Chávez
"A esses representantes da direita brasileira posso lhes dizer que será mais fácil, muito mais fácil, que o império português volte a se instalar em Brasília do que o governo da Venezuela devolva a concessão que colocou fim à oligarquia venezuelana""Vejo e revejo os recentes grunhidos de Hugo Chávez, em que acusa José María Aznar de ser "um lacaio de Bush", de pertencer à extrema-direita e de se assemelhar a Hitler. O espanhol provoca a Chávez "nojo e pena".
Hugo Chávez
Os grunhidos não inspiram sequer a sombra de um comentário. Mas nojo e pena são, por acaso, sentimentos envolvidos na reacção de uma pessoa mediamente equilibrada ao Vitalício Líder da Venezuela. Por mim, confesso ainda um certo, e perverso, fascínio. Assistir aos espectáculos de Chávez não difere de assistir àqueles documentários dedicados a escaravelhos e invertebrados afins, os quais, apesar da inferior condição, revelam indícios de organização e, passe o disparate, de "raciocínio" notáveis. Perante um espécime como Chávez, não cessa de me espantar que aquilo, embora mal, fale. E que, embora pior, pense.
O meu fascínio pela criatura termina, porém, nas fronteiras definidas pela National Geographic. De regresso à civilização, o facto de a criatura mandar na Venezuela não é exactamente um elogio ao discernimento dos venezuelanos que o apoiam (e é uma catástrofe garantida para os restantes). Quanto àqueles que, neste hemisfério, o ergueram a bandeira do anticapitalismo, o seu discernimento já estava toldado há muito.
São gente do género do nosso Boaventura de Sousa Santos, um académico que equipara a astrologia à ciência, e que considera Chávez, Morales & Cia. a "vanguarda da reinvenção do Estado, da democracia e da esquerda". O "passado" da esquerda seria termo mais adequado. O ridiculamente chamado "bolivarismo" emergente na América Latina remonta aos fundamentos psicológicos do marxismo e derivados, ao comunismo depurado de "legitimações" teóricas ou pechisbeques ideológicos. Chávez personifica a verdade e a essência do género. Na sua bestialidade primordial não há senão violência pura: a vontade de destruição que sempre atraiu os ressentidos do Ocidente, e constituiu, literalmente no fundo, o eterno móbil das vocações totalitárias, logo do autêntico socialismo "científico"."
Alberto Gonçalves
13 Comments:
O Hugo faz lembrar aquelas crianças que, quando os pais não lhes fazem as vontades, rebolam-se no chão. Tem que ser tudo ao jeito do menino.
Só quem reside na America Latina é que "sente" a democracia de Chavez e o modo como foi eleito, democraticamente. É um perigo este "ditador".
O homem está a perder as estribeiras. Se calhar pensava que fazia da Venezuela o que Fidel fez de Cuba. Os tempos são outros e a mãezinha URSS já não está cá para o apoiar. Qualquer dia fazem-lhe a folha.
Sou contra q uma pessoa só tenha poder de dar ou retirar concessões de TV. Sou contra mais ainda q nestas horas, do malfeito de Chávez, ninguém se lembre de como a media da Venezuela se uniu para tirá-lo do poder mesmo eleito pelo voto. TB ninguém menciona governadores de importantes estados brasileiros q perseguem e demitem jornalistas q nem são tão críticos assim. Será q o problema é só o Chávez?!
Que engraçadinho que ele é. E as pessoas se calhar até acham graça as suas asneiras.
AH GRANDES COMUNISTAS... ESTE E O COMEÇO DO COMUNISMO... DEUS NOS LIVRE DE UMA DITADURA COMUNISTA... ESTA A SEGUIR OS PASSOS DO FIDEL... O POVO ESTA DESGRAÇADO...
Mas se Chavez é assim tão mau, expliquem lá como é que se é eleito, democráticamente, 2 mandatos seguidos? O problema é que os senhores do dinheiro estão a estrebuchar por causa dos direitos perdidos! Chaves está a combater os interesses das multinacionais que exploram o povo humilde. Quem não conhece, não discuta...escute!
O Hitler também foi para o Poder pela via democrática... O Salazar também ganhava todas as eleições de uma forma esmagadora... O Stalin era eleito de uma forma indirecta, pela «via representativa»... E porque será que com tanta receita do petróleo e o folklore (cortina de fumo) do radicalismo esquerdista a miséria continua na Venuzuela?
Abram ALAS que o Srº comunismo esta a passar. Nao vai acabar bem esta jornada SrºChavez. O povo ainda vai chorar de la o ter posto...
Apesar de ter reservas petrolíferas equivalentes a metade da economia dos EUA, o Presidente Hugo Chávez parece seguir à risca uma lista de opções que visa arruinar o país. Num mundo cada vez mais globalizado, onde os mercados externos e as instituições internacionais desempenham um papel cada vez mais preponderante, as opções do Chefe de Estado venezuelano parecem não fazer sentido. Travar as exportações das empresas nacionais, sugerir a criação de um banco – o Banco do Sul, em substituição do Fundo Monetário Internacional – nacionalizar sectores como a comunicação social, telecomunicações e agricultura, travar a entrada de empresas estrangeiras no país (pondo assim em causa a criação de novos postos de trabalho), são elementos de uma receita condenada ao fracasso. Mas não para já. Como explicam os especialistas ouvidos pelo DE, enquanto houver petróleo Chávez pode mais ou menos ir fazendo o que quer. Desde que, claro, não perca por completo o apoio da população. E isso ele já demonstrou que consegue fazer.
Os desmandos de Chávez na Venezuela só são possíveis num país que é o nono produtor mundial de petróleo e o quinto maior exportador.
Um natural continuador de Fidel.Mas, de discurso em via reduzida.Não temos visto os "intelectuais" de serviço a apoiá-lo,logo não ficará para História.A típica ditadura militar sul -americana,agora sem atribuição de culpas para a CIA..
diario digital, 02-06-2007: «... A imprensa paquistanesa está a enfrentar tempos difíceis por causa da censura imposta pelo regime de Pervez Musharraf à cobertura da crise que começou com a suspensão do presidente do Supremo Tribunal, Iftikhar Chaudhry...»
---» Aqueles que são lambe botas dos capitalistas selvagens... não falam das ditaduras pró-americanas.
---» Qual é o 'destaque' que é dado pela comunicação social ocidental à repressão exercida pelo regime/ditadura do senhor Musharraf???
Enviar um comentário
<< Home