segunda-feira, abril 27, 2009

Querido Economista

"Graças à recessão, fruto dos malabarismos de alguns jovens no mundo da finança, estou agora sem emprego, com dívidas avultadas e uma casa que vale menos do que a hipoteca.

Felizmente, tenho algum dinheiro de parte. Mas o que acha que devo fazer com esse dinheiro, uma vez que não chega para pagar as minhas dívidas? O desastre financeiro parece iminente, pelo que pergunto-me se não deveria gastar antes esse dinheiro em bilhetes de lotaria. J.P.

Caro J. P.

Não vou discutir aqui a rentabilidade esperada dos bilhetes de lotaria; como deve saber, as possibilidades de ganhar são praticamente nulas. E permita-me que lhe diga outra coisa: não é ganhando a lotaria que vai conseguir resolver os seus problemas financeiros.

Os economistas Scott Hankins e Paige Marta Skiba têm vindo a analisar este tipo de situações, bem como o caso dos 35 mil vencedores da lotaria na Florida. De referir que dois mil destes felizardos acabaram, contudo, por ir á falência.

Os investigadores descobriram que quem ganha a lotaria tem uma maior probabilidade de ir á falência do que os demais - o que não admira, uma vez que a grande maioria não ganhou prémios elevados, para além do facto de que os entusiastas da lotaria são geralmente pessoas pobres.

E mais surpreendente foi a constatação de que quem ganhou entre 50 e 150 mil euros tinha tantas probabilidades de ir à falência como aqueles que ganharam dez mil euros apenas. E uma vez que o montante do prémio é aleatório, não deveria haver assim grandes diferenças entre grandes e pequenos vencedores. Curioso é também o facto de o dinheiro ganho desta forma não ter sido usado para pagar dívidas.

Ao que tudo indica, ganhar cem mil dólares ajuda, de facto, a adiar a falência durante um ano ou dois, sendo que estes vencedores parecem ter-se divertido à grande no seu percurso até á ruína. Mas não recomendo o esbanjamento. Um emprego seria uma melhor solução para os seus problemas. Não digo que seja fácil, mas um trabalho e um salário seriam mais úteis do que a lotaria
."

Tim Hartford

Divulgue o seu blog!