sábado, novembro 11, 2006

Vila de Rei.

"Nada daquilo que nos foi prometido existia em Vila de Rei. Foram feitas promessas, de trabalho, de salário e de instalações que não foram cumpridas pela D. Irene Barata (mais aqui)» conta uma das brasileiras que participou no plano de repovoamento do concelho.

Depois da propaganda mediática feita a esse programa, seria de esperar que a nossa bestial comunicação social tivesse a mesma postura sobre as razões do falhanço. Sugerimos uma. Mais um programa de “Prós e Contras”.

27 Comments:

Blogger mfc said...

Que é que na realidade se passará por lá?!

sábado, novembro 11, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros,

Portugal precisa de facto de uma redistribuição da população e de fixação de pessoas e sobretudo jovens nos concelhos do interior em geral e em todos os lugares afastados dos grandes centros urbanos.

A nossa passagem de população predominantemente rural a população citadina por via das transformações sociais e económicas ditou que neste momento talvez 50% da população viva nas 3 maiores cidades Portuguesas e suas regiões limítrofes.
É um facto que não deve de ser descurado, mas a meu ver não são manobras meramente de Marketing político sebento como as enveredadas pela CMVR que resolvem o problema. Estes senhores que vieram do Brasil, de facto queriam vir para Portugal, mas era para se mudarem para Cascais onde muita gente dessa laia já vive, de modo a dar corpo ao igualmente sebento espírito Brasileirão.
É ridículo pensar repovoar Portugal com escumalha dessa quando se fossem criadas condições aos Portugueses, dignos desse nome, tal seria feito naturalmente por Portugueses.
Quantas não são as famílias que vivem miseravelmete nas duas maiores metrópoles do país? Quantas não são as famílias até mesmo da classe média que vivem nas cidades e que estão fartas de aí viver e que prefeririam viver no campo?

Isto é rídiculo e andamos a dar de comer a quem nos morde na mão. Com Brasileiros nem outra coisa seria de esperar.
Esse povo (de que o Sr. Scolari é o maior embaixador em Portugal na questão a que me refiro) trata abaixo de cão o povo Português e olha-nos com desdém. Porque é que os havemos de ajudar de mão beijada? Que vão para a Amazónia brincar com os Tupis e com os Guaranis e que nos deixem de incomodar com esse sotaque nojento e com essas práticas ranhosas que todos praticam.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Em pleno século XXI, não entendo como há ainda pessoas como você, xenófobo e racista até dizer: basta! É intolerável a sua intolerância, são inenarráveis os seus impropérios. Tomara muitos portugueses trabalharem como alguns dos brasileiros. Mas a sua visão distorcida e os seu cérebro de ideologia fascita e xenóifoba não o permitam tecer afirmações positivas e de outro conteúdo. É pena Portugal ter portugueses desta extirpe!

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Esta só mesmo para rir, então milhares de brasileiras chegam aqui e sabem ao que vêm, ou seja, prostituição, e esta vem dizer que caiu numa esparrela, ainda por cima numa conferência de imprensa. Sinceramente, só mesmo para rir, mas sair do país que era mesmo bom é que não sai.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito que a irene Barata tivesse má intenção na prposta, não acredito no clima de medo,não sou xenofabo ou racista em relação aos brasileiros ou a qualquer outro povo, psessoas boas e más estão em todo o lado, acredito sim e sei que o processo foi mal conduzido, mas também sei e tenho provas disso porque passou-se um asituação semelhante no meu concelho(Sardoal) onde um casal de brazileiros simpáticos me pediu ajuda para arranjar emprego para a familia arranjei emprego através de pessoas amigas de assistente social e quando soube que era para ganhar ordenado minimo a senhora disse que pelo ordenado minimo nacional não trabalhava para ninguem não vinha para portugal para ser escrava, ora a minha esposa ganha o ordenado minimo nacional como 75% dfa população portuguesa, ela era mais que eles , ou não conhecem a realidade do país, ou então realmente à pouca vontade de trabalhar, eu já estive imigrado em frança e ganhava o ordenado minimo e trabalhava sabados sem descontar sequer para a segurança social, mas a necessidade assim obrigava, portanto os comentários dos brazileiros, se bem que justos para outros comentários mais agressivos que aqui se verificam também responderam na mesma moeda e foram racistas para os portugueses e na minha terra há um ditado quem está mal muda-se

