sábado, abril 25, 2009

Uma gripe com porcos pelo meio?


O caso do surto epidémico de gripe provocada pelo vírus H1N1, impõe algumas perguntas e pressupostos.
Ao que parece teve origem nos USA, com alastramento ao México.
Há cerca de 3 semanas que o governo mexicano e americano esconderam a situação.
As amostras foram enviadas para laboratórios americanos e canadianos, ao que parece, (The Guardian) e acho no mínimo estranho um país como o México não ter laboratórios de virologia para identificar o agente e não pede a um laboratório junto da OMS e da sua sede para confirmar.
O vírus, segundo fonte do The Guardian é de uma única estirpe do H1N1, uma estrutura idêntica ao vírus desenterrado de vítimas da pneumónica ou gripe espanhola, que no caso de Portugal veio em 3 vagas, a segunda a mais letal, tendo entrado por Espanha onde provocou muitos milhares de vítimas, como em Portugal.
Ricardo Jorge chamou-lhe de pneumónica devido à sua forma clínica de provocar graves problemas respiratórios de muito rápida evolução, especialmente nos indivíduos mais jovens e saudáveis, em contraste com as epidemias e surtos habituais, que atacam essencialmente os indivíduos mais deprimidos sob ponto de vista imunológico ou com “equipamento” de imunidade ainda imaturo ou incompleto, como é o caso das crianças ainda bebés, para melhor se perceber.
Não entendi o comunicado da representante da OMS, ou não sabia pormenores epidemiológicos ou não sabia nada.
Ora aqui bate o ponto da questão.
Como vai actuar a OMS?
Vai impor restrições ao fluxo de pessoas do continente afectado ou vai esperar que a coisa evolua, sem medidas de quarentena?
A CEE e os países vão actuar depois de resolverem em conjunto e ao fim de infindáveis reuniões ou vão tomar medidas já em relação ao fluxo de pessoas vindas das regiões afectadas.
São perguntas simples com respostas simples e aqui não pode haver imposições por parte de países que habitualmente exigem este tipo de medidas por muito menos, lembro-me da epidemia SARS e o corona vírus.
A Espanha está já nos aeroportos, e Portugal?
Não se trata de alertas nem o pânico é bom conselheiro, mas um pouco de prudência e prevenção a tempo é essencial, em vez de procurar os responsáveis das desgraças.
Aguardemos serenamente e especialmente deixo uma pergunta no ar.
Então o surto começa nos USA e de lá não se sabe nada?
Não aconteceu nada ou é segredo de estado?

5 Comments:

Anonymous al said...

Então agora, que a gente já estava preparada para essa enorme pandemia global chamada gripe das aves, aparece-nos uma suína? Depois dos milhões de mortos aquando da primeira, será que há stock de vacinas que resista à segunda?

sábado, abril 25, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Quando desde há muitos anos atrás alguns países produziam em laboratório matérias bacteriológicas para usarem em combate,quando com alegações falsas de existência de armas quimicas se ataca um país soberano etc, não será despiciente de todo pensar-se que com esta crise mundial associada ao vontade voraz de alguns enriquecerem rapidamente este vírus apareça.Aliás alguém disse um dia que uma parte da sociedade mundial andava muito preocupada com esses individuos que colocam bombas apelidando-os de terroristas,provocando de quando em vez algumas dezenas de mortes, deixam impunes e serenos aqueles que,titulares de industrias de produtos alimentares possam produzir matérias nocivas para a saúde dos humanos,matando a todas as horas e minutos milhares de cidadãos inocentes e indefesos.

sábado, abril 25, 2009  
Anonymous carlitos said...

O que faz falta é avisar a malta. Porque não exportar o Sócrates para o México? Decerto ele teria alguma medida sempre pronta para enfrentar situações de crise. Fiquemos à espera da gripe das aves...

sábado, abril 25, 2009  
Anonymous henrique said...

pergunta para a ciência: como é que o vírus 'Tem ADN de aves, suínos e humanos'?

sábado, abril 25, 2009  
Anonymous Anónimo said...

Henrique pergunta para a ciência: como é que o vírus 'Tem ADN de aves, suínos e humanos'? - Simples de explicar : 1. Todos os virus da gripe (mutações) contêm ADN das Aves. 2. Este contém ADN de suínos porque este animal é o que se denomina Vector (portador da origem do virus) 3. O ADN humano é consequência lógica da infecção que provoca no organismo humano.

sábado, abril 25, 2009  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!