quarta-feira, maio 26, 2004

Perigo de cegueira ao ver Vénus .

"No próximo dia 8 vai ser possível em Portugal observar directamente o planeta Vénus, numa experiência só repetida em 2117. Mas esta observação pode causar lesões na visão e provocar cegueira, alertou ontem a Direcção-Geral de Saúde (DGS), que vai realizar uma campanha de prevenção.

O fenómeno astronómico, intitulado Trânsito Solar de Vénus, consiste na passagem do planeta Vénus - o mais próximo da Terra - pelo disco solar. O Trânsito Solar de Vénus é uma oportunidade única para as pessoas observarem este planeta a olho nu, ainda que, visto da Terra, tenha o tamanho de um pequeno ponto negro que passará à frente do Sol.

Dada a sua localização, em frente do Sol, as pessoas que tentarem observar o planeta Vénus poderão sofrer «graves lesões na visão», segundo alerta a DGS, já que os olhos são particularmente sensíveis à acção dos raios solares - ultravioletas e infravermelhos - que lesam a retina, a camada nervosa que comanda a visão e a função visual. A partir de segunda-feira, estarão à venda nas farmácias três milhões de óculos especiais para a observação segura de Vénus, ao custo unitário de 1,5 euros."

DN.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Filho da puta, merda, cabrão de ovelhas

segunda-feira, abril 13, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!