segunda-feira, abril 10, 2006

Ainda Freitas do Amaral.

"Freitas do Amaral não vai à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia (UE), que decorre amanhã no Luxemburgo, por "cansaço e por ter estado 15 dias ausente do país, no Canadá e em Luanda", disse ao JN, o porta-voz do MNE, Carneiro Jacinto. Além da agenda da reunião - em que será anunciada a suspensão da ajuda financeira da UE ao governo palestiniano decidida esta sexta-feira - "não ter nenhum interesse" e "só um terço dos ministros comparecer, por ser a semana da Páscoa". Para o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus e agora deputado do PSD, Mário David, "a ausência sistemática do MNE nas reuniões do Conselho de Assuntos Gerais só pode ser interpretada pelo ambiente demasiado frio, para não dizer hostil, face à sua pessoa devido às posições que tem assumido e que são, na maioria dos casos, contrárias às dos seus homólogos europeus". Não só no caso dos cartoons, mas também "a visão anti-atlanticista" que manifesta, refere.

Será o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves a representar Portugal amanhã, mas o seu antecessor lembra a importância do MNE ir às reuniões mensais, a que faltou já sete vezes. "Porque se estabelecem empatias e cumplicidades", justifica, e que lhe permitiram criar o chamado "grupo dos amigos da coesão, para a Grécia e nós não ficarmos de fora da distribuição dos fundos ".

Como afirmou Alberto Gonçalves na sua crónica semanal na Revista Sábado (16 de Fevereiro), “o Prof. Freitas do Amaral, é um espécime que, sozinho, ameaça preencher o vazio que o falecimento de Santana Lopes legou à sátira caseira. Com vantagens e sem descansos… Já era um bocadinho estranho viver num país oficialmente representado pelo MNE em questão. A partir de agora é oficialmente surrealista viver num país em que o Prof. Freitas desempenhe qualquer cargo que envolva um resíduo de responsabilidade. Incluindo tanoeiro, animador cultural ou observador de pássaros.

…Dado que o mundo não se encontra interessado na opinião do Prof. Freitas sobre coisa nenhuma, não virá dali drama maior que o ridículo dele e o nosso embaraço
.”

A única explicação razoável para o seu comportamento é de que Freitas queira sair do governo e esteja a oferecer a Sócrates todos os argumentos necessários para a efectivar. Só que Sócrates ...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sócrates sabe que Cavaco Silva e Freitas do Amaral não se estinam. Que têm contas por acertar. Que a sua convivência no poder é impossivel.
Então porque Sócrates força a nota mantendo-o como MNE? À espera de satisfazer um desejo de Cavaco? Parece-me que pode esperar sentado. Á espera de um pedido de demissão de Freitas, sob qualquer pertexto avulso, para não parecer que está a fazer um frete a Cavaco? É provável.

segunda-feira, abril 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Muito falava este 'cavalheiro' em moral, mas agora não tem nenhuma. Ao 'pré' é que ele não falta. Estamos bem entregues nas nossas representações.

segunda-feira, abril 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Portugal continua a ter necessidade de mostrar mais protagonismo na cena politica international e de tentar ser ouvido e respeitado mas não assim. A pequena viagem a Luanda cansou seriamente o representante da politica externa ao ponto de ter que descansar e enviar o secretário de Estado. Não há seriedade na classe politica e assim continuamos a ser os palhaços da Europa.

segunda-feira, abril 10, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pois se são nomeados MNE!!! Sem ofença aos profissionais do circo.

terça-feira, abril 11, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!