Palácio Foz
Arquitectura residencial setecentista/oitocentista, este Palácio é fruto da obra dos arquitectos Francisco Xavier Fabri e José António Gaspar.
De planta rectangular, desenvolvida em redor de um pátio, de volumetria paralelepipédica, com mansarda e cobertura a duas e quatro águas, este edifício apresenta na fachada principal um corpo central e dois laterais. Estes corpos encontram-se, por seu turno, subdivididos pela presença de pilastras e duas ordens de janelas, sendo quatro das do nível térreo de peito, e de sacada as do andar nobre, com sobreverga saliente. Ambos os corpos laterais encontram-se encimados por frontão triangular com as armas dos Marqueses da Foz e ladeado por um conjunto escultórico.
O corpo central - com duas ordens de janelas idênticas às anteriores - surge-nos rematado por platibanda pinaculada, a mesma que se apresenta ornada por balaustrada no enfiamento das cinco janelas que se abrem ao nível da mansarda.
Em relação ao interior, haverá que mencionar o átrio, revestido com painéis de azulejos setecentistas, historiados, e executados a azul e branco; o vestíbulo, com o seu entablamento sobre quatro colunas marmoreadas e com capitéis de bronze dourado; a escadaria monumental, ao estilo Luís XIV; a Galeria, com cobertura de pintura cenográfica; a Sala do Fogo, com o tecto e lambrim de carvalho, trabalhados pela marcenaria de Leandro Braga; a Sala dos Espelhos, ou Salão Nobre, com entablamento suportado por dezasseis pilastras e tecto elíptico ostentando uma pintura alegórica atribuída a Weenix, representando Vénus, Baco e os quatro Amores, assim como dezasseis medalhões da autoria de Columbano.
É na Sala de Jantar que observamos, para além de estuques e pinturas decorativas italianizantes, datáveis do séc. XIX, alguns medalhões executados por José Malhoa.
Digna de referência será, ainda, a existência de um antigo restaurante na zona da cave do Palácio, a denominada "Abadia", concebido num estilo neomedieval pelo Arq.º Rosendo Carvalheira, e com decoração, entre outros, da autoria de Benvindo Ceia.
IPPAR
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