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Estou eu aqui, inocentemente, e tenho de ler as maiores barbaridades. Isto não é um prós e contras rasca! E se vos disser que todos têm razão? Não se pode resumir todo um povo em meia dúzia de pessoas. Tenho amigos brasileiros competentíssimos mas sei que há muitos basófias aqui e lá. Gente sem qualificações mas com muita garganta. Irrita-me. Tenho outros amigos portugueses competentíssimos e trabalhadores. Mas sei que há muita preguiça aqui também. E se eu fosse inglês ou francês ou espanhol estaria a dizer a mesma coisa, de outros povos quaisquer. Só há uma coisa verdadeiramente irritante - as anedotas com portugueses que se ouvem de bocas sujas por esse Brasil afora. Por aqui não temos anedotas de estrangeiros. Quando queremos brincar brincamos com nós próprios, a mais sábia maneira de brincar.
Nesta história toda de Vila de Rei quem falhou primeiro que seja considerada culpada. E calemo-nos e tiremos serenamente as lições que tivermos a tirar. Já agora... não há pronúncias nojentas! Há sim bocas sujas aqui e pelos vistos também no Brasil. Que pena.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Os comentários que acabei de ler (dos Senhores Viriato e Felipe - se é que podemos chamá-los de senhores?)são preconceituosos, intolerantes e acima de tudo dá uma demonstração do tamanho da inveja que alguns (porque nem todos os portugueses são tão ignorantes assim!!) portugueses teem da capacidade intelectual , da capacidade de trabalho e do espírito de sobrevivência que nós, brasileiros temos.
E uma pena que vocês teimem em denegrir a imagem dos brasileiros baseados em algumas amostragens (ou vocês não percebem que nem todas as pessoas são iguais), aí em Portugal de algumas mulheres que foram se prostituir.
Aliás, a prostituição não comecou aqui no Brasil, porque antes de sermos invadidos por vocês e consequentemente sermo saqueados!!! aí em Portugal suas mulheres já se prostituíam, portanto......
Essas famílias que foram para Vila de Rei foram em busca de melhora de vida com trabalho digno!!
E antes que eu me esqueça: cá entre nós, sotaque nojetinho teem vocês rsrsr,

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

De facto concordo consigo, somos mesmo um povinho medíocre. Nem retiro uma palavra, pena tenha que, como português, me sinta incluído numa sociedade improdutiva, convencida e descabida! Venham mais brasileiros sim, mas venham também os bons profissionais e capazes. Infelizmente não temos um Portugal para os receber!

até mais povo medíocre!

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Meu senhor, se foi prometido emprego e salaário de 1000 euros quem o fez foi a própria dirigente da citada vila e portanto sua compatiota. Por que então não fez a mesma proposta aos portugueses? os brasileiros foram, porque forma convidados a ir. Se tem alguém contra quem vocês devem protestar e sua própria compatriota, essa tal dona Barata.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Como Português, é deprimente ler estes comentários! Porque razão a Srª Presidente resolveu ir ao Brasil convencer famílias a emigrarem para cá, quando temos 700 mil desempregados, alguns provávelmente com desejos de ir viver para Vila de Rei ( Vila ) a troco de emprego garantido e casa com condições.
Mas alguem acredita que os brasileiros vinham para Portugal trabalhar nas limpezas de lares de 3ª idade e outras instituições, recebendo o salário mínimo nacional, se soubessem disso antes de partir?Srª Presidente, o seu desígnio caiu por terra e pareceu que a Srª ainda está nos anos 60 a liderar, no concelho, o Movimento Nacional Feminino!!
Desafie empresas e empresários a fixarem-se no concelho, com garantias e incentivos e, verá que o concelho rápidamente aumenta a sua população.
Não ponha mais a ridiculo a centenária e simpática Vila, Centro Geodesico de Portugal.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ao que me recordo aquando da chegada dessa Srª, já sabia que viría receber um ordenado minímo, como também que iria para a estalagem da Vila fazer serviços de limpeza.(recordam-se da reportagem?) Agora até pode dizer que lhe prometeram mundos e fundos, o que não será verdade. É que quando chegaram à nova casa em São João Do Peso, não me pareceram assim tão insatisfeitos(recordem-se mais uma vez da reportagem).

