domingo, janeiro 27, 2008

27 de Janeiro de 1945.

O exército soviético liberta Auschwitz, o campo da morte e encontra perto de 3.000 homens e mulheres pesando entre 23 e 35Kg.

Auschwitz foi um campo de concentração e um campo de extermínio situado na Silésia, Polónia, criado em 1940 pelos Nazis durante a Segunda Guerra Mundial com o objectivo inicial de reunir os prisioneiros políticos polacos. Auschwitz tornou-se um dos campos de concentração mais atrozes do Holocausto devido às execuções em massa de judeus em câmaras de gás e às experiências do médico Josef Mengele em gémeos, que incluíam amputações e injecções de vírus. Tudo começa em 1941, quando a Gestapo recebe a ordem de executar a "solução final da questão Judia", ou seja, exterminar a raça judia. Esta medida é adoptada em 20 de Janeiro de 1942, por altura da Conferência de Wannsee.

As execuções em massa de judeus começaram na Primavera de 1942 em Maio, quando 1.200 judeus encolhidos nos comboios recém-chegados da Alemanha, Eslováquia e França, são enviados para as câmaras de gás.

Em 27 de Janeiro de 1945, o exército soviético liberta o campo da morte e encontra perto de 3.000 homens e mulheres pesando entre 23 e 35Kg. À entrada deste campo, encontra-se uma tabuleta com a inscrição «Arbeit macht Frei» (o trabalho liberta).>p align="center">

Campo de extermínio (em língua alemã Vernichtungslager) era o termo aplicado a um grupo de campos construídos pela Alemanha Nazi durante a Segunda Guerra Mundial com o objectivo expresso de matar os Judeus da Europa. Para além de judeus, membros de outros grupos foram também assassinados nestes campos, tais como os ciganos de etnia roma, prisioneiros de guerra soviéticos, bem como polacos e outros. Tudo isto é parte do Holocausto e a chamada Solução final da questão judia, nas palavras da retórica Nazi, o plano para assassinar todos os judeus da Europa. Estes campos são também conhecidos como os campos da morte.


Há que fazer a distinção entre campos de extermínio e campos de concentração tais como Dachau e Belsen), cuja maioria se situava na Alemanha constituía um sistema de encarceramento e aglomeração dos vários "inimigos do Estado" (tais como comunistas e homossexuais), e constituíam bases de recursos de trabalho forçado para empresas alemãs. Muitas vezes, os judeus inicialmente detidos nestes campos de concentração eram posteriormente enviados para os campos de extermínio. Nos primeiros anos do regime Nazi (estabelecido em 1933) muitos judeus foram enviados para estes campos, mas depois de 1942 todos os judeus foram deportados para os campos de estermínio.


Também há que destinguir os campos de extermínio dos campos de trabalho escravo, que foram construídos em todos os países ocupados pelos alemães para explorar o trabalho dos prisioneiros de vários tipos, incluindo prisioneiros de guerra. Muitos judeus trabalharam até à exaustão e morte nesses campos, mas depois de 1942, toda a força laboral judaica, mesmo que útil ao esforço de guerra alemão, foi enviada para o estermínio. Em todos os campos Nazis havia altas taxas de mortalidade como resultado da fome, doença e exaustão, mas apenas os campos de estermínio eram construídos especificamente para a matança organizada.


O método de matança nestes campos era o gás venenoso, normalmente em câmaras de gás, apesar de muitos prisioneiros terem sido mortos em massa por fuzilamento e outros meios. Os corpos dos mortos eram destruídos em crematórios (excepto em Sobibór onde eles foram cremados em fogueiras ao ar livre), e as cinzas eram enterradas ou dispersas.
A maioria das fontes históricas reconhecem seis campos de extermínio, todos eles situados na Polónia ocupada.

