sábado, fevereiro 24, 2007

Modernismo “compreendido”.

"Os dados do último barómetro publicados ontem no DN vieram confirmar o que já se sabia. PS, Governo e José Sócrates estão no auge da popularidade. Se as eleições fossem hoje, o Partido Socialista ganharia com 47% dos votos.Este é o valor mais elevado registado desde as eleições de Fevereiro de 2005.

Normalmente, a popularidade costuma estar associada a resultados económicos positivos. Sendo a economia o assunto mais determinante para o bem-estar social, só quando os governos conseguem produzir crescimento, baixar a inflação ou reduzir o desemprego é que costumam ser vistos com bons olhos. A grande novidade em Portugal é que o Executivo ascende a níveis cada vez mais impressionantes de aprovação, sem que o panorama económico dê mostras de melhorar. Pelo contrário.

No mais recente ranking da UE, Portugal encontra-se já confortavelmente entre o grupo dos países mais pobres que aderiram à União Europeia em 2004, em termos de PIB per capita. E os mais recentes dados publicados sobre a economia portuguesa não contrariam esta tendência. Tanto o investimento como o consumo registaram quebras importantes nos últimos dois meses. O nível de desemprego continua a subir
(mais aqui).

Etiquetas: , ,

Divulgue o seu blog!