sexta-feira, julho 15, 2005

Combater o Terrorismo.

"A verdade, nua e crua, é que o terrorismo moderno se funda apenas no fanatismo e no ódio.

E que o seu verdadeiro objectivo é o de eliminar o nosso modo de vida, substituindo-o por um tipo de sociedade fundada na intolerância, na ausência de liberdade e no desrespeito pelos direitos fundamentais do ser humano.

Com este tipo de ameaça não há diálogo nem conciliação possíveis. A nossa resposta só pode basear-se, no plano dos princípios, na reafirmação dos valores que sustentam a superioridade moral das democracias e, no plano prático, no reforço dos mecanismos de combate e de coordenação internacionais.

A História já demonstrou, em diversas circunstâncias, que a hesitação e a cedência só beneficiam aqueles que não cumprem as regras do jogo. Conhecemos bem as consequências desses erros. E sabemos, por isso, que não nos podemos permitir cometê-los de novo.[texto]

O terrorismo coloca em perigo a democracia e a nossa liberdade. Mantermo-nos passivos esperando o próximo ataque, não é solução. A prevenção e vigilância fazem parte do conjunto de medidas necessárias. O incremento de video-vigilância e controle informático nas transacções e comunicações não é um limite à nossa liberdade, mas uma forma de a preservar. Não me importo de ser sujeito a uma revista antes de entrar num avião - isso não prejudica a minha liberdade; poderá ser a minha salvação. Só os terroristas poderão não gostar destas medidas que lhes reduzem a facilidade com que se movimentam no nosso meio."


Do Galo Verde.

Divulgue o seu blog!