segunda-feira, abril 27, 2009

27 de Abril de 1521



Por esta altura morria Fernão de Magalhães. Navegador português, militou brilhantemente na Índia e na África. Descontente por não ter obtido de D. Manuel I uma recompensa a que se julgava com direito, foi oferecer os seus serviços a Carlos V, que lhe confiou uma frota de cinco caravelas.

Em setembro de 1519, seguiu Magalhães rumo ao Ocidente. Durante a viagem teve de subjugar várias revoltas das tripulações. Chegado à costa americana, foi navegando ao longo dela para o sul, depois de visitar o Rio de Janeiro; e assim descobriu a passagem interoceânica a que ficou ligado o seu nome: o estreito de Magalhães.

A frota, reduzida a três caravelas, penetrou no Pacífico, descobriu as ilhas hoje denominadas Marianas e o arquipélago que depois se chamou das Filipinas. Aí foi morto Magalhães numa rixa com os indígenas, a quem pretendia converter ao cristianismo.

O seu piloto Elcano conseguiu regressar à Europa com a única das caravelas que restava, a Vitória, completando assim a primeira viagem de circumnavegação que se efectuou no globo, mas cuja glória pertence a Femão de Magalhães (1480?-1521)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Magalhães foi morto num combate na ilha de Cebu, Filipinas, onde existem monumentos a lembrar o evento. Lapulapu foi o muçulmano que matou Magalhães.

sábado, abril 28, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tal e qual o moderno Migalhães ou será cagalhães ???????!!!!!
Dois falsos portugueses

D Manuel

terça-feira, abril 28, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!