sexta-feira, setembro 22, 2006

Calha sempre aos mesmos.

"Os residentes nos bairros de Lisboa com estacionamento concessionado à EMEL e que tenham mais de um carro vão passar a pagar. Quem tiver duas viaturas vai pagar 25 euros por ano, o terceiro carro pagará 100 euros e o quarto e último veículo autorizado desembolsará 150 euros, refere a «Renascença». Até aqui, os moradores tinham direito a estacionamento ilimitado e gratuito na sua área de residência.

As novas regras também vão penalizar os não moradores. Quem estacionar nos lugares com parquímetro vai pagar mais. De acordo com a vereadora do PSD, Marina Ferreira, o agravamento é significativo: «começamos com 25 cêntimos, mas vamos agravando significativamente à medida que o tempo de permanência na via pública vai aumentando». Se estacionar o carro por quatro horas terá de pagar até quatro euros e se exceder esse período será multado por uso indevido do espaço público
"

Mais um exemplo de que a construção do Túnel do Marquês não vai trazer mais trânsito a Lisboa. E, para variar, a solução encontrada para combater o excesso de automóveis na cidade é a mais simples. Transforma-se o dono do automóvel num criminoso. Especialmente o residente que tenha mais de uma viatura. Quanto a melhorar a rede de transportes nada. Curiosamente o aumento da rede do Metro em Lisboa e no Porto permitiu a conquista de 12,7% de passageiros no primeiro trimestre.

Como diz um comentador “imagine-se uma viagem nos nossos rápidos, eficientes e imensos transportes públicos (aliás, económicos, confortáveis, limpíssimos e com uma clientela da mais fina educação e esmerada cidadania, bons tempos em que dizer um palavrão a bordo era sinónimo de ser "chutado" fora e ter de ir a butes, quanto mais as agressões actuais - fruta da época, dizem os psicólogos, raios parta a sazonalidade que não há meio de ter fim).”

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Imaginem a minha costela de alentejano e as minhas cruzes a irem para a Lísboa nos nossos rápidos, eficientes e imensos transportes públicos (aliás, económicos, confortáveis, limpíssimos e com uma clientela da mais fina educação e esmerada cidadania, bons tempos em que dizer um palavrão a bordo era sinónimo de ser "chutado" fora e ter de ir a butes, quanto mais as agressões actuais - fruta da época, dizem os psicólogos, raios parta a sazonalidade que não há meio de ter fim). ò cumpadres , na s´ofendam dê ter mencionado a minha costela d'alantejano, carago, é um elogio! É que transporte , mau por mau, sempre prefiro na Índia, onde se pode ir deitado no machibombo a viagem toda e, apesar das minhas cruzes, como lá não há tampas de esgoto nas estradas ( bom, vamos lá a ver, têm rede de esgotos, sim senhor, é só lá ir ver, e com MUITO melhor qualidade que a nossa, tá? Eu sei, eu vi isso lá!), pois, segundo eles afirmam, as estrads são redes viárias onde circulam viaturas, a maioria das quais privadas e não se pode, pura e simplesmente andar a dar cabo da propriedade privada com tampões de esgotos e outras anormalidades passíveis de causar acidentes viários; é claro que isso só acontece lá por serem do 3º mundo, né? Pois, já 'tou a ver o pessoal: vai para lá ó... e deixa o tuga sofrer calmamente em paz e sossego com aquilo que tem de mais civilizado! Especialmente os maravilhosos transportes públicos e seus maquiavélicos apoiantes, os ecologistas da... tanga!

quinta-feira, setembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

É tão simples!
1) Parques de estacionamente de superficie, 4 andares pelo menos.
O que é mais feio? Carros em segunda, terceira fila? Passeios todos arrebentados e ocupados pelos carros?
2)Querem desmotivar as pessoas a virem de carro para Lx. Muito bem.
Então parques grandes, junto dos grandes interfaces, em vertical, para poderem guardar muitos carros, e baratos.
3) Um dos problemas dos carros é as empresas irem para os arredores de Lx e não haver transportes publicos como devem ser.
Obrigar qas empresas que querem ir para fora de Lx a pagar um imposto extra que permita a criação de linhas de metro ou troleis. Autocarros NÂO!
4) Disponibilizar um sistema "a sério" para transportar as crianças para as escolas, como em outros paises, tipo USA.
Basta verem a diferença no transito quando estamos em epoca de aulas ou em ferias.
5) Este é de bradar!
Voltar a activar as linhas de electrico: menos poluente e disciplina o estacionamento.
Promover linhas de troleis.

