sexta-feira, junho 02, 2006

Nascido para vencer.

"Com um estatuto de oráculo intocável, diz, por antecipação e substituindo-se ao juízo popular, quem vai vencer e ser derrotado em eleições.

Há homens que nascem com todas as condições para vencer. Na vida política portuguesa há uma personalidade conhecida que teve e tem todas as vantagens para ser quase tudo: Marcelo Rebelo de Sousa.

Filho de Baltazar Rebelo de Sousa, ministro do Estado Novo, homem digno, competente e sério e afilhado de Marcelo Caetano, Marcelo nasceu e cresceu para vencer na vida pública e na vida política.

Acresce que se trata de alguém inteligente, aluno notável e brilhante professor universitário. Com uma memória prodigiosa e uma enorme capacidade de trabalho, Marcelo adquiriu uma bagagem cultural invejável.

Oportunidades nunca lhe faltaram. Foi fundador e director do semanário mais influente no País; foi comentador residente na rádio e na televisão; foi candidato a presidente da Câmara de Lisboa; foi líder do PSD e potencial primeiro-ministro.

Domingo à noite na RTP 1, já sem 50% da audiência de um outro semelhante que protagonizou na TVI, Marcelo continua a usufruir de um estatuto vedado a qualquer outro político.

Aí, fala de cátedra sobre tudo e todos. Do futebol à política. Da economia às questões internacionais. Com um estatuto de oráculo intocável, diz, por antecipação e substituindo-se ao juízo popular, quem vai vencer e ser derrotado em eleições. Julgando-se um ‘primus inter pares’, arroja-se no estatuto de explicitar, ‘a posteriori’, os diversos acontecimentos.

Não entendo porque que é que, com todos estes atributos, ainda não foi contratado para substituir Scolari ou Mourinho, para liderar a Sonae ou a General Motors e, principalmente, porque é que ao longo da sua extensa carreira política nunca venceu nada de relevante.

Candidatou-se, em 1989, à presidência da Câmara de Lisboa contra Sampaio, à frente de uma coligação PSD/CDS, e perdeu.

Demitiu-se de presidente do PSD, evitando um confronto com Guterres nas Legislativas de 1999. Apenas se pode gabar de ter sido eleito presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto, sabe-se lá se por influência do prestígio do Professor Albertino, competentíssimo presidente da Câmara local.

Não falaria de Marcelo se não me sentisse incomodado pelo seu estatuto de impunidade. É esse estatuto que lhe permite dizer, gratuitamente, mal de tudo e de todos. Como também já fui atingido, exerço agora, legitimamente, o meu direito ao contraditório. Quem não sente não é filho de boa gente.

Quando fui candidato à liderança do PSD, em Abril de 2005, Marcelo tentou descredibilizar-me dizendo que a minha votação não iria além dos 10%. Os militantes do PSD deram-me 46%.

Há 15 dias, no congresso da Póvoa, ignorou o facto de as listas que liderei, ou que me eram afectas, terem conseguido uma maioria de congressistas no Conselho Nacional do PSD.

Lição de tudo isto: para se ter a confiança dos portugueses é preciso ter inteligência, cultura, capacidade de trabalho e carácter. O que faltará ao Professor Marcelo?

Post scriptum – Marcelo gosta de anatemizar alguns dirigentes do PSD com o qualificativo de populistas. Esquece-se de si próprio: aquele que mergulhou no Tejo e guiou um táxi nas ruas de Lisboa, qual Artur Agostinho no ‘Leão da Estrela’, quando disputou a Câmara da capital a Jorge Sampaio, em 1989. Lamentavelmente, perdeu
.


Luís Filipe Menezes no CM

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E não é que tenho de estar de acordo com o Luis Filipe Menezes?
Não me agrada, até porque pensava que tal nunca iria acontecer, mas aconteceu. Graças ao Marcelo, ou a estar farto dele e das suas filhadaputices.

sexta-feira, junho 02, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Hey what a great site keep up the work its excellent.
»

terça-feira, junho 06, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

terça-feira, junho 06, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

terça-feira, junho 06, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Nice colors. Keep up the good work. thnx!
»

quarta-feira, junho 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

quarta-feira, junho 07, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

terça-feira, junho 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

terça-feira, julho 18, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Volvo part number 9484415 lh Tiny hairless pussy no tits eyewear Information product zocor http://www.924-cartridge-dell-ink.info/Cronjobsreducescpu.html Flat panel lcd tv 46 or larger Benadryl and effexor Hardcore ball stretching photos Flower girl pageant dresses Zeiss eyeglasses 26buy diazepam

quarta-feira, fevereiro 07, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!