quinta-feira, junho 22, 2006

Biodiesel.

"A incorporação de até 5% de biodiesel no gasóleo vendido em Portugal - obrigatória a partir do fim do mês - vai reduzir 15 a 20% as importações daquele combustível e baixar em cerca de 400 mil toneladas/ano as emissões de CO2, revelou, ontem, a Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO). Tendo em conta que, segundo a Direcção-Geral de Energia, Portugal gastou, no ano passado, 427,9 milhões de euros na importação de gasóleo, a medida poderá trazer uma poupança entre 64,2 e 85,6 milhões de euros."

JN

O Biodiesel é um combustível produzido a partir de fontes totalmente renováveis, especialmente quando tem como suas matérias-primas etanol (ao invés de metanol) e um óleo qualquer de origem vegetal (mamona) ou animal (como sebo). É usado em substituição ou adicionado ao diesel de petróleo (petrodiesel).

Influência da química dos ácidos graxos na qualidade do combustível Os ácidos graxos diferem entre si a partir de três características:

o tamanho na cadeia hidrocarbônica;

o número de insaturações;

presença de grupamentos químicos.

Sabe-se que quanto menor o número de insaturações (duplas ligações) nas moléculas, maior o número de cetano do combustível (maior qualidade à combustão), porém maior o ponto de névoa e de entupimento (maior sensibilidade aos climas frios). Por outro lado, um elevado número de insaturações torna as moléculas menos estáveis quimicamente. Isso pode provocar inconvenientes devido a oxidações, degradações e polimerizações do combustível (ocasionando um menor número de cetano ou formação de resíduos sólidos), se inadequadamente armazenado ou transportado. Isso quer dizer que tanto os ésteres alquílicos de ácidos graxos saturados (láurico, palmítico, esteárico) como os de poli-insaturados (linoléico, linolênico) possuem alguns incovenientes, dependendo modo de uso. Assim, biodiesel com predominância de ácidos graxos combinados mono-insaturados (oléico, ricinoléico) são os que apresentam os melhores resultados.

Além disso, sabe-se que quanto maior a cadeia hidrocarbônica da molécula, maior o número de cetano e a lubricidade do combustível. Porém, maior o ponto de névoa e o ponto de entupimento. Assim, moléculas exageradamente grandes (ésteres alquílicos do ácido erúcico, araquidônico ou eicosanóico) devido ao processo de preaquecimento tornam o combustível em regiões com temperaturas baixas dificultoso de uso .

Desvantagens

A utilização de nitratos e pesticidas na fase de cultura pode provocar o aumento das emissões de NOx (óxidos de azoto) na combustão.

A penetração no mercado deste combustível ainda não é bem sucedida, devido ao facto de este não ser competitivo, pois o preço da produção é 3 vezes superior ao do gasóleo.

Ainda corrói, se empregadado acima de B-20 (20% de biodiesel em 80% de diesel) algumas mangueiras e aneís elastoméricos dos equipamentos auxiliares do motor (injeção), a não ser que estes já sejam de Viton-B por exemplo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » »

quarta-feira, abril 25, 2007  

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