Ás vezes penso que esta cambada de governantes (central e autarquiquicos) são mesmo do pior. Não é preciso inventar a roda. Basta ir lá fora e ver como as coisas funcionam: USA, paises nordicos, etc.

Este país está entregue a uma cambada... e os do Be são do pior...

quinta-feira, setembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Lisboa é a cidade europeia com mais necessidade de fomentar o uso das motas, nomeadamente das scooters. Qualquer cidade europeia civilizada as tem aos milhares, e Lisboa (ao contrário de Paris, Londres, Amesterdão, etc) não é uma cidade muito simpática para o uso de bicicleta (a solução ideal). Porém, o seu clima, topografia, escassez de estacionamento, vias estreitas, etc, são ideais para o uso de scooters. As vantagens (descongestionamento, decréscimo da poluição e do consumo de combustíveis, etc) serão ainda maiores com a chegada, cada vez mais próxima das scooters eléctricas ou híbridas. Basta pensar em zonas de estacionamento específico e outras medidas de descriminação positiva. E penalizar o uso do automóvel no centro. Em vez disso li hoje no DN que Portugal é o 4º país da Europa com mais automóveis por habitante. Somos pobres mas gostamos de passar por ricos.
E isto com um presidente da Câmara que até é motard! Ou já se esqueceu?...

quinta-feira, setembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Acrescentem ciclovias em todas as principais artérias (Av. República, Liberdade, Roma, Berna, Gago Coutinho, Estados Unidos, Forças Armadas, etc.), estacionamentos para bicicletas em toda a cidade, portagens/pagamento de taxas por quem não mora em Lisboa mas quer utilizar o carro cá, e 99% dos problemas do trânsito estão resolvidos.
Eu por mim ando a pé e de transportes públicos, devido precisamente à falta de ciclovias. E isto apesar da CML me tentar impedir, empurrando-me para os parques da ESLI, em que tenho que tirar o carro todos os dias das 9h às 18h30, com a sua campanha de autêntica caça à multa e perseguição a quem mora e estaciona em Lisboa. Se isso acabar por acontecer (eu for forçado a usar um desses parques) não terei outra hipótese senão voltar a usar o meu carro durante o dia, em vez dos transportes públicos...

quinta-feira, setembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Vivia em Sesimbra e deslocava-me diariamente para Lisboa, utilizando, como é natural, e por ser evidente a carência de meios alternativos e expeditos de transporte nessa altura e ainda porque necessitava do carro, durante o dia, para me deslocar a clientes nos arredores. Como dizia, deslocava-me diariamente para Lisboa e quando chegava por alturas da baixa de Corroios à vista já da ponte sobre o Tejo era nessa altura bem visível o enorme capacete castanho mais ou menos escuro da poluição que já estacionava sobre a capital! Isto Há mais de 20 anos! Interrogo-me; - como será hoje?
E recordo ainda a sábia consideração de um modesto agente de polícia que me multou um dia quando, concordando comigo mas não deixando de cumprir o seu dever, me dizia: - isto se nem nos locais proibidos há lugar para se estacionar quanto mais nos locais consentidos!
Uma lição de 20 anos que nenhum governante soube sequer observar e prever antes criando vias e mais vias de acesso a uma cidade onde, pouco a pouco, as pessoas vão asfixiando... Tenho enfisema pulmonar porque fumei e respirei muito fumo de cigarros e de escapes. Não tenho a mais pequena dúvida de que se ainda estou hoje vivo, e já conto 70, é porque vivi em Sesimbra e as doze horas que aí respirava me compensavam dos malefícios da grande e cosmopolita cidade capital do império...

quinta-feira, setembro 21, 2006  
Blogger Unknown said...

ninest123 16.03
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segunda-feira, março 21, 2016  
Blogger Unknown said...

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ninest123 16.03

segunda-feira, março 21, 2016  

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