Produções culturais ciganas.
"A comunidade cigana tem uma representação de apenas um por cento nos programas de informação da televisão, aparecendo sobretudo em notícias relacionadas com a habitação e crime, revelam dados parciais de um projecto hoje apresentado. O projecto «Televisão imagens da diferença», que analisou a representação dos brasileiros e ciganos na televisão no horário nobre entre 04 de Março e 22 de Maio de 2004, concluiu ainda que foi feita referência aos ciganos em três por cento dos programas de entretenimento.
De acordo com a investigadora, os brasileiros foram notícia em assuntos relacionados com a cultura, deporto e lazer, enquanto os ciganos com o crime e habitação. O projecto concluiu ainda que os brasileiros têm uma expressividade forte nos programas de ficção dos canais de televisão portugueses, designadamente nas telenovelas. De acordo com o relatório, os brasileiros aparecem em 80 por cento dos programas de ficção e em 16 por cento dos de entretenimento."
Portugal Diário
É verdade. Os ciganos têm produções televisivas de grande qualidade. Enquanto no Brasil se produzem toneladas de telenovelas, na Ciganolândia (???) produzem-se excelentes documentários sobre o uso de navalhas e armas de fogo, venda de droga e contrafacção. De facto não se compreende como, sendo a Ciganolândia um país maior que o Brasil, que tenha tão pouca representação no mundo. Nem um embaixador na ONU tem. Trata-se de puro racismo. O Presidente da República, Dr. Lelo Navalhinha já marcou uma reunião com José Barroso no intuito de resolver de vez a xenofobia inexplicável existente contra aquele país situado algures no Planeta Marte. Mas nem tudo são más notícias. Quem morar em Coruche pode assistir à nova novela cigana "roubo e porrada para todos".
Só mesmo um estudo tão científico podia comparar a produção cultural de um país com uma etnia. Agora o que ninguém reparou é que o nosso próprio país também não tem expressividade mas os ciganos são mais importantes
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home