sábado, dezembro 01, 2012

O fim dos subsídios

"No próximo ano, os trabalhadores do sector privado vão receber metade dos seus subsídios de férias e de Natal repartidos pelos 12 meses do ano.

Trata-se, segundo o Governo, de uma medida de carácter excepcional e temporário que visa minimizar o impacto do aumento da carga fiscal sobre os rendimentos dos trabalhadores. Mas a alegada preocupação do Governo para com estes últimos soa a cinismo, e isto é o que mais aborrece.


Com efeito, a diluição de metade dos subsídios é um truque para dar aos trabalhadores a ilusão de que a quebra nos rendimentos será menor, atenuando assim a previsível escalada da tensão social, para lá de permitir arrecadar impostos antecipadamente... Quanto ao "carácter excepcional e temporário" da medida, o Governo já deu a entender que gostaria que os salários passassem a ser pagos em definitivo em 12 prestações ao invés de 14.

Caminhamos, pois, para a extinção definitiva dos subsídios e para a perpetuação de medidas para a redução salarial apresentadas agora como temporárias, no âmbito da estratégia de empobrecimento em que o Governo se empenha com fervor, em nome de um ganho de competitividade que deste modo nunca será atingido. "

José Rodrigues

Divulgue o seu blog!