segunda-feira, dezembro 22, 2008

8 de Dezembro de 2004.

Noite de 8 de Dezembro de 2004. Em Columbus, estado norte-americano de Ohio, no Clube Alrosa Villa, soavam os primeiros acordos do tema "New Found Power", tema título do álbum de estreia dso Damageplan, naquele que prometia ser mais um glorioso espectáculo do guitarrista Dimebag Darrel. Subitamente um indivíduo de 25 anos irrompeu pela porta das traseiras, passou pelo baixista e pelo vocalista, dirigiu-se a Darrel e assassinou-o com quatro tiros na cabeça, à queima-roupa.

O assassino, Nathan Gale, residente local, viria a ser abatido pela polícia, não sem antes tirar a vida a outras três pessoas e ferir mais duas. Darrell Lance Abbott, filho do popular compositor texano de blues/country Jerry Abbott, nasceu a 20 de Agosto de 1966. Depois de ter assistido a um concerto dos KISS, decidiu aprender a tocar guitarra. Depois de um percurso atribulado, aonde esteve em vias de integrar os "Megadeth", grupo do ex-Metallica Dave Mustaine, acabou por gravar em 1990, com os Pantera, o álbum "Cowboys from Hell", cuja sonoridade bem potente criou um novo estilo: power groove. Do grupo faziam parte o seu irmão Vinnie Paul (baterista), Rex Brown (baixista), Dimebag Darrel (guitarrista) e Philip Anselmo (vocalista). Em 1992 é editado "A vulgar display of Power" cujo primeiro single "Mouth for war" entrou directamente para o primeiro lugar da tabela norte-americana de singles, feito que nem os Metallica conseguiram igualar com o famoso "Enter sandaman".

Em 94 seguiu-se o álbum "Far beyond Driven", que entrou directamente para o primeiro lugar da tabela de vendas, primeira vez que uma banda do gênero alcançou este feito. Finalmente em 2000, Phil Anselmo acabaria por isolar-se do colectivo, embrenhando em projectos obscuros, não dando satisfações aos outros elementos que o esperavam pacientemente para gravarem um novo álbum. Chateados com a situação, Darell e Paul declararam o fim dos Pantera e anunciaram o nascimento dos Damageplan, que edita o seu álbum de estreia "New Found Power" no ínicio de 2004. O grupo encontrava-se a cumprir mais uma data da sua extensa digressão, quando na noite de 8 de Dezembro, tiros disparados à queima-roupa roubam a vida a Dimebag Darrel. Da forma mais inglória e cobarde terminava assim a vida e o incomensurável talento de um guitarrista que muitos comparavam a gigantes como Eddie Van Halen, Randy Rhoads, Jimi Hendrix, Billy Gibbons, Angus Young, Tony Iommi, Glen Tipton, K.K. Downing e Ace Frehley.

Mais.

Divulgue o seu blog!