terça-feira, dezembro 26, 2006

Estado da Nação.

"O primeiro-ministro, José Sócrates, sustentou esta segunda-feira que a economia, as contas públicas e o emprego estão a melhorar «passo a passo» em Portugal, numa mensagem de Natal em que pediu «confiança» e dirigiu aos mais desfavorecidos (mais aqui)."

Trata-se de um discurso totalmente virado para os “sócios cativos” do PS. Exemplo: fecho da fábrica da General Motors na Azambuja dia 21 de Dezembro afectando 1700 trabalhadores.

Exemplo: fecho da fábrica da General Motors na Azambuja dia 21 de Dezembro afectando 1700 trabalhadores.

Já agora sobre o cálculo do desemprego. "NEM TODOS OS DESEMPREGADOS SÃO INCLUÍDOS NOS NÚMEROS OFICIAIS DE DESEMPREGO. Para provar que o desemprego real é muito superior ao desemprego oficial que é divulgado pelos media, é necessário clarificar os conceitos utilizados pelo Instituto Nacional de Estatística. De acordo com o INE, os "Inactivos Disponíveis", que constam do quadro anterior, são pessoas desempregadas, que desejam trabalhar e que estão disponíveis para isso, mas que pelo facto de não terem feito diligências para arranjar emprego nas últimas 4 semanas anteriores ao inquérito do INE, não são consideradas nem no número de desempregados nem no cálculo da taxa oficial de desemprego, embora estejam desempregados. E o seu número atingia no 3º Trimestre de 2005, segundo o INE, 58.100 como consta do quadro anterior.

Para além da situação anterior, existe também o "Subemprego visível", constante também do quadro, que também não é considerado nem no número nem na taxa oficial de desemprego. O "Subemprego visível" inclui todos aqueles que trabalham menos de 15 horas por semana, apenas pelo facto de não encontrarem um emprego com horário completo, apesar de terem declarado que desejam trabalhar mais horas. No fundo estão numa situação de desemprego de facto, e o seu número atingia, no 3º Trimestre de 2005, 61.400.

Se somarmos ao número oficial de desempregados, os "Inactivos Disponíveis " e o "Subemprego visível" obtemos aquilo a que chamamos desemprego corrigido, que é um número que está muito mais próximo do desemprego real do que o desemprego oficial divulgado pelos órgãos de comunicação social
" (mais aqui).

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estas melhorias não passam de outro óasis, outra miragem.Os políticos andam tão embebecidos em saboriar os topo gama que se esqueçem de pôr os pés no chão e olhar em redor

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Melhorias?! Onde?! Se o país não progride sem o esforço de todos, comecemos por reduzir a desigualdades sociais, baixando a quantidade exagerada de políticos e os seus vencimento principescos. Aí sim, começo a acreditar. Até lá, voto nulo.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, acarinha os imigrantes e despreza os emigrantes os filhos de Portugal que saem aos milhares (33 mil para a Suiça em 2006) sem contar a França, Inglaterra, Luxemburgo e Espanha, nao deve andar longe dos 100 mil este ano mas fecham-se 17 Consulados, vai melhorar a estatisticas do desemprego mas é que preço.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Desemprego não baixa coisa nenhuma. Simplesmente as pessoas vivem duns "ganchos" e nem sequer se inscrevem como desempregados e quem trabalha fá-lo sem futuro e a recibos verdes. Já Salazar tinha o "bau" cheio e os "filhos" andavam rotos e descalços.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

HÁ COISAS FANTÁSTICAS,NÃO HÁ?Pondo de lado o tom arrogante e autoritário(estamos no Natal...),o Sr. Sócrates,vem com voz suave e desmesuradamente falsa,tentar continuar a enganar o povo português.É mentira Sr.1ºMinistro...Portugal,apesar das injustiças praticadas pelo Governo,na tentativa de arranjar uns Euros para tapar buracos,continua imparável na sua descida de nivel de vida...Somos miseráveis

