Que país é este?
"Famílias de imigrantes à beira do despejo vão manifestar-se sábado na praça da Figueira, em Lisboa, pelo direito à habitação e contra as demolições sem realojamento, disse esta terça-feira à agência Lusa fonte do grupo que convocou o protesto. «Neste momento dez famílias já viram a sua casa destruída de forma brutal», explicou Rita Silva, do Grupo Direito à Habitação da Solidariedade Imigrante (GDHSI). Estas pessoas, acrescentou, vão-se «amontoando» em casas de amigos e vizinhos ainda por demolir.
Segundo Rita Silva, nas próximas semanas cerca de 200 famílias dos bairros da Azinhaga dos Besouros e Fontainhas (Amadora), Marianas e Fim do Mundo (Cascais) e Quinta da Serra (Loures) estão na iminência de ficar na rua. «Estas famílias não se enquadram nos critérios burocráticos do PER (Programa Especial de Realojamento) que se baseia exclusivamente num recenseamento realizado em 1993», afirmou. O PER é um programa «limitado e estanque» que não contempla os imigrantes que chegaram a Portugal em anos posteriores a 1993. "
Claro que o PER é um programa limitado e estanque. Portugal não é um país rico. A segurança social está de rastos e vai ficar, muito brevemente, sem fundos para pagar as pensões daqueles que descontaram para ela. Não pode dar-se ao luxo de oferecer casas a paraquedistas ociosos. E não nos venham com o chavão do racismo. Que país é este que não cuida dos seus?
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home