10 de Outubro de 1868
Cuba inicia a sua luta pela independência.
"No ano de 1512 os espanhóis instalam-se na ilha onde fundam sete cidades. Duzentos anos depois desembarcam na ilha os primeiros escravos que vinham trabalhar na cana-de-açúcar e nas plantações de tabaco. Após a tomada da ilha pelos britânicos em 1762, esta volta para a soberania espanhola um ano depois. Cerca de 100 anos depois os Estados Unidos da América propõe à Espanha a compra de Cuba, proposta que foi de imediato recusada pelas autoridades espanholas.
Em 1868 tem início a luta pela independência da ilha e uma década depois é assinado um pacto de amnistia com os revoltosos. Espanha continua soberana. 1895, segunda guerra pela independência aproveitada pelos EUA para se apoderarem da ilha que, em 1898, fica sob a ocupação militar americana. Proclamação da tão desejada independência em 1902, seguida de uma ditadura em 1929. Cinco anos depois Batista toma o poder e instala um regime autoritário que durará até 1940, quando se elege legalmente. Mas doze anos depois volta a tomar o poder com novo golpe. É nessa altura que a guerrilha revolucionária se começa a formar em torno de Fidel Castro. Este abandona Cuba em 1953 com destino ao México onde conhece Ernesto Che Guevara. Voltam após três anos para combater, objectivo que não foi muito bem sucedido, pelo que o grupo de revoltosos se refugia na Sierra Maestra.
Em 1959 Batista foge e começa a Revolução Socialista cubana. No ano seguinte as relações com os vizinhos Estados Unidas da América degradam-se pois Cuba aproxima-se cada vez mais da, na altura, URSS. Baía dos Porcos, local onde desembarcam, em 1961, cerca de 1 500 anti-castristas formados sob a batuta da CIA. A acção não corre bem, Fidel anuncia o carácter marxista-leninista da revolução, tem inicio o embargo económico americano que dura até hoje. Com o passar do tempo crescem as carências e a economia cubana enfraquece. Nos inícios dos anos 90 essa mesma economia entra em colapso com a queda do bloco comunista. Em 1994 dá-se a crise dos balseros - cubanos que fogem da vida difícil cubana em pequenas embarcações rumo aos Estados Unidos da América. No ano seguinte é dada autorização para os investimentos estrangeiros. Nesse mesmo ano a ONU condena o embargo económico americano."
1 Comments:
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! home security jeep crank sensor schematic symbolt eml stationery for outlook express e mail Competition swimwear for women Digital format large print seattle
Enviar um comentário
<< Home