentes, ela passou a dar as direções para praticamente tudo: música, cabelo, roupa, atitude. Ainda se aprofundou nos estudos da Cabala e no mundo dos livros infantis. Todas queriam, e querem, ser como Madonna.

O disco mais recente foi "American Life", que teve a música "Die Another Day" com trilha das aventuras de James Bond na série 007. Em 2004, Madonna deu início a Re-Invention Tour que, segundo ela, será a turnê mais polêmica e chocante de toda a sua carreira.

DISCOGRAFIA


American Life (2003)

Music (2000)

Ray Of Light (1998)

Evita (1996)

Something To Remember (1995)

Bedtime Stories (1994)

Erotica (1992)

The Immaculate Collection (1990)

I’m Breathless (1990)

Like A Prayer (1989)

You Can Dance (1987)

Who’s That Girl (1987)

True Blue (1986)

Like A Virgin (1984)

Madonna (1983)

Retirado do Canal Pop

Divulgue o seu blog!