quinta-feira, maio 24, 2007

Crianças na Prostituição (Lisboa)

Das 76 crianças desaparecidas e recuperadas o ano passado, em Lisboa, pelas equipas de intervenção de rua, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), 33 foram encontradas inseridas em actividades relacionadas com a exploração sexual. Vários menores chegaram a referir aos técnicos da entidade que costumavam ir «passar fins-de-semana» a Espanha para fins sexuais. Alguns desses rostos não voltaram mais a ser vistos.

O trabalho das equipas do «Projecto Rua» do IAC actua em zonas de risco da grande Lisboa. Os grupos compostos por animadores e técnicos da instituição patrulham os bairros e abordam os menores, que se apresentam em situações suspeitas e tentam encontrar soluções.

O trabalho realizado com os menores recuperados nas ruas tenta perceber os «porquês das fugas que levaram aos desaparecimentos». Fazer o retorno, quando possível às famílias, e apostar na autonomização, formação e educação das crianças é outra das preocupações das equipas de rua, sublinha a coordenadora do projecto.

É também através da linha SOS Criança Desaparecida (1410), que as equipas de intervenção do IAC actuam. A recolha de dados como pistas e informações sobre possíveis paradeiros pode ajudar a encontrar uma criança. Quando um menor desaparece, as equipas do IAC saem muitas vezes para as ruas em busca da criança desaparecida.

Em 2006, dos 31 menores desaparecidos e denunciados pela linha de desaparecimentos do IAC, 16 deviam-se a actos de fuga, 13 foram posteriormente resgatados em práticas de mendicidade, 6 desapareceram por rapto de terceiros, 5 devido a problemas na família, 4 por via de rapto parental e 3 por fuga de instituições sociais. Destes, 19 são raparigas e 12 são rapazes.


Portugal Diário

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente artigo.

quinta-feira, maio 24, 2007  
Anonymous Anónimo said...

E ssim vai o nosso Portugl...

quinta-feira, maio 24, 2007  
Blogger duda said...

sou mãe e preocupo me bastante c estes assuntos,e estou mto solidaria c estes pais,embora nunca tenha pssado por isto graças a deus.apenas lamento k não se faça pelas nossas crianças desaparecidas o mesmo k se fez pr maddie!!nem k fizessem metade já fariam mto mais!!enfim,politiquices,e não digam o contrário k todos sabermos k não é verdade.por vezes lamento ser portuguesa.boa sorte p todos pais.

quarta-feira, maio 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

talvez se 1 dia,1 politico ou até 1 policial se deparar c 1 situação destas,as coisas mudem neste país!!tenho 39 anos e não me lembro de tanta agitação por nenhuma criança portuguesa.é lamentavel k se passa no nosso país.e depois kerem ser bem falados no estrangeiro.sempre era melhor sermos falados por ser diferentes e não corruptos,não acham??

quarta-feira, maio 14, 2008  
Anonymous Anónimo said...

a justiça no nosso país é mto cara p portugueses!!ainda poucos conseguem comprar a liberdade.mas ela está á venda!basta olharmos p este caso da maddie,entre outros.imaginem se 1 mãe portuguesa fosse jantar fora e deixasse os filhos em casa?e todos menores ainda por cima?no dia seguinte a seg.social ou a justiça tiraria os filhos,certo??então pk é k esses ingleses continuaram c filhos á sua guarda???espero resposta da nossa seg.social da treta.

quarta-feira, maio 14, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

Divulgue o seu blog!