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este tipo goza com o Povo. Só pode ser isso?!
Sinceramente. Nem merece mais comentários.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este(s) Sr.s) repugna-me.
Os empresários ganham confiança(então porque continuam a fechar empresas mandando para a rua centenas de trabalahdores com idades às quais o mercado de trabalho não aceita?)
Os consumidores ganham confiança...........(então o porquê de eu estar sempre de coração nas mãos para pagar as minhas despesas sem saber quando tenho de vender a casa para sobreviver e agora que já vou pagar o IMI sem saber como..)
O défice está a descer..........(então porque não se baixam os impostos e os bens de primeira necessidade e porque me proíbem de estar doente obrigando-me a pagar as novas taxas de internamento e cirúrgicas?)
Enfim estaria aqui não sei quanto tempo para tentar encontrar respostas ao meu desagrado politico.
Uma coisa tenho eu já a certeza da minha parte os votos esgotaram-se para todo o sempre enquanto sofredor deste tipo de politicas.Enquanto me pedirem sacrificíos e eu ver que esses que os pedem estão cada vez melhor e sem terem de os fazer o meu contributo será um simples silêncio até que alguém me ouça.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Aliás todos sentimos e vemos, que isto vai de "vento em pôpa", a descer....
Há quem diga que só pára em Fevereiro de 2007....
Mas, em dia de Natal, há que acreditar-se nos profetas...

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Recordo a antiga feira da ladra e os seus propagandistas que encima dum banco nos vendiam a panaceia universal da "Banha da Cobra". Nunca pensei que um deles pudesse ter alcançado o poder!
São os tais revolucionários que mataram e se esfolaram para que nós tenhamos a tal liberdade de expressão e eles os 18000 euros por mês e os 1200 euros "ad aeternum" porque a luz na foi aumentada 16%.
São eles que se orgulham dos emigrantes, um camaleão, ministro dos estrangeiros, dizia não há muito que já não havia emigração ignorando os milhares de portugueses que continuam a emigrar com condições de "menina" brasileira rumo à Inglaterra ou Holanda, Espanha etc.. Vem este tipo dizer que se orgulha dos emigrantes! Deles ou das remessas deles? Os consulados fecham e há emigrante que para tratarem dum documento têm de viajar 400 e mais quilómetros.
Este "pimba" quer dar aos imigrados um bom acolhimento! Aos que trabalham 12 por dias e vivem em bairros onde a criminalidade e o tráfico de drogas imperam ou aos outros "coitadinhos" que se vão defendendo com a venda de droga e assaltos?
Escolas fecharam-se obrigando crianças a fazer longos percursos e a ficarem ausentes de casa por mais de 12 horas. Então isto é pedagogia ?
Os velhos que eu não ria, porque chorar já não posso! É descaramento falar da dignidade humana dos idosos neste país. Então sr. socrates acha que 174 euros lhe chega para um pequeno almoço?
É esse dinheiro que você dá a um velho que não foi revolucionário,não andou por Argel a traír a Pátria,nem andou por Paris a arranjar padrinhos para o futuro partido. Porque tendo sido o velho revolucionário a conta dos papalvos de Abril ele receberá 600 euros sem ter contribuído.
Faltou falar na Justiça onde um juíz dum tribunal de relação ganha mais 15000 euros por ano que o espanhol! Dos deputados não se fala!
Meu caro senhor, você é o Pilar duma política de descaramento que agora acabadaa as remessas da UE e dos emigrantes vai espremer o povo deixando a classe "tachista" com os mesmos privilegios.
O Sr. manda para os quatro cantos do mundo mercenários e esquece a necessidade de patrulhar as nossas aguas territoriais.Para quê ter-las você e os seus apaniguados acabaram com a pesca!
Espera que os espanhóis tomem conta disto e mantenham os privilegios dos politicos e produtos afins. Ingenuidade das ingenuidades dum engenheiro da corda!

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Claro que melhora, com a deslocalização das famílias portuguesas para Espanha e outros países. Crise, crise, crise, uma crise inventada de modo a domesticar melhor as massas que se sentem totalmente dominadas pela ameaça do desemprego e o endividamento, vendo-se assim obrigada a assumir um comportamento de cordeirinho, de rebanho.

terça-feira, dezembro 26, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Esse senhor sócrates é um verdadeiro tretas, ou então, absolutamente cego como está, tecnocrata que não se dispõe a deixar as fórmulas e indicadores falsos para descer a rua e conhecer a realidade, acredito que esteja convencido duma realidade que é e apenas VIRTUAL ! A não ser que o melhorar quer dizer a eficiência (???) da polícia que montou e que é a DGCI a controlar tudo e todos !

terça-feira, dezembro 26, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!