sexta-feira, novembro 24, 2006

Irão.

"O Irão acusou esta sexta-feira o Exército norte-americano de «ficar de braços cruzados» face à sangrenta violência no Iraque e condenou o atentado de quinta-feira em Sadr City, Bagdad, que causou 202 mortos, anunciou a agência Irna (mais aqui)." Por acaso o mundo agradecia que o Irão ficasse de braços cruzados.

"Calculo que já todos perceberam que o Irão não está a fazer chantagem para obter vantagens económicas trocando uma eventual desistência do seu propósito por um generoso incentivo; para que isso talvez pudesse funcionar teria que se ir ainda mais longe numa estratégia que começa a escapar à razoabilidade; os incentivos, no caso do Irão, servirão, quando muito, para dividir as opiniões internas, reforçando o grupo dos que defendem – alguns há - que se deveria negociar e acham que seria uma grande conquista conseguir a instalação de um novo reactor para produção de energia a custo zero. Porém, insistir nesta tecla, oferecendo ainda mais, começa a deixar de fazer sentido, se é que alguma vez fez!

Que poderá então o Ocidente fazer agora? Retomar as negociações parece-me uma inevitabilidade; desejavelmente, virão juntamente com algumas condições elementares, por exemplo, a de um prazo para a sua conclusão para evitar que o processo se continue a arrastar, o que convém ao Irão. Garantir acessibilidade dos inspectores da IAEA às instalações nucleares terá, com certeza, que ser outra condição, para evitar a continuação das recusas de visitas, como ainda há dias aconteceu. Para muitos, uma participação directa dos EUA seria, porventura, o mais importante e decisivo de tudo; valeria a pena tentar mas há poucos sinais de que essa reviravolta política na posição da administração Bush se venha a dar, mal grado não se perceber bem que fundamentos justificam tal postura.

Não há, portanto, lugar para qualquer optimismo; o que se alterou na situação, desde a última tentativa falhada de se chegar a um acordo, apenas favorece o Irão que agora sentirá ter reforçado a sua posição negocial. O melhor é o Ocidente (EUA e UE) preparar-se para impor sanções ao Irão, haja ou não resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, e começar a delinear uma estratégia de resposta à possibilidade de um Irão com armas nucleares dentro de cinco a dez anos.
"

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A religiao da paz, e do amor, e da fraternidade, e da igualdade, e da, e da....

http://atlasshrugs2000.typepad.com/atlas_shrugs/2006/11/islamic_jihad_i.html

sábado, novembro 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Assur.

Um link para os favourites

http://www.islam-watch.org/

e uma ajuda para os artigos sobre Historia.

sábado, novembro 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Aqui fica um exemplo

http://www.islam-watch.org/MA_Khan/HamasHudaybiya.htm

sábado, novembro 25, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Perseguição aos cristaos na indonesia

http://atlasshrugs2000.typepad.com/atlas_shrugs/2006/11/islamic_jihad_i.html

AVISO: Este link tem cenas muito chocantes.

sábado, novembro 25, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!