sexta-feira, outubro 24, 2008

PLANO INCLINADO

"Paulo Carvalho, professor, descreveu no seu blogue (http/paulocarvalhotecnologias.word press.com) uma sessão "formativa" do Plano Tecnológico. A certa altura da dita, paga pelo Ministério da Educação, a senhora formadora requisitou à plateia de docentes que, até ao dia seguinte, escrevessem, encenassem e interpretassem uma cantiga de louvor ao célebre Magalhães, sob pena de serem excluídos da rifa de um.

Entre os 200 docentes, poucos arriscaram a perda. Quase todos gastaram a noite na concepção de um número de vaudeville à altura da geringonça. No blogue de Paulo Carvalho há uma amostra, em vídeo, do resultado: perante a justificada alegria da senhora formadora e ajudantes, uma resma de professores salta e bate palmas ao som de Esta Vida de Marinheiro enquanto um ecrã passa imagens do Magalhães. Um segundo vídeo, no "site" do "Jornal de Notícias", consiste em cinco professores sentados que, com o Magalhães ao colo, simulam remar e cantam sobre a melodia de "Grândola": "Aqui vem o Magalhães/ Um PC de encantar/ Para o menino e para a menina / Não é para a mãe brincar".

Existe, claro, a hipótese de Paulo Carvalho ser um brincalhão, e de o texto e os vídeos citados se limitarem a uma paródia de amigos nos papéis da senhora formadora e da audiência de professores. A hipótese que sobra, a de este desvairado circo ser autêntico, também pressupõe brincadeira e paródia. A diferença é que serão outros os autores, outro o público e, se no tempo dela se tivesse descido tanto, outra senhora.
"


Alberto Gonçalves

Divulgue o seu blog!