28 de Julho de 1914.
A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia; esta não cumpriu os termos de um ultimato imposto pelos Habsburgo após o assassinato do herdeiro do trono imperial, o Arquiduque Francisco Ferdinando, por um nacionalista sérvio, Gavrilo Princip. Começa, assim, a Primeira Guerra Mundial. A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra, Guerra das Guerras ou ainda como a Guerra para Acabar com Todas as Guerras) foi uma guerra ocorrida entre 1914 e 1918, e que envolveu principalmente os países europeus. Mas também houve conflitos no Oriente Médio, Ásia e África.
Nessa guerra foram usadas pela primeira vez armas químicas, os primeiros bombardeios em massa contra civis aconteceram, e registraram-se alguns dos primeiros genocídios do século XX. Nenhum conflito anterior mobilizou tantos soldados; nunca antes o número de baixas foi tão grande numa guerra. Muitas dessas mortes ocorreram pela ineficiência de alguns comandantes em se adaptar, e evoluir com o novo material utilizado, e por muito tempo se utilizou da velha estratégia: quanto mais homens, mais vitórias.
A Primeira Guerra Mundial foi também uma guerra de mudança, o último abalo à antiga ordem européia, abrindo caminho para a nova ordem. Dinastias como a dos Habsburgos, Romanov e Hohenzollern, que vinham dominando politicamente a Europa e cujo poder tinha raízes nas Cruzadas, todas caíram durante os quatro anos de guerra. Muitos dos eventos e fenômenos que dominaram o século XX têm origem nesse conflito - incluindo a implementação do comunismo na Rússia, a Segunda Guerra Mundial e até mesmo a Guerra Fria.
Esta guerra viria a terminar com o Tratado de Versalhes, assinado entre a França e aliados e a Alemanha.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home