Resolução 1701 - tréguas ou cessar-fogo?
"O ministro da Energia do Líbano, Mohammad Fneich, que pertence ao Hezbollah, disse hoje que a entrada do Exército do seu país na zona sul do território só será pacífica se não tiver como missão o desarmamento do movimento xiita."
Público
Parece que a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU está condenada ao insucesso. Justificando as operações de Israel ao afirmar que o Hezbollah atacou primeiro; exigindo a devolução incondicional dos dois soldados israelenses que capturou; criando uma zona desmilitarizada no sul do Líbano e na zona de fronteira, sob controle de 15 mil soldados libaneses e 15 mil da ONU, falha nos detalhes sobre o desarmamento do Hezbollah. E esse falhanço pode levar a nova guerra civil se tentarem desarmar o Hezbollah ou à manutenção da ameaça terrorista sobre Israel.
8 Comments:
O Hezbollah quer que Israel cumpra as directivas da ONU,mas ele não. Assim, 30 mil ou trezentos mil soldados será a mesma inutilidade a menos que as milicias sejam totalmente desarmadas e o Sul passe para contrôle efectivo Libanês. Como o Hezbollah não entrega as armas, ou esses 30 mil soldados lhas tiram seja de que maneira fôr, ou mais vale ficarem em casa e deixarem Israel resolver o caso.
Alguem pode explicar, O Líbano tem um governo eleito democraticamente, um exército e leis, qual a razão que o Hezbollah, tem de ter uma milicia armada, quais são a suas intenções, defenderem ou atacarem quem? Israel certamente não vai atacar o Líbano se não forem atacados, terão medo do próprio governo libanês, isto é, deles próprios?xarneco
Vejam lá se se entendem porque já sabem que os ISRAELITAS não brincam em serviço. Ou vão para lá vocês ou ISRAEL volta para trás e começa a «festa» outra vez.
Ser muçulmano não deveria servir desculpa ou de atenuante para se cometerem os mais bárbaros crimes de guerra! Por muito menos,o Presidente da Sérvia foi preso e acabou por socumbir durante o seu cativeiro. Que seja criado um novo Tribunal de Nuremberga para punir os Sirio/Iranianos/Hezbolahs que governam o Líbano!
mas o mais grave é termos de dar milhões para ajudar os terroristas, o grande primeiro ministro ( antónio guterres) que colocou o país no estado em que está e fugiu, já vem pedir mais dinheriro, ou seja enterrar ainda mais o nosso país. Ele fufiu, porque não se mantêm afastado do país a que fez tanto mal.. desapareça sr. Guterres, devia estar a responder em tribunal, por gestão danosa do país
Se os "Arabes" deixarem Israel em paz, certamente não haverá guerra. Certos paises Arabes, que entraram em guerra com Israel, mudaram a sua politica, e que eu saiba Israel não atacou nenhum deles desde então. Infelizmente grupos como o hezbollah, sabem que a unica forma de existirem em terem Israel sob a mira das bombas.
Kamal Salibi...é o mais respeitado historiador Libanes, leiam um pouco do que ele escreve sobre o Libano e sobre o Hezbollah, e talvez a vossa cegueira politica se esvaneça. Saberão que o verdadeiro problema do Libano são a divisão de cristão, xiitas, sunitas e druzos, os Israelitas so la entram quando são atacados.
Hoje, o vídeo do chá das 5.
Guerra civil no Líbano? Já esteve mais longe.
Enviar um comentário
<< Home