05 de Outubro de 1143
"Portugal está de parabéns! Foi há precisamente 861 anos que se assinou o tratado de Zamora. Devemos - todos nós, Portugueses de sangue - estar orgulhosos desta data, que assinala a fundação de um dos países mais antigos do Mundo. Um país de aventureiros e conquistadores, heróis, navegadores, mártires, soldados, poetas... Uma nação de gente simples e corajosa, de pessoas que deram o seu sangue e a sua vida pelo nome e bandeira de Portugal...
O dia 5 de Outubro, mesmo que a grande maioria dos Portugueses o ignore, é uma data muito importante do calendário nacional. Reúne dois grandes acontecimentos da nossa História. Um maior que outro. Injustamente, o maior é esquecido e o menor é enaltecido.A data da fundação de Portugal (no fundo, o dia do nascimento do nosso país), é arrumado a um canto, deixado no fundo de um velho baú de memórias de um tempo já esquecido.Nos telejornais, por entre a orgulhosa burrice da população, faz-se antes referência ao golpe de Estado que impôs a República em Portugal.Não critico a televisão por publicitar este acontecimento. O que não é justo é arquivar o dia do Tratado de Zamora, muito mais importante e relevante para a longa História do nosso país. Na vida de uma pessoa, o que é mais importante: o dia do nascimento ou o dia de um divórcio?"
1 Comments:
Em relação ao "esquecimento" do dia 5 de Outubro estar ligado à formalização da Independência em relação a Leão, julgo que é uma falsa questão levantada por monárquicos, que fazendo tábua raza de outras datas com tanta ou maior importância ao longo da grande história da Nação Portuguesa, pretenden apenas fazer jogo político, pretendendo branquear o 5 de Outubro de 1910.
Se é certo que com o 5 de Outubro de 1910 apenas mudou o sistema de uma Monarquia Constitucional para uma República, tudo se manteve mais ou menos na mesma até
à Constituição de 1933, essa sim, a que reformou muita coisa, através da institucionalização do Estado Novo, e o 25 de Abril que marcou o início de um grande processo de mudanças políticas e sociais estruturantes.
Se se quisesse fazer do Dia de Portugal o 5 de Outubro, ou mesmo o 1º de Dezembro, isso não me chocaria, mas dadas as sensibilidades politicas que vêem sempre ao de cima nestas coisas, julgo que o 10 de Junho acaba por ser uma data mais consensual.
Mas ao valorizar o 5 de Outubro ligado ao Tratado de Zamora, não se pode descarrilar no sentido de desvalorizar o 5 de Outubro de 1910.
Acho mesmo que existe lugar para todos.
De resto a questão monárquica não é uma questão fracturante ou importante actualmente.
Enviar um comentário
<< Home