segunda-feira, setembro 11, 2006

Condicionamento político nos media?

"Enquanto está na forja uma revisão da carreira docente que condiciona uma pornográfica redução salarial, a seguinte notícia ecoa em grandes parangonas por bancas de jornais e rodapés televisivos:

Os professores portugueses são os terceiros mais bem pagos no ranking dos 30 países da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos.

No entanto, uma leitura atenta do estudo apresentado permite desembuçar a provocação a uma classe profissional espezinhada pelo poder nas últimas três décadas:

1- O ranking tem como valor de referência o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de cada país, logo como o nosso é tão pequeno somos apenas ultrapassados pela Coreia e pelo México.

2- O referencial que a OCDE está a utilizar é o dos professores em topo de carreira, mas na realidade a generalidade do professores desde o início até mais de meio da carreira tem remunerações muito baixas.

Fontes: Portugal Diário, Jornal de Notícias

Do amigo Ninno.

2 Comments:

Blogger PA said...

Uma classe espezinhada pelo Poder ?????

Será que li bem ?
É que hoje não é o Dia das Mentiras.

Com todo o respeito e consideração que o Nino me merece, não sei se ria, se chore, ao ler esta afirmação.

Discordo, mais, ... concordo com todas as medidas que vão no sentido, de colocar a classe dos professores, ... "na ordem" !!

Sim disse, ... "na ordem" !

Que fiquem no ensino, apenas os professores que demonstrem capacidade e competência para serem Professores.

Avaliação para a Frente !!
O mais possível ...

segunda-feira, setembro 11, 2006  
Blogger Nino said...

Diana,

Não discordo das avaliações, essenciais em qualquer profissão, mas da redução salarial e humilhação social dos professores, fulcrais no desenvolvimento do país.

segunda-feira, setembro 11, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!