terça-feira, janeiro 31, 2006

Chirac versus Merkel.

"O presidente francês, Jacques Chirac, alertou que a França pode recorrer a armas nucleares contra qualquer Estado que ameace o país, os seus aliados ou interesses no estrangeiro."
Há muito que a França traçou como objectivo da sua política externa voltar a dominar a europa. Para isso é obrigada a manter uma superioridade em relação à Alemanha. Efectivamente a mudança da política externa alemã imposta pela nova Chanceler Ângela Merkel de aproximação a Washington, acabou com a anterior política de dependência da Alemanha à França defendida por Schröeder. Fragilizado internamente com os recentes acontecimentos e correndo o risco de acabar isolado na cena política internacional, Chirac joga agora a sua sobrevivência política. Para isso foi forçado a mudar a sua estratégia política, tornando-se novamente aliado de Washington na guerra contra o terrorismo. Isso explica a "inoportunidade" das declarações de Chirac em vésperas da visita de Merkel a Paris e a desproporcionalidade dos meios a serem utilizados pela França na dissuasão nuclear ao Irão.

Só que este unilateralismo francês, destinado a evitar a liderança alemã na Europa, fragiliza a política europeia de segurança e defesa.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Woaaaaa ... great. By the way, I want to share with you my favorite songs, hear and feel about the song:
>> https://songlyricsaz.mobi/22-lyrics-16789.html
>> https://songlyricsaz.mobi/not-fair-lyrics-16788.html

terça-feira, abril 18, 2017  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!