quinta-feira, maio 10, 2007

CRIL, empata e poluição.

"Dentro de dois anos haverá menos 90 mil carros por dia a circular nos acessos a Lisboa e na Segunda Circular. No primeiro passo para retirar carros das estradas a fim de combater a poluição, o Governo aprovou quinta-feira em Conselho de Ministros o Decreto-Lei que define as linhas de orientação da política de gestão da qualidade do ar. O diploma irá regulamentar os planos criados para zonas com grande poluição, como as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Segundo dados do Ministério das Obras Públicas, nos próximos dois anos haverá uma redução de cerca de 40 mil veículos por dia em seis vias da Grande Lisboa (CREL, CRIL, 2.ª Circular, Eixo N/S, IC19 e IC16). A aplicação desta descida de oito por cento no tráfego automóvel aos outros principais acessos à capital implica uma quebra de mais 50 mil carros. Diminuição que implica menos 3462 toneladas de dióxido de carbono por quilómetro emitidas para a atmosfera. As quebras mais impressionantes irão ocorrer no IC19, onde estão previstos menos 20 mil veículos e na Segunda Circular, com uma
descida de 40 mil.

A construção do IC16, a norte do IC19, e o fecho definitivo da CRIL, que desviará carros da Segunda Circular, são, contudo, as principais causas para a redução significativa de veículos nas duas vias-rápidas mais congestionadas do País. Francisco Ferreira defende que só com esta redução do tráfego automóvel será possível cumprir os limites europeus de emissão de gases poluentes.

Lisboa terá uma melhor qualidade de ar com o importante desvio de 40 mil veículos da Segunda Circular para a CRIL
(mais aqui)."
Claro que o empata tem outra opinião e já anda, à semelhança do Túnel do Marquês, a sabotar a conclusão da obra à custa dos contribuintes.

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4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O alargamento do IC19, a concessão da Grande Lisboa e a conclusão da CRIL e do Eixo Norte-Sul vão retirar, até 2010, cerca de 40 mil viaturas da 2.ª circular e 20 mil da Calçada de Carriche, duas das mais congestionadas vias da capital.

sexta-feira, maio 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Tantos anos para concluir uma obra que já devia estar pronta há muito tempo. É uma alternativa que faz bastante falta e vai certamente revolucionar o trânsito em Lisboa. Fazer estradas por fases só trazem complicações. E por este país fora há estradas que acabam em caminhos que não têm saída. Mas isso em Portugal não é só de agora. São as tais obras de Santa Engrácia!

sexta-feira, maio 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Quando falam do acesso à A1 através da CRIL e do Eixo N/S, esquecem-se do problema diário que existe após o túnel do Grilo. Quem quer ir p/a A1 tém de "apanhar" c/todos os outros carros,porque é a última saída (1ªSaída-2ª circular/2ªSaída-Sacavém/3ªsaída-A1 Norte).O transíto empacota de tal maneira que só passando a raia existente ou então teremos de aguardar!Ah,porque quem vai p/a P.V.Gama, tem 3 faixas!

sexta-feira, maio 11, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Deixam-se de tretas contra a construção da estrada pois quando foi das obras do metro esta comissão só complicou e actulmente a estrada existente do desvio que estes senhores da comixão eram contra é umamais valia para efeitos de estacionamento. Deixem as obras avançar não sejam retrógrados sempre contra a evolução e reclamando não se sabe bem porquê. Aindabem que vocês são uma minoria.

sexta-feira, maio 11, 2007  

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