terça-feira, maio 27, 2008

27 de Maio de 1941


O Couraçado de bolso alemão Bismarck é afundado pela Royal Navy. Depois de afundar o Couraçado Britânico Hood, o Bismarck foi atingido duas vezes pelo Prince of Wales, danificando alguns dos seus tanques de combustíveis. Lütjens foi obrigado a abandonar sua missão e seguir em direção à França.


Nesse meio tempo, o Almirantado estava tentando estender uma rede em torno da presa. O Almirante Somerville foi convocado de Gibraltar (24 de maio) e os couraçados Ramillies e Rodney deixaram de acompanhar comboios. Mesmo assim, a rede estava repleta de trechos não controlados e ninguém sabia para onde Lütjens estava se dirigindo. Tovey, determinado a encontrá-lo, enviou na frente o porta-aviões Victorious, com uma escolta de quatro cruzadores leves. Por volta de meia-noite, um Swordfish (avião torpedeiro inglês) conseguiu lançar um torpedo contra o Bismarck; entretanto, como esse torpedo atingiu a sua principal parte blindada, poucos danos foram causados. Nessa mesma noite, os dois navios de guerra alemães resolveram seguir rumos diferentes. Ao mesmo tempo, o Almirante Dõnitz havia dado ordens para que seus submarinos suspendessem as operações contra os navios mercantes e deslocou sete deles para posições ao sul da Groenlândia, na esperança de conseguir torpedear unidades importantes da esquadra inglesa.


Nas primeiras horas da manhã do dia 25, Lütjens desviou sua rota, passando a se dirigir para a França ocidental e, agindo dessa forma, conseguiu se livrar dos cruzadores ingleses que o seguiam. Tovey, que às 4 horas da manhã se encontrava cerca de 176 quilômetros à frente de Lütjens, foi enganado pela sinalização e por erros de cálculo, sendo levado a crer que o Bismarck estava avançando para nordeste, e às 10h47 desviou-se nessa direção. Felizmente, o Almirantado agiu segundo a premissa de que Lütjens queria chegar a Brest e colocou a Força H de Somerville, o Rodney e outras forças de tal maneira a poder cortar seu caminho. Independentemente, Tovey chegou a essa mesma conclusão, mas se encontrava então 240 quilômetros atrás de sua presa. Na noite de 25 para 26 de maio, o cerco foi se fechando, mas ninguém podia afirmar com certeza se o inimigo estava ou não sendo envolvido.


Tudo dependia das patrulhas matinais do comando costeiro. Por sorte, seu comandante-em-chefe, o Marechal-do-Ar Bowhill, havia servido na marinha quando era um jovem oficial. Lütjen, disse ele, não se dirigiria diretamente para Brest, preferindo chegar ao cabo Finisterre. Devido à sua insistência, uma patrulha foi enviada bem para o sul da rota direta do Bismarck para Brest. As 10h30 do dia 26, um Catalina avistou o navio alemão 1 100 quilômetros a oeste do porto, ou seja, a apenas trinta horas de sua segurança.


Apesar das péssimas condições meteorológicas, catorze Swordfish decolaram do Ark Royal. Por engano, eles atacaram o Sheffield, que estava seguindo o Bismarck, mas o cruzador foi suficientemente habilidoso para conseguir evitar os torpedos desferidos pelos seus colegas. Um segundo ataque, desferido pouco antes do anoitecer, conseguiu atingir duas vezes o Bismarck. Um dos torpedos atingiu a parte blindada, mas o outro danificou suas hélices e emperrou o leme do navio. Sua velocidade diminuiu. Os destróieres do Capitão Vian atacaram durante a noite e talvez tenham acertado mais dois torpedos no alvo. Por volta das 8h45, o Almirante Tovey aproximou-se com o King George V e o Rodney e em menos de duas horas conseguiu silenciar os canhões do Bismarck, incendiando-o totalmente. Finalmente, atingido por mais torpedos, o navio acabou afundando às 10h36, com todas as suas bandeiras hasteadas. Praticamente, todos os 2 000 membros de sua tripulação pereceram. Lütjens havia combatido valorosamente, mas a perda do Bismarck representou um enorme alívio para os ingleses, justamente numa época em que a guerra não estava se desenvolvendo favoravelmente para eles.

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