Preparar o terreno.
"Portugal é um dos países da União Europeia e do Mundo em que os trabalhadores gozam maior número de dias de férias. Um estudo da consultora Aon comparou o número de dias gozados por vários países do Mundo, incluindo os da União Europeia, e concluiu que Portugal - com os seus 22 dias úteis de descanso a que se podem somar três se não houver absentismo - ocupa a metade superior da tabela. A par de ter um comparativamente elevado número de dias fixados obrigatoriamente por lei, Portugal é também dos poucos países do Mundo onde o mês de descanso é pago e é dado um subsídio de férias, disse o especialista em trabalho, Luís Bento. "O pagamento do mês e de um subsídio só existe na Europa do Sul e é uma medida recente".
O professor universitário acredita que a redução do período de férias e o alargamento da jornada de trabalho será inevitável, a prazo. "A França regressou a semanas de 40 horas de trabalho e vai avançar para as 45 horas semanais e outros países, como a Alemanha ou a Espanha, estão a discutir a possibilidade de acompanhar esta tendência", afirmou."
Ora, tendo em conta que os 25 dias de férias são também gozados na Áustria, Dinamarca, Finlândia, França, Hungria, Luxemburgo, Eslováquia e Suécia, gostariamos de ver essa tabela. De qualquer forma, a ideia está à vista: preparar o terreno para acabar com as férias e o subsídio de férias.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home