American idiot.
American Idiot é o 7º álbum do Green Day (não contando o lançamento anterior, Shenanigans), que foi lançado em 21 de setembro de 2004 pela Warner Bros. Records.
A intenção do CD é de ser uma ópera de rock, similar a outros álbuns como The Wall do Pink Floyd. Como The Wall, fal-se de intenções de um dia adaptá-lo em um filme ou musical. Muitas das canções do álbum tratam da oposição à administração de George W. Bush em particular, e também à sociedade americana contemporânea em geral. As letras de Holiday incluem, "Pulverizem a Torre Eiffel/Que criticaram seu governo" que pode ser facilmente ligado ao criticismo da França e outras nações contra a guerra do Iraque. As letras da primeira faixa, American Idiot, dizem "Bem, talvez eu seja a América bicha/Não faço parte de uma agenda preconceituosa", relacionando a rejeição da banda pelas atitudes de George W. Bush. O Green Day já disse em várias ocasiões que eles não acreditam que a política da administração atual representa eles ou o interesse geral dos americanos. O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong e o resto da banda concordam que escrever este álbum é uma atitude clássica americana: protestar e comentar. O álbum foi nominado para sete prêmios Grammy e ganhou o de "Melhor Álbum de Rock".
Ironicamente, o álbum poderia não ter saído: na verdade, o Green Day estava trabalhando em uma seqüência para Warning, mas as fitas master desta foram roubadas. O álbum ficou em sétimo lugar nos "Top 100 Albums of 2004" e na posição 833 de todos os tempos pela Rate Your Music. No Brasil, o álbum ganhou a certificação de tripla platina (mais de 350 000 cópias vendidas).
Na 12ª edição dos Prémios Europeus de Música MTV, realizada no Pavilhão Atlântico, os Green Day ganharam dois prêmios: melhor Álbum e melhor Artista Rock.
Mais aqui.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home