sexta-feira, março 11, 2005

Criminalidade.

"A criminalidade violenta em Portugal, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna a que o CM teve ontem acesso, subiu em 2004 relativamente ao ano anterior."

CM.

"Relatório Anual de Segurança Interna aponta para dimunição da criminalidade "

Público.

É assim que a comunicação social aborda a criminalidade. Conforme a orientação desejada pelo momento. O pior é que uma leitura mais atenta revela que:

"A criminalidade em Portugal diminuiu um por cento no ano passado, em comparação com os dados de 2003. Apesar do aumento de 3,4 por cento (80 por cento são roubos na via pública, com ameaça de armas ou por esticão) no número de crimes graves e Violentos, as forças policias registaram menos 30 por cento de homicídios, revela o Relatório Anual de Segurança Interna de 2004. A criminalidade cometida por grupos aumentou 5,7 por cento, mas o número de assaltos a bancos diminuiu 40 por cento, os homicídios registaram um decréscimo de 30 por cento, a criminalidade juvenil caiu seis por cento e os raptos, sequestros e tomadas de reféns baixaram oito por cento.."

conforme se pode ler no Público. Ou seja, como os Bancos são menos assaltados e há menos homícidios, o facto de aumentar os assaltos na via pública não é relevante. Afinal os políticos andam de carro e guardam o dinheiro no Banco.

Divulgue o seu blog!