domingo, março 12, 2006

Dúvidas.

"Um ano após a tomada de posse do Governo de José Sócrates, a classe média, a que paga impostos e decide eleições, só tem razões para continuar insatisfeita. E, no entanto, mostra-se disponível para votar novamente socialista. Eis o paradoxo.

A classe média, a maioria dos portugueses, paga hoje mais impostos do que há um ano, paga mais pelos bens e serviços, paga mais pelo empréstimo da casa e do carro, tudo isto com praticamente o mesmo salário de há um ano. Em troca dos seus impostos, essa mesma classe média continua a ter no Estado um péssimo prestador de serviços, seja na saúde, na educação ou na justiça.

A economia, mãe de todos os indicadores, teima em não descolar e mostra apenas ténues sinais de reanimação. Por isso, há muito tempo que a classe média não tinha tanto receio do desemprego. E, no entanto, todas as sondagens mostram que a tal classe média se mostra disponível para renovar o voto no PS de Sócrates.

A classe média aprendeu muito nos últimos anos. Caiu na real, diriam os brasileiros. Após anos de euforia, juros baixos e subsídios de Bruxelas, descobrimos que estamos mais ou menos na mesma, ou seja, na cauda de todos os imagináveis indicadores. E, pior, dizem-nos os gurus da economia, as perspectivas de melhoria são mais que reduzidas.

A amplitude da vitória eleitoral de Sócrates ficou a dever-se não apenas às evidentes fragilidades do adversário mas igualmente à percepção de determinação transmitida durante a campanha. No Governo, Sócrates esqueceu-se de alguns compromissos eleitorais (os impostos, por exemplo), mas excedeu as expectativas no modo como interpretou o facto de o país estar maduro para uma mudança de paradigma.

As medidas centrais tomadas pelo Governo nestes 12 meses respondem a essa necessidade de exigência e rigor, se necessário incluindo sacrifícios. É por isso que Portugal entra num ciclo de estabilidade expectável de três anos em clima de confiança.

A classe média tem, pois, a percepção de que estamos no bom caminho. Mas que não haja ilusões - a exigência que lentamente se instala na sociedade portuguesa inclui os políticos. E, daqui a um ano, não basta estarmos no bom caminho. É exigível que muito do que está em esboço seja concluído. E, já agora, que estejamos a viver melhor
."

João Morgado Fernandes
Estamos no bom caminho? As sondagens já são mais fiáveis? Algum jornalismo já tem opinião própria? Enfim, dúvidas que assaltam diariamente “alguma” classe média. Se é que ela ainda existe…

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este Morgado é um inteligente e sabe para quem escreve. Decerto não é para a maioria da chamada classe média. Escreve para a maioria dos votantes que mamam da grande teta do estado. A verdade é que todos os que clamam por mais e melhor de tudo, são os que votam nas promessas.
São os que vivem do estado social e que para ele não contribuiram, porque num ano ganham o que contribuiram durante a vida, se contribuiram e Sócrates sabe disso.
Morgado sabe o que diz e fala numa mudança de paradigma, será que sabe o que quer dizer? Eu não sei. De facto é um cão com dono como todos os jornalistas, mas não lhes invejo a sorte.
Impostos?
Porque não se pode baixar o IVA por exemplo?
Porque os patrões dos políticos não querem pagar o que é devido, como os banqueiros ou outros, assim se o IVA baixasse diminuía a fuga e aumentava a receita e o consumo, mas os gurus ( cães com dono) o que é que sabem? Até dão aulas e isto não descola, porque será?
Limpeza de fundo é o que se precisa.

domingo, março 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info nike acg hiking boots hairy pantyhose mature Hardcore saudi Water filter toronto claudiadot search engine marketing hairy dads porn pic Allegra d osmotic http://www.paris-hilton-free-video-8.info/pics-of-women-with-hairy-pits.html chin liposuction albuquerque new mexico hairy arrmpit girls Ionamine diet pills pictures women hairy legs Paxil bad taste in mouth Erotic interactive story scholarship Teen hardcore gangbangs

sexta-feira, março 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!