quarta-feira, setembro 21, 2005

Como é difícil comprar (legalmente) casa em Portugal.

Infelizmente no nosso país é impossível comprar-se casa e pagar a totalidade dos impostos devidos.

Os construtores nunca querem. Sabe-se porquê. Baixam o valor da escritura (recebem milhares de euros em dinheiro - que não deixa rasto) e apresentam lucros baixos, como tal fogem ao pagamento de IRC sobre os lucros.

Noutros casos, também são vítimas de o sistema vigente quer por que compraram terrenos subfacturados, quer devido ao facto de muitos particulares lhes pedirem expressamente que pretendem fazer uma escritura abaixo do valor real.

Neste último caso, também se sabe porquê. Querem branquear dinheiro e/ou não querem pagar impostos.

Como é que uma pessoa honesta consegue comprar casa legalmente? Torna-se impossível. Simplesmente quem vai comprar casa (já de uma gama média) através do recurso ao crédito, ou é apanhado em falta pelas finanças (por que os créditos deixam rasto) ou simplesmente não compra casa. Porque se não alinhar no esquema, logo se apresenta outro comprador que aproveita os "saldos" da escritura. Também não me parece justo. As casas são caríssimas, já é difícil escolher e comprar, então, se a pessoa introduzir a variante fiscal, definitivamente chega a um beco sem saída.

O panorama é o seguinte:

Se o Fisco verificar que num prédio, 2 pessoas recorreram ao crédito pela totalidade, vão apurar imposto a essas pessoas. E os outros que pagaram a pronto pagamento, sabe-se lá porquê, ficam a rir-se? Porque não há prova do que realmente pagaram. Porquê que o Fisco não tem um papel preventivo nesta matéria? Indo aos prédios saber o valor da compra, ver os preços na internet? Avisando que os valores não são os reais.

Há muito a fazer nesta matéria. Mas quem se lixa é sempre o mexilhão.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info » » »

sexta-feira, março 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!