domingo, fevereiro 17, 2008

17 de Fevereiro de 1869

Nasce Gago Coutinho. Ao serviço da Marinha Portuguesa, percorreu os quatro cantos do mundo, atingindo o posto de almirante. Ao mesmo tempo, desenvolveu uma vasta obra de investigação científica, publicando uma significativa variedade de trabalhos geográficos e históricos, principalmente acerca das navegações portuguesas, como, por exemplo, "O Roteiro da Viagem de Vasco da Gama" e a sua Versão dos Lusíadas.

A partir de 1898 notabiliza-se pelos levantamentos geográficos e delimitações de fronteiras dos territórios ultramarinos. No decurso destes trabalhos, Gago Coutinho fez a travessia da África. Associando-se a Sacadura Cabral realizou em 1921 a travessia aérea Lisboa-Funchal e, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, durante a qual se fez navegação aérea com grande rigor, utilizando o sextante de sua invenção.

Gago Coutinho desempenhou ainda um grande número de missões e comissões de serviço, e nos últimos anos da sua vida dedicou-se ao estudo da história dos Descobrimentos e das navegações portuguesas, escrevendo vários trabalhos compilados na Náutica dos Descobrimentos.

Como reconhecimento de toda a sua obra, Gago Coutinho foi nomeado director honorário da Academia Naval Portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador. Retirou-se da vida militar em 1939.

Pertenceu ao Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa

Wikipédia.

Divulgue o seu blog!