segunda-feira, outubro 31, 2005

Soares - Cavaco

"A política não é uma vergonha, é uma das actividades mais nobres", declarou Soares, para visar Cavaco Silva "Quando um candidato diz que não é um político profissional, o que quer dizer com isso? Se não o foi durante os dez anos em que foi primeiro-ministro, então porque tem direito à reforma como primeiro-ministro?".

JN

"1/ Alguém é político profissional quando depende dessa actividade para sobreviver de forma continuada. Sem ela não poderia manter o nível de vida e não encontraria outra actividade onde fosse tido em conta. Ora Mário Soares é um político profissional, toda a vida fez política e mais nada. Cavaco Silva antes e depois de se dedicar a politica, já tinha carreira e a ela voltou depois de finalizar as suas tarefas como 1º M, o seu talento como economista é reconhecido fora dos círculos políticos. A Mário Soares não se lhe conhecem outros talentos.

Para quem não se lembra, Mário Soares inventou as presidências abertas. Ou seja, enquanto Presidente da República foi aquele que mais viajou à custa dos portugueses.

2/ Cavaco Silva, depois de estar na política enveredou pela carreira universitária, não continuou a procurar lugares políticos, essa é a verdade. A reforma que usufrui foi do lugar que exerceu durante 10 anos, tem o seu direito. Isso não tem qualquer cabimento, apenas, alimentar polémicas sem qualquer sentido.
Não se compreende a razão, ou talvez se compreenda, que leva Mário Soares, nas suas intervenções, a analisar e a falar do que diz Cavaco Silva. Cada candidato deve falar dos seus objectivos, sem estar a censurar os outros. Essa conduta tem, quase sempre, um efeito contrário ao pretendido

3/ Acusam a direita de ver em Cavaco Silva um D. Sebastião mas é Mário Soares que repetidamente se considera salvador afirmando que o País precisa de si... afinal quem se julga o D. Sebastião salvador?

Deliram e acusam a direita e Cavaco Silva de julgarem estas eleições já ganhas mas nas intervenções de Cavaco Silva sempre se afirma a dúvida natural de umas eleições com frases como "caso de merecer apoio e ser eleito" enquanto Mário Soares repetidamente afirma "vou ganhar, não tenho dúvidas" e "hoje no Porto inicia-se a campanha que vai ser vitoriosa"... Afinal de que lado está a arrogância politica?

Da boca de Cavaco Silva ouviu-se o respeito por todos os candidatos, da boca de Mário Soares por várias vezes já se ouviu o insulto Suez quando afirma de Cavaco Silva não tem perfil ou descontroladas e tresloucadas picardias com a "politica profissional" sem qualquer nexo com o campo das ideias para o País... afinal onde está o respeito e boa educação?"


Compilação de comentários feitos à referida notícia.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olhe que não, doutor, olhe que não. Já foi em tempos. Agora só quem não sabe fazer nada é político.

quarta-feira, novembro 02, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!