Eles eram:
Auschwitz II (Auschwitz-Birkenau) (Auschwitz I era um campo de concentração e Auschwitz III um campo de trabalho)
Belzec
Campo de concentração de Chelmno (Alemão: Kulmhof an der Nehr, Polish: Chelmno nad Nerem)
Majdanek
Sobibór
Treblinka
Destes, Auschwitz II e Chelmno estavam situados dentro de áreas da Polónia ocidental anexada pela Alemanha - As outras 4 estavam situados na área do Governo Geral.
Um sétimo campo, muito menos conhecido que estes seis situava-se em Maly Trostenets, na actual Bielo-rússia. O regime fantoche Croata Ustase também montou um campo de extermínio em Jasenovac.


Treblinka, Belzec e Sobibór foram construídos durante a Operação Reinhard, o nome de código para a matança sistemática dos judeus na Europa, conhecido amplamente como sob o eufemismo, de "solução final da questão judia" (Endlösung der Judenfrage).


A operação foi decidida na conferência de Wannsee de Janeiro de 1942 e conduzida sob o controle administrativo de Adolf Eichmann. Estes campos, juntamente com Chelmno, que tinha sido construído mais cedo, eram puros campos de extermínio, construídos com o objectivo único de matar vastos números de Judeus após poucas horas sobre a sua chegada.
O número de pessoas mortas nos ste maiores campos foi estimado em:
Auschwitz II: cerca de 1.000.000
Belzec: 436.000
Chelmno: 340.000
Majdanek: 300.000 a 350,000
Sobibór: 260.000
Treblinka: pelo menos 700.000, possivelmente mais de 1.000.000
Maly Trostenets: pelo menos 200.000, possivelmente mais de 500.000

Isto perfaz um total de pelo menos 3.200.000, e possivelmente 3.800.000. Destes, mais de 90% eram judeus. Estes 7 campos foram responsáveis por cerca de metade do total dos judeus mortos no Holocausto. Virtualmente a totalidade da população judaica da Polónia foi assassinada nestes campos. Quando as forças armadas soviéticas avançaram sobre a Polónia em 1944, estes campos foram fechados e parcial ou completamente desmantelados para ocultar o que tinha ali ocorrido. O governo comunista polaco do pós-guerra desmantelou-os em parte e permitiu a sua decadência.


Após a queda do comunismo em 1991, os locais destes campos tornaram-se mais facilmente acessíveis e tornaram-se centros de atração de muitos visitantes, especialmente Auschwitz, o mais conhecido de todos. Houve uma série de disputas entre o governo polaco e organizações judaicas sobre aquilo que é e não é aprompriado nestes sítios. Alguns grupos judaicos manifestaram a objecção à construção de memoriais cristãos nestes campos.

Wikipedia.


Mais.

Campos da morte.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O presidente francês Jacques Chirac inaugura amanhã em Paris um memorial aos 76 mil judeus franceses enviados para a morte nos campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
Uma atitude digna do pres. francês. Já indigno, porco e indecente foi o que fizeram uns deputados alemães de direita, que se levantaram e sairam qdo o pres. do parlamento alemão pediu 1 minuto de silencio pelas vítimas do holocausto nazi!

terça-feira, janeiro 25, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Há 60 anos, num dia 27, o campo de concentração de Auschwitz foi libertado. Poucos saíram com vida. Ines Bromirski foi um deles. Polaco, com passaporte português, vive no Algarve. Tem cravado na pele um número de série. Tem cravado no coração um horror infinito.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=147257&idCanal=19

terça-feira, janeiro 25, 2005  
Blogger Smeagol said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

quinta-feira, janeiro 27, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sábado, janeiro 27, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Mattress disposal in massachusetts Hiking protective glasses car cd player Can i get pregnant if husband on ritalin Toyota body lift kits Ginko zocor interaction Purchase video poker slot machines Colorado spring water beds Stationery houston tax on real property sale Car dog cover 401k and hardship and withdrawal Saunas de caracas Denmark prince divorce hong kong Cgfns nursing reference book online hinge lamborghini Bmw automobile parts neurontin onfocom

quarta-feira, fevereiro 07, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... tenuate hot master spa tub Hbl porsche Spa laser hair removal minneapolis area Dekoder scrabble

terça-feira, abril 24, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!