terça-feira, dezembro 07, 2004

Nova Bíblia - Livro X

Livro X-Leis
Livro que reúne as leis e usos dos povos que habitavam nas margens do deserto do Sinai por volta dos sécs. VI e V a.C. A tribo papua dos Mandlakhone ainda usa esta lista como código de conduta.
A respeito da alimentação
O Senhor disse: "Não comerás da carne do animal que chafurda na lama, enquanto canta música tradicional italiana e bate as asas, porque tal criatura não existe e a sua carne poderia ser indigesta.

Não comerás da carne dos animais que arrastam o ventre pelo chão, pois tal será nojento. Não comerás da carne dos animais com três patas porque tal não é sinal de boa saúde e poderás adoecer. Não comerás da carne dos peixes e crustáceos que nadam pelo fundo do mar dos Sargaços porque não. Não comerás da carne dos teus irmãos e irmãs porque tal será mal visto pelos teus semelhantes, apesar de ser bastante saboroso. Não comerás da carne dos animais a que chamam gansos, pois são uns bichos giros e não merecem tal sorte."

Acerca da procriação
"Não comerás da mulher do próximo, por mais vontade que tenhas. Não partilharás o teu leito com qualquer adolescente de corpo tenro, só porque casaste com um traste qualquer. Não coabitarás com a tua mulher mais do que seis vezes por semana, porque isso já começa a ser tara, apesar de dar um grande gozo.

Não usarás fruta de qualquer espécie como brinquedo sexual porque as frutas são melhores em sumo."
Acerca da circuncisão
"Selarás a tua aliança comigo com a tua própria carne. Cortarás parte do prepúcio dos teus filhos com mais de oito dias de idade para que sejam recebidos como Meus filhos e porque gosto de ver crianças a chorar. Quanto às meninas, ainda tenho que pensar num processo equivalente."

Acerca de assuntos vários
"Não tolerarás que xicos-espertos passem à tua frente nas filas, pois tal é uma chatice do raio. Vingarás as ofensas de que sejas alvo, besuntando quem te ofende com natas e chocolate líquido. Não usarás amêndoas porque isso já seria crueldade a mais. Não praticarás o desporto conhecido como ciclismo, só porque gostas de depilar as pernas e não queres que as pessoas reparem. Não cuspirás para o chão, seu grandessíssimo porco! Não olharás para mulheres desconhecidas na rua enquanto gritas impropérios como: ‘Boazona!’ e ‘Oh, grossa!’ ou ainda: ‘Anda cá ao pai se queres ver o que é bom’.

Contarás o mínimo de anedotas possível, seleccionando apenas as que têm alguma qualidade, pois a maior parte já começa a enjoar. Guardarás o Domingo para ires ao supermercado, ao futebol, ou para ficares em casa a vegetar enquanto vês televisão. Esforçar-te-ás por não ser uma pessoa séria em demasia, porque ninguém gosta de chatos."

O EVANGELHO
Os livros que constituem este evangelho são da autoria dos quatro evangelistas, Marcos, Lucas, Mateus e João, antes de cada um ter seguido a sua carreira a solo. O mérito desta obra merece ainda mais atenção por se tratar de um trabalho conjunto dificultado por uma série de factores: a situação política da época (por volta do ano 73 a.C.), os problemas económicos dos autores (com a excepção de Mateus, que tinha recebido uma herança de um tio, pouco tempo antes), a saúde precária da madrasta de Lucas e, principalmente, o facto de João ter vivido aproximadamente cem anos depois dos outros três.

Divulgue o seu blog!