sexta-feira, setembro 23, 2005

Cantinho da criminalidade comentado.

"Dois rapazes, que aparentavam os 18 anos, entraram de rompante, terça-feira à noite, num restaurante de Amora, Almada, na Margem Sul, e arrancaram a máquina registadora do balcão. À saída, de armas em punho, ainda roubaram um gelado da arca frigorífica. “Parecia que estavam a gozar com o medo dos outros”, disse a testemunha."

Ora aqui está uma boa ideia. Vamos propor a colocação de uma arca frigorífica para que as incivilidades sejam premiadas com um gelado. Custos a cargo da Andringa e do BE claro.

"Um homem procurado pelas autoridades roubou dois carros e tentou, na manhã de ontem, assaltar uma espingardaria em Tunes, concelho de Silves. Mas o ruído que o gatuno fez despertou a atenção dos donos da espingardaria e o assaltante pôs-se em fuga, acabando por levar consigo apenas... um saco de pão furtado à porta de uma mercearia das proximidades."

A criminalidade, perdão, incivilidade está cada vez mais exigente. Além da arca frigorífica, parece também que é necessário colocar sacos de pão. Se calhar, aproveitando a onda, é melhor colocar também marmelada, queijo, doce e rebuçados. Não queremos que falte nada a essa rapaziada trabalhadora.

"A PSP do Porto deteve ontem um homem suspeito de ter assaltado vários estabelecimentos de venda de material informático na zona de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim. O suspeito actuava apenas na sua área de residência, por não ter carta de condução, e entrava nas lojas através de uma técnica de arrombamento de grades original e que era desconhecida pela polícia."

Ao contrário da rapaziada das incivilidades, trata-se de um ladrão educado. Como não tinha carta de condução não conduzia. O que é estranho nos tempos que correm, enquanto a incivilidade da Cova da Moura e afins pode usar um carro “gentilmente” cedido sem necessitar de carta de condução e incivilizar sem que haja detenções, ao vulgar ladrão já é exigido carta e até é detido. Tratamento discriminatório mas toda a gente sabe que Portugal é um país racista. Ouça-se o que diz o SOS Racismo sobre isso.

"A polícia desencadeou ontem uma operação de vigilância num prédio situado paredes-meias com a Escola Básica n.º 1 das Caldas da Rainha, que os pais dos alunos dizem estar transformado “num antro de droga e prostituição à luz do dia”. Os educadores estão revoltados e temem pela segurança dos filhos. Quando, ao princípio da tarde, os agentes da Escola Segura da PSP se deslocaram ao prédio – numa acção acompanhada pelo CM –, encontraram dois ucranianos e dois lituanos, com idades entre os 30 e os 60 anos, que alegaram ocupar o espaço por não terem outro abrigo. Um dos imigrantes admitiu consumir droga. “Isto já se verifica desde o ano passado. Ao edifício tem acesso toda a gente, toxicodependentes e outras pessoas. Entram homens e mulheres como se nada fosse, têm lençóis e toalhões, pernoitam ali e de dia vêem-se muitas movimentações, até estarem a urinar"

A história está mal contada. O edifício em questão está carecido de obras. Razão porque os quatro imigrantes lá se encontravam. Estavam simplesmente a proceder a obras de recuperação. O facto de levarem toalhões deve-se à existência de uma piscina escondida nas traseiras. Piscina privada claro.

Divulgue o seu blog!