1 de Agosto de 1944

A 1 de Agosto de 1944, começou a revolta de Varsóvia. Com as tropas russas apenas a dez milhas de Praga, distrito de Varsóvia situado no banco oriental do rio de Vistula, a Wehrmacht em fuga, a notícia do atentado contra Hitler e com as tropas aliadas a avançar pela França dentro, o Exército polaco do interior liderado por Bor-Komarowscki arriscou. A tentativa de livrar Varsóvia antes da entrada do exército vermelho foi efectuada principalmente por razões políticas: a implementação do governo no exílio tinha que ser estabelecida em Varsóvia antes da chegada dos russos e a implementação do recentemente criado governo pró-russo.
O pedido para uma investigação internacional da cruz vermelha do massacre de Katyn que acabou com o relacionamento diplomatico de Estaline com o governo polaco no exílio e o acordo alcançado entre Roosevelt, Churchill e Estaline na conferência de Teerão no fim de 1943 que colocou a Polónia dentro da esfera soviética de influência, condenaram a revolta ao insucesso. Durante os 63 dias da revolta, o exército russo, além de manter-se inactivo, não permitiu a ajuda ocidental e quando o permitiu, já era tarde demais (18 de Setembro). A crueldade e as atrocitidades cometidas pelos alemães e seus aliados foram indiscritíveis.
A 2 de Outubro de 1944 tudo acabava com a rendição de Bor-Komarowscki, deixando uma das mais belas cidades da europa praticamente toda destruída.

1 Comments:
Muito interessante post. Parabéns.
JP
Enviar um comentário
<< Home