sexta-feira, agosto 18, 2006

Não querer ver.

"No último ”Expresso”, Daniel Oliveira escrevia: “Quando o mundo começava a olhar com o mínimo de humanidade para os árabes, graças à estúpida ofensiva israelita no Líbano, aparecem as bombas no aeroporto de Heathrow.” Tal como esta frase, todo o seu texto sugere que os atentados evitados em Londres poderiam ser uma manobra dilatória do Ocidente para justificar a ofensiva israelita no Líbano, ou a política americana no Médio-Oriente.

O mesmo articulista duvida da ligação dos atentados abortados à Al-Qaeda. Afirma que Al-Qaeda “quer dizer rede” e que se trata de “uma simplificação dos serviços de inteligência ocidentais”. Ou seja, a Al-Qaeda seria uma simplificação nossa, com uma existência quase virtual.

Daniel Oliveira esqueceu-se que esta “simplificação” realizou o maior atentado terrorista de que há memória, para além de fomentar muitos outros. A menos que ele pense – o que não me surpreenderia – que o 11 de Setembro foi uma conspiração da CIA para justificar a política de Washington, talvez ao serviço do grande capital e da internacional judaica.

Já agora, convém corrigir outro ponto: Al-Qaeda não significa “rede”, significa “A Base” e não há nenhuma razão para não a encararmos tal como ela se apresenta. Ou seja, como uma base, tanto ideológica como organizacional, que justifica e apoia o terrorismo islâmico contra a liberdade e a democracia.

Costuma-se dizer que o maior cego é o que não quer ver. Este ditado assenta como uma luva a Daniel Oliveira e a todos os que, como ele, procuram fazer-nos crer que a guerra em curso contra o terrorismo islâmico é apenas um estratagema da direita para calar a crítica à política internacional do “Sr. Bush
”."

João Cardoso Rosas

Mais aqui.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Infelizmente ,o Ocidente está cheio de imbecis que não querem ver e que optam pelas "teorias de conspiração" que lhes acalmam a alma.Há, tambem ,os "bons islâmicios".Aqueles que foram agora dizer ao Blair que ,para evitar problemas teria de mudar a politica externa.Ou seja ,através do descaramento, conseguir o que não tiveram os miudos das bombas.Quem tem "amigos" destes..

sábado, agosto 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Penso que é correcto dizer que os terroristas constituem uma ameaça para o modo de vida ocidental. Mas duvido de que a «guerra contra o terrorismo», empreendida por uma potência que se auto-intitula defensora dos bons e difusora da democracia, quando dentro das suas fronteiras grassa a exclusão, seja a melhor arma, a mais credível e eficaz. Não estou aqui a defender o diálogo com quem nos quer mal, apenas a invenção de políticas novas, outras formas de encarar e tratar com o mundo árabe, a começar por aquele que partilha connosco o espaço publico e a acabar naquele que vive noutros espaços e noutro tempo histórico.

sábado, agosto 19, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Um pirolito a quem adivinhar qual o forum portugues da internet que tem, como controladores da opiniao, um catolico, um laico e um ateu?

Dou uma ajuda. TODOS eles sao unanimes em advogar a exterminacao dos judeus e o desaparecimento de Israel.

Va!!!! Ecoem por aqui as vossas respostas.

sábado, agosto 19, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!