Já agora aos que questionam, o porquê de não sugerirem aos Tugas situações idênticas, pergunto: Quantos estariam dispostos a abandonar a cidade pela aldeia, por um ordenado minímo e uma casa?
Dúvido que haja uma maioria que fizesse tal opção. O português é demasiado comodista para isso.

Já agora c/ tanto curriculum, e veio para Portugal?!? E para mais para o interior? Se no Maringá não se orientou, seria em Vila De Rei que iria ganhar os tais 1000 ??!? Otária!

Tenho cá para mim que essa Srª devia estar a pensar em ganhar mais que os seus companheiros, só que como as coisas não correram como esperado, decidiu inventar umas coisitas para abanar o mundo das revistas côr de rosa.
Já agora deve pensar que está no país dela, em que por qualquer motivo rolam cabeças... Nem em Lisboa, quanto mais no interior.

Já agora porque haveria ela de ganhar 1000 ??
Se a casa e as condições eram tão boas quando chegou, de um momento para o outro já nada presta...
Rápida mudança de opinião, a meu ver.

Cá para mim está a cuspir no prato que comeu...

cumprimentos,

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pois... Para quem não sabe, a sra. Presidente de Vila de Rei nem a própria FILHA consegue manter no seu concelho (foi viver para o concelho vizinho da Sertã)... Em vez de enganar brasileiros que fizeram milhares de kms de distância mais valia fazer algum trabalho útil e começar por convencer as pessoas que já la moram a não sair...
Já agora a quem critica os brazileiros que... não se esqueçam dos milhares de portugueses que temos por esse mundo fora que tão bem são recebidos(normalmente)... portanto pensem se gostariam de estar a milhares de kms de casa, sem familia, sem dinheiro e enganados...
Cumprimentos

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Promessas mentirosas de empregos e ilusões, sempre as houve, e os portugueses conhecem-nas bem,por essa "Europa?" fora...
Nascido em Lisboa, fui ainda criança para Moçambique, de onde voltei para Lisboa ainda muito antes do 25 de abril.
Após a revolução que desamordaçou Portugal, vim para o Brasil, para onde pedi transferência de faculdade.
Os comentários aqui lidos fazem-me sempre voltar a pensar na nossa história, no que fizemos e no que não conseguimos fazer!
Dizia uma empregada que tive no meu consultório dentário em Portugal, que o mal de Portugal era andar sempre a pensar na sua grandiosidade passada!A verdade é que , ao que parece, somos bons operários (lá fora...)mas, e disso não haja dúvidas, somos uns perfeitos incapazes como dirigentes.E isto que aqui digo está demonstrado ao longo de toda a história de Portugal, passada, presente e, infelizmente, talvez também na futura.
E quando as coisas não correm bem, a culpa, como sempre e em todos os países, é dos estrangeiros.
Aí na nossa terra está na moda culpar os brasileiros...
Há portugueses que querem mandar embora os brasileiros...não devem ser muitos bons em aritmética...E se os brasileiros quiserem fazer uma "trocazinha"? E mandarem para Portugal os portugueses que aqui vivem no Brasil??? A quantidade é tamanha que o país só não iria ao fundo porque está agarrado à Espanha.E isto, mais uma vez, mostra uma grande dificuldade para compreender os problemas e arranjar soluções...
Como diz o ditado popular "Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão"!
Falar mal dos brasileiros? Não falem mal...Afinal de contas são obra de quem? Sim, digam lá?
E no meio de tudo isto, há uns optimistas a sonhar com a integração de Portugal na Espanha!!!
Tenham juízo...os espanhóis não são burros!

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Desde o início que isto cheirava a esturro. Mesmo antes de alguém ir para Vila de Rei a autarca deixou de prestar declarações, pois não conseguia explicar aquilo que ninguém percebia. Como é que de repente passaram a existir condições para empregar tantas pessoas em Vila de Rei se nem se consegue evitar que os habitantes que lá nascem abandonem o concelho? Se todas aquelas condições realmente existiam porque teria que ir ao Brasil buscar pessoas? Agora já se percebe porque a autarca deixou estas perguntas sem resposta na altura, foi para não dizer que aquelas condições eram apenas um monte de mentiras.
Se Portugal quer que os indivíduos que enganam os portugueses, lá fora, sejam punidos criminalmente teria que dar o exemplo nesta situação.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com vc em alguns pontos, mas não sobre o q disse do sotaque português. Acho tão bonitinho.... meu noivo é português...rsrs.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que este governo não pára de deixar estrangeiros no nosso País?
Pois é Sócrates, há já muita gente neste país na miséria. E Portugueses!
Porque é que continuas a deixar esses brasucas e outros invadir Portugal, dizerem mal do nosso país estando cá a viver e ainda fazem exigências. Brasileirinhos impertinentes e convencidos. É do pior que há!
Há portugueses que cheguem para povoar todo o território; assim lhes sejam dadas a oportunidade e criadas as condições necessárias para que tenham uma vida digna.
Diz lá ao Anibal, que se deixe também de andar lá a pavoniar pelo Brasil.
Tenham os dois vergonha na cara!

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Antes demais, não percebo o porquê do "anónimo invejoso". Algum receio?!?(deve morar no Brasil...)
Ah é o titulo "Medo em Vila De Rei" que o atormenta? epah! Fomos promovidos a Iraque. ena,ena,...

Já agora esse pequeno segredo revelado(lol), faz sentido? Não me parece! Estranho seria se a filha morasse em Vila De Rei, pois soaria a comparticipação da câmara. O misterioso e pequeno segredo, apenas confirma exactamente o oposto do sentido que pretendia atribuir ao comentário.

em suma, trocou-se todo! E não disse nada de jeito...

Deve ser jornalista do Maringá! eh,eh,eh,..

cumps,

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Quem é o vilão deste filme?
Não me parece que os brasileiros tenham sido tão enganados como dizem.
O que é que pode levar uma jornalista a abandonar o Brasil para se instalar em Vila de Rei?
Naturalmente que só encontro uma resposta é que ser cidadão Europeu tem mais vantagens que ser cidadão Brasileiro.
Por isso acho que não há inocentes nesta história e talvez não se perceba muito bem quem enganou quem.
Já agora um apelo para acabar com o sofrimento destas pessoas metam-nas num avião e enviem-nas de volta ao "Paraíso" que elas deixaram para trás.
E por que não experimentar este projecto com cidadãos oriundos de Países do Leste Europeu, que pelo que vejo, se adaptam muito bem ao nosso País?

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Antes de comecar guerra, devia se saber o que realmente se passou.Falou se de 500 euros, e agora fála se de 1000 euros por mês.As pessoas nao vieram apenas com uma promessa verbal,isto teve de ter a forma de um contracto por escrito. Por isso acho que devemos esperar com as Sentencas até ter sido feito um inquerito ao caso.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma triste lavagem de roupa a ter cobertura jornalística, provavelmente ambas as partes envolvidas se excederam em promessas e em incumprimentos.
Mais uma vez surge a limpeza de casas de banho como algo de extraordinário. Não é um serviço necessário e básico? Haverá aí alguém que não utilize uma casa de banho diversas vezes ao dia?
Eu já limpei casas de banho e limpo sempre que necessário... estarei condenado à segregação?
Em relação ao desemprego: acho que é uma falsa questão pois todos sabemos que nem toda a gente quer trabalhar e preferem escudar-se num subsidio miserável de desemprego que devia ser excepção e não regra.
Continuo a querer voltar para a ilha.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Com tanta facilidade facilidade criam contos de fadas de dos burlões fazem herois ou tantas voltas dão ao assunto ao sabor das marés.

Os portugueses quando vão trabalhar para o estrangeiro é para lutarem por uma vida melhor e sem condições, têm que as criar. Os brasileiros (isto é como tudo há do bom e do mau) que vêm para cá, vejo muitos a fazerem dois turnos, por exemplo de dia num trabalho regular e depois ainda num fast-food ou call center, etc.
O que é que levou todo o mundo a pensar que estas familias viriam para o interior carenciado e com tudo dado na palma da mão para eles. Só habitação e promessas de trabalho já é muito mais do que é dado aos Portugueses, há que lutar em vez de sonhar com empregos confortáveis a 1000? mês.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Porque tenho provas de que os portugueses não trabalham e só gostam de enganar os emigrantes (( não só brasileiros, como ucranianos, moldamos, africanos ))
Sou testemunha viva, sei de muitos portugueses que estão encostados na segurança social com falsas doenças e arranjam trabalho por fora sem se registrarem, outros que trabalham e não estão inscritos nas finanças só para não pagar o IRS ou IVA, até construtores (( e são milhares neste país )) que andam para cima e para baixo com os seus Mercedes, Audi´s, etc e que pagam para a segurança social sobre o mínimo nacional.
Isto tudo não mencionando que na última pesquisa feita foi comprovado de que são os emigrantes que pagam a reforma dos idosos.
Gostaria de saber se todos os emigrantes saírem do País como é que o Governo iria conseguir arrecadar algum euro somente com os portugueses ?????
E vivendo a tanto tempo por aqui até hoje não vi nenhum emigrante enconstado na segurança social ou deixando de pagar os impostos. Sendo que já presenciei o contrário com os portugueses.
E além disto muitos dos emigrantes tem mais qualificações do que um Portugues e fazem o trabalho que os mesmos não se dispõe a fazer.....
Realmente é lamentável tal mentalidade e deveria ser recíproco este racismo.
Meus pesames PORTUGAL e povo portugues por serem tão mediocres.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

A ser verdade, é lamentável o que está a acontecer em Vila de Rei. Não se fazem promessas se não se podem cumprir. Este episódio é muito triste. As pessoas estavam com a sua vida organizada, foram desafiadas para o suposto bem bom que depois se transforma em pesadelo. A presidente da Câmara deve uma explicação aos portugueses.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Estavam à espera de quê ? Foram uns ingénuos e ainda por cima pensavam que Portugal era a árvore das patacas, como foi noutros tempos o Brasil. Quem acreditava que lhe iriam dar um ordenado de 1.000 euros por mês como assessora da Presidente da Câmara? É preciso ser-se muito anjinho, pois como toda a gente sabe em Portugal nem há empregos para portugueses quanto mais para estrangeiros. Só se for como para os romenos e doutros países que vêm para cá mendigar de quem já é pobre!

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Tenho lido vários comentários seus por aqui, todos falando mal dos brasileiros e pelo tom irônico de suas palavras, principalmente quando nos refere como "povo irmão", percebo q sua antipatia tem algo de particular contra um ou um grupo de brasileiros. Porém, aspectos psicológicos à parte, devo dizer-lhe que temos sim muitos recusrsos naturais. O Brasil é uma terra rica: temos petróleo, minerais como ferro, carvão, ouro, etc, temos muitos recursos energéticos e graças a abundância de rios, não precisamos compar energia de outros países a não ser o gás natural, pq as reservas não suprem. Temos também a maior biodiversidade do mundo na Amazônia... mas infelizmente o contraponto de tudo isso é q temos uma cambada de políticos bastante corruptos em Brasília... é justamente aí q reside o problema. A má distribuição da renda. Os brasileiros q saem daqui em busca de uma vida melhor em Portual são justamente aqueles q não encontram emprego, ou q apesar de encontrarem não conseguem o emprego adequado à sua formação ou na maioria das vezes nem formação têm. Vêem em Portugal, já q a língua e a mesma, uma oportunidade de mesmo trabalhando em sub-empregos ganharem em euros, sendo isso q os atrai. Quanto ao q falou a respeito dos imigrantes q temos aqui, realmente são muitos mesmo, inclusive 70.000 de portugueses, ou seja, a maior colônia fora de Portugal. Há um convívio muito bom entre brasileiros e imigrantes sejam eles de que origem forem. O Brasil tem problemas sim, mas graças a Deus a xenofobia ainda não chegou por aqui.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Vê-se logo que estes brasileiros quando pensam em Portugal, à memória vem anedotas. Pensavam que Portugal ainda era uma monarquia, sinceramente, Vila de Rei? Ora, o dito autarca não é rei, pois caso fosse a sua palavra não voltava atrás.

domingo, novembro 12, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Oh pvnam...

Tanta "conversa" para dizer que os judeus sao os "maus da fita"???

Eu preocupava-me mais com os islamo-fascistas....

domingo, novembro